Em o Rio Grande do Sul, pós Covid-19 e Enchentes, agora em momento singular, erguem-se novamente, desta vez, para uma das suas maiores comemorações futebolísticas regionais que o torcedor gaúcho tanto anseia: 2025 –fevereiro – 08 Arena do Grêmio(será?)- GRENAL 444!
Como sempre, dito popular: “Gre-Nal é GRE-NAL”! Significa que jamais será aceito o tal de “favoritismo”. Torcedor consciente sabe disto; torcedor fanático aposta em goleada no Eterno Rival! Já o torcedor Raiz, assimila a derrota com olhos de vidente, que poderia ser pior, e nada como o dia de amanhã! Entretanto, tem também o torcedor “muito torcedor”, amante “ Ad Eternum “ de seu time! Aquele que torce incondicionalmente pelo seu Clube, pelo seu time, pela sua camiseta! Que carrega o manto vermelho e branco sobre sua pele e quando a retira permanece sua sombra lacrada em sua alma! Este é INCONDICIONAL !
O GRENAL 444 traz em sua essência, não somente como mais um na estatística da rivalidade local. O que estará em jogo, fora das quatro linhas, a presente expectativa da conquista do título gaúcho de 2025! Entretanto, será dentro das quatro linhas que a partir de seu derradeiro apito de final depois de noventa minutos ou mais, que a esperança delineada poderá ser mais evidente, para o lado que a Vitória sorrir.
O GRENAL 444 – vem, pelo lado AZUL, com o compromisso de alcançar, inédito título de Campeão Gaúcho pela oitava vez consecutiva, título de OCTACAMPEÃO que NUNCA TEVE EM SUA GALERIA DE TROFÉUS DESDE A SUA FUNDAÇÃO – 1903!
O GRENAL 444 – traz, pelo lado VERMELHO – A HEGEMONIA consolidada de QUARENTA E OITO ANOS O INÉDITO TÍTULO DE OCTA-CAMPEÃO GAÚCHO – 1969 A 1976 !
Isto posto, creio que, para um Gre-Nal que a grosso modo, seria apenas “mais um”, o peso que representa para o torcedor COLORADO: Consciente, FANÁTICO, Raiz, e MUITO COlORADO, a expectativa é a mesma, quando se visita um Salão de Festas, mesmo que seja alugado: devemos brilhar, desfilar nossa fidalguia, ostentar se necessário: humildade, respeito e um grande futebol a nível de ESPETÁCULO! E, SE OS DEUSES COLABORAREM, A GRANDE VITORIA!
O GRENAL 444 – AQUI COMEÇA A CERTEZA DO CAMPEÃO GAÚCHO DE 2025
Poderíamos ter massacrado os azuis ,mas a falta de concentração atrapalhou na hora de fazer o gol ,mas no próximo eles não escapam ,vamos inter.
Salve, Du Carvalho!! Concordo plenamente. Soma-se as circunstâncias da partida que alteraram significativamente o emocional da equipe resultando no “honroso.empate”! E, S.M.J., saímos de campo levando um ponto acompanhado de um sorriso amarelo, enquanto o coirmão, machucado de três anos de reveses, festejaram como se fosse uma grande Vitória. Abraço! Volte sempre!!
Salve, Veríssimo! PROCON , grande veículo! O fato é que o confronto é “na Casa deles”, o que de certa forma nos dá uma grande vantagem: a torcida em “seu Estádio” OBRIGA o coirmão a atacar! Isto torna o jogo mais eletrizante porque as oportunidades de gols serão aparentes. Não acredito que a torcida aceite seu time, em sua casa, jogar com esquema defensivo. Entretanto, como se diz: Grenal é GRENAL, então, tudo pode acontecer(inclusive nada)! Abraço!
Grande Jardim, onde florescem flores sem espinhos!
Não é o nosso caso que amamos o Inter: é Belo, é grande, e formoso como a Rosa; por isso há sete anos suportamos os espinhos. Quiçá hoje possamos ter a volta da alegria em uma vitória e mesmo que não ocorra, agirmos como “o Sândalo que perfuma o Machado que o fere!” Grande abraço!
Bom dia Jaldemir e demais Amigos do BAC.
O greNal é um clássico tão grandioso, que jamais deveria terminar em empate.
Neste caso, sempre que ocorresse isso, deveriam haver pênaltis para definir um vencedor.
Enfim, voltando a realidade, teremos hoje mais um clássico na casa alugada do adversário.
Sem clubismo, nosso time é melhor dentro e fora de campo, portanto posso acreditar na vitória, talvez não dê maneira fácil, mas venceremos.
Não sei a escalação mas com o jogo da última quarta feira, fiquei com uma boa impressão.
Temos plantel!
Um abraço a todos.
O Queeee!!! Bom Dia Jaldemir! Um dia de Clássico Sul Rio-Grandense que será marcado no histórico dos GRENAIS, onde a Garra, determinação, vontade de vencer e aplicação tática estará a prova pelas equipes Colorada e Gremista, como torcedor estaremos atentos tendo um pouco de cada uma das qualificações que você mencionou em seu post, haverá um combustível a mais nesse confronto que é as estatísticas alcançadas no decorrer dos 444 greNais os quais resultam em títulos conquistados no campeonato Gaúcho. O Adversário perdendo se complica na fase classificatória de 2025, o Inter precisa de uma auto afirmação buscando a vitória em cima de seu principal rival, neste contexto teremos uma disputa eletrizante mas com cautelas pois é fase classificatória ainda e isso pode amornar os ânimos. Bem é um confronto que balança os Gaúchos vamos ver o que trará esse primeiro encontro de Azul e Vermelho no ano de 2025 nessa noite de sábado na Capital do Estado. CARGA TOTAL INTER rumo à Vitória.
Encarnadamente!
De Porto Alegre-RS
JDS
Concordo ilustríssimo! Embora seja um embate tecnicamente classificatório, traz em seu contexto, a expectativa de sucesso do Exercício de 2025: seria a esperança do título materializada na vitória do primeiro grande Confronto, tendo como adversário Equipe da Série A, e sendo seu Maior Rival do Rio Grande do Sul.
Prezado Colorado Jaldemir (?),
E que História né? Tanto que virou livro (embora não me recordo do nome, mas tenho certeza que tenho ainda lá em casa na minha querida e saudosa Porto Alegre 😉 ).
De qualquer maneira, como sempre enfatizo nos meus comentários por aqui, temos que jogar este Gre-NAL com MUITA seriedade, atenção, força, garra e técnica do primeiro ao último segundo de jogo incluíndo os acréscimos!
Espero do fundo do meu coração que consigamos voltar a vencer (depois de tantos anos) na Arena do nosso maior rival para consequentemente jogar as próximas duas partidas da fase de classificação do Gauchão 2025 com mais tranquilidade.
Um grande abraço e saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Salve, Sol Nascente! Obrigado pela apreciação deste, o que muito me envaidece! Apenas, corrigindo, não sou colorado: sou MUITO COLORADO. E seguindo ” No Compasso do Criador” , reitero que atualmente temos motivos de sobra para “sonhar alto”. E hoje teremos a prova. Quiