Humildade, Ousadia e Respeito

Prezados amigo(a)s Colorado(a)s,

Faltando um pouquinho menos do que três meses para o Mundial Interclubes 2010, estamos naquela fase de espera mas também de muita ansiedade para vermos como será o desempenho do nosso amado clube, Sport Club Internacional. E é justamente por estarmos neste singelo momento que escolhi como título deste artigo três palavras que, apesar de terem significados completamente diferentes, sintetizam, na minha opinião, aquilo que todos nós, Colorados, desejamos ver ao redor do nosso time.

Humildade: uma das minhas palavras favoritas, que tento usar não somente em relação ao futebol mas principalmente na minha vida professional e particular. Em relação ao nosso time é muito importante,  pois a falta de humildade é a principal causa das inexplicáveis derrotas por “salto alto”! Acredito que muito de vocês concordam comigo, pois quantas vezes perdemos um jogo que, teoricamente, tínhamos todas as condições de vencer, mas na prática o que se viu foi um fiasco… Embora eu esteja há vários anos morando longe de Porto Alegre, tive a oportunidade de ir a vários jogos no Beira-Rio na década de 80 no século passado (é eu sei que estou ficando velho 🙂 ) e o melhor exemplo disso foi uma derrota inexplicável para o Itabaiana de Sergipe por 1 x 2 pelo Brasileirão de 1980 (naquele ano consegui ir a todos os jogos no Beira-Rio)! É isso mesmo, o time Tricampeão Brasileiro invicto e naquela época disputando a Taça Libertadores perdeu um jogo que jamais pensei que pudesse perder… O nosso desempenho foi tão horrível que nunca me esqueço daquela partida disputada num sábado sonolento à tarde. O nosso time estava tão desinteressado que, numa falta a favor da nossa equipe no círculo central do meio-campo, o vendedor de picolé que passou perto da gente nas sociais, gritou: “Pênalti!“. Foi uma risada geral já que todo mundo estava meio que dormindo naquele momento… Por isso que digo que é importante já que como Bicampeão da Taça Libertadores da América devemos manter a humildade caso consigamos alcançar a primeira posição no Brasileirão 2010 e também para chegarmos em Abu Dhabi sem salto alto. 😉

Ousadia: embora eu faça parte daquele grupo de torcedores que, numa fase inicial, acredita que deve-se primeiro montar uma defesa sólida com meio-de-campo consistente para depois pensar-se no ataque, reconheço que é quase impossível conquistar um campeonato ou um torneio sem ousadia! Se quisermos reconquistar o Brasileirão temos que ser ousados (sem esquecer da defesa é claro, 🙂 ) como fomos nesse jogo passado contra o São Paulo-SP onde vencemos por 3 x 1 em pleno Morumbi! Muitas vezes eu me pergunto (e acredito também que vocês tem a mesma dúvida) por que o nosso time na maioria das vezes joga atrás quando os jogos são realizados nos estádios dos outros times? Puxa, as dimensões dos gramados não são muito diferentes e a distância dos torcedores rivais em relação ao gramado é na maioria dos estádios bem razoável…Eu me lembro bem dos três títulos nacionais que conquistamos na década de 70 e um dos comentários mais frequentes daquela época era que quase todos os times tinham medo de jogar contra o Colorado independente do lugar da partida! Por isso, devemos ser ousados e jogar sempre pra frente com intuito de ganhar a partida independente do adversário e do local do jogo. O meu avô sempre dizia que, jogo pro lado é jogo de tico-tico. 🙂

Respeito: já somos um clube com 101 anos de glória, Campeão do Mundo 2006, Bicampeão da América 2006/2010, Tricampeão do Brasil 1975/1976/1979 e vários títulos internacionais e nacionais sem falar nas dezenas de títulos estaduais, etc. Se não estou enganado já somos o sexto maior clube de futebol do mundo em relação ao número de sócios. Por tudo isso acho que a mídia esportiva internacional, do país e principalmente a do Rio Grande do Sul, deveria ter mais respeito com o Sport Club Internacional e com os seus torcedores espalhados por esse mundo afora. Puxa, quase tive um ataque cardíaco semana passada ao ler uma “notícia plantada” que o Bolívar estaria sendo vendido, ainda mais para um dos adversários que jogará o Mundial Interclubes 2010 no final do ano. Só fiquei tranquilo depois de ler um esclarecimento publicado oficialmente na página do clube negando veementemente a venda de um dos nossos principais defensores. Eu não sou advogado, mas aqui fica uma pergunta: “não tem como processar esses jornalistas de “meia-tigela“? Todo o mês aparece uma notícia na mídia dizendo que vão vender um jogador, etc. Daqui de longe fico com a impressão de que querem apenas desestabilizar o nosso time… Por isso, pessoal da imprensa esportiva, mais respeito com a gente por favor!

Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.

Wilson Pardi Junior – Numazu/Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

.

.

PS. Um pedido especial a todos os torcedores Colorados, principalmente, aqueles residentes no exterior. Daqui há duas semanas estaremos escolhendo um(a) novo(a) presidente(a) para o nosso Brasil. Se possível compareçam ao consulado e/ou embaixada brasileira e votem com consciência. Eu sei que há muito(a)s brasileiro(a)s que sentem uma desilusão muito grande com a grande maioria dos políticos do nosso país. Entretanto se há uma coisa que aprendi na vida é que a omissão é uma das piores características do ser humano, quem se omite na hora de votar não tem direito de reclamar depois (na minha humilde opinião, é claro). Obrigado pela atenção.


4 thoughts on “Humildade, Ousadia e Respeito

  1. Alô você Wilson!
    Minha indignação com a falta de respeito e consideração, por parte de sabidos segmentos de comunicação, para com o Inter é qualquer coisa que me deixa em plenas condições de internação por desiquilíbrio mental, corporal espiritual e o escambau (L). Estou escrevendo sobre isso com dados concretos.
    SC
    MELO

  2. Wilson, fecho contigo… sem essa “trinca”, temos grandes chances em tropeçarmos em nossas próprias pernas. Ainda incluiria no item respeito tb em relação ao nosso adversário, pois temos sempre que respeitar quem quer que seja, mas jamais temê-los, seja aonde for o jogo. Aí vem a ousadia de saber derrotar com maestria cada adversário. Foi assim que o Inter venceu o Barça em 2006, respeitándo-o, mas não temendo-o… eles é quem menosprezaram o Colorado e sairam de Yokohama chorando.

    Em relação a imprensa gaúcha, acho que isso nunca terá fim, pois precisam de audiência e fofocas, intrigas e brigas dão muito IBOPE para eles. 😉

    Grande abraço e parabéns pela reflexão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.