10 dias de reflexão

 

Refletir é a saída (imagem: Google)
Refletir é a saída (imagem: Google)

Quando recebi o link do artigo de  Andressa Riquelme, no primeiro momento, não quis ler, achei afrontoso, mas hoje,  abri o post, li e reli e cheguei as seguintes reflexões:

– Porque estamos nesta areia movediça, se, sempre, tivemos solvência financeira para contratar os melhores jogadores do mercado?

– Onde anda o nosso torcedor que ergueu um estádio às margens do Guaíba?

– Porque uma eleição de clube atingiu a grande marca de 9 grupos políticos concorrendo ao Conselho?

– O Principal: O que estou fazendo para sair desta areia movediça?

No primeiro momento achei afrontosa as colocações de Andressa Riquelme, mas depois comecei a refletir sobre o teor do texto. Temos recursos para contratar bons jogadores do mercado e fazemos sem embasamento de conhecimento técnico e sem planejamento. Quantos jogadores contratamos que têm ótimos rendimentos , mas que não deslancharam ou o clube não os coloca para atuar?  Nós sócios , fomos displicentes, votamos numa mudança estatutária, sem que antes, tívéssmos estudado e esgotada a matéria no assunto. Como o clube não têm um conselho que possa intervir no perfil profissional e ético de cada diretor? Confesso, apesar de não ter nenhuma participação política no clube, me sinto frustada por não ter cobrado, sapateado e gritado por esta deficiência na gestão.

A nossa torcida têm diversos perfis: tem os que vão na onda, ou seja, não têm sensibilidade crítica de avaliação, apenas vão nas ondas do rádio, ou melhor, nas ondas de comentaristas que impoem suas ideias de forma livre, solta e muitas vezes, sem embasamento. Expresso que estou muito desconfortável em assistir de braços cruzados a contratação de ex-jornalistas da mídia: rádio e televisão, desfilando nas arquibancadas do nosso estádio, falando atrocidade sobre a torcida e sobre o atual momento do clube, como se fossem lunáticos, a ponto de perguntar: em qual planeta vive esta pessoa? qual país? que horas são? E sugeri: rasgue  seu diploma de jornalísta, pois abandonaste tua ética profissional por uma bela remuneração , para não ter senso crítico, mas sim expressar, o que convém para um modelo que seja conivente com a direção de futebol. Fiz uma, breve, amostra durante o grenal com as principais líderes de torcidas e foi frustante o resultado, algumas , se quer, têm conhecimento do atual momento do clube. Foi mais um momento de desânimo na partida do clássico gaúcho. Onde anda nosso torcedor que ergueu nosso estádio às margens do Guaíba?

Por que tanta gente quer ser conselheiro do clube? Fico pensando, perco o sono, para que ser Conselheiro se não há autonomia para atuar, intervir e aplaudir, se este deve seguir a cartilha de um movimento político? Na atual conjuntura: o que fez nossos representantes do CD para intervir neste processo descrescente no campeonatos? Nada, porque não tem autonomia e porque tem que seguir a cartilha do grupo político. Muitas vezes fui convidada para participar de reuniões do CD, mas, após breve relatos de participantes nestas reuniões, cheguei, mais uma vez, me frustaria ao assistir colorados de braços cruzados e impotentes frente ao insucesso do nosso clube. E fiquei sem resposta em relação a ser conselheiro do clube, se, a atuação é apenas simbólica e a força, é apenas, quando tem que dar o voto, conforme a cartilha do movimento político, para levar 2 candidatos a presidência para concorrer ao pátio?

O mais triste foi a última conclusão: o que fiz para melhorar esta situação? Vou a todos os jogos, apoio os jogadodores, grito , canto, mas não é o suficiente. Deveria ter sapateado e gritado a 4 cantos na hora da mudança estatutária, no momento do ingresso da pseudo “swatt”, cutucado os amigos conselheiros para intervir quando trouxeram Celso Roth. O pior é o que vou declarar: eu fiz tudo isto, mas não adiantou e fica o lamento!

O que eu devo fazer para melhorar este momento do nosso Querido Internacional? ( ……. e as lágrimas rolaram…..)

