COLORADOS QUE INVENTEI – História 01: OS CINTOS DO SANDOVAL

Voltava eu de Canoas, em um dia de verão de 2010, onde fora visitar a única irmã viva, já quase NOVENTINHA.

Parei em um posto de combustível à margem da BR e encontrei um cearense vendedor de cintos, ostentando uma camisa do SÃO PAULO FC. Não me aguentei para iniciar o papo: Como te chamas, quanto é o cinto?

Sandoval, chefe! Só 20 pila cada, couro legítimo de jegue cearense, pode escolher.

E se eu levar 3?

Faço por 55 para o sinhô, seu…

Mauro! Mauro Vozão! Tá bem, enquanto abasteço vou pensar. Mas (já me coçando de curioso) diga aí, PORQUE a camisa do SÃO PAULO, tu cearense?

Ahn, Vozão, né? Bem, porque lá no nordeste não têmo time bom, é quase tudo CANGALHA.

De Vozão Cearense…(imagem :yahoo)

Ah é? E se eu te disser que ALÉM de COLORADAÇO desde a “fábrica” do seu Adolpho, sou também um pedacinho VOZÃO cearense (Ceará Sporting Club, de Fortaleza)? Não reparaste no meu NOME? DUPLAMENTE Vozão já, se me entendes, porque já tenho uma netinha.

O QUÊ? Aqui no sul um VOZÃO? Vixe! O sinhô qué mi inloquecê? Conhece o “Siará” intão?

Conheço, sim, até todos os mandacarús de lá! Nesse instante me FINGI de “brabo” (me segurando para não rir) e passei o “mijo” nele: Caraaaca, meu, que negócio é esse de um cabeça chata torcer prá time de SÃO PAULO? É por atitudes como essa tua que aquele nosso admirável pedaço de chão, que o velho aqui também conhece bem, não vai pra frente! Que negócio é esse de babar ovo dos sudestinos, que só humilham vocês ? Se ao menos tu torcesse pelo meu INTER eu te perdoaria. Mas assim, NÃO VOU LEVAR cinto porra nenhuma! Ele literalmente RUBORIZOU!

Calma, seu Vozão, não dá nada, afinal o Sampa é FREGUEIS do Inter, não é memo?

Putz, aí o cara me pegou. Aquilo me soou como um daqueles famosos MEMOS mesmo, isto é, MEMORANDOS, de intimação para atender compromissos profissionais, que já tive que encarar. Iguais a muitos que certamente o grande  Paulo Melo aí também já recebeu de suas chefias!

Notei que ele ACUSOU o golpe e ARREMETI de novo! Trovei, trovei, mostrando o quanto eu já tinha trabalhado lá pela terra dele, o quanto admirava aquela gente, sobretudo os paupérrimos mas de coração gigante do interiorzão, que ele deveria ter ORGULHO daquilo, etc., etc. Ao final de uns 15 minutos, Sandoval BAIXOU a guarda: Qué sabê duma coisa, dotô? O sinhô tem razão, tô tirando essa camisa, A-GO-RI-NHA! E FEZ isso, na minha frente, ficando só com a regata de baixo. Obviamente então aflorou AQUELA ASA, por supuesto!

Fui para o cheque-mate: Pronto (expressão que eles adoram), Sandoval, proponho um negócio prá ti: Eu compro os 3 cintos SEM desconto, mas tu prometes que passa a torcer OU pelo Inter, OU por QUALQUER time da TUA terra, não mais lá do eixo do mal! Pode escolher! Minha estratégia era não FORÇÁ-LO a se converter em colorado.

Aperta aqui, seu Mauro, temo é qui valorizá o qui é nosso, né? Vou passar a torcer pro nosso Vozão de lá, tá? E pelo time do seu Mauro Vozão daqui, por admiração ao amigo, pela sua sinceridade! Fechado?

Feito! Mas olha lá! Trato de gaúcho com cabra macho, hein! Confio em ti! E passei a ele 3 notas de 20.

…A colorado fanático. (imagem:Google)

Obrigado pela confiança, retrucou. Qui Deus nosso sinhô mi castigue si eu não cumprir. Si o sinhô passar aqui di novo e eu TIVÉ com a camisa do Sampa, pode mandá mi prendê!

