Sou Colorado e já critiquei o time e a direção várias vezes. Muitas vezes fiz isso diretamente no saite do clube, outras tantas em blogs da torcida colorada. Sempre critiquei após as derrotas, não tenho nenhum constrangimento em dizer isso. Entendo que, como torcedor, a mim cabe apoiar e ter esperanças no time antes e durante, criticar depois, no caso de derrota ou elogiar depois, no caso de vitória. Para mim isto é ser torcedor! Deixo para os comentaristas da RBS a tarefa que eles desempenham com tanto prazer, de tripudiar sobre o Inter na derrota e na vitória.
Por isso mesmo, não consigo entender aqueles torcedores que, perdendo ou ganhando, estão sempre nos blogs descendo o cacete no Inter, alguns, inclusive, longe do Brasil e com vaga garantida em blogs que se dizem colorados.
Respeito a todos, mas como considerar um torcedor como inteligente, se ele está sempre cornetando o próprio time? Ora, as críticas devem ser feitas nos momentos oportunos! Há hora para criticar e há hora para torcer!
Se vc quer ser um crítico destrutivo “full time”, vá torcer para o Grêmio ou vá trabalhar na RBS, mas por favor, não queira espalhar o seu veneno na rede de distribuição da “água colorada” porque isto pode contaminar. Não eu e não muitos, porque Colorado de verdade sabe torcer na hora certa e criticar na hora certa. De gremistas corneteiros em tempo integral, travestidos de jornalistas da RBS, nós Colorados de verdade já estamos de saco cheio. Só o que faltava, agora, era aparecer um blogueiro sediado no Canadá, dizendo-se Colorado, para ficar pentelhando todo santo dia num dos Blogs da torcida Colorada, achando-se o Santo Graal da torcida do Inter! Ora, tudo que o Inter precisa…repito: tudo que o Inter precisa (não me refiro às pessoas que dirigem o Inter atualmente), é que sua torcida apoie o time, compre a briga do Brasileirão junto com o time, passando por cima dos percalços, das cagadas deste ou daquele jogador, ou da má administração do futebol. Torcida é feita para torcer e criticar, mas criticar na hora certa. Ou será que os corneteiros imbecis imaginam que estarão contribuindo para a união do grupo e a busca pela vitória seguinte, quando, tendo o time Colorado vencido um jogo, no dia seguinte vêm pras redes sociais e blogs falar mal da própria vitória? Faz sentido criticar maliciosamente um time de futebol para o qual vc torce, no dia seguinte a uma vitória? Faz sentido, depois de um longo jejum de gols, quando nosso centroavante marca um, justamente nesta hora vc ironizá-lo e continuar sua crítica destrutiva sobre este atleta, esquecendo-se que, mal ou bem, ele está lá vestindo a camiseta Colorada? Ora, vc torcedor Colorado e imbecil, faça um favor aos demais torcedores que não se contaminaram com o veneno da RBS: fique quieto, preste atenção na sua mulher, nos seus filhos, na sua vizinha ou o escambau. Mas, por favor, respeite os verdadeiros torcedores Colorados e nossas esperanças, mesmo que vc nos ache ingênuos. Afinal, ter esperança é coisa de Colorado; não ter esperança é coisa de gremista.
LUCIANO GIORDANI
Respeitando todas as opiniões em contrário ou a favor, o que tenho a relatar é que na tristeza ou alegria, sempre Colorado, independente de quem seja dirigente ou jogador, jamais iria tripudiar em cima da minha paixão, e visto sempre que posso as minhas tantas camisas e uso sempre no meu carro, o emblema do time, apesar de vários me aconselharem a tirar, porque existe os malfeitores dos Gremistas que possam riscar ou fazer algum dano, mas sempre irei estar junto do Inter, não consigo dizer um impropério que seja contra, e isso já vem desde 1961 e agradeço isso ao meu Pai onde quer que esteja, que tornou COLORADO, sei que há jogadores, técnicos e dirigentes ruins, mas isso faz parte de toda nossa vida, o importante é estar sempre nesta torcida que a cada jogo vem com aquele sofrimento e alegria tudo junto misturado, podem me dizer que sou alienado, mas não tem como nem falar ou fazer criticas ao meu time do coração, mulheres vem e vão, mas o INTER é para sempre, e quando eu me for (espero que ainda leve muito tempo), podem dizer ¨Lá se foi mais um fanático COLORADO¨, meus amigos temos que ficar unidos e sem brigas ou discussões que levem ao racha, como acontece com as brigas de nossas torcidas, se um é desta organizada ou aquela, não importa porque temos é que puxar para um mesmo lado, e quanto aos corneteiros de plantão, bem como dizia o meu velho ¨Pra louco temos é que dar o lado pra ele passar¨, desculpe-me, mas esta é minha opinião.
