Prezados Colorado(a)s,
No último domingo, oficialmente, para nós torcedores apaixonados pelo Sport Club Internacional, começou a temporada 2011. Como ainda estamos no começo da nossa caminhada rumo a mais títulos para serem conquistados, o meu humilde comentário neste mês está relacionado a vários tópicos distintos (por isso o título sugestivo de “Respingos de verão…” embora eu, aqui no Japão, esteja passando frio com temperaturas diárias entre 1 e 11 graus Celsius 🙂 ).
* Campeonatos e Torneios de 2011: apenas para “refrescar” a memória, teremos quatro competições no mínimo (sendo que uma já começou) para disputar este ano, ou seja: Campeonato Gaúcho, Taça Libertadores da América, Recopa e Campeonato Brasileiro. Dessas quatro competições, a mais fácil é a Recopa já que são apenas dois jogos! Portanto essa deve ser a prioridade número um para o nosso clube neste ano, pois, se ganharmos, manteremos a tradição de conquistarmos ao menos um título de grandeza Internacional por ano. Por outro lado, a Taça Libertadores da América é a mais importante, pois se ganharmos teremos o direito de disputar o Mundial Interclubes que neste ano será disputado novamente aqui no Japão. Mesmo assim eu a considero prioridade número dois devido a várias dificuldades que iremos enfrentar já que o nosso time será bem mais “visado” por ser o atual Campeão da América. Já como prioridade número três eu considero o Campeonato Brasileiro, pois pessoalmente é menos importante que a Libertadores e muito mais difícil do que a Recopa e a Libertadores juntos (mas é evidente que eu gostaria de conquistar, afinal lá se vão mais de trinta anos da última conquista…). Por fim, como última prioridade o Gaúchão, mas isso não significa que devemos menosprezar o nosso campeonato estadual, pois afinal tem a ver (e muito) com as nossas raízes e eu quero conquistar logo o quadrigésimo título para distanciarmos do nosso maior rival. Em resumo, eu como Colorado “doente” quero ganhar sempre! 😉
* Time: desde 2006, se eu não estiver enganado, estamos adotando essa idéia de Inter A ou Inter B. Eu, como Colorado, quero ganhar todos os jogos e por isso não concordo com essa escolha! Pra mim os jogadores titulares devem jogar sempre quando tiverem plenas condições físicas. Evidente que às vezes é interessante preservar um, dois ou três jogadores em virtude de um jogo, mas mais do que isso não, pois o time fica muito instável tecnicamente. Particularmente, em relação ao Gauchão 2011, acho que infelizmente estamos adotando novamente a postura errada ao usarmos o time B. O que deveria ser feito é tentar, na medida do possível, usar todos os titulares (sim, eu sei que eles voltarão das férias somente nesta semana) para classificarmos o mais rápido possível para as finais do primeiro e segundo turno com vantagem de decidir em casa. Lembremos que ano passado foi aquela “correria” para colocar os titulares nos jogos mais importantes do campeonato estadual já que o time reserva não teve um desempenho à altura da grandeza do Clube. Ah, mas alguns podem dizer, mas foi por causa disso (preservar os titulares) que nos classificamos na Libertadores. Pessoalmente não concordo, pois muitas vezes tivemos desempenhos pífios, ou não se lembram que no final do maio do ano passado ainda não tínhamos time, e principalmente, esquema tático definidos? Outra aspecto (talvez até mais importante) a considerar, é que embora tenhamos um plantel bastante qualificado precisamos contratar pelo menos três jogadores de excelente nível técnico. A minha preocupação não é somente em relação a possível venda de um ou mais jogadores, mas é principalmente porque todo mundo (ou seja, nossos adversários) já sabem como o nosso time joga. Precisamos ter “sangue novo” para termos possibilidade de novas e diferentes jogadas ensaiadas e/ou mecânica de jogo. Antigamente, quando havia somente televisão, ainda era possível jogar com os mesmos jogadores por quatro, cinco temporadas, etc. Entretanto, com o advento da Internet, câmeras de vídeo digital, “laptop”, etc é muito fácil, logo após três ou quatro partidas, saber exatamente como se comporta cada jogador em campo. Um clube da grandeza do Sport Club Internacional para se manter no topo deve ter, no mínimo, dois craques para cada posição. Sim, eu sei que é muito difícil financeiramente, mas com mais de cem mil sócios espalhados por esse mundo afora, não é tarefa impossível.
