Mulheres

Sou blogueira, boleira e Colorada

Foi-se o tempo em que mulher só olhava pras pernas dos jogadores em campo… Convenhamos que é difícil não olhar, porém, nossos olhos não se preocupam só com isso. É claro que o Bolatti continua sendo uma distração e tanto e o Sóbis vai sempre nos arrancar suspiros; mas nós  também entendemos do jogo.

Sabemos o que é um impedimento, quando foi falta, o que é um carrinho… E melhor: diferenciamos o que é um volante e o que é um meia (coisa que Celso Roth não sabia). E quando vamos pra frente da TV ou para os estádios, não vamos simplesmente por obrigação ou para fazer figura decorativa, queremos discutir e torcer… Domingo passado foi um dia feliz, teve GreNal e vi o Renato de luvas. Nunca vi gaúcho de verdade com frio naquela temperatura “amena” pra nós sulistas.  Bom, ele é carioca né…como o Ronaldinho…. (esses são os ídolos deles, uns renegados). Amanhã tem mais !!!

Eu gosto de futebol . Assisto os jogos, acompanho os resultados, visto a camisa e, claro, tiro sarro dos meus adversários. Adoro uma piada besta, um trocadilho ou mesmo chegar gritando no ouvido do pessoal “aeh, perdeu”.

E eu me divirto com o futebol, pois ele não passa disso, é só uma diversão. Tanto que eu costumo respeitar, assisto jogos de outros times e sei falar se um time jogou bem ou mal, se fez por merecer ou não o resultado.  Só é uma pena o futebol feminino não ter conquistado um décimo do espaço na mídia que o masculino tem.  Então, futebol é coisa de mulher? Na verdade, futebol é coisa de todo mundo. Do presidente, do gari, do jogador e de mulher também! Estamos aí pra torcer e discutir com vocês  todos os lances polêmicos dos gramados. Tudo isso sem  perder a elegância. O que nos torna torcedoras especiais e essenciais. De salto alto, mas sempre “de olho no lance”!

Minha mãe acha um absurdo passarmos os domingos em frente à televisão acompanhando os campeonatos – e quer morrer quando me vê gritando ou, até, xingando o pobre do árbitro e o adversário. Hoje a inserção das mulheres no esporte é tida como mais natural tanto nas arquibancadas como também nas coberturas, comentários e na prática esportiva. Veja Fátima Bernardes, Renata Fan, Milena Ceribelli, etc..  O futebol não é “apenas” um esporte. É sinônimo de raça, amor e loucura para um país inteiro. Mais importante que as eleições, as contas a pagar ou a morte da sogra, o futebol é o único esporte capaz de unir todas as classes da sociedade. Do presidente ao porteiro da empresa, todo mundo tem sua própria “análise” da rodada do fim de semana. Há quem proteste contra a apatia do povo diante dos problemas sociais em contrapartida ao amor pelo futebol. Mas o futebol está “no sangue”. E o equilíbrio é a chave de tudo. Torcer faz bem. Futebol é alegria. E as mulheres fazem parte disso dentro e fora de campo.

E por falar em campo, o que afasta a mulherada do estádio é a violência, assim como a falta de educação de uma minoria machista que frequenta os jogos. Se vocês homens assistem os jogos pela técnica, raça, empenho, dribles, gols, a gente assiste por tudo isso e porque futebol é um esporte coletivo. Que ensina e fascina. Só mesmo no futebol uma equipe menor pode vencer uma equipe maior. Isso explica o Grêmio campeão de vez em quando…

Homens me expliquem, afinal onde está o problema? Futebol não é coisa só pra homem, a Marta que o diga! Beijocas…

Simone Bonfante – Criciúma/SANTA CATARINA
Inter: no campeonato das paixões és líder invicto e isolado

8 thoughts on “Mulheres

  1. “Homens me expliquem, afinal onde está o problema?”
    Olá Simone, vou tentar responder em nome do homem medio q. sou. Não sou brilhante mas não sou burro. Não sou “pseudo intelectual” como um torcedor daquele clube menor da Azenha me “intitulou” certa vez. Sou apenas um Coloradaço “das antigas”, daqueles q., com 10 anos, visitava as obras do Beira Rio todo os fins de semana.
    Sobre as mulheres no futebol: Bueno, o q. vou dizer agora, ainda não ví ninguem escrever (ou confessar) por aí. A invasão feminina não foi delicada e nem sutil. Eu confesso q. fiquei chocado (de forma positiva) com isso. Parece q. elas disseram:
    – Futebol é apaixonante e divertido ! Porque só os homens vão ao estádio e nós só podemos ouvir o radinho enquanto lavamos a louça ?
    E os conhecimentos sobre tecnica, tática e regras então ? Vcs. estão dando banho em muito barbado e já estão de igual p/ igual !
    Só existe um aspecto q. ainda….não está 100%.
    Obvia e naturalmente, as mulheres veem os jogadores como bonitos ou feios, dignos de pena ou não, enquanto q. os homens analizam apenas se o cara é bom ou não, se tem futuro, se é velho ou se é caro. Futebol não é “coisa de homem” mas é um esporte q. imita, de forma sadia, uma batalha. Não existe espaço numa disputa atletica para jogadores que merecem gratidão por serviços prestados, ou porque são bonitos ou simpáticos.
    Esse é o caso, no nosso Inter, de Bolívar, Indio, Cleber e Tinga. São ótimas pessoas e 3 deles mereceriam estatuas no Beira Rio mas, j´passou da hora deles encerrarem a carreira em clubes menores ou, simplesmente pendurarem as velhas chuteiras. .
    Parabens pelo teu excelente blog !

    1. Oi Sérgio. Obrigada por tua participação e elogios. Continue no AC e participe da companhia de colorados apaixonados. Fico feliz pelo teu comentário. Valeu!

  2. E FUTEBOL E PURA DIVERSÃO, PERDE E DO JOGO COMO NA VIDA AGENTE TENTA VENCER SEMPRE MAS AS VEZES NÃO CONSEGUIMOS E PORQUE DESANIMAR. FUTEBOL PODE SER UMA VALVULA DE ESCAPE COMO MUITOS DE UMA FORMA DEMAGOGICA ALIENADA TENATM PROVAR.
    MAS UM CINEMA, UM BELO JANTAR, UMA PRAIA UMA RODA DE AMIGOS TBM SERIAM VALVULAS DE ESCAPE.
    GOSTAMOS DE FUTEBOL E PONTO FINAL

  3. Simone
    Vc e a Debora dao um banho de bola aqui no Blog! Gosto muito de ler os posts inteligentes de vcs! Tenho certeza que ha muitas Simones e Deboras talentosas por ai e com certeza o futebol feminino ira conquistar o espaco merecido! Um gde abraco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.