Fui saindo, sorriso escondido. Sabem que eu ACREDITEI no sujeito?

Tanto eu estava certo em minha suspeita, que o primeiro indício de sua credibilidade não tardou mais do que poucos segundos: Seu Mauro, tá aqui seus 5 PILA de trôco, não quero não! É a minha SENHA de que eu VÔ CUMPRIR o que nóis combinamo!

Nunca mais encontrei o Sandoval.

Mas querem saber? Pois acredito PIAMENTE de que temos aí vagando pelo mundo mais um andarilho NO MÍNIMO admirador de nosso Campeão de Tudo.

Eu não tenho dúvida de que ele torceu por nós naquela semi-final de Libertadores contra o São Paulo, em 28 de julho daquele mesmo ano, no Beira Rio!

Ah, não tenho MESMO

 

21 thoughts on “COLORADOS QUE INVENTEI – História 01: OS CINTOS DO SANDOVAL

    1. Só almejo que não esteja CHATEANDO outros aí, né bike, porque vivo “QUASE só futebol, mas inegociavelmente só ALEGRIA”! No dia em que me sentir de mal com a vida, e com os que me cercam, peço para me designarem para subir a lomba e ir lá em cima ajudar me amigo Jota Cristo de uma vez, rsss!
      Outro!
      Ah, e soube agora pela Rádio Arigó que os urubus estão MESMO cantando o nosso Talibã. Esguelamos o Medeiros, se ele nos aprontar uma dessas!

  1. Mauro Vozão, embaixador Colorado Brasil a fora! Angariando simpatizantes, é um grande serviço para com nosso clube, e para nós um privilégio se deliciar com seus textos e comentários!
    Abraços

    1. Pois olha, meu guru, eu nunca me quedaria para o CARGO de embaixador, até porque não teria competência. Agora, uma simples fatia, digamos aí de METADE, do DINDIN mensal dele já deixaria este velho aqui solto das patas, como se diz nos bailões lá da fronteira!
      Mas estamos aí, Nelson. E, de fato, pela oportunidade que o bom Deus me deu, lapido meu grãozinho de areia nesta praia, hehe.

      E quanto a algumas camisas com que já marchei, cada um tem um jeito de gastar o seu DÍZIMO, não é verdade, rsss? Como eu não gosto muito de ajoelhar…

      Aproveitando a ocasião, se te dignares, muito apreciaria ler a TUA escalação preferida para o nosso Inter!
      Sou um curioso, também!
      Bem como a de outras notoriedades daqui, de quem me considero aluno – Gaude, José, João Colorado-PR, Wolfgang, Dorian (sem a barba), Vanderley, etc. E mais recentemente do nosso grande Paulo Melo aí, do Paupério e companhia LIMITADA! Sim, porque, como já notei, tantos célebres redatores temos por aqui, mas que só comparecem para marcar seu ponto uma vez por mês, e consequentemente assim justificarem o seu pertinente depósito em conta, né.
      Aff, não me conformo e não me conformo com tanto desperdício de talentos! Eu que mal sei escrever faço das tripas coração para redigir meia dúzia de BOBAGENS!
      Mas enfim, vamos que vamos!

      Ah, e agora lembrei do mestre Henrique, que há dias não pinta por aqui! Cadê o Henrique? Ô cara, dê o ar da graça! Teus pitacos são importantes! Saia de baixo desse guarda-sol aí no Havaí, só contando dólares, abanado por essas gueixas mixurucas aí, meu! Tu que sei que não és gremista fanático!

      É, eu sei que não tomo jeito mesmo!
      Fraternal abraço a todos! Amo vocês!

