Empresas privadas, órgãos governamentais, ONGs e outras procuram a cada dia empregar novos conceitos de gerenciamento e também de desenvolvimento sustentável. Os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável vêm sendo muito divulgados e utilizados no mundo atual.
Com as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, sejam climáticas, econômicas, culturais ou sociais, as pessoas e as organizações estão tomando atitudes drásticas para sanar e evitar problemas futuros. Como as mudanças são mundiais, as entidades esportivas também devem se adequar a esses conceitos e práticas.
Além das práticas de Governança Corporativa e mudanças administrativas, as instituições têm procurado incorporar no seu planejamento e na sua atuação, os conceitos de sustentabilidade, contribuindo assim para a renovação dos recursos e em implantar um sistema que seja autossustentável.
Sustentabilidade é um conceito que surgiu na década de 1980, após a constatação de inúmeras formas de agressão ao meio ambiente, ocasionadas por interferência humana. O termo está relacionado à renovação, ou seja, os aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais da sociedade humana necessitam de uma continuidade. O conceito se refere a um sistema que se renova e se completa, sem agredir o local em que vivemos.
Exemplos de sustentabilidade no esporte:
– As camisas que as seleções do Brasil, Austrália, Holanda e Portugal utilizarão na Copa do Mundo da FIFA 2010 são feitas 100% com material reciclado. São utilizadas oito garrafas plásticas recicladas para fabricação de cada uniforme.
O estádio Beira-Rio conta com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o processo de operação dos materiais descartados começa antes do próprio jogo. Esse projeto é gerenciado em conjunto entre as vice-presidencias de patrimônio e administração. A rede CATAPOA é uma cooperativa que realiza a separação dos resíduos recicláveis no estádio desde a Copa do Mundo. A equipe faz a triagem, a retirada dos materiais nos coletores recicláveis e a remoção até a nova e moderna Central de Resíduos do Beira-Rio, um dos únicos no país com este amparo para gestão de resíduos sólidos. Todos utilizam EPI (equipamento de proteção individual) e estão identificados com uniformes da cooperativa.
A equipe da CATAPOA trabalha durante três dias para finalizar o trabalho. Além de coletar no dia do evento, no segundo dia é feita a triagem do material e a avaliação do que realmente será coletado. No terceiro dia é finalizada a triagem, a separação do lixo reciclável para a futura retirada do material e a higienização do local. Todo o material reaproveitado é doado para a rede CATAPOA, beneficiando centenas de famílias. Para os trabalhadores que executam esta atividade, o Clube realiza o pagamento pelos serviços e o fornecimento de um lanche.
Esse trabalho faz parte do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos do estádio Beira-Rio, no qual são atendidos os princípios da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e do desenvolvimento sustentável.
Os benefícios para o Clube e a sociedade são diversos, como a redução de custos com transporte para aterro sanitário e o cumprimento com as obrigações legais conforme a Lei Federal 12.305/2010. Também é uma fonte de renda para mais de 300 trabalhadores de 11 Cooperativas de Catadores de Resíduos da Região Metropolitana. E os números comprovam os resultados deste trabalho: já foram recuperadas 18,46 toneladas de resíduos sólidos para reciclagem, com uma taxa de eficiência de recuperação média de 40,9%. Plástico e papel são os resíduos que mais foram coletados, nos meses de janeiro e fevereiro, seguidos de vidro e metal.
É fundamental que o torcedor faça a sua parte e coloque os resíduos que podem ser reciclados nos devidos coletores. Assim, o trabalho será potencializado. Confira o que pode ser reciclado:
Recicláveis
latas de alumínio
garrafas de vidro
papel/papelão(sem alimentos)
plásticos em geral
Não-recicláveis
resto de alimentos
lixo dos banheiros
Vamos fazer a nossa parte coletando o lixo e resíduos de lixos em dias de jogos,pois haverá distribuição de sacolas para esta ação!
Alô você Claudinha!
Beleza de matéria. Uma visão progressista votada para o social. Elogiável sob todos os aspectos, não só pela iniciativa da direção em elaborar um plano nesse sentido e até de acatar as sugestões que brotam em seu entorno como também a todos os envolvidos, muito especialmente aos consulados que não se limitam a questões peculiares do futebol. GOLAÇO!
Coloradamente,
Melo
É elogiável o esforço que a direção colorada vem fazendo para inserir o INTER definitivamente no contexto social. Parabéns bravos colorados.