Nervos de aço

Só assim para suportar (imagem: google)
Só assim para suportar (imagem: google)

Estamos em um momento em que a ansiedade invade nossas mentes e corações Colorados e, como Lupicínio cantava, só não estão assim os que possuem “nervos de aço, sem sangue nas veias e sem coração”.

 O tempo não passa, perdemos o sono, a ansiedade nos deixa inquietos e a esperança aumenta. O amor a esse clube nos faz acreditar, até quando as previsões e  a lógica procuram, de todas as formas, desfazer esse sentimento que nos invade e nos domina. O grande erro é pensar que previsão é certeza e que a lógica pode dominar sentimentos puros, nascidos espontaneamente da admiração.

Fico nesses momentos imaginando o que leva uma torcida a acreditar quando tudo em volta parece negar a possibilidade de sucesso e quando as opiniões e previsões são as mais pessimistas possíveis. Só muito amor a um clube pode explicar esse sentimento cego de entrega na crença da superação.

Penso ser muito triste quem nunca teve a oportunidade de se ver no meio de um turbilhão de incertezas, sofrer por acreditar em um futuro melhor, pois nunca sentirá o sabor da alegria que traz uma superação.

Assim como a felicidade, o sofrimento também é passageiro. O importante é entendermos que nossa felicidade não está restrita a um único objetivo, mas há vários e que em um poderemos não ter o sucesso desejado no momento. Assim é a vida e ela continua no dia seguinte.

Assim como na mente de tantos outros Colorados, também penso que ainda acabaremos bem ao final dessa odisseia, mas mesmo assim o sofrimento e as perdas foram muito desgastantes e essas lições deverão ser aproveitadas para a reconstrução de nosso Internacional.

Que venha logo esse último final de semana de jogos do Campeonato Brasileiro de 2016 e que os jogadores Colorados, com “sangue nos olhos e o coração da ponta das chuteiras”, contando com o apoio e toda a energia dessa torcida maravilhosa, possam tranquilizar nossos corações.

Como um simples torcedor Colorado, que acredita na superação desse momento, espero que com os ensinamentos vividos com as tristes experiências adquiridas com tudo que aconteceu nos últimos anos, aqueles que almejam fazer a gestão do clube, estejam com as mentes iluminadas e abertas para fazer uma grande e profunda mudança em nosso Internacional em 2017.

Colorados, nada de nervos de aço, continuem acreditando, deixem o sangue correr livre em suas veias e permitam que a emoção chegue a seus corações.

12 thoughts on “Nervos de aço

  1. Paupério e amigos, voltando de um rápido período de férias fora do RS e ainda refletindo os acontecimentos envolvendo a Chapecoense e os demais envolvidos, concordo que estaremos todos aflitos e ansiosos até o dia 11/12. Esperança até o último minuto. Mas penso que já devemos pensar também em como refazer as coisas. Se o nosso destino é jogar numa série inferior em 2017, temos que ter uma preocupação muito forte em preparar um time com organização, qualidade e comando capaz de retornar à elite em 2018 e ainda fazer um papel decente nas outras competições do ano de 2017. Esse elenco atual eu não vejo em condições de executar isso, respeitadas as opiniões em contrário. FORÇA CHAPE.

    1. Luciano, exatamente isso e olhe que as características dos jogos da 2ª Divisão não comporta “almofadinhas”, entretanto tento acreditar, mas o coração fala mais alto e ainda não me convenci que vamos cair. Por tudo que está acontecendo, “não está morto quem peleia”. A tragédia com a Chapecoense e com Chapecó é muito triste, mas muito triste e não canso de me emocionar quando penso nisso, nos familiares e na frustração de um grande sonho. Torço para que as famílias encontrem a força suficiente para superar essa dor e que o clube consiga se reerguer e volte a brilhar no futebol brasileiro.

  2. Paupério, ilustre, “leite derramado, Inês é morta”: vida que segue. Recesso obrigatório, luto oficial Nacional. Paradoxalmente, nada se compara a essa tragédia. Viviamos um drama, agora estamos em uma Comoção. Esta é a Beleza do Acaso. Nada será como antes, e o porvir pede Reconstrução. Resta prepararmo-nos para o Recomeço, com o que cada um tem. Aceitemos os fatos, inexiste argumento. Forte Abraço.

    1. Jaldemir, a teimosia nos faz acreditar, mesmo quando há todos os indícios de final diferente de com gostaríamos. Assim é a vida, uma mescla de momentos felizes e outros não. Continuarei acreditando até que não haja nenhuma possibilidade e a realidade se tornar imutável.

  3. Olá AMIGO Antônio !!!

    MESMO SENDO COLORADO, TENHO UMA MENTE E CORAÇÃO FELIZ !!!

