Agradecimentos Colorados

Temos recebidos vários comentários positivos referentes a festa organizada pelo Blog no último dia 17. Agradecemos com carinho todos aqueles que fizeram parte desse encontro e nos ajudaram a transformá-la em mais um grande encontro Colorado.

Outro motivo de orgulho para o nosso Blog foi a participação dos dirigentes Giovanni Luigi e Gelson Pires, além do ex-atleta Flávio, que foi um dos atletas já laureados pelo ARQUIBANCADA COLORADA no mês de abril. A cada encontro, iremos sempre homenagear um dos nossos ídolos do passado.

Abaixo seguem mais imagens do evento, os textos com as homenagens aos ídolos Dorinho e Escurinho e o vídeo com os depoimentos do jornalista João Bosco Vaz e o radialista Haroldo de Souza.

Se tivéssemos que definir com uma palavra OLDORELINO NUNES LEAL nascido num 25 de maio em Santana do Livramento, filho de Anatálio Leal e de dona Santa Nunes, talvez tivéssemos algumas dúvidas. Ela poderia ser SIMPLICIDADE, fazendo referência às inteligentes manobras desse homem que sempre preferiu desbordar a enfrentar obstáculos e quando isso se tornou impossível ele se preparou para enfrentá-los e obter sucesso nas transposições. Poderia ser DISCRIÇÃO referindo-se aos longos anos em que atuou e conviveu com centenas de pessoas de todas as origens sociais, credos, posições na sociedade sem jamais se ter notícia de um deslize pessoal ou colaboração para o infortúnio de semelhantes. Poderia ser quem sabe COMPETENTE, talvez TALENTOSO, sim, pois só com muito talento e competência aquele menino chegaria a Porto Alegre e pouco tempo depois já brilharia nos juvenis INTER, juntamente com Pontes, Enízio, Bráulio, Carlos Castro e Laone entre outros.

Ainda pode nos deliciar com uma saudável e deliciosa competição de talentos com o saudoso Chorinho nos juvenis do seu Abílio. Seus companheiros de meio campo foram se sucedendo: Bráulio, Elton, Lambari, Tovar, Carbone, Alfredo Lamas, só para citar alguns. Esse cidadão compunha o time do SC INTERNACIONAL que bateu o Benfica na Inauguração do Beira-Rio. Mas antes mesmo de atingir a esse patamar um treinador talentoso dos 60, o Professor Pedro Ário Figueiró nos proporcionou uma rara visão de talentos agrupados . O protótipo do que hoje a grande mídia chama de meninos da vila (referência aos talentosos jogadores santistas) foi lançado. Chamou quatro meninos de raro talento todos com menos de 20 anos e compôs com eles o que se denominaria  o ataque YE, YE, YE numa alusão a frenética Beatlemania que ditava novos rumos a juventude do mundo inteiro naqueles anos. Eram eles Bráulio, Sérgio, Claudiomiro e ele.   Quem sabe as qualidades que mais se apropriem a ele seja, PREVIDENTE com DETERMINAÇÃO.

Em um mundo de muitas facilidades momentâneas, e até em alguns momentos de falsas ilusões, como um bom navegador aprumou sua bússola para o norte, determinou seu rumo e dele não se afastou, até que seus objetivos fossem alcançados. Ou poderia ser EXEMPLAR,  quando em um Grenal  em que uma pancadaria generalizada que tomou conta de quase todo o gramado do Beira-Rio,  se colocou a margem dos socos e safanões tendo sido junto com mais dois adversários os únicos que não foram expulsos daquela partida. CORDIAL, é possível, pois ao ser abordado por torcedores anônimos jamais se teve notícia de que tenha deixado de dedicar atenção e carinho a quem quer que fosse.

Uma carreira que começou no futebol amador no União passando pelo Hercules e chegando ao Fluminense lá da sua Santana do Livramento, ganhou impulso e projeção no nosso Glorioso SC Internacional, brilhou no Botafogo do Rio de Janeiro e se encerrou em 1975 defendendo o SC São José da nossa Capital. Ah, falávamos e seus atributos e procurávamos um só para defini-lo. Mas como um só diante de tantos predicados? Só Deus sabia a resposta. Se alguém perguntar qual palavra pode substituir os vocábulos,  simplicidade, discrição, competência, talento, previdência, cordialidade e companheirismo juntos? Responda:  – DORINHO.

 

Nos anos 60 as emissoras de rádio transmitiam os jogos, especialmente os decisivos dos campeonatos juvenis, categoria que hoje corresponde aos juniores. Chamava à atenção a enorme quantidade de gols cuja autoria era de Escurinho. Imaginava-se então um negrinho, franzino, de baixa estatura talvez 1,60m. Os anos se passaram e a televisão ou a ida em massa aos estádios que se tornaram maiores acabou nos levando a realidade. Na verdade aquele jovem que empilhava gols era Luiz Carlos, nascido em Porto Alegre, numa área carnavalesca. Já se apresentava agora com 1,84m.  Impossível, pensava eu. Como pode aquele cara enorme ser,  Escurinho. Ele  é querido por onde anda.  Ali no velho Areal, naquela área onde foi fundado o nosso Imperadores é um mito, não há um amigo, conhecido ou colega que não o ache Sangue Bom.