      1. Grande Vozão, segue minha escalação coloradística;

        Danilo, Fabinho, Klaus, Cuesta, Uendel

        Dourado, Edenílson, Charles e D’Alessandro

        Pottker e Brenner

        1. Só para treplicar rapidamente, bike, como sempre respeitando a opinião de QUALQUER colorado, mormente a tua.
          Mas justificando minhas 3 divergências contigo (vai dizer QUEM está certo, né?):
          1. Eu preferiria Danilo Silva na lateral direita porque ele está retomando seu jogo e até porque é ALTO. Fabinho, para disputar bolas sobretudo pelo ALTO com atacantes marmanjões, acho POUCO. Tenha em conta QUANTOS gols já levamos pelo alto ali na zaga. Ademais, NISSO sou meio partidário da tese do velho treinador Osvaldo Rolla: Em condições similares, SEMPRE a preferência deve recair sobre um jogador MAIS GRANDE!
          2. Na lateral esquerda, diria que Carlinhos e Uéndel mais ou menos se equivalem, mas, em perfeitas condições físicas ainda sou mais Carlinhos, porque resiste melhor ao choque no corpo a corpo – Uendel me parece meio frágil para as divididas e
          3. Nico López ao invés de Brenner. Bem, está aqui quem sentenciou desde o começo, quando Brenner já passava a ser cantado em prosa e verso por vários gols, que ele NÃO me inspira confiança. Noto que ele APANHA da bola. Aqueles gols, ao MEU juízo, foram mais O ACASO. A bola BATIA nele e entrava, ou então estava de aniversário por aqueles dias. Então…
          Mas democracia é ISTO!

          Abração!

      2. Amigo Vozão!
        Pois olha que tem um texto meu já nas gavetas do Coloradaço Melo, aguardando oportunidade para ser publicado em dia de “calmaria” aqui no blog (e tem muito a ver com escalação de nosso inter, coincidentemente ao termo utilizado por você acima). Tão logo tenha esse privilégio mandarei outro que está no forno já, pronto para remeter.
        Henrique!
        Estamos sentindo sua falta aqui no blog, conhecemos o teu coloradismo e o quanto és fanático por nosso Inter.
        Publique algo aí para sabermos que está bem , aguardamos seus comentários caro amigo.

  2. Vozão, obrigado por compartilhar estes “causos” conosco…é bom sair da caixinha vez em quando…

    Em se tratando de futebol, como adepto de São Tomé, preciso ver para crer, razão pela qual minha expectativa está nas alturas para o próximo sábado, primeiro, porque o time esteve muito mais compactado no último jogo e, segundo, porque o Guto pediu este tempo para por em prática suas ideias.

    1. Putz, Wolfgang, como bom Vozão, de fato tenho muitas e boas pra contar, compartilhando-as assim com meus amados netinhos, hehe. Por conta deste privilégio que me foi concedido por meu amigo Jota Cristo, de poder zanzar durante muitos anos por todo este nosso lindo Brasilzão aí. Só que, admito, aqui não seria o forum, mas como nosso mestre Paulo tem dado corda para tanto, sobretudo para desviar a atenção de colorados amargurados com o time, estamos indo.

      Sobre nosso time, acabei de manifestar a MINHA opinião sobre a escalação ideal de nosso Inter, assim que pudermos contar com todos os jogadores em perfeitas condições. Ei-la:
      Danilo Fernandes; Danilo Silva, Klaus, Cuesta e Carlinhos; Dourado, Charles, Gutierrez e D’Alessandro; William Pottker e Nico López.

      Alguns adendos:
      Danilo Silva porque vem retomando, além da vantagem da ALTURA sobre o baixo Fabinho, por exemplo, lembrado que temos levado muitos gols de bolas aéreas – Fabinho para pular com os atacantes adversários grandalhões não dá, né;
      Carlinhos, EM CONDIÇÕES, é mais jogador e resiste melhor ao choque físico do que Uendel;
      Charles para auxiliar Dourado na contenção, está crescendo, também;
      Gutierrez (Edenilson também estaria bem) assim que já mais ambientado com o grupo;
      E na frente, acho que poucos discordariam.

      Alguém se habilitaria a dissecar melhor?
      Abraço a todos!

      1. Eu manteria o Fabinho na LD e tenho dúvidas entre Carlinhos, Uendel e Iago na LE…no meio, Edenilson é titular com Dourado…Charles e Gutierrez deveriam se revezar, sendo Charles para os jogos fora e Gutierrez para os jogos em casa…ainda tenho dúvidas entre Klaus e Danilo Silva para companhia do Cuesta…

  3. COLORADOS DENTRO E FORA TEM QUER SER O MESMO ESQUEMA !!!

    Desejo que o Internacional jogue sábado contra o Boa Esporte dentro do Beira-Rio, com o mesmo espírito competitivo e vitorioso que teve contra o Brasil de Pelotas.
    É assim que queremos ver o COLORADO jogando a competição dentro e fora de casa, e somente desta forma poderemos mais adiante ser líder isolado do Brasileirão da Série B.
    Tomara que o Guto não invente nada de anormal, tem que manter quase o mesmo time já que o Uendel estará fora, mas o encaixe, a pegada, concentração precisam ser bem intensas até o final do jogo.
    Senhores atacantes, treinem mais seus fundamentos neste retiro aí em VIAMÃO, para que o aproveitamento dos seus chutes possam ser quase 99,9%, quem sabe assim a BOLA vai entrar no GOL.