8 thoughts on “10 dias de reflexão

  1. COMENTAR ESSE TEXTO DA MOÇA É COMO COMENTAR UM FILME DOS TRAPALHÕES, DA XUXA OU DA KEFFERA, FICA EVIDENTE QUE ELA NUNCA PASSOU NA FRENTE DO BEIRA-RIO E QUE FOI USADA COMO “LARANJA” PARA O CONHECIDO “JORNAL” DA NOSSA CONHECIDA “IMPRENSA” QUE TRABALHA 24HS TENTANDO NOS ULTIMOS DIAS NOS REBAIXAR DE QUALQUER JEITO MOSTRAREM A SUA OPINIÃO FALANDO MAU DO INTER, JORNALISTAS SÃO PAGOS PARA DIZEREM O QUE O SEU PATRÃO QUER OU O CHEFE MAIS PROXIMO! POIS DISSO DEPENDE SEUS EMPREGOS, ESSA MOÇA É APENAS UMA FACHADA USADA PARA ESCULHAMBAR O INTER E AINDA TEM GENTE QUE VEM ANALISAR O QUE ESSE ROBOT ESCREVEU, POR FAVOR SEJAM MENOS INGENUOS, O PIOR E MAIOR INIMIGO DO INTER É A “IMPRENSA” ESPORTIVA DE PORTO ALEGRE! A MESMA QUE FEZ LUTO OFICIAL EM 2015 QUANDO VENCEMOS O TIGRES AQUI NO BEIRARIO….

  2. A IMPRENSA APENAS JOGA BOLA DE PALAVRAS !!!

    Não sou dono da verdade, mas penso que todos são apenas especialistas com microfone, celular e teclado na mão, com muitas teorias e querendo como nós torcedores passar soluções para os jogadores vencerem e deixar todos mais felizes.

    Muitos jornalistas que falam de futebol sempre pensam que são melhores e maiores que os clubes, apenas por ser remunerado para falar, escrever e gerar polêmicas antes, durante e depois dos jogos.

    São poucos os corajosos que assumem as cores dos seus times do CORAÇÃO, trocam de lado todos os dias, e assim é a vida deles, um dia é a caça, no outro é caçador e DEUS por todos, amém.

    Virou moda quem sabe um novo mercado de trabalho, ex- jogadores, ex-árbitros sendo muito valorizados dando seus pitacos como o se o presidente, diretor, treinador, torcedor e os jogadores adversários fossem burros.

    Seria maravilhoso caso o jogador tivesse um CHIP conectado aquela MESA TÁTICA que aparece durante as transmissões, para desempenhar com maior lucidez as jogadas que são simuladas conforme a ótica deles ao vivo na TV.

    Acredito que estes novos comentaristas de futebol tiveram a humildade de perdoar os novos colegas de trabalho, por que no passado detonavam eles no desempenho das suas funções dentro campo no calor e sufoco do jogo, sem ar condicionado e replay.

    Abs. Dorian Bueno – Google+, POA, 16.11.2016

    1. Amigo Dorian Bueno!
      Onde andam nossos colegas do blog Colorado que frequentávamos? De repente um comunicado lá que estava migrando, mas não acho em lugar nenhum… ou melhor acho o velho desativado e que talvez seja o novo onde está, diferente, com restrição de leitura e nem de longe acho meus amigos comentaristas.
      O carollo deixou um email, mas é mesmo que não deixasse, pois não responde email, não passa informações..
      Me acostumei ler todos os amigos naquele local, e não os acho mais… justamente no pior momento do nosso time, onde gostaria de trocar ideias, ou pelo menos ler o que acham e o que comentam os amigos…
      Onde andam Mauro Vozão, Tiago oliveira, João Adaime, Henrique, Gaude, Wanderlei, Terezinha, Heloisa, Vinicius Heisn, Pedro, colorado, Pampeano, Dorian, Wagner, Dornelles, Ivan, Helio, os Marcelos, L.uiz Fernando, Nereu, José, Woldfong, Helio, Viviane, Cesar, Carlos, pateta, Mauro, Jorge … e outros tantos, inclusive esse criado aqui Nelson Tche!
      Espero que esse comentário seja publicado… que esses parceiros digam onde estão ou venham pra cá…
      vamos conversar!

      1. Peço licença ao BAC para me desviar um pouquinho.

        Olá Amigo Nelson Tchê !!!

        Confesso que estou feliz por ter conhecido um Gaúcho TRI COLORADO como você e todos os demais que você relacionou.

        Seja BEM VINDO aqui no BAC, por que a amizade de todos aqui, para mim é o dom principal que devemos ter para interagir com educação, criatividade e principalmente por sermos torcedores do nosso INTERNACIONAL.

        Ainda não consegui chegar a uma conclusão sensata, mas sei que é triste tanta gente do bem e qualificada ser abandonada.

