POIS MEUS CAROS IRMÃOS DE, CONFINAMENTO o nosso SC INTERNACIONAL, tem se notabilizados por trazer para os seus quadros um considerável número de jogadores estrangeiros, isso é sabido, evidentemente. Em razão disso , talvez pela proximidade, um considerável contingente Uruguaio serviu aos interesses Colorados. Segundo a história os habitantes da região eram denominados charruas ou charrúas índios que habitavam os campos dos atuais territórios do Uruguai, do nordeste da Argentina. TALVEZ,o mais famoso de todos os Uruguaios a envergarem a gloriosa camiseta alvi-rubra foi RUBEN PAZ que era nos bastidores chamado carinhosamente de CHARRUA.
Consta que o primeiro foi Florêncio Ygartua Filho (Montevideo, 11 de setembro de 1892) fez sua estreia pelo Inter em 21 de agosto de 1910, no oitavo jogo da história do Clube, na derrota de 3×1 para o Militar F.C, jogo válido pelo Campeonato Citadino. Justamente por ter sido um Uruguaio o primeiro que se tem notícia resolvi fazer uma seleção CHARRUA, fui também influenciado pelos comentários de meu pai ( Seu Melão) que dizia ter visto um goleiro brilhante chamado La Paz, em 1959, ano em que La Paz deixou o INTER Então somente jogadores Uruguaios que passaram pelo INTER. Procurei também reavivar as expressões verbais utilizadas na época de cada um para determinar as posições. Fiz algumas adaptações porque como bom treinador tive que adaptar o esquema tático 1-4-4-2, em função da disponibilidade do elenco.
Clique ABAIXO e veja um gol do Rubem Paz contra a Seleção da Irlanda, COPA KIRIN DE 1984 https://youtu.be/yJLyWQyQ75g
Goleiro – Goalkeeper – LA PAZ (1954 a 1959) Campeão Gaúcho em 1955
Lateral direito BRUNO SILVA (2010) Campeão da Libertadores da América 2010
Zagueiro – AGUIRREGARAY (1988ª 1989)
Zagueiro –SORONDO (2007 a 2011) Campeão Gaúcho 2008 e 2009- Libertadores 2010
Lateral esquerdo – half esquerdo( left half) – RAUL DIAS (1949 a 1950) Campeão gaúcho 1950
Volante – center–half (centro-médio) – LAMAS (1969) Campeão Gaúcho de 1969
Volante – JÚLIO PEREZ (1957)
Meia – FORLAN (2014) Campeão Gaúcho de 2014
Meia – RUBEM PAZ (1982 a 1986) Campeão Gaúcho de 1982, 83 e 84
Atacante – URRUSMENDI (1969) Campeão Gaúcho de 1969
Atacante – DIEGO AGUIRRE (1988 A 1989)
Treinador – JORGE FOSSATI (2010)
Auxiliar – PEDRO ROCHA (1996)
Banco de reservas
Goleiro – RIZZO (1937)
Zagueiro- SALOMON (1978) Campeão Gaúcho de 1978
Meio campo – ICA (1964 a 1965)
Atacantes – NICO LOPES Campeão Gaúcho de 2016
Meu bruxo!
Excelente essa sua ideia, conheci alguns pois quando comecei a ter clara vontade de vivenciar o futebol profissional, minhas dificuldades financeiras eram grandes com isso não ia muito ao estádio quando fui começar a frequentar os Eucaliptos e posteriormente o Beira-rio já estava morando no interior e vinha a Porto Alegre só em alguns fins de semana. Como bom colorado sempre procurei ler e colecionar algumas coletâneas que foram produzidas e busquei me informar a respeito da história do Clube. Meu pai, falava muito sobre as qualidades do LA PAZ, do famoso “rolo compressor”, conheci o Florindo já aposentado ma realmente quem mais me encantou desses foi o RUBEM PAZ mais de uma vez. Gostei, com falei no inicio da ideia. Um forte abraço.
Alô você Mário!
Obrigado por seu comentário!
Somos contemporânes e portanto vivenciamos os acontecimentos do mesmo péríodo. Como escrevi no post tenho convicção de que fui aos Eucaliptos e vi La Paz até porque comecei a ir pelas mãos do seu Melãop com 4 ou 5 anos de idade, só que minha memória não ajuda com detalhes, quanto a Rubén Paz ainda hoje se pode ver batendo uma bolinha MUITO EXPERTA em que pese o adiantado da idade, dessa forma quem não viu pode aquilatar as qualidades quando ainda estava em atividade profissional.
Coloradamente,
Melo
Uma ótima, inclusive os treinadores Fossati e o Pedro Rocha são dois dos que mais admiro. La Paz era um grande goleiro, campeão de 1955. Urrusmendi foi dado como o cara que iniciou a grande briga na verdade atribuiram a ele, ele participu mas não foi o responsável isolado. Vi também Lamas, Aguiregaray, Diego Aguirre, enfim essa seleção ficou muito boa, ia dar trabalho, e evidente que o craque é Rubém Paz. Um abraço
Alô você Lauro Baldi!
Obrigado por seu comentário!
Sou da turma que acho que talvez tenha faltado material humano para o Pedro Rocha e o Fossati sedimentou o time que ao final da missão conseguiu o BI- campeonato da América. Alfredo Lamas era muito elegante, eu o achava um exelente “Centro médio”, já Rubén Paz de fato é uma unanimidade.
