Um Blog que tem memória!
SEGUINDO NOSSA PROPOSTA seguimos republicando a seção ” há oito anos atrás”.
Vamos republicar nas terças-feiras e nos domingos durante os meses de janeiro e fevereiro as postagens publicadas naquele período.
Primeiro, eu não sou brasileiro. Eu sou americano e eu trabalho para uma empresa americana que tem um centro de desenvolvimento de software em Porto Alegre. Eu encontrei o INTER pelos amigos de trabalho. Durante muitas visitas de trabalho, entre os anos 2005 – 2007, eu fui a muitos jogos do INTER no Beira-Rio. Amigos me convidaram, e eu fui tomado pela paixão, pelo amor de futebol, pela torcida, e pela história do INTER. E minha última visíta não foi por causa de trabalho. Em abril 2009, fui à Porto Alegre, de Austin, Texas, para celebrar nosso Centenário. Eu estava de férias.
Eu nunca pensei que eu seria tomado dessa forma. Como uma maioria de americanos, eu não pensava muito em futebol (soccer) antes das minhas visítas à Porto Alegre para trabalhar. Graça a Deus, amigos me convidaram para ir aos jogos do INTER. Depois de dois jogos, eu fiquei 100% Colorado em 2005, e em 2006, eu me tornei sócio. Eu sou sócio ainda. Eu renovo o meu cartão cada ano.
Sabem, esportes americanos e futebol brasileiro são diferentes. Aqui nos Estados Unidos, temos muitos esportes, muitas torcidas. Americanos amam esportes, sentem paixão, gritam durante jogos, assistem aos jogos com interesse. Mas a expressão de amor, de tradição, de paixão, é muito diferente.
Por exemplo…aqui no Texas, há um time de futebol americano, profisional, “Dallas Cowboys”. Tem um monte de fãs. O time foi bem no ano passado, mas durante o caminho para o “Super Bowl”, Dallas perdeu.
Claro, a torcida ficou muito desapontada. Mas muitos fãs pensaram, “Que pena…Dallas não vai, e eu não gosto disso. Mas…New Orleans é perto de Texas….como o Dallas não pode ir, para o restante do caminho ao Super Bowl, eu torço para New Orleans Saints.”
Eu nunca ouvi alguma coisa semelhante entre os fãs de futebol brasileiro. Se o time brasileiro perdesse a chance para ganhar um campeonato, tudo acabaria. Fãs de um time que já perdeu podem secar contra um time “inimigo”, mas eu nunca ouvi, por exemplo, “O INTER perdeu, mas ainda o Flamengo tem uma chance…então para o resto de campeonato eu sou Flamengista.” Isto não acontece no Brasil na minha experiência.
Como eu sou americano e colorado, eu entendo ambas vias de pensar. Na minha mente de futebol brasileiro, para mim, há só um time – INTER. Eu sou sócio do INTER, eu sou muito orgulhoso de ser Colorado. Eu nunca, nunca penso num outro time para torcer a menos que uma vitória de outro time beneficará o INTER. Mas eu entendo quando fãs americanos torcem para um “segundo” time. Eles gostam de esportes, de jogos, de campeões. O esporte é mais importante do que o time. Se o time deles não pode ser campeão, eles seguem um outro que pode vencer. Mas ainda, eles sempre preferem o time primeiro, o time principal.
Por que eu falo Português (o meu português não é perfeito, claro, mas eu falo fluentemente)? Eu comprei um pacote de tv por satelite que inclui a Globo e o PFC. Quando os jogos do INTER são disponibilizados pela tv, eu assisto. Quando eles não estão disponíveis, eu tento assistir pela internet. Por causa da paixão pelo futebol brasileiro, por causa das minhas experiências boas em Porto Alegre (a cidade que eu penso como minha segunda casa), e por causa da cultura Colorada que eu encontrei, eu penso no INTER como meu time principal de todos os esportes do mundo. Eu sou Colorado de coração!
David R. Myers
“Ameriúcho” Colorado
INTER Para Sempre!
Prezado David, saudações Gremistas!!!
Como você sabe, no sul a flauta corre!!!
Na Libertadores vou torcer pelo nosso rival gaúcho como representante do Brasil…embora muitos colorados possam não acreditar.
Obs.: Tenho um amigão que é o Vice-Presidente de Marketing do Inter, o Avancini. Vou comunicar a ele sobre o teu Blog.
Forte Abraço e Sucesso!!!
Esse é o David que eu conheço !!!!
