A Farsa e a Verdade

Determinados torcedores estão a comemorar 30 anos da conquista de um título que não existe. Ou melhor, existe, mas não na dimensão e valor que pretendem dar. É o chamado título “Copa Intercontinental”, também conhecido popularmente por “Copa Toyota”, assim chamado em nome da empresa promotora do evento, que a mídia brasileira, especialmente do sul, quer que seja considerado como “Copa Mundial”.

Ora, se os promotores do evento nunca o designaram ou reconheceram como tal, muito menos a entidade maior do futebol mundial, FIFA e seus representantes da América do Sul e Europa, respectivamente, CONMEBOL e UEFA, que até o ano de 2004 o consideravam uma disputa amistosa, não tem como aceitar o pretendido. Foi somente a partir de então, com o advento do “CAMPEONATO MUNDIAL FIFA”, que passou a ter reconhecido certo caráter de oficialidade, porém mantendo a denominação de “Copa Intercontinental” ou “Copa Européia/Sul-Americana” por ter sido uma disputa entre o Campeão da América do Sul (Libertadores) e o Campeão da Europa (Liga dos Campeões). A caracterização de Mundial FIFA passou a ser feita diante da amplitude maior, pois, ao invés de uma única partida como era até então, passou a contar com a participação dos campeões de todos os continentes, incluindo semifinais. Com isso, a modalidade anterior (Toyota) foi extinta.

Há de se registrar que, no ano de 2000, a própria FIFA preparou a 1ª edição do Mundial, no Brasil, tendo por vencedor o Corinthians, mas não o repetiu nos anos seguintes, em virtude de não alcançar os objetivos previstos. E, assim, já no referido ano de 2004, reapresentou nova edição, deste feita com outros critérios de seleção, diversos da tentativa original. Curioso observar que naquela tentativa frustrada de 2000, além da disputa do Mundial FIFA, também ocorreu a Copa Intercontinental, promovida pela Toyota, cujo vencedor foi o Boca Juniors. Não poderia, assim, prevalecer dois clubes campeões de mesmo teor num mesmo período, fato que, por si só, corrobora a distinção entre ambas as competições.

O que chama atenção em tudo isso, é a insistência de clubes brasileiros insuflados pela mídia, especialmente daqui do sul, em dar uma falsa dimensão, quando os clubes de outros países, a exemplo dos sul-americanos: Peñarol, Nacional, Independiente e Boca Juniors, bem como todos os europeus, a exemplo do Real Madrid, Benfica, Juventus e Bayer Munique, que venceram a Copa Intercontinental, mas não se consideram Campeões Mundiais, conforme consta em seus sites. O Manchester United, a Inter de Milão e o Milan que venceram os dois (Intercontinental e Mundial FIFA) fazem distinção entre ambos, seguindo os ditames da própria FIFA. O do site da FIFA, elucida o fato, mostrando os últimos times brasileiros vencedores da Toyota Cup e não Mundial como pretendem.
O rol dos verdadeiros Campeões mundiais é outro, para visualizar basta acessar:
http://pt.fifa.com/tournaments/archive/clubworldcup/index.html.

O que caracteriza mais a farsa, é que os jornais de agora, com fotos alusivas à época, não mostram o painel de fundo do estádio junto à torcida.

Contudo, para infelicidade adversária, conseguimos em nossa pesquisa acessar jornais editados na ocasião, mostrando o capitão De León erguendo a taça , na qual está gravado em francês “Coupe européenne/ Sud – américaine”, inscrição melhor identificada na foto da taça ao lado.  Também inclusas as inscrições em japonês contidas no painel do estádio, em que faz referência aos últimos campeões, com a indicação: “Copa Intercontinental”. Mas a grande ironia está justamente na mesma foto do capitão De León, vendo-se no topo ao alto à direita o painel do estádio e para insatisfação de certos torcedores, está escrito em vermelho, com os dizeres “TOYOTA CUP”.

Uma pergunta que não quer calar: Por que o adversário nunca mostra a taça recebida? Ah sim, nela não está gravado o título que tanto desejam.

Entendo desnecessário comentar mais sobre a farsa que tentam nos aplicar há 30 anos.

Pois bem, agora vamos à verdade.

Nós colorados não precisamos fantasiar, porque temos de verdade o título de “CAMPEÃO MUNDIAL FIFA-2006”, legitimado por todas possíveis e imagináveis entidades ligadas ao futebol mundial, especialmente daquela maior, a FIFA, da qual emanam todos os direitos e obrigações dos clubes em matéria de futebol em nosso planeta. E nosso feito pode ser visto nos arquivos da mesma entidade, acionando o site referido acima (em vermelho) ou mais, especificamente, em cópia que compõe a imagem abaixo, extraído de seus arquivos. Foi ainda adicionado o anexo 4, contendo um vídeo compactado dos momentos finais da conquista do INTER junto a seu torcedor em Yokohama, em pleno êxtase pela maior conquista de sua história, a qual é invejada por muitos.