Ao seu Ídolo Cassius Marcellus Clay dedicou sua maior obra, o nome de seu filhos,  Di Marcellus e Cassius. Escurinho fez parcerias da melhor qualidade. Claudiomiro ou Wilson Nei, Flávio ou Bedeu. Música e bola sempre se misturaram na vida do nosso “Bruxo”. Alias nunca perguntei isso, mas tenho a impressão que para o Escurinho o ideal é que a bola tivesse cordas ou que o violão fosse redondo.  Talvez não haja no mundo quem tenha feito tantos gols em tão poucos minutos jogados. Não sei quem inventou,  me ocorre Dino Sani, será que foi ele? Escurinho entra e faz gol. Pronto, virou popular e a voz do povo… Estava estabelecido que a partir daqueles momentos nosso ídolo fosse o pé quente. Cabeça quente disse alguém aperfeiçoando. Ah, existem os privilegiados Jangada, Rubens e Mosquito (seus colegas de juvenil) que viram esse ídolo crescer, ali, bem pertinho. E as proezas, meu velho? Goleiro do Palmeiras contra o Guarani em SP, poucos fizeram isso em tão alto nível. E os títulos Escuro?

Na galeria certamente aquele de 1975 tem destaque. Além do brasileiro com o nosso INTER, ainda teve o do carnaval da Imperadores com Povo Meu, na João Pessoa. Escuro, quantos bixos tu garantisse para a rapaziada aos 40, 42 ou 44 do segundo tempo? É claro que não sabes. Mas quem conhece o Luiz Carlos Machado, sabe perfeitamente que isso não tem absolutamente nenhum valor em sua vida .  Figura doce, adorada por seus parceiros, segue fazendo novos amigos e revendo antigos mantendo todos. SAUDADES E AGRADECIMENTOS

Saudades: dos grenais encrencados aos 40 do segundo tempo quando o auto falante anunciava aí vai Escurinho

Agradecimento pelos momentos inenarráveis, que tenho certeza , tu não imaginas o tanto de alegria que nos destes.

Saudades daquele salvador da pátria correndo em direção a torcida enlouquecida, após ter resolvido mais uma encrenca prá nós

Agradecimento por ter ajudado a formar o alicerce para sermos campeões mundiais

Saudades do passinho do Cassius Clay indo pra galera enlouquecida

Ficaríamos a noite toda te agradecendo e não agradeceríamos tudo. Não tem como. O que tu nos desse., não tem dinheiro que pague , dizer obrigado é muito pouco. O que a gente pode te dar é carinho e esperar que em nossas vidas quando algum problema não puder ser resolvido que papai do céu escale aos 44 do segundo tempo um Escurinho em nossa vidas.

6 thoughts on “Agradecimentos Colorados

  1. Foi muito legal, mesmo, estas confraternizações e que fazer crescer a alma colorada. Soubemos aproveitar a vitoria no Mundial, o que provoca uma grande frustração do lado imortal. Por mais que tentem o Titulo ficou no passado, tomamos a dianteira e matemos vivo este feito.

  2. São momentos como este, que faz aumentar cada vez mais nosso orguolho de ser COLORADO!
    Parabéns a todos da Arquibancada Colorada pela bela e organizada festa, em especial ao meu amigo Melo.
    Abraços Pedrão

    1. Pedro, é uma honra para nós recebermos um comentário como o seu. Isso nos motiva mais a fazermos um evento cada vez melhor para o nosso público e para os nossos ídolos do passado.

      Esperamos por você no próximo encontro.

      Saudações Coloradas.

  3. Parabens a todos! Vocês sao o grupo de maior exemplo de união e capacidade de agregação de COLORADOS que conheci !!! Não e’ a toa que há COLORADOS de varias partes do mundo e principalmente desse Brasil que acessam e comentam no blog! E’ a ARQUIBANCADA COLORADA mostrando o que e’ ser COLORADO!!!

  4. ISSO QUE É FESTA, HEIN ???
    Olha ARQUIBANCADA COLORADA, vcs estão de parabéns. Que beleza. As fotografias mostram o momento da alegria, da saudade, do carinho, o momento do gol. É o momento do gol sim, porque enquanto eu lia o que foi dito sobre o grande Escuro, eu me via em pleno Beira-Rio vendo ele e o Claudiomiro aquecerem aos 37 do segundo tempo, entrarem e virarem aquele gre x NAL aistoso do dia 1ºde Maio.
    Como eu gostaria de estar presente, voces não fazem idéia.
    Parabens a voces!!!

    Puchi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.