    Hoje quero refletir junto aos meus amigos, que sou muito cuidadoso em meus delírios, para não brigar com ninguém quando escrevo neste espaço em branco, que logo fica cheiinho de palavras que vão surgindo com muita sinceridade de dentro do meu coração.
    Confesso que não sou muito de análise tática, técnica quando escrevo sobre futebol, mas tento através do DOM que DEUS me deu, buscar nos assuntos e no meu coração, palavras que possam acrescentar algo para nós se distrair e refletir conforme a pauta.
    Falar do futebol que o nosso Internacional deixou de jogar este ano, está ficando cada vez mais sem graça, mesmo que muitos aqui no BAC possuem muita qualidade nas suas ponderações.
    Precisamos realmente ter NERVOS de AÇOS durante e depois de assistir o nosso time do CORAÇÃO jogar, e sempre deixar o nosso SANGUE VERMELHO pulsar naturalmente as nossas emoções até o limite da paciência do nosso AMOR mesmo sem VITÓRIAS.
    Mesmo assim desejo desvendar meu pensamento, através da minha retina interna. Não sei a cor, alcance e potência interna dos meus olhos. Mesmo assim vou tentar descobrir esta misteriosa mente.
    Acredito e penso que o cérebro saberá gerar este momento. Esta massa cheia de fragmentos cinzenta é um labirinto. Será o caminho para decifrar este grande mistério interno.
    Meu distante subconsciente parece uma funda caverna. Quem criou tudo isto deste jeito misturado com certeza tem a resposta. Preciso ir com calma, com humildade, ter paciência e muita inteligência. Tudo dentro de mim é uma química, física uma difícil fórmula matemática,
    Absoluto enigmático esconderijo de um complexo diagrama. Ainda bem que DEUS criou-me assim, e graças a ELE, vencerei. As coisas que chegam fáceis em nossa vida também fogem rapidamente. Encontrarei o discernimento, o jeito certo para seguir esta busca com fé.
    A desejada e grande resposta poderão ser alcançadas a qualquer instante. A vida que temos aqui na terra é uma imensa prova passageira. Precisamos ser fortes, mesmo que às vezes sofremos com os estilhaços de uma bomba. Vamos devagar e sempre, sem apressar o que foi planejado para cada um de nós. Não viva em conflitos com a sua mente, e com sua vida espiritual.
    Aprenda a falar com a tua alma, viva na paz do SENHOR. Pense cada passo com calma, TE AME antes de tudo, e busque a tua vitória. A nossa mente é como o céu, ela é fantástica e maravilhosa. Ela ajuda demais a termos o controle de tudo que emanamos do nosso coração.
    “ Amigos vamos abrir nossos corações e pedir uma porção de batata frita. OK você venceu batata frita. Ai blá blá blá blá blá blá blá blá blá. Ti ti ti ti ti ti ti ti ti.”
    Não queria escrever isto, mas saiu naturalmente porque gosto demais da Banda Blitz e de vocês todos, que quando podem sempre arranjam um tempinho para ler os meus delírios abençoados.
    Aja palavras para acalmar o nosso ansioso Coração até o final do nosso próximo jogo contra o Fluminense, quando torceremos muito mais para que possamos sair vencedores, e vibrar com os GOLS do Figueirense contra o Sport Recife para nos salvar.

    Amém !!! Dorian Bueno – Google+, POA, 29.11.2016

    1. Dorian, sentimentos profundos, normalmente são caixas pretas e escondem muita sabedoria. O que posso te dizer é que se tudo der errado (o que não gostaria que viesse a acontecer e não acredito que venha a acontecer), ainda assim nos resta nossa verdade interior e valores importantes que não podemos esquecer. Aprendemos desde os primeiros passos que cair e levantar, faz parte da vida e que cada um carrega a cruz que pode carregar. Penso que uma das coisas que mais me apaixona é a possibilidade de sonhar e acreditar, um sonho após o outro…

  4. Pauperio

    Desculpe .. mas hoje não consegui ler seu texto, apesar de admirar muito seus textos e comentários. (Prometo que amanhã eu o lerei)

    Hoje, o torcedor não tem rivalidade, bandeira, paixão. Hoje o torcedor tem um aperto enorme no coração. Poderia ter acontecido com o nosso clube, o nosso co-irmão, ou com qualquer outro adversário.

    O futebol brasileiro está sem clima mais para jogo algum esse ano. Por mim, pode dar por encerrado o Brasileirão (mesmo com o nosso Inter sendo rebaixado) e dar a taça da Copa para o nosso co-irmão !!

    Nenhuma queda a segunda divisão .. a perda de um título .. é comparada a tragédia que ocorreu com a clube da Chapecoense !!

    Hoje comento com um aperto enorme no coração e segurando as lágrimas que teimam em cair, pois sou um apaixonado por futebol !!

    Saudações

    1. Charles, realmente essa tragédia que se abateu sobre a Chapecoense e, por que não dizer, sobre Chapecó, nos deixa muito tristes e enxergando melhor que devemos agradecer, todos os dias, por estarmos vivos. Não sei se concordas, mas penso que os familiares destroçados pela dor deveriam ser mais respeitados em horas tão tristes como essa. O momento é de dor, conforto e solidariedade. Não há espaço para mais nada, pois acredito que ninguém tem prazer ou curiosidade em ver a exploração da dor de pais, irmãos, esposas, filhos, familiares e amigos.

