Em tempo de arrumação de time em meio ao campeonato, fica claro que houve erros em sua concepção. Podemos dizer que estamos no último terço do campeonato e ainda estamos esperando definição de time que a meu ver carecia de de uma ou outra peça ao fim do gauchão. Ficamos com a sensação de que está mal, mas somos o terceiro colocado. Muitos reclamam da defesa como um todo. A última que tem jogado: Dida, Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício tem sido massacrada na imprensa e até pelas redes sociais, por fraco desempenho coletivo e individual, mas esse quinteto só tomou dezoito gols, tem média de 0,81 por jogo. Só fica atrás de dois clubes que tomaram 14 gols e tem média de 0,63, é portanto a terceira melhor defesa do campeonato. Porque essa gritaria toda? Está mal? Precisa melhorar? As respostas são Não e Sim. A “mídia amiga” tem feito o “seu trabalho” e os torcedores embarcam nessa canoa furada, Não se ouve a voz firme da direção na preservação do nosso patrimônio. Leiam as últimas cotações de Paulão por famoso jornal de Porto alegre.
Inter 1 x 0 Palmeiras
Paulão
Com ele não tem meio termo. Espana a bola, dá carrinho e guarda a posição com facilidade. Nota 6
Inter 2 x 3 Figueirense
Paulão
Foi à frente para marcar um golaço. Nota 6
Vitória 2 x 0 Inter
Paulão
Perdido entre a grande área e a goleira, estava quase sempre fora de lugar. Nota 3
Sport 0 x 0 Inter
Paulão
Arriscou-se demais para o ataque no início do jogo. Comprometeu a defesa e quase o Inter sofreu o gol. Nota 5
CONCLUSÃO
Por favor, analise, onde está a coerência das avaliações. Essa avaliação do ultimo jogo é pra matar. Paulão anulou todas as iniciativas que foram pelo seu lado, deu cobertura ao lateral e ainda foi ao ataque ajudar os homens da frente e leva nota 5 porque o time QUASE sofreu gol . Bem essa é parte considerável de nossa imprensa, sempre a serviço de seus interesses clubísticos ou empregatícios ou incompetente mesmo.
A conclusão óbvia que chego é nossa defesa vai bem, ou uma defesa que supera 17 concorrentes no quesito não é estar bem? Pode melhorar ? Claro que sim, deve, mas o problema não é aí. É mais na frente. Aliás , parece que isso está sendo resolvido com a chegada do Golden Boy Colorado, ou NILMARAVILHA, como queiram. Ele e mais Sasha ou Aylon para acompanhar sua velocidade, vai dar samba.
TENHO DITO!
“A preocupação mais urgente, isto é, onde é preciso acertar a equipe, é na defesa. Tanto no posicionamento (às vezes parece que o Juan está marcando o Fabrício), quanto na saída de bola, muitas vezes acontecendo mediante chutões para a frente, viradas de jogo sem um real motivo, erros primários de passe, etc. E tem a carência técnica, obviamente. Até agora não temos um titular na lateral direita.” Este é um trecho do post que escrevi em 19/07/2014, exatamente a dois meses atrás, denominado “E o Sistema Defensivo, onde está? Nestes 60 dias vi que a melhor zaga tem ERNANDO no lado direito e JUAN no esquerdo. Fabrício na laeral esquerda e quem na lateral direita? Continuamos com essa lacuna, pois titular de verdade não temos nenhum. Até o experiente DIDA tem falhado, comprometendo alguns jogos teoricamente fáceis. E do meio prá frente, que estava bom, piorou. E o Abel só reclama, em vez de treinar melhor a equipe. SC
Colocações pouco observadas pela maioria dos torcedores e, o pior, pelos analistas. Parabéns Melo.
Eu nunca apreciei a atual defesa colorada. Alguém diria que a estatística é a arte de esconder o óbvio e mostrar aquilo alheio ansiado. Porém, vindo de ti devo repensar e analisar com mais carinho esta situação.