Anexo 2 - Copa Intercontinental

SS

Anexo 4 – Flashes de uma torcida em êxtase

Podemos, sim, comemorar sem contestações o 7º ANO DA CONQUISTA, eis que nosso título é reconhecido e respeitado por todos. Não precisamos forjar ou utilizar de farsas para dizer que temos, em nosso acervo histórico, o título de  “CAMPEÕES MUNDIAS FIFA” (anexo 5).

Saudações coloradas!

Heleno Costi 

20 thoughts on “A Farsa e a Verdade

  1. entendo que ficou 23 anos ouvindo a corneta de autoria do governador do Rio Grande do Sul, Renato Mito Portaluppi, autor de 2 gols em mundial e unico brasileiro a ganhar libertadores como jogador e tecnico, ‘falem comigo quando ganharem libertadores e mundial’ kkkkk essa raiva acumulada nao deve ser facil segurar, mas nem li todo o BOST, mas deve sido cagad… antes da fifa reconhecer o que todo mundo ja reconhecia, https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/fifa-reconhece-titulos-mundiais-de-flamengo-gremio-santos-e-sao-paulo.ghtml , pois só existe uma raça (minoria entre colorados) no mundo inteiro que diz que o mundial antes da fifa ‘organizar’ nao vale ou nao tem o mesmo peso, sao tantas besteiras para justificar entre elas, a mais falada, tem que ter todos os continentes pra valer como mundial, apesar de nem entre seleçoes e nem clubes, nunca terem um campeao mundial que nao seja ou sul americano ou europeu, devem desconehcer o fato que se for assim, o brasil deixa de ser penta campeao do mundo e agora em diante, por causa de 20% de colorados mordidos no mundo inteiro, e pássa a ser tri campeao do mundo, pois copa do brasil com todos os contionentes, só a partir de 1970, ou talvez precise de clube amador para valer mais, sim, pasmem, sempre no mundial ‘organizado’ pela fifa, tem um clube amador ou semi amador da oceania ou africa etc, em 2006, mundial atrasado em 23 anos em relação ao rival, tinha um clube que disputou chamado de auckalnd city, clube fundado 2 anos antes kkk em 2004, estadio para 2.500 pessoas ejogadores formados por medicos e advogados que a noite, apos expediente treinavam, esse sim vale mais que os mundiais de outrora kkkk alias, modelo que será extinto devido ao fraco interesse de publico, midia e vendas, inclusive podendo voltar com o tal ‘intercontinental’ kkkkkk tentem ganhar alguma coisa primeiro que o gremio, pois inverter corneta ou distorcer a historia pega mnal, mostra o tamanho minusculo de vcs, libertadores, mundial, copa do brasil, recopa, bi da libertadores e tri da libertadores, ganhamos primeiro, ponto

  2. A VERDADE TEM QUE SER DITA A COPA INTERCLUBES DE PARIS DE 1957 É O VERDADEIRO ANTECESSOR DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PORQUE TEVE CAMPEÕES CONTINENTAIS OFICIAIS , VASCO – 1948 E REAL MADRID – 1956/57 [ OS ÚNICOS ATE 1960 ] , O MELHOR REPRESENTANTE DA ALEMANHA – ATUAL CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO DA FIFA 1954 QUE FOI O ROT WEISS ESSEN CAMPEÃO ALEMÃO DA TEMPORADA 55-56 E 1 CLUBE ALEMÃO A DISPUTAR A COPA DOS CAMPEÕES DA UEFA DE 56 E O MELHOR ANFITRIÃO O RACING CLUB PARIS ÚNICO FRANCES CAMPEÃO DA TAÇA TEREZA HERREIRA EUROPEIA DE CLUBES EM 1949 ENCIMA DO REAL MADRID 2 X 1 , 6 X CAMPEÃO FRANCES 1 CAMPEÃO DA FRANÇA 56 E ERA O MELHOR CLUBE PARASIENCE [ O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL ESTAVA FASENDO 25 ANOS ] . VASCO CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES DE 1957 E NO CRITÉRIO DO PALMEIRAS [ 1 CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES DE 1951 ] O VASCO É BICAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES 1953/57 .