  5. Assisti, o jogo de ontem entre vitória e coritiba, assisti, santa cruz x gremio, assisti, figueira x fluminense, ra citar os jogos de times que estão rebaixados e com a corda no pescoço. DE TODOS OS TIMES CITADOS E QUE ESTÃO DESCENDO E OS QUE SOBREVIVEM AINDA O INTERNACIONAL É O PIOR, NÃO DIGO NEM TÉCNICAMENTE, MAS EM ÂNIMO, GARRA, VONTADE DE GANHAR, TU NÃO VE NOS JOGADORES DO INTERNACIONAL, PARECE QUE PRA ELES TANTO FAZ, A MERDA ENTRANDO PELO NARIZ E ELES CHEIRANDO TRANQUILAMENTE, CHORAR NO FIM DO JOGO NÃO É NADA, ESSE CHORO EU COMPREENDO COMO INCAPACIDADE, COMO UM “TO SABENDO QUE NÃO POSSO”. Então srs, o padre tá vindo dar a extrema unção, infelismente, OS JOGADORES FIZERAM FORÇA PRA CAIR. Não deixaremos de ser COLORADOS por isso, a vida continua.

    1. Vanderlei, respeito tua opinião, como faço com todos que comentam minhas postagens, mas discordo quando colocas todos os jogadores no mesmo “balaio” e esqueces de salientar que os maiores culpados, por tudo isso que está acontecendo, é essa desastrosa gestão. Como alguém que frequentou vestiários, conviveu com jogadores, posso te afiançar que os maiores prejudicados serão os jogadores, eles tem consciência disso e o choro é desespero ou de revolta porque foram utilizados de forma incorreta, na hora incorreta e desvalorizados durante todo o ano de 2016. Os que hoje não estão nem aí, estão já empregados, o tempo provará.

  6. Pois é Pauperio, meus nervos de aço já foram pras cucuias. Com um futebol paupérrimo, sem trocadilho, caminhamos lentamente para a Série B. Sincera e honestamente, previ esta tragédia em Janeiro. Claro que vibrei quando ganhamos mais um Campeonato Gaúcho, mas nunca me iludi porque nunca tivemos desempenho satisfatório, claramente tudo era ruim demais. Ficava surpreso quando lia algum torcedor falando sobre bom desempenho, quando na verdade houvera um ou outro lampejo contra times muito fracos.

    Não vou nem repetir sobre a Presidência e Vice-Presidência de Futebol, porque estes são, de fato, os grandes responsáveis pela tragédia. O que estes caras mais criaram foram animosidades e antipatias com torcedores e outros clubes (vejam que até com o Naútico, por causa do Eduardo, criaram problemas por inabilidade de seus dirigentes; depois com o Coritiba, e assim por diante, sem levar em conta que pau que dá em Chico dá em Francisco também). O treinador Argel pode até fazer bons trabalhos no Figueirense, no Vitória, etc, mas suas aspirações e conhecimentos de futebol são medíocres (tipo pézinho no chão). Depois dos dirigentes Argel é o maior responsável por esta tragédia, porque avaliou muito mal as necessidades de plantes. Depois vem um elenco prá lá de fraco, desequilibrado, com líderes de capacidade muito duvidosa (para não entrar no mérito do comportamento).

    Eu já não consigo assistir aos jogos do Inter pelo nervosismo que me dá. Parece que a bola não vai conseguir sair do trio – Paulão, Ernando e Gefferson. É uma completa falta de opções e categoria. Sinceramente, os caras que cuidam do futebol no Inter e os treinadores não assistem outros jogos, principalmente na Europa. Os jogadores se movimentam o tempo todo, recompõem com rapidez, a tal compactação. O time do Inter, podem observar, às vezes tem 4 ou 5 jogadores à frente da linha da bola, assistindo o adversário sair jogando. Isso demonstra falta de vontade e treinamento. Outra falácia é o prejuízo do Dourado com a entrada do Anselmo. Dourado é um dos melhores volantes do Brasil jogando na primeira função e só mais um jogando na segunda função. Anselmo vem jogando bem na primeira função, mas é muito menos que o Dourado nesta função. Aí deslocam o Dourado para ele virar um medíocre na segunda função. Este é apenas um exemplo da miopia e dos conceitos atrasados de futebol que tomou conta do clube.

    Mas nada superar a soberba e arrogância que assaltou nosso clube nos últimos anos, inclusive entre nós torcedores. Acreditar é minha função como torcedor. Enquanto houver chances matemáticas, acreditarei, mas já absorvi o golpe da Série B.

    1. Santos, estás coberto de razão. Concordo plenamente contigo, faltou tudo de bom e sobrou tudo de ruim. O teu último parágrafo diz tudo, infelizmente. Confesso que vai ser muito difícil aceitar o nosso Internacional jogando na Série B e no Beira-Rio, principalmente depois desse desfile de incompetências e inabilidade. Um desastre para toda a torcida Colorada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.