Também posso endossar as palavras do David, ele realmente surpreende a cada instante com seu amor pelo INTER. Eu mesmo comprovei várias e várias vezes durante estadias nos EUA e também aqui em Porto Alegre onde tive o prazer de ir juntamente com ele nos jogos do nosso glorioso time.
Ser colorado não existe palavras ou expressões que possam definir… para mim, amar o INTER é como ter uma segunda alma !! Saudações COLORADAS e rumo ao BI da América.
GRANDE DAVID!!
Parabéns pelo blog. Posso confirmar que, definitivamente, mais do que gostar do Inter, tu gostas muito mais de futebol do que eu. E isso que eu nasci no Brasil.
Um abraço e sucesso!
David, sensacional o teu depoimento.
Eh incrivel como essas diferencas culturais definem o comportamento e a paixao dos povos em relacao ao esporte. Morando aqui ha mais de 7 anos, nunca tinha visto uma analise tao proxima dessa realidade.
Sou suspeito em falar, mas amar um clube de futebol como o INTERNACIONAL eh muito mais gratificante do que apenas gostar do esporte. Eh a nossa identifidade!
Adorei o post do AMERIÚCHO!! 🙂
Muito legal saber que temos torcedores fanáticos e apaixonados que acompanham o INTER em outros países e o melhor, NÃO SÃO BRASILEIROS!!
Um amigo meu americano de Virginia acompanha sempre o resultado dos jogos e acompanha o INTER por minha causa. Inclusive mandou fazer uns adesivos de unha do Inter nos USA e enviou para mim, pois aqui no Brasil não existe.
Saudações Coloradas, Cariuxa – Rj
Grande David, li seu comentário e achei fantástico! Quero te dar os parabéns: Primeiro, por você saber tão bem a língua portuguesa apesar de não ser brasileiro. E segundo, por ser colorado de verdade. Acredito que todo colorado merece os parabéns, pois só nós colorados temos o alcance de entender o que é uma verdadeira paixão por um clube. Minha esposa também é americana e nós dois também somos sócios do INTER e também estivemos em Porto Alegre no jantar das comemorações do centenário. Gostaria de me comunicar mais com você para quem sabe podermos assistir algum jogo do INTER juntos. Também temos a Globo e o PFC aqui em Columbus, Ohio onde moramos. Um grande abraço,
Nelson R. Frantz
Sócio-Cônsul do Campeão de Tudo em Columbus, Ohio
GRANDE COLORADO DAVID ESPALHE ESTA PAIXÃO PELOS ESTADOS UNIDOS, E DIGA QUE NO SUL DA AMÉRICA DO SUL TEM UMA CIDADE QUE TEM O ÚNICO CAMPEÃO MUNDIAL FIFA.
Amar o INTERNACIONAL é fácil. Basta morar no bairro Menino Deus, ou em Porto Alegre, ou, até mesmo, no Rio Grande do Sul. Agora, estamos vendo paixões espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Este blog tem nos permitido sentir eta paixão mundo a fora. AGORA, LENDO O POST DO AMERIÚCHO, FICO EXTREMAMENTE EMOCIONADO.
Obrigado, David, pelo teu amor ao “NOSSO” INTERNACIONAL. Isto mesmo, nosso, porque é meu, é dos gaúchos e brasileiros e, me atrevo a dizer, em epecial, é teu, americano e gaúcho David.
Colorado Big brother David!
A man is revealed by his choices in life, and you’ve demonstrated that you are very clever!
Traduzido pelo : “Google” KKKKKKKKK!!!!!
I dont, speak English… Mas que voce é inteligente, ah, isso é!!
Grande David !!!
Mas que belo exemplo o seu.
Sem ter nenhuma ligação com o nosso INTER,vc enxergou o quão grande é o nosso clube e a paixão magnetizante que desperta.
Ainda mais por ser o INTER seu primeiro e principal time independente do esporte.
Se me perguntarem qual é meu ídolo americano não terei dúvidas em responder:David R. Myers.
Um grande abraço,saudações Coloradas e vamo,vamo,INTER !!!
Salve David!!!
Que bom vê-lo aqui no Arquibancada Colorada!!!
Posso endossar as palavras do David, pois estive com ele no Beira-Rio naquele gre-NAL após a festa do centenário.
Mantenos contatos por facebook e e-mails, sempre falando do nosso Inter!
Seja bem vindo a “vida” de bloguista!
SAUDAÇÕES COLORADAS VERMELHAÇAS!!!