  3. Bestetti,
    Entendo que o assunto já foi devidamente esclarecido.
    As duas taças foram entregues no mesmo ato, no Japão. Vide no Correio do Povo (dia 13 ou 14 de dezembro último) a foto do De León erguendo a Européia/ Sul-Americana (a mesma que pus no meu post) ao lado do China, que está erguendo a Copa Toyota.
    Veja acima, que a própria FIFA, em seu site, chama de Toyota Cup.
    Abraço

  4. Simone,
    Eu também não gosto de ver aquela camisa apijamada em nosso Blog.
    Hás de entender, porém, que, se eu não coloco a foto do De León demonstrando que a taça que o mesmo ergue é a Européia/ Sul-Americana ou Intercontinental e, no fundo, aparecendo o painel escrito em vermelho: TOYOTA CUP, não teria como comprovar o que afirmei e perderia a graça. Não achas?
    SC

  5. Bestetti,
    Necessários alguns esclarecimentos adicionais.
    Primeiramente, não quis detalhar mais para não tornar o assunto interminável.
    O que falaste é verdade, mas não é o cerne da questão. Havia, sim, a Copa Européia/ Sul-americana com uma disputa de dois jogos, um em cada país dos disputantes. O Santos ganhou duas vezes nesta modalidade. A que o De León ergue na foto. é justamente a Européia/ Sul-Americana ou Intercontinental. Também o que disseste da criação da Copa Toyota não deixa de ser verdade. Porém, com a criação da Toyota Cup, a Intercontinental ou Européia/ Sul-Americana não foi extinta. Tanto assim, que o time da então Azenha ganhou as duas naquele jogo contra o Hamburgo. Há uma célebre foto estampada no jornal da época, reeditada dias atrás no Correio do Povo, em que o De León ergue a Européia/ Sul-Americana conforme coloquei no texto. E o China está erguendo a oferecida pela Toyota. Se quiseres eu tenho a foto.
    Mas, o importante tudo isso, Bestetti, é que eu não quis comprovar literalmente a história da competição e sim que o pseudo título mundial que eles, ajudados pela mídia, tanto querem, não existe.
    Deu para entender?
    Abraço

    1. Caro Heleno. Não podes confundir a taça da Copa Européia-Sul-Americana ou Intercontinental de Clubes oficial que era organizada pela Conmebol e Uefa, e, entregue por eles, com a taça entregue no Japão, mesmo tendo o mesmo nome. A do Japão podemos dizer que era uma taça “genérica”. Podes ver que a do Japão cita do ano de 1980 em diante, ou seja, não é a mesma taça e competição.

  6. Caro amigo Heleno.
    Muito boa a sua iniciativa ao assunto, entretanto, permita-me algumas colocações para agregar ao seu texto.
    Nunca a Copa Intercontinental teve relação com a Copa Toyota.
    A Copa Intercontinental de Clubes ou Copa Européia/Sul-Americana era uma competição oficial, pois era organizada pela Conmebol e Uefa. Disputada desde 1960 até 1979, entre os campeões da Copa Libertadores da América e da hoje denominada de Champion´s League. Sua disputa era prevista para dois jogos, sendo um em cada continente e terceiro se houvesse necessidade de desempate.
    Os clubes europeus desprezavam um pouco essa competição em função da violência praticada pelos jogadores sulamericanos, em especial os argentinos e paraguaios, fazendo com que em cinco oportunidades o vice-campeão europeu viesse a disputá-la. Em duas oportunidades – 1975 e 1978, não houve o confronto e em 1973 ocorreu apenas o primeiro jogo, sem ocorrer o da volta.
    A partir de 1980 os clubes europeus desistiram de sua disputa, quando então, empresários japoneses aproveitaram a oportunidade para desenvolver o futebol no seu país e criaram a Copa Toyota, com patrocínio dessa empresa. Desenvolveram a competição com um jogo no Japão entre os vencedores da Copa Libertadores e da Champion´s League. Em função disso não era competição oficial.
    No final dos anos 90 a Fifa resolveu criar uma competição mundial de clubes e para isso não apenas com os campeões dos continentes Sulamericano e europeu, mas com os dos demais continentes.
    A Fifa negociou a organização da competição com uma de suas parceiras, a International Sports Leisure – SL, por cinco anos. Ocorreu a competição de 2000, mas como houve a falência da empresa, não foi possível a organização dos anos 2001 a 2004, quando encerraria o seu contrato.
    Em 2005 a Fifa resolveu assumir sozinha a organização da competição para evitar os problemas anteriores e o restante da história já é conhecida.
    É isso amigo.

