Prezados amigo(a)s Colorado(a)s,
Este é o primeiro artigo que escrevo aqui na Arquibancada Colorada na véspera de um Gre–Nal!
Quando eu digo T.E.M. Gre–Nal, não significa somente que há mais um clássico entre dois dos maiores times de futebol (sim, eles também tem história e nós precisamos respeitar isso se quisermos também ser respeitados) da América Latina mas também Tremedeira, Embate, Mobilização (por isso a abreviação no título da coluna).
E as três palavras acima estão relacionadas não somente com o clássico dos Pampas, mas principalmente com o nosso desempenho neste Brasileirão 2010. Tentarei explicar a seguir:
Tremedeira: Infelizmente o desempenho do nosso time longe do Beira-Rio é de se lastimar! Puxa, cinco derrotas nos últimos cinco jogos fora de casa! É muito humilhante para quem conquistou recentemente o título de BICAMPEÃO da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2006/2010… O que está acontecendo com o nosso time? Parece que tem medo de jogar fora de casa! Eu pessoalmente não consigo entender porque a grande maioria dos times de futebol quando jogam fora dos seus estádios possuem um desempenho ridículo! Ora, as dimensões dos campos lá e cá são quase que as mesmas, a distãncia dos torcedores rivais em relação ao gramado é parecida com a nossa lá no Beira-Rio, etc. Puxa levar 0 x 4 (ano passado) e 0 x 3 do Flamengo–RJ no último sábado é vergonhoso para um clube da grandeza do Sport Club Internacional! Tudo bem, eu entendo que o time estava desfalcado em no mínimo três dos cinco jogos que perdemos fora de casa recentemente devido a problemas de lesão, suspensões por cartões amarelos e vermelhos, convocações para as Seleções do Brasil e Argentina, mas que pelo menos nesse caso tratem de conseguir um empate! Foram 15 pontos jogados pela janela, se tivessemos conseguido sete (duas vitórias e um empate) seríamos líder do Brasileirão 2010!
Embate: Esta é uma palavra, que entre tantas, ajuda a definir não somente o nosso clássico local, mas também todos esses grandes jogos do Campeonato Brasileiro. Cada jogo é um choque impetuso entre dois grandes clubes que, mesmo se um deles ou ambos estiverem passando por um mal momento, devem ser respeitados devido a longa tradição de existência no futebol brasileiro. Cada ponto ganho, cada vitória conquistada significa um espaço a ser conquistado com muita resistência (por isso sempre acho que devemos encarar cada jogo como se fosse uma decisão em particular). São trinta e oito jogos ao total para cada time neste Brasileirão sendo que agora, infelizmente (digo isso porque atualmente nossas chances de conquistar o título são quase que infinitesimais) faltam somente oito jogos. Se quisermos avançar rumo ao topo na tabela de classificação do Brasileirão temos que encarar cada partida restante como se fosse a última sem pensar na próxima e, principalmente, sem pensar em torneios paralelos…
Mobilização: o Alecsandro disse recentemente que bastavam seis vitórias para tornarmos Campeões Brasileiro este ano. Muito bem, isso significa que, dos oito jogos restantes temos que fazer um aproveitamento de 75%. Portanto é HORA DE MOBILIZAÇÃO TOTAL não somente pelo título nacional, que apesar das nossas mancadas, ainda está ao nosso alcance, mas também porque há mais um clássico Gre–Nal no próximo domingo! Eles, por estarem jogando em casa e porque querem também passar a gente na tabela de classificação, virão com toda a força para cima da gente! Por isso temos que ter concentração total e, na minha humilde opinião, bastante Raça e Força de Vontade dentro de campo (além de Técnica também, é claro 😉 ).
Espero que já, do próximo domingo em diante até o final do Campeonato Brasileiro, o time recupere a mesma postura e desempenho que teve nos jogos finais da Taça Libertadores da América este ano!
Vamos Colorado, rumo ao topo do Brasileirão 2010!
Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.
Wilson Pardi Junior – Numazu/Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
.
PS. Uma perguntinha de última hora: se um goleiro falha constatemente nos últimos jogos, tomando gols bobos, principalmente de faltas de LONGA distância, por que não é substituído pelo seu reserva imediato no decorrer dos jogos? Será que goleiro deve ser substituído somente em caso de lesão (ou suspensão)?
Prezados Cláudio, Daniela e Débora,
Muito obrigado pelos comentários acima!
Quanto ao comentário do Cláudio acima, se as recentes falhas do Renan são atribuídas ou não à inexperiência do Clemer como treinador de goleiros, confesso que daqui do Japão não tenho como comentar já que não tenho como assistir aos treinamentos aí no Beira-Rio.
Entretanto, eu vejo as falhas dele (cobranças de falta e saídas na bola) como simplesmente falta de um treinamento mais específico.
Por exemplo, vendo aqui pela Internet, dos três gols de falta que sofremos (dois do Palmeiras-SP pelo MESMO jogador e um do Flamengo-RJ) com certeza ele falhou bisonhadamente (existe essa palavra? 🙂 em no mínimo dois gols!
Um treinamento específico para evitar que isso ocorra com muita frequência seria colocar os nossos batedores de falta, Andrezinho, D’Alessandro, etc batendo falta de várias distâncias diferentes e ao também variando o número de jogadores na barreira. Acho que seria uma boa simulação.
Saudações Coloradas,
Wilson
NOTICIA DE ULTIMA HORA: Osmar Garrafa da rede Gazeta informou que tirou a informação de um taxista que estava levando Paulo Cesar Carpeggiani ao hotel: O São Paulo já tem Guiñazu acertado para 2011. Garrafa informou que foi checar a informação em suas fontes e ela é verdadeira….
Ah, esqueci de comentar, bem que o Roth poderia repitir o espetáculo de 97 pelo Brasileiro, hein? Que o tão criticado Alecsandro, fosse o nosso “Uh Fabiano”.
Ou então o Celso poderia lembrar que foi em um GreNAL que ele começou a perder o título de 2008 e desta vez ele vai dar a largada para rumar ao título, tb em um clássico. Poderia repedir o placar daquele jogo, “retribuir” a goleada que levou naquela ocasião, assim manteremos ainda viva a chama pelo título do Brasileirão.
Grande reflexão e belíssimos comentários Wilson. Nosso time tem que acordar, saber que pode chegar lá no topo, sempre que quiser. Espero muita garra e força neste domingo… vitória de meio a zero no remendão, já está bom pra mim! 😉
Boa pergunta, pode ser mesmo algum impedimento legal, pois não vejo outra explicação..
Parabéns pelo texto Wilson, estou em sintonia de pensamentos com você. Aliás, vi em um blog que as recentes falhas do Renan estão atribuídas a inexperiência do nosso preparador de goleiros Clemer, você concorda?
Mas falando de clássico grenal, podemos esperar tudo, mas acredito que nossa maior motivação está exatamente em impedir que nosso rival nos ultrapasse, isso nunca é bom. Perder para eles, e ser ultrapassado após um campeonato inteiro na frente, é a força que nosso jogadores precisam, é pra coroar um ano vermelho, culminando com o bi campeonato no final do ano.
Saudações e aproveito para divulgar blog, dá uma conferida lá!
http://blogdoperneta.blogspot.com/
Abraços