Alô Juliano!
Sou daqueles que reconhecem o direito liquido e certo da vaia, sem entretanto jamais ter praticado tal ato (e acho que nunca o farei)pois acho que não contribui em nada. Há pessoas que não conseguem assimilar que as coisas não são exatamente como elas querem , mas são como são, somente isso. Há outras que estão a “serviço” de uma causa e julgam que essa é sua tarefa. Liquido e certo também é o teu direito de manifestação contrária a atos como esses.
Coloradamente
Melo
Prezado Luciano, sem querer polemizar o assunto, a grandeza de um clube se faz pelo somatório de opiniões favoráveis ou desfavoráveis, afinal se trata do Clube do Povo do Rio Grande do Sul. A grandeza e a responsabilidade das pessoas a frente de grandes clubes deve considerar isso como colaboração da torcida, a voz da torciada, de que lugar for do mundo, mesmo que contrárias ou injustas, pois espelham a realidade sincera que essas pessoas, de fora do dia-a-dia do clube, enxergam. No meu modo de entender, apesar de pensarem diferente de mim, não são cornetas, são Colorados apaixonados e que possuem uma opinião e devem ser respeitados. Ou tudo está bom e a crítica é reprovada ou proibida?
Fiquei em dúvida se você está conformado com a situação atual do Internacional e está se conformando de, mais uma vez, não ser Campeão Brasileiro. Veja de quantas competições já fomos eliminados. Essa realidade que se repete ano após ano, merece todo tipo de crítica e, sinceramente, sou daqueles Colorados, penso assim como você, que acredita que nossa realidade tem que ser melhorada e muito, com criticas respeitosas, construtivas, sem exageros, sem ofensas pessoais, mas críticas sinceras e honestas que procurem criar uma massa crítica à realidade e à mudança necessária.
Gostem ou não gostem a minha opinião, hoje,o nosso Internacional está longe do Internacional que amo e que, tenho certeza, a maioria da Massa Colorada quer..
Repito o que disse na postagem: não sou contrário às críticas. Eu mesmo critico sempre nas derrotas, como também afirmei. Mas é preciso bom senso, gente. Há blogs e blogueiros se dizendo Colorados, mas cornetando a vitória contra o Atlético Paranaense e ironizando o Rafael Moura porque ele fez um gol depois de não sei quantos minutos de jejum! Ora, um time de futebol precisa da sua torcida. O que proponho é: antes da corneta, vamos apoiar e ter esperanças. A crítica tem que ser conseqüência da derrota, mas parece que há Colorados trabalhando para que seja a causa da derrota. Não estou propondo nenhum fanatismo, não. Talvez, inclusive, o Inter não chegue mesmo a lugar algum no Brasileirão este ano. Agora, se o sujeito se diz torcedor, mas não é capaz de apoiar o time nem num momento crucial, em que há uma real possibilidade de crescer na tabela e se candidatar ao título, ora, então esta pessoa tem que fazer outra coisa: escrever para a Zero hora, quem sabe?
Grande Paupério,
colocações sapientes, ponderadas e adequadas.
Equilíbrio (olha o Roth aí gente) é o grande anseio de todos nós em todos os sentidos da nossa vida. Não podemos ser o crucificador nem o Zé Colorado.
Abraços