* Relação entre torcedores e cônsules Colorados com o Sport Club Internacional: como muitos de vocês já devem estar sabendo (caso contrário peço que leiam atentamente o relato entitulado “E se tivermos perdido 2 atletas?” postado há uma semana atrás, ou seja, em 12 de janeiro) um dos cônsules Colorados mais ativos, Sr. Nelson Puchi Trennepohl, de Panambi-RS, teve um atendimento horrível por parte de alguns funcionário(a)s do nosso clube. Embora eu já comentei no “post” dele há algumas horas atrás, repriso o que disse lá: A minha humilde sugestão (baseada na minha experiência como cônsul que acompanhou a delegação colorada em Tóquio e Yokohama em 2006 e em Oita em 2009) para todos os cônsules (e também torcedores que morem distante de Porto Alegre), é que futuramente caso tenham que contactar quaisquer pessoas (sejam funcionários e/ou membros da Diretoria) sempre façam por escrito (carta, fax e/ou “email”). Isso é para evitar coisas do tipo “disse não disse”, “não me lembro de ter combinado contigo”, etc e principalmente, para ter registro de quais pessoas, devidamente identificadas, participaram das decisões a serem tomadas. Infelizmente, esse tipo de coisa acontece em todo o lugar, seja empresa privada ou pública, clube, etc. Aliás aqui vai uma sugestão (caso ainda não esteja sendo feita) para o nosso amigo Colorado e conselheiro Nolci: é possível colocar na agenda da reunião (mensal?) do Conselho Deliberativo um item permanente em relação à reclamações de torcedores e/ou cônsules quando mal informados e/ou atendidos pelos funcionários do Clube? Eu sei que existe a Ouvidoria (uma outra pergunta aqui: o “reply” do Clube é feito por uma pessoa identificada, ou simplesmente pela Ouvidoria?), mas acho que está havendo (e isso ocorre já há várias décadas – há outras “referências na literatura” como se dizia por aí 😉 principalmente falta de comunicação entre vários setores do clube. Uma coisa que nunca podemos esquecer aqui é que os torcedores e os representantes do Sport Club Internacional são os elementos mais importantes do Clube (mais importantes que jogadores, estádio, verba, etc). Lembremos que, no fundo, nós somos “clientes” do clube. Se os torcedores e representantes de um clube (seja qual for) são maltratados e/ou mal-atendidos, é apenas uma questão de tempo para que tal clube desapareça…
* “Pérolas” da semana:
– o Ronaldinho deu um balão no Dunga e dois no Grêmio (em 2001 e 2011)! 🙂 🙂
– nosso atual vice-Presidente de Futebol, Roberto Siegmann, ao comentar sobre a troca do Clemer pelo Marquinhos na preparação física dos nossos goleiros: “- É um dos melhores preparadores de goleiros do Brasil. Vou fazer um convite para o Clemer assumir as categorias de base de goleiros do Inter.” 🙂
Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.
Wilson Pardi Junior – Numazu/Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Buáááá ! O Giu foi embora…. snif, snif…
Assim tem que ser: recebi hoje a tarde, 14:51 hr aligação do Marcos, diretor do dpto. de avaliação técnica do INTERNACIONAL, querendo saber detalhes do acontecido. Se desculpou, disse que houveram falhas. De quem, não nos interessa mais, só que como colorados qe somos não qeremos (nós e eles) que se repitam.
Tudo certo, avaliação dos dois meninos pré-agendada para Março.
Obrigado pelo apoio de todos.
Por isso que amo esse CLUBE.
Assim tem que ser: recebi hoje a tarde, 14:51 hr aligação do Marcos, diretor do dpto. de avaliação técnica do INTERNACIONAL, querendo saber detalhes do acontecido. Se desculpou, disse que houveram falhas. De quem não nos interessa mais, só que como colorados qe somos não qeremos (nós e eles) que se repitam.