Coloramente,
Melo
Olá Melo! Vi poucos jogarem!! Dos que eu vi, Sorondo, Forlan e Aguirre com certeza foram os melhores. Fossati como técnico achava meio confuso, mas não tenho como rotular de mau técnico.
Alô você Gerson!
Obrigado por seu comentário!
Minha memória mais curta, aponta para Diego Forlan o filho do Pablo, como a maior expressão dos últimos tempos. Já quanto ao J. Fossati, mesmo sem ser brilhante, me deu a impressão de ter sedimentado bem a base que se tornaria BI da América. mas enfim, esse espaço é para cada um opinar livremente e assim sendo está validada a tua impressão.
Coloradamente,
Melo
Grande seleção usando a camisa colorada, mas meu craque é Rubem paz
Alô você Donato!
Obrigado por seu comentário!
Bem, me parece que Rubén Paz é unanimidade entre os Colorados. Cracaço de bola, e o que muita gente não lembra: foi comprado com o dinheiro “deles’ que pagaram o passe do Batista que estava na Federação.
Coloradamente,
Melo
Boa tarde BAC, saudações ao nosso historiador Melo, belo texto, uma história dos Charruas que jogaram no nosso Colorado. Quando se fala de uruguaios lembro-me do Ruben Paz, um jogador de estilo refinado, tb me vem a mente Furlan e por último o Nico Lopes, todos a sua maneira somaram. Não podemos esquecer do Fossatti e Diego Aguirre, que apesar de um sistema uruguaio de treinar também deixaram sua contribuição. Dale Colorado…
Alô você Leonel!
Obrigado por seu comentário!
Fizestes a Seleção da seleção. Rubèn Paz o maior deles, sem dúvidas. A referência aos treinadores ´me parece justa, especialmente ao Jorge Fossati que foi em verdade o “arquiteto” da equipe BI-CAMPEÃ DA AMÉRICA.
Coloradamente,
Melo
Olá Melo,
Vi alguns jogarem, desse o que mais marcou com toda certeza foi Ruben Paz, jogador que se tivéssemos um time a sua altura, iria ser o que D’Ale é hoje. Salomon foi o representante negativo dessa seleção, jogador mediano que talvez até poderia dar mais resposta se não tivesse quebrado a perna em um GRENAL.
Alô você Júlio!
Obrigado por seu comentário!
Muito oportuna a lembrança da semelhança entre o futebol do “Charrua” e do “Cabezon”, aliás, segundo o D’Ale, Rubén Paz é o seu grande ídolo.
Coloradamente,
Melo
Oi Melo. Talvez seja o nosso INTER, a equipe Brasileira que maus contratou estrangeiros. La Paz, R Paz, deixaram saudades, como pessoas e como jogadores. Alguns não foram brilhantes e outros , tiveram uma passagem melancólica. Uruguaios , Chilenos, Argentinos, Peruanos, talvez tenha mais alguma Nacionalidade que não lembro no momento.
Alô você L Godoy!
OBRIGADO POR SEU COMENTÁRIO
De fato, aproveitei esses dias para me debruçar sobre a matéria. o Repertório é grande.
Coloradamente,
Melo
Olá Melo, realmente não cozinho na terceira fervura, assisti a maioria jogar, o que mais gostei foi do Rubem Paz, abraço.
Alô você Roldan!
OBRIGADO POR SEU COMENTÁRIO
Pois é, tirando o pessoal da década de 40 os demais foram vistos por esse seu amigo, alguns da década de 50 (finais) eu muito pequeno vi jogar embora a memória de um menino de 4 ou cinco anos, idade que comecei a frequentar os Eucalíptos seja muito seletiva.
Coloradamente,
Melo
Na história do E.C. INTERNACIONAL, houveram muitos jogadores da República Oriental do Uruguai. Conheci alguns!
Ruben PAZ, ídolo Colorado, até hoje lembro com saudade daquele brilhante futebol, sendo que foi Ídolo de uma Geração. É COLORADO até hoje, reside em Ribeira. Deixou saudades. Quando Dom Elias Fiqueiria partiu com destino ao Palestino, seu clube de origem no Futebol, a direção trouxe outro zagueiro. SALOMON.Foi um pequeno desastre, zagueiro lento, nunca foi titular. Em 07de Setembro de 1978, num GRENAL que já não tinha valor para o CAMPEONATO GAUCHO, SALOMON foi vítima de um jogador do time das camisas CÓDIGO DE BARRAS, teve uma perna fraturado com fratura exposta e nunca mais jogou futebol. Mas houveram outros !
Alô você Rudimar!
OBRIGADO POR SEU COMENTÁRIO
Lembro do Salomon. Alto meio desengonçado, mas o curioso é que foi contratado por ter sido o melhor jogador do Uruguai na época. No Inter mesmo o pessoal que o via treinar “desconfiava” de sua real capacidade.
Coloradamente,
Melo
Olá Melo, muito boa tua escalação. Temos uma grande relação com o Uruguai. Concordo com todos os nomes, porém troco o Fossati pelo Aguirre. O time de 2015 era muito bom e ele foi campeão, coisa que o Fossati não foi.
Abraços Messias Fortes
Alô você Messias!
Obrigado pelo comentário.
Talvez tu não tenhas te dado conta, mas o centroavante da SELEINTER é o Diego Aguirre, razão pela qual ele não pode ser o treinador. Ah, ah, ah!
Coloradamente,
Melo