“Futebol e Gastronomia não se misturam”. Imagino que você nunca ouviu essa frase, afinal, ela nunca foi dita por nenhuma pessoa na face da Terra. Até porque são dois assuntos completamente diferentes. Entretanto, passamos por situações parecidas com o esporte a culinária. Em um momento que comemos alguma comida ruim, temos o mesmo sentimento de derrota. Já quando comemos nossa comida favorita, sorrimos, por isso temos o sentimento de vitória. Enfim, podem perceber que apesar das diferenças, o futebol e a gastronomia se ligam, mesmo que paralelos.
Quando resolvi lembrar da campanha colorada no Beira Rio neste último campeonato brasileiro, lembrei da culinária. Vou te explicar o porquê em tópicos.
Aperitivo amargo
Sempre quando iremos em um restaurante, aparecem no cardápio os aperitivos. Nosso objetivo é, claro, pedir o aperitivo favorito no momento. Mesmo assim, às vezes, quando ele chega, não foi feito de maneira cuidadosa pelo chefe, ou ele não é a melhor pessoa para isto. O início do Inter no Beira Rio foi assim, atuações que não empolgavam o torcedor e traziam dúvidas de como seria a temporada colorada. Felizmente, este momento teve um final.
Chocolate (s)
Como vocês sabem, o termo “chocolate” no futebol se remete quando uma equipe goleia a outra, ou seja, ela da um chocolate na outra. Neste ano, o Internacional aplicou muitos chocolates. Na Sulamericana foi um 5 x 1 sobre o 9 de Octubre, jogo que pode ser um kinder ovo, porque teve surpresa. O Rodrigo Dourado marcou três gols, surpreendendo a todos os colorados.
Os outros chocolates foram aplicados no campeonato brasileiro (e não foram poucos). Teve o 3 x 0 contra o Atlético MG, jogo que resolvemos tudo em apenas 30 minutos. Já teve o outro 3 x 0 sobre o Fluminense. Mas este jogo representa aquela chocolate 70% cacau, que é meio amargo, porque foi após a eliminação pro Melgar.
O outro doce aplicado pelo Inter foi o 4 x 0 contra o Juventude, que representou um chocolate gaudério, como aqueles que comemos na Beira das estradas da Serra Gaúcha.
O último chocolate foi contra o Palmeiras. “O Palmeiras estava com o time reserva”, bom realmente estava, mas era o Palmeiras. Os jogadores que atuaram na partida fazem parte do elenco do atual campeão brasileiro. O jogo aconteceu depois do Halloween, então pode-se dizer que o Colorado aplicou gostosuras para a sua torcida e travessuras para o verdão.
Galo
A goleada contra o Atlético MG não representou só o chocolate. Já que o mascote do clube mineiro é um galo e a partida foi em um domingo (data conhecida pelo galeto no Rio Grande do Sul), podemos dizer que temos galeto no Beira Rio? Enfim, é uma boa pergunta a ser lançada.
Porco
Se você não gosta de galeto, não te preocupa, o porco se fez presente no estádio do Inter em 2022. E no dia 13 de novembro foi servido de “maneira deliciosa” pelos jogadores do Inter. Os chefes Mauricio, Alemão e Braian Romero realizaram um bom serviço, além dos ajudantes De Pena e Wanderson.
Coisas de Dorian Bueno – Coréia do Beira Rio 🏟️ 🇮🇩x 🇰🇷 Coreia do Sul!!!
A nossa saudosa torcida da Córeia Colorada foi muito mais feliz no seu exclusivo espaço, do que os jogadores coreanos que levaram hoje da seleção do Brasil lá no Catar, um baita chocolate de 4×1.
Quanto aos torcedores que pagavam baratinho para ficar em pé torcendo e colocando seu bafão nos adversários do Internacional, isto sim era maravilhoso de ver dentro do antigo Beira-Rio, mesmo que eles apenas tinham a visão pela metade, mas um tremendo coração e ouvido Colorado.
Lembro que uma vez li o que Luis Fernando Veríssimo escreveu semelhante a isto.
“O frequentador da Coréia é o único torcedor autêntico do futebol. Não é o espetáculo que o atrai. Dali onde ele fica não se vê espetáculo algum. A única visão desimpedida que ele tem é dos fundilhos do bandeirinha. O resto ele adivinha. O coreano está ali porque tem que estar. Seu compromisso não é com o jogo, que ele não vê, é com o time. Como não enxerga os detalhes, vive apenas os momentos decisivos do jogo, as grandes explosões. O resto é uma angústia cega, de pescoço esticado”. (LFV)
Abs. Dorian Bueno
Que show Messias relembrar tantos momentos legais do Inter em 2022, mostrando que a temporada foi um sucesso!
Alô você Messias!
Brilhante a analogia, muito talentosa e bem humorada.
Viajando nessa ideia, somos um espaço Gourmet 5 estrelas?
Diretamente da Cavalhada
Coloradamente
Melo