  7. HELENO: NÃO GOSTO… PRA FALAR A VERDADE, ODEIO QDO SE COLOCA FOTO GREMISTA NO BLOG, AINDA MAIS UMA DESSA DO DE LEÃO….
    A CONTRATAÇÃO DE EDINHO PELO GREMIO É UM TAPA NA CARA: TAPA NA CARA DA TORCIDA COLORADA QUE VIVE SAUDANDO JOGADORES EM ATIVIDADE ANTES DE JULGAR SUAS ATITUDES. FALCÃO É IDOLO, NUNCA VESTIRÁ VERMELHO. DUVIDO QUE DUNGA TREINASSE O GRÊMIO, POR EXEMPLO..OU ATÉ MESMO ABEL. VEM ESSES CARAS SAUDADOS NO BEIRA RIO PARA AGORA APRONTAR ESSA? NÃO TINHA OUTRO CLUBE DE SÉRIE B PRA JOGAR? PALMEIRAS, BOTAFOGO TALVEZ… TAPA NA CARA PARA OS DIRIGENTES DO GREMIO QUE DECLARAM QU EDINHO É UM VENCEDOR. É UM VENCEDOR NO INTER, QUE GANHOU TUDO. ELES NÃO ESQUECEM 2006. FICO TRISTE EM VER EDINHO NO GREMIO COMO UM DIA JOGOU WINCK, MAS É PASSADO. A SABER QUE ELES TEM SÓ MAIS UM VOLANTE BRUCUTU QUE NÃO FAZ GOL, EU FICO CONTENTE. SEMPRE TIVE BRONCA COM VOLANTE QUE NÃ CHEGA PRA CONCLUIR…QUESE AFUNDEM COM NOSSAS RECORDAÇÕES DE 2006…

  8. Heleno, você termina o ano de 2013 como começou. Sempre “aprontando”… Meu amigo Colorado, o choro é livre e a inveja deve ser um sentimento que fazer sofrer muito. A mentira e a verdade sempre que correm juntas, a mentira siai na frente, mas a verdade sempre chega em primeiro lugar. Você imagina esses tristes sentimentos quando da reinauguração do nosso Beira Rio. Esse sofrimento vai ser eterno… Parabéns pelas suas postagens sempre interessantes e colocadas de forma muito inteligente.

  9. Heleno
    Além de nossa amizade peço permissão para chamá-lo de “professor”, pela pesquisa e excelente texto, com riqueza de detalhes e fatos, desconhecidos ou intencionalmente
    não relatados pela midia gaúcha. Parabéns

  10. Melo,
    Ao ler o teu comentário surgiu a ideia. Doravante, quando ouvirmos deles o delírio de “Campeões Mundiais” vamos responder: “Então mostrem a taça”. Não poderão fazê-lo ou, melhor dizendo, comprová-lo.
    SC

  11. Alô você Heleno!
    É claro, é cristalino, o troféu que ganharam não tem em sua base a inscrição “FIFA” que caracteriza os campeões mundiais. A propósito naquele tempo de uma partida só o campeão era quem vencesse. Só haviam dois competidores portanto o perdedor era na verdade o último.Como o co-irmão perdeu a disputa da Toyota em 1995 ele foi o último e porque não foi rebaixado?
    SC

  12. Grande Moacir!
    O que me levou a isso, foi ouvindo anos a fio a lorota por parte deles: “Somos Campeões Mundiais” e eu sempre contestava. Até que um dia, não faz muito, me irritei com um deles e afirmei: – Eu ainda vou provar que não é verdade!
    Pois bem, agora chegou o momento. Confirmando o dito popular: “Matar a cobra e mostrar o pau”.
    Saudações Coloradas

  13. Professor
    Viver de ilusões é o direito que eles tem, concretizar o sonho , há isso jamais…rsrsrs
    Mas professor estou para ver uma pessoa tão detectora de informações e subsídios sobre o inter como tú, parabéns.
    O pior que as informações são verídicas e realmente comprovadas, para o azar deles…rsrsrsrsrsr
    Quem nasceu para ser vice….jamais será CAMPEÃO DE TUDO.
    Abraço

  14. Roberto,
    Obrigado!
    Aposto que, junto conosco, milhares de colorados gostariam de fazer o mesmo, justamente para desmascarar essa farsa que tentam nos aplicar há 30 anos.
    Abraço

  15. Apenas para esclarecer que, embora seja mencionado o anexo 5, nele estava contida a taça de CAMPEÃO MUNDIAL FIFA-2006. Para não alongar demais a matéria, mesmo porque todos os colorados já a conhecem. Entretanto, ainda pode ser admirada no Museu Histórico do INTER que, ao contrário de outros, nós colorados temos muito orgulho em mostrá-la.
    Apenas a lamentar a qualidade do vídeo – Anexo 4 – Flashes de Uma Torcida em Êxtase, uma vez que, além de cortes feitos, tivemos que diminuir sua resolução com a finalidade de melhor adaptá-lo e anexá-lo a este post.
    SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.