Tudo
Vejam ou leiam com seus próprios olhos para quem eu solicitei que fosse enviada a minha reclamação e para quem ela enviou….é brincadeira!
Prezada Senhora Bianca Nunes
Em nenhum momento eu solicitei, ou eu disse que havia solicitado a Ouvidoria que interferisse sobre as avaliações técnicas a que os meninos seriam submetidos. Eu apenas me dirigi a Ouvidoria para fazer a queixa que agora estou fazendo. Ai foi me dito oque consta no artigo escrito.
A atendente não foi grosseira, mas sim a sua superiora que nem deixou que eu explicasse oque eu queria reclamar. Quando ouviu a palavra futebol, em seguida pediu que eu procurasse o sr. Jorge Andrade, no Dpto de Futebol.
Sei também das normas para as avaliações. Mas conforme consta no meu artigo publicado no blog Arquibancada Colorada, foi-me solicitado que eu comparecesse na data marcada. Até por insistencia minha, por se tratar de dois meninos que estariam indo para fora do estado, por outros clubes.
Acho q esta esclarecido, assim espero.
Muito grato pela atenção,
SAUDAÇÕES COLORADAS
Nelson Trennepohl
Consul do S.C. INternacional em Panambi-RS
——————————————————————————–
From: ouvidoria@internacional.com.br
To: bbvonquick@hotmail.comoo.
Subject: Re: INTERNACIONAL / Futebol – Reclamação
Date: Tue, 18 Jan 2011 09:36:42 -0200
Prezado Sr. Nelson:
O Sport Club Internacional agradece o seu contato.
Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas pelo atendimento prestado por uma de nossas colaboradoras, mas aproveito a oportunidade para esclarecer que nestes casos (avaliações técnicas), a Ouvidoria nada pode fazer, pois não possuímos ingerência sobre este assunto, o correto é, o Sr. tentar resolver diretamente com o avaliador que lhe forneceu tais informações.
Se me recordo, a colaboradora em nenhum momento foi grosseira, ao contrário, lhe informou com quem o Sr. deveria conversar pessoalmente, o que já foi um erro grave, pois não somos autorizados a informar os nomes dos Diretores, tão pouco, solicitar que frequentadores os procurem. A Ouvidoria lhe passou as informações conforme a Vice-Presidência de Futebol nos orientou, que para Avaliações Técnicas é necessário agendamento prévio, e que segundo o setor de Avaliações, nenhuma avaliação é marcada sem que todos os documentos estejam preenchidos e sejam entregues ao Clube (conforme consta no site – http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=3&setor=118 ).
De qualquer forma, sua reclamação foi encaminhada diretamente ao Coordenador das Avaliações Técnicas, para que este tenha ciência do fato ocorrido e possa tomar as devidas providências.
Saudações Coloradas.
Bianca Nunes
Ouvidoria
Sport Club Internacional
Nada vai nos separar!
Fone: 51 3230 4600 – opção 5.
Horário de Atendimento: de segunda a sexta das 08h00min às 18h00min
E-mail: ouvidoria@internacional.com.br
Visite nosso Site: http://www.internacional.com.br
From: bbvonquick@hotmail.com
To: ouvidoria@internacional.com.br
Sent: Tuesday, January 18, 2011 7:23 AM
Subject: INTERNACIONAL :: Fale Conosco – Crítica
Nome: Nelson Trennepohl
E-mail: bbvonquick@hotmail.com
Aos Senhores:
Giovanni Luigi-Presidente do Sport Club Internacional.
Newton Drummond-Diretor Executivo de Futebol.
Roberto Siegmann-Vice Presidente de Futebol.
Gelson T.O.Pires-VicePresidente de Relações Sociais.
Jorge Avancini-Vice Presidente de Marketing
E se tivermos perdido 2 atletas?
Mas parece que é sempre comigo. Alguns me conhecem pelas mal traçadas linhas que escrevo neste blog. Outros me conhecem por um encontro ou outro da formação da nossa ARQUIBANCADA COLORADA. Outros, por até frequentarem minha casa….