Estamos a dez dias do reinício do Brasileirão. No período de suspensão dos campeonatos nacionais – Brasileirão e Copa do Brasil, para que houvesse a disputa da Copa das Confederações, abriu-se a janela para transferências internacionais de atletas.
Todos esperavam este momento. A Direção já vinha negociando com diversos clubes, empresários e jogadores, dando a impressão para nós, torcedores, de que só faltava a “janela se abrir”.
Doce ilusão! O tempo acabou demonstrando que a Diretoria aguardava mesmo com ansiedade a abertura da janela, mas para que pudesse vender jogadores! Descobriu-se que o maior obstáculo para que as contratações pontuais e qualificadas anunciadas pela Diretoria pudessem acontecer era a falta de dinheiro!
E agora? O dinheiro apareceu, mas as novelas continuam se estendendo cada vez mais no tempo. É muita enrolação, pois essa demora supera a medida do zelo, do cuidado, da barganha que se deve ter em qualquer negociação. É irritante a atuação da Diretoria nesse aspecto.
Qual a alternativa então?
Voltar-se para as Categorias de Base. A gurizada está ali à espera de um milagre. Que algum iluminado dirigente, um padrinho ou um empresário com bom trânsito no Clube possa convencer a Comissão Técnica de que este ou aquele guri tem potencial para estar no grupo de profissionais.
Mas as coisas não andam no INTER! Estou decepcionado com o ritmo lento, quase parando, da Diretoria. Sabemos que o ano é difícil, que estamos sem estádio próprio, e blá blá blá. Mas o futebol não pode ser abandonado, tem que continuar sendo a prioridade número um do Clube. E se já havia necessidade de contratações antes das recentes vendas de Moledo e Fred, agora a necessidade é maior ainda.
Mas falta dinheiro! Sugiro que consultem o CLEMER! O ex-goleiro e atual treinador da gurizada juvenil já provou sua capacidade. Pode contribuir muito com a Comissão Técnica e encaminhar alguns atletas para o Dunga! Qual o problema? Penso que é esse o modo correto e mais barato de descobrir talentos!
Entre os Juniores, treinados por OSMAR LOSS, existem atletas mais maduros, por que não arriscar? Até um nome posso sugerir para jogar no meio: VALDIVIA! Será que não iria “estourar” nos profissionais?
São ideias que trago aos amigos do BAC para discussão.
Estou muito preocupado com o rumo que as coisas estão tomando no futebol do Campeão de Tudo.
É verdade, Heleno. Mas eu compreendo a situação do Clube, pois as vendas de jogadores incrementam as receitas. Sem esses negócios não seria possível formar um time campeão, mesclando novos talanetos aos veteranos de qualidade. O problema maior é vender e não dar oportunidade aos novos talentos, formando um time sóde veteranos. Essa é minha crítica. SC
Aquidaban,
Infelizmente, as categorias de base, há algum tempo, tornaram-se produto para venda e lucros. Os jovens despontam, ficam um pouco na vitrine e logo são postos à venda, para caixa do Clube e felicidade dos empresários. Logo, logo, o Caio e o Otávio estarão na mesma situação e longe do Beira-Rio. Uma política, a meu ver, desastrosa.
SC
É verdade, Paupério, o ritmo nas contratações que precisamos não acompanha o ritmo das vendas ou das obras do Beira-Rio. Prefiro ficar com minha ingenuidade de torcedor a acreditar que alguém está se locupletando com o patrimônio do Clube do Povo. Quanto às categorias de base, penso ser fundamental a mescla da juventude com os atletas mais experientes para o time dar certo. Um time com apenas jogadores veteranos, pode até ír bem durante uma temporada, não mais do que isto. A Diretoria tem que abrir os olhos, a situação é grave. A Diretoria colorada já é motivo de gozação. Leiam a coluna do Hiltor Mombach, no CORREIO DO POVO de hoje, 28/06. SC
Aquidaban, concordo com as tuas opiniões e dos demais que acabei de ler. Estamos em um momento que na cabeça de cada Colorado existe um início de frustração com as ações da atual diretoria (para deixar bem claro, não pertenço e nem ao menos conheço qualquer corrente política dentro do Internacional) e essa “enrolação grotesca e novelesca” de criar expectativas e de só realizar frustrações. Não me venham que falta experiência, pois tiveram dois anos para aprender com os erros cometidos e, agora, nada se justifica a repetição desse imobilismo irritante e revoltante e essa incapacidade de realizar boas contratações, assim como vendem, da direção atual. Não posso acreditar que hoje em nosso Internacional exista como objetivo principal “encher os bolsos” de alguns e que os anseios e sonhos da torcida Colorada sejam desconsiderados. É muito pequeno para um clube tão grande. Triste e difícil de acreditar.
Everton, você resumiu muito bem toda a preocupação que sinto como torcedor e que encontra eco entre muitos colorados. Qual é a política atual no INTER em relação ao plantel? Isso é mais uma das coisas nebulosas da atualidade. Estamos ficando com um time muito velho. Talvez o Estatudo do Idoso possa dar alguma garantia ao nosso INTER, não é mesmo? Tá brabo! SC
Cartas na mesa. Quais são os objetivos da direção e comissão técnica? Não cair? Formar uma equipe Sub-40?
A política, desde o F. Carvalho, é vender um grande jogador por ano para manter as finanças equilibradas. Vendemos 2 este ano. O Damião será a bola da vez em 2014, é só ter sequência de jogos.
Agora, não contrataram ninguém para suprir esses claros e os nomes que circulam na imprensa são todos de fora, onde estão de férias. Até entrarem em forma, já viu…
Categorias de base então. Mesclar jovens valores numa equipe experiente. Mas, o Dunga segue ordens de quem? Ele não conversa com o Loss e o Clemer? Estamos reféns dos agentes de jogadores?
Pelo jeito o Beira-Rio modernizado não verá Libertadores tão cedo. Oremos!
Pois é, amigos. O Otávio está aí para provar que é possível ascender à categoria profissional a partir das categorias de base. Concordo muito com o Rogério, pois tem faltado ousadia ao INTER. Se não for para municiar os profissionais, a manutenção de categorias de base torna-se uma fonte de despesas, tão somente! Vamos lá, olheiros! Será que nesses times multicampeões formados pelo Grande CLEMER não há nenhum atleta com potencial para juntar-se ao grupo profissional? SC
Alô você Aquidaban!
A propósito de tua oportuna matéria a janela aberta até agora foi a de exportação, somente. O Inter e todos os clubes interessados aguarda a abertura da janela para importação (europa) consta ser justo nesse momento que serão anunciados os “tais” reforços. Quanto a base tenho falado a exaustão e isso n~]ao é de agora. De há muito tempo O Inter não utiliza os valores de sua categoria de base em números razoáveis que façam com que acreditemos ser muito importante cultiva-las.
SC
Já faz algum tempo que venho pedindo OUSADIA da Direção colorada,mas vejo lerdeza,não dando nenhuma alegria a grande torcida colorada,muito antes pelo contrario,estão vendendo jogadores titulares,e agora Diretoria,a gigantesca torcida colorada quer saber,as contratações quando chegam,OUSADIA Diretoria.