AGUIRRE E A FORMATAÇAO MAGICA!!

                                         POR ADRIANO GARCIA – EL MAGO

números
Os números que servem para a navegação dos treinadores (imagem: yahoo)

No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um técnico escalar sua equipe dentro de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha. Mas, com o desenrolar da história desse esporte, foram criados vários tipos de posições, e conseqüentemente, esquemas táticos, alguns mais ofensivos, outros mais defensivos e com diferentes formas de se tornar equilibrado (atacar e defender com a mesma eficiência). Todos os esquemas possuem diferenças em sua configuração (principalmente no meio-campo), e também na forma de como cada jogador é orientado. Os esquemas são tipicamente identificados por três números, que indicam o número de jogadores na defesa, meio-campo e ataque, respectivamente. O primeiro esquema tático lógico foi o 4-2-4, quando se acreditava que o objetivo do futebol era marcar gols. Hoje em dia, o futebol se preocupa cada vez mais em não sofrer gols, por isso há muito tempo não se vê uma equipe jogando nesse esquema, que começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas. Atualmente, os esquemas táticos mais usados são o 4-4-2 e o 3-5-2.

A FIFA reconhece apenas seis sistemas táticos (1-1-8; W.M; 4-2-4; 4-3-3 4-4-2; 3-5-2). Os demais são considerados variações destes já existentes. Segundo Carlos Alberto Parreiraos sistemas de jogo não são a coisa mais importante, mas fazem a diferença. Sem o mínimo de organização, não dá para jogar futebol profissional.

Líbero, 2º volante, meia de ligação, ala, centro-avante fixo, ponta-de-lança são alguns dos termos usados no contexto de formações táticas específicas. O termo centro-avante, por exemplo, gera alguma confusão com o termo atacante: atualmente, centro-avante é o atacante que tem presença de área, que vem de trás para pegar o rebote e que joga entre os zagueiros. Alguns jogam frequentemente de costas para a meta, se tornando uma espécie de pivô no futebol

3-5-2 – O segundo mais utilizado atualmente, possui um meio-campo com dois volantes e 2 laterais avançados e sem obrigação de marcar, assim denominados alas. Com dois centro-avantes que recebem bolas cruzadas na área pelos alas. O 3-5-2 é um esquema tático com três jogadores na defesa, cinco jogadores no meio-campo e dois jogadores no ataque. Este esquema surgiu na Europa, como opção menos defensiva que o 4-4-2. Na defesa, foi adicionado um zagueiro e o último jogador da defesa é conhecido como líbero. Os laterais foram colocados mais à frente, e passaram a ser chamados de alas. O líbero tem importância fundamental neste esquema. É ele o jogador que orienta a defesa, desarma adversários e cria as jogadas de ataque. Para este ataque funcionar, o meio-campo deve ter jogadores com capacidade de marcação. No lado defensivo do esquema, cada zagueiro fica incumbido de marcar um atacante, enquanto o líbero, que pode se posicionar na frente ou atrás da defesa, “na sobra”, auxiliando o setor defensivo. Os meias protegem a entrada da área e os alas cuidam das laterais.

Magia (não confundir com mágica ou truque) antigamente chamada de Grande Ciência Sagrada pelos Magos, é uma forma de ocultismo que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem, criando assim um conjunto de teorias e práticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades internas espirituais e ocultas do Homem, até que este tenha o domínio total sobre si mesmo e sobre a natureza.A magia tem características ritualísticas e cerimoniais que visam entrar em contato com os aspectos ocultos do Universo e da Divindade. Afirma-se que por meio de rituais, feitiços, orações ou invocacões é possível fazer com que forças ocultas atuem sobre o ambiente, modificando por exemplo, a vontade, o agir ou o destino das pessoas. Essa concepção, no entanto, é tida como irracional pela ciência. A etimologia da palavra Magia, provém da Língua Persa, magus ou magi, que significa sábio. Da palavra “magi” também surgiram outras tais como “magister”, “magista”, “magistério“, “magistral”, “magno”, etc. Também pode significar algo que exerce fascínio, num sentido moderno, como por exemplo quando se fala da magia do cinema. Amigos – mas  o que tudo isso tem haver com o escrete colorado, na verdade a nova formataçao apresentado pelo time do inter e pelo seu tecnico nao tem nada de magico ou inusitado. Nao é a grande descoberta da humanidade, porem concerteza foi a forma mais sensata e equilibrada que o grande Aguirre envontrou. Esta forma deixou a equipe mais compactada, com fechamento de espaços proteçao as costas dos dois laterais. Proporcionou uma chegada com qualidade no ataque, claro que ainda esta longe de ser o ideal; ha pontos a ser corrigidos como a lentidao na transiçao da defesa para o ataque. Na grande noite de uma quarta onde a grande maioria na torcida era feminina, e onde o Gigante da Beira Rio rugio o escrete se apresentou em um estilo que encheu os olhos da torcida. A grande indagaçao e com relaçao as escolhas atrasadas; caso esta formatação estivesse sido tomada antes concerteza o produto final teria sido melhor. É preciso treinamento e continuidade ao idealizado, a repetiçao do esquema e do time deve ser realizada com mais frequencia. No futebol nao ha magicas e sim trabalho continuo. É sempre preciso frizar  que a equipe esta em formação. E que ontem foi uma das melhores partidas desta temporada mesmo ainda sendo um meramente um esboço do time. Nao obstante esta magia do futebol encanta e transporta a torcida para lembraças felizes numa mistura de amor e odio. A esperança segue a de conquistar tudo!!!

 

2 thoughts on “AGUIRRE E A FORMATAÇAO MAGICA!!

  1. Alô você Adriano!
    Também concordo com o Parreira quando afirma que o esquema não é fundamental. Acho que testes devem ser feitos e que se encontre o melhor caminho. No caso do nosso Inter minha apreensão é estarmos na disputa de tão aguardada Libertadores e não termos ainda definição depois de três meses, mas bola pra frente, temos que avançar. O melhor Líbero que tivemos foi o Sangaletti, sem dúvidas, pena que chegou ao inter já visualizando o fim da careira. Na atual conjuntura o nosso jogador com melhor potencial para desempenhar essa função no 3.5.2 é o Juan e eu particularmente entendo que ao se lado precisamos de dois zagueiros rápidos, qualidade que falta a ele Juan. Queria ao seu lado Alan e Ernando, mas não se contrata um jogador como Réver para ser reserva, vai daí que…
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.