Bagunça organizada!

Brasil-POA-RS-estadio Beira Rio Partida valida pela 38 rodada do campeonato Brasileiro 06-12-09 Torcida colorada no Beira Rio foto Alexandre Lops
Torcida, porque não 0rganizar? (Imagem: Alexandre Lopes)
Esta poderia ser o verdadeiro nome das TOs hoje no Beira Rio. Não estou falando de violência (pelo menos neste momento parece que as cosias sossegaram). Mas estou falando da ação durante o jogo. São quatro as torcidas organizadas com instrumentos. As quatro batucam, cada uma a seu ritmo, e cantam músicas invariavelmente diferentes….O resultado, principalmente em jogo menores, quando o público não passa de 20 mil pessoas, é a irritação de quem está por perto. É tamanha a confusão de cânticos, que ninguem entende nada, ninguem consegue eleger uma música para cantar e o estádio vira uma babel. Quando o estádio está lotado, normalmente a torcida chamada de torcida amendoim, pega o coro e vai,definindo a musica que será escutada por todos.

Neste Inter x Avaí, identifiquei algumas cosias a serem saudadas e outras repudiadas. A ser saudada: a organização do espetáculo resolveu que colocaria o hino Brasileiro para ser executado em determinado volume, capaz de enterrar as manifestações das organizadas. Muito bem. Eles não respeitam o hino nacional, o que pra mim atrapalha a venda de imagem positiva do Inter no restante do país, pra ficar nesta questão mais clubística, pois se nos enveredarmos pela questão educação, civismo e etc, aí não terminaríamos mais. Minha sugestão, que já foi passada oficialmente para o Alexandre Limeira, é que se peça gentilmente ao senhores e senhoras das organizadas (já que eles podem querer mais do que o restante do estádio todo, podem também entender e agir conforme o solicitado) que cantem o hino nacional, e após o hino Rio grandense. Ambos com o respeito que merecem. Por enquanto, colocar o hino bem alto no estádio ajuda….
Tambem neste Inter x Avaí, percebi que os aniversariantes do mês estão sendo convidados a entrar em campo e percorrer 1/4 do gramado artificial que ladeia o campo de jogo. Uma iniciativa interessante, cuja autoria não sei se é nossa ou do co irmão, que faz igual, mas que enche a todos de alegria com a oportunidade de se ver alí tão perto de onde a equipe tem buscado vitórias fabulosas. Mas o que me chamou a atenção, e me fizeram repudiar a possibilidade de que sejam hipóteses verdadeiras, foram duas coisas: a primeira é que um grupo de músico das TOs faz a corte aos aniversariantes. São mesmo as várias TOs que formam aquele conjunto básico ou são apenas os músicos da Popular? (os bumbos eram da popular) Se são só da Popular, porque são apenas da popular? As demais bandas não podem ter seus integrantes em evidência? Porque? Se são, que legal. Quem sabe daí nasce uma união para que todas as 4 bandas formem apenas uma já que o nome diz tudo: Torcida Organizada do INTER! Quem sabe? esta é uma sugestão que já repassei tambem ao Alexandre Limeira.
A segunda observação é que um dos músicos, que adentrou o campo com os aniversariantes, estava de forma, para mim embaraçosa, com a camiseta do Flamengo! Sim senhores, com a camisa do Flamengo. Então me pergunto: Porque um torcedor da dita maior torcida organizada do Inter está na mesma, fazendo propaganda para o Flamengo? Esta é a torcida que canta e torce incondicionalmente PELO INTERNACIONAL? Porque deixaram entrar no gramado, para ganhar evidência alguem que veste a camisa de outro clube dentro do Gigante da Beira Rio? Saibam os senhores, que alguns colorados tentaram ver o jogo no estádio PÚBLICO do Maracaná, na torcida mista de lá, com a camiseta do Inter e não puderam. Porque aqui no Beira Rio, alguem com a camisa de outro clube não só vai ao estádio, como entra em campo e como parte da TO faz pressão para ter o estádio do jeito que quer e como quer?
Gostaria de ouvir justificativas, explicações, sei lá,  para estas questões.
Estou certa que a direção atual tem se esforçado para manter o Gigante lindo,para que tudo faça parte do espetáculo da melhor e da mais bonita maneira que puder. Mas algumas coisas, como a retirada das cadeiras atrás do gol, apesar de estarmos pagando pelas cadeiras padrão FIFA nas nossas mensalidades, estão acontecendo devagar, mas a contento de alguns.
Gostaria de saber. Só isso
Valeram os tres pontos, a certeza de que Anderson, Luque e Alan Rushel estão a passeio no Inter,  e a comprovação de que o que lota o gigante e faz a torcida meter  pressão nos adversários é a possibilidade de um bom jogo, jogo importante, jogo grande, bom futebol. Não se trata de espetáculo de TO ou de ingresso barato. Trata-se do velho é bom futebol.
Saudações coloradas!
Adriana Paranhos

5 thoughts on “Bagunça organizada!