        Pelo o que captei, a RBS desativou tanto o BLOG COLORADO como GREMISTA colocando todo mundo junto e misturado lá no CLIC.

        Agora é um salva-se quem puder dentro de uma rede social que fala de futebol sem moderação, e isto é perigoso.

        Precisamos filtrar quem desejamos como nossos AMIGOS e sem violência de vocabulário.

        Eu sempre procurei abrir muitas portas por ai e Graças a Deus conquistar muitos mais amigos e não ficar dependente de lá.

        Bem antes das coisas deixarem de funcionar por lá, já em 28/7/2016 fui bem recebido aqui no BAC, e já são 93 oportunidades de conversar com os AMIGOS através das abençoadas crônicas.

        Eu alguns momentos por sugestão do AMIGO MAURO VOZÃO tentamos prestigiar o BLOG do GUTO lá no GIGANTE COLORADO, mas parece que o cara enfartou com os resultados do nosso INTERNACIONAL, e nunca mais atualizou.

        Outros estão lá no CHICO COSTA misturado com assuntos de tênis e futebol.

        Fala aqui com os coordenadores do BAC e receba o nosso abraço diário.

        Abs. Dorian Bueno – Google+, POA, 14.11.2016
        Dorianbueno63@gmail.com

  3. Cláudia, bom dia! Com todo o respeito que tenho em especial a você por comungar com mesmas ideias sobre nosso Internacional, me sinto até um pouco constrangido em escrever esse comentário. Procurei ler por três vezes sua postagem, fui à Internet, li também por três vezes, o comentário citado, copiei em meus rascunhos de estudos e resolvi comentar. Como o BAC é um local livre para externar opiniões e também livre pra respeitá-las e, quando necessário, comentar discordando de alguns pontos. Em primeiro lugar, suas considerações sobre a gestão são perfeitas e irretocáveis. A sua pergunta ao final diz tudo “O que eu devo fazer para melhorar este momento do nosso Querido Internacional?”. As lágrimas são de todos os verdadeiros Colorados. Os pontos que discordo da reportagem publicada, por ser longo, farei em uma postagem específica..

    Para encerrar, reafirmando, sem ser um fanático torcedor, mas por ser alguém que faz parte da torcida Colorada, admira e valoriza quem criou esse clube e que conseguiu erguer o Beira-Rio, a Boia Cativa dos pessimistas, conseguiu alimentar nossos sonhos e amor a esse clube, não acredito em queda à 2ª Divisão.

  4. Parabéns pelo texto Claudinha…reflete exatamente este momento e também outros que temos vivenciado há bastante tempo no nosso Inter. Grande abraço colorado

  5. Para qualquer coisa na vida existem regras. Estamos acistumafod, principalmente aqui no Brasil, a descumprir regras. Quando fui conselheira cheguei a ter o impeto de mudar e tudo o q me desagradava e de fazer valer medidas q amigos próximos me sugeriam. Mas aí fui conhecer as regras. Não havia como me mexer. Bom então o negocio era mudar as regras. Tentei. E mais uma vez percebi que olhar aqui de fora parece fácil. Não é. La tambem existiam pessoas q não queriam mudar as regras. Então, me curvei a vontade da maioria. Podemos continuar tentando mudar as regras. Passar por coma delas não, porque nos tornamos iguais ao q criticamos. Mas temos q aceitar a derrota sempre que ela acontece. Hoje me pergunto porque dedisti de gontinuar lutando… bom quanto aos defeitos da torcida, qual torcida não é assim? Não. Não concordo com a pesdoas que escreveu aquele texto, e que alias em outras oportunidades , com outros textos, ja municiou adversarios para piadas maldosas contra os Colorados. Tivemos uma eleição q resultou numa gestão desadtrosa. Nossa torcida é maravilhosa.

  6. Alô você Claudinha!
    Pois muito bem. As tuas inquirições, já são minhas também há algum tempo. Porque quererem tanto ser conselheiros e depois sr trezentos e tantos se dobrarem à vontade de um ser mesmo enxergando que a tendência de dar errado era enorme? Porque ninguém toma uma medida forte de solicitar inclusive o impedimento de um senhor que ato após ato afunda mais o clube? Ele mesmo já se reconheceu impedido, tanto que chamou outro para assumir o seu lugar e sumiu, onda anda ele? Porque o CD fez reunião para aprovar o tal contrato com a Globo se já estava assinado? Porque todos se submetem a essa representação enquanto o clube vai de mal a pior?
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.