    Abs. Dorian Bueno – Google + Plus, POA, 27.06.2017

  4. O CORINTHIANS, SEMPRE JOGA DE FORMA COERENTE, JÁ O INTER !!!

    Quem assistiu ao jogo do Corinthians contra Grêmio pode ver que eles mantiveram o mesmo esquema vitorioso em todos os jogos, ou seja, possuem uma equipe para jogar futebol do início ao fim.
    Defendem com muita eficiência através do seu grande goleiro Cássio, com a marcação dos seus zagueiros, laterais, volantes, meio campistas, e atacam de forma mortal quando possível.
    Pelo fato da melhor defesa ser deles, reforça que o esquema implantado está dando certo, por que sempre fazem aquele GOL que garante a VITÓRIA.
    Quando o conjunto funciona em prol de todos, o esforço da dedicação dos jogadores durante todo o tempo é brindada com uma grande VITÓRIA, mesmo que seja de um a zero, mas que sempre vale três pontos.
    Parabéns ao jovem treinador Fábio Carille, que consegue ter o grupo na mão para desenvolver suas ideias dentro do campo, e por ser Líder da Série A.
    Abs. Dorian Bueno, Torcedor do Internacional, Colorado, Google+ Plus, POA, 27.06.2017

  5. VOLTANDO AO QUE É IMPORTANTE, O FUTEBOL

    Pois olhem, arredando as histórias para o lado, não posso deixar passar batido sem uma palavrinha ao menos para DUAS coisas que julgo importantes, neste momento:

    1) A EVOLUÇÃO
    Tênue, ainda, mas enfim, evolução do time do nosso Inter em campo. PARECE que em algumas coisinhas o Guto já anda mexendo. A maior velocidade nas jogadas é uma, vista naquele jogo contra o Brasil de Pelotas. E NÃO foi pela fragilidade do adversário, não. Notei isto, inclusive pelo robustecimento da meia cancha, que já seria OUTRA melhoradinha. Na defesa, sou só eu que começo a achar? Klaus me sinaliza bem, é alto, forte, ágil e lutador, embora carecendo de aprimoramento técnico, o que deve vir com o andar da carruagem. E aí estaria bem a nossa zaga, com ele e Cuesta.

    2) O ADMIRÁVEL PLANO DE NOVOS SÓCIOS COLORADOS, PRÁ MASSA.
    Aprovado ontem pelo Conselho Deliberativo do clube, em que os torcedores comprovadamente menos aquinhoados ainda do que eu pagarão mensalidade de apenas R$ 10.
    Exigível apenas que comprovem ganhar só até dois salários mínimos (por MÊS, não por poema declamado que nem os do Dorian ou galho de araucária vendido que nem os do Wolfgang), ou ser aluno de escola pública, para não virarem tão espertos quanto tantos que escrevem aqui.
    Torcedores que deverão ter uma reserva de ingressos para TODOS os jogos, após as vendas nas demais modalidades.
    Já pensaram na massa assistindo finais de Libertadores no nosso templo sagrado por apenas DEZ MANGOS mensais? Lindooo! Tim! Tim!

  6. Grande Vozão, obrigado por nos brindar com esta pérola vivida na querência. Este é o espírito da coisa, brincando, se divertindo, mas no fundo, tarrafeando alguém para se bandear para o nosso lado. Muito bom, amigo.

    Só pra te incendiar, viste outra pérola que o Dorian desencavou do baú do tempo pra mostrar aqui como era o dia a dia lá no blog da Ipiranga? Acho que está no post passado, onde eu jogo lenha na fogueira. Estamos aguardando o parecer do amigo.
    Grande abraço.

