Sentimento de inveja

Os sete pecados capitais foram listados pela Igreja Católica durante o Concílio de Trento (1545 a 1563), que tinha como objetivo combater o crescimento do protestantismo, criando um sistema que ajudasse os fiéis a memorizar os reais valores católicos. São chamados de capitais porque dão origem a todos os outros.

Dentre os sete pecados capitais, a inveja talvez seja o mais comum… e o mais perigoso para os relacionamentos. 73% dos brasileiros já admitiram ter sentido inveja, segundo o Ibope. “A inveja nasce como um desejo de ter o que as pessoas ao seu lado têm, é um sentimento natural. Ele se transforma em inveja quando, em vez de querer algo, você quer evitar que o outro consiga qualquer coisa“, explicou o rabino Nilton Bonder, autor de “A cabala da inveja”.

Bonder explica que a inveja é construída em cima de raiva e frustração. “O invejoso se sente fracassado em determinadas áreas da vida e, para não sentir raiva de si mesmo, transfere esse ódio para o outro“.

A inveja só aparece em grupos de pessoas que estão próximas, seja uma família ou um escritório. “Sentimos inveja de pessoas que estão ao nosso lado e que nos lembram de uma forma ou de outra que não estamos conseguindo atingir as nossas metas de vida.” (texto do site – ig-delas-manual prático da inveja ).

O por quê desta pequena descrição da inveja ? É o que eu tenho notado como sentimento de muitos em relação a várias coisas como:

O Celso Roth finalmente poder ganhar um grande título através do INTER.

Nós ganharmos a Libertadores novamente.

Não poderem compartilhar com o nosso sucesso.

Temerem o nosso sucesso, semeando a discórdia.

Vlamir Santos, São Paulo/SÃO PAULO
Colorado, mesmo distantes estamos sempre juntos

5 thoughts on “Sentimento de inveja

  1. Se pararmos pra pensar, e’ muito bom sermos invejados !… Sinal de que tem alguém que ao não poder acompanhar, tenta nos frear!!! Que tentem! O esforço e’ livre pra quem esta’ fazendo e pra quem tenta desfazer!! E que venha o touro!!!! Estamos com fome e dele faremos baita bife!!!

  2. Muito certo Vlamir, também concordo contigo, e, além deste terrível pecado, podemos notar na Copa do Mundo, onde na ZH de hoje, mostra uma foto, onde aparece os dirigentes colorados buscando subsídio para dar melhores condições ao nosso Beira Rio, que será o Estádio da Copa do Mundo de 2014.
    E, por incrível que pareça aparecem dois “dirigentes” dos da azenha, tb falando em busca de informações para a Copa,….a pergunta que fica,…Será que êles pensam ainda em ser o Estádio da Copa 2014?…..penso que isto é pura inveja…e acredito que a Zero Hora tb, está com inveja, através do jornalista Marcelo Rech…..nossa.

  3. Infelizmente, este sentimento não ocorre só na azenha….ocorre no Beira-Rio também. Pior do que isto, ocorre nos nossos relacionamentos de amizade também. A inveja foi definida por diversos autores, e o Vlamir conseguiu peneirar alguns destes conceitos e abrilhantar o post. No aspecto futebolístico, “eles” terão que engolir o ROTH CAMPEÃO DA LIBERTADORES. Ah…sim… No campo particular, não dou bola. Continuo avançando. Já dizia Ibrahim Sued: “ENQUANTO OS CÃES LADRAM, A CARAVANA PASSA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.