  1. Olá pessoal concordo com o que foi colocado por todos mas o que fico indignada cada vez que vou no beira-rio e q educação dos torcedores, poxa colocam os pés nas cadeiras que falta de educação.Eu já tive a experiência de estar sentada e a pessoa que estava atrás colocou o pé na minha cadeira acho que isso deveria ser passado pois acho eu que na sua casa não coloca os pés de calçado no sofá .

    1. Concordo absolutamente com você Rafaela e acredito que uma campanha educacional do clube com os torcedores ajude. Aliás, temos que deixar claro isso, o clube vem fazendo um esforço tremendo no sentido de manter o Beira Rio bonito, com um padrão pra lá de confortável e agora tambem limpo. Seria apenas mais um item para entrar na campanha. Não coloque seus pés nas cadeiras…. Vou sugerir!

  2. Oi Adriana. Concordo com o que falaste sobre as torcidas organizadas. Seguidamente nos jogos que vou assistir no Beira Rio me coloco perto das torcidas organizadas pois acho bacana fazer parte dos cantos das bandas e também não entendo por que não podem ser cantadas as mesmas músicas . Mas queria colocar uma outra coisa que em alguns jogos estou me indignando com essa situação. Tanto no Grenal quanto no jogo contra o Atlético MG adentrei ao estádio assim que os portões foram abertos e a fila me permitiu e me deparo com a seguinte situação: Lugares reservados, grandes espaços reservados a determinadas torcidas organizadas. Partindo do inicio até concordaria em partes por respeitar o quanto o clube precisa de tal apoio nas arquibancadas mas daí perceber que nesses lugares reservados 40, 50, até mais lugares em torno de fitas, ver que esses mesmos torcedores chegam a menos de 30 minutos de se iniciar as partidas acho uma falta de respeito tremenda. Poxa, tem gente que viaja dezenas de horas pra ver o Inter e tem lugares marcados dentro do estádio na “ÁREA LIVRE”. No grenal pessoas sentaram nas cadeiras que estavam circuladas com fitas e perto da hora do jogo com o estádio já lotado em toda inferior fizeram com que essas pessoas levantasse e procurassem outro lugar e o que me deixou mais perplexo é ter que ver um casal com mais de 70 anos ambos serem tratados de uma forma indigna. Se é só marcar com uma fita um lugar no estádio, poder chegar meia hora antes do jogo “eu também quero”. Quer dizer, não quero, pois isso não se faz. Quer lugar garantido e bonitinho pra assistir ao jogo faça por merecer e o mínimo que se chegue com antecedência ao estádio. Valeu galera

    1. Isso realmente merece um posicionamento do clube, já que o que narraste retira o direito do setor livre do sócio colorado. Pois eu mesma, se quisesse, poderia me dirigir para a Popular, por exemplo, na abertura dos portões, me sentar lá e permanecer assim durante o jogo todo. A modalidade de sócio para que contribuo me permite isso.ter que levantar para dar espaço para quem chegou mais tarde e não poder ficar naquele setor é um abuso e uma irregularidade. Gostaria que o Sport Club Internacional se posicionasse a respeito disso. Porque a diferença? As TOS pagam menos, ganham ingresso e podem expulsar o sócio que tem direito ao lugar de ficar alí?

  3. Alô você Adriana!
    concordo com aas tuas observações quanto ao comportamento das TOs. é preciso que o dirigente encarregado da pasta converse com as torcidas e lembre a eles que são torcidas do INTER e portanto unir para somar é prioritário e inteligente.
    Quanto a camisa de outro clube em ato que deveria ser exclusivo do colorado, cabe regra, TEM QUE COMPARECER COM A CAMISA DO INTER, pronto está resolvido.
    Com referência ao jogo de domingo eu vi progresso no Anderson, correu se aplicou e até andou ensaiando suas arrancadas, está progredindo sim, eu acredito.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.