    1. Corrigindo: a resposta do Dorian está no post do Melo, dia 24/6 e a minha incendiada, no dia seguinte ao jogo do Brasil-PE, no da Simone.

      1. Gaude, meu bruxo! Putz, durmo sem a mulher, mas não durmo sem ler tudo aqui do Blog também! Saudade daqueles tempos, quando naquele Blog, que era uma zorra, boa, mas uma zorra (os simpáticos blogueiros eram “os liberais”, rsss), se podia escrever um monte de bobagens! Outro dia cheguei a SONHAR com o Patetinha dependurado na tela da Encol, com o Dorian de pé em cima de um banquinho, óculos redondos a la John Lenon, a uns 13,5 metros de distância, declamando Camões pra ele, vê se pode! Ah, e de BARBA, ainda! Parodiando um amigo lá da turma do Tio Maurício, “não ichcapa nada deste ancião aqui”, hehe. Eu só não posso é dar muita bandeira, né, afinal ainda não conheço bem o “quão brabos” são os nossos gurus chefes daqui. Porquanto inteligentes, já vi que são.
        Ah, e só mais uma pitadinha, tu sabe que depois, revendo os planos por aquele tumulto, constatei que fora omisso, muito omisso, recordando que ao menos DUAS mesas faltaram ser nominadas: a dos Arranca-Toco, como diria o meu ídolo DEDÉ (o piá tapa-buracos de asfalto que assim me referiu nosso Inter certa vez), daqueles que viviam apregoando profundas teses sobre futebol, como se fossem os tais lá dentro também mas sequer sabiam que a partir de lateral não há impedimento; e a dos Barrados do Baile, composta pelos que eram expulsos do Blog por dizerem algumas verdades aos blogueiros e depois tinham que engolir em seco tudo o que era postado, apenas lendo, porque não tinham o direito de se defender, rsss. Na verdade, nem lembro bem o nome de barrados do baile LÁ.
        Epa, e tenho que parar por aqui também!
        Mas, ó, quem sabe nossos notáveis comandantes deste portal também se disponham a abrir a guaiaca e lá pelo fim do ano, depois de o Inter estar de volta para a A, né!
        Imagino que até o Wolfgang descole um tempo e venha com seu jatinho mixuruca!
        Grande abraço!

        1. Gaude e Vozão, lembro dessa singular coluna, fruto de um cuidadoso estudo sobre a forma de cada um escrever no blog, foi uma pérola. Lembro também dos comentários, me diverti com alguém reclamando de sua mesa, pois não acho nada legal e não levou na esportiva , um trabalho adicional pro Vozão explicar a brincadeira.
          Lembrei também dos “arranca rabos” que acontecia por lá…..

  7. Alô você Mauro Vozão!
    Muito bom, e vamos nós garimpando Sandovais por aí. Mãos um, mais um. Ah, muito obrigado pela referência.
    Coloradamente,
    Melo

    1. Grande Paulo!
      Só lamento que os cintos do Sandoval racharam tudo, hehe! Que couro de jegue, coisa nenhuma, rsss! Mas valeu! Não queiras saber o que eu ri assim que me afastei do cabra! Imagine aquele tipo magrela, chapéu de palha, esquálido, cor AMARELADA como quem está atacado do fígado, e bigodinho RALO, tipo Jeca Tatu! Mah! Quando cheguei em casa e contei pra mulher, era um kkk só, rsss!
      Histórias, histórias e mais histórias! O que a gente não faz, e não se INCOMODA, por um clube que ama, não é mesmo?
      De tudo isto, uma CONVICÇÃO: O São Paulo PERDEU um torcedor! E nós ganhamos ao menos mais um ADMIRADOR! Isto eu garanto!
      Abraço a todos aí que tiverem saco de ler! Só rindo mesmo, para contrabalançar com nossa atual desgraça!
      Simbora, Inter! Agora, vai! Já após os dois próximos compromissos estaremos NAS CABEÇAS! Ihúúú!

  8. Boa, boa, Paulo! Nada como trabalhar em meio a pessoas inteligentes e talentosas. Eu colaboro com alguma ideia e os ARTISTAS do BAC com o verdadeiro mérito do trabalho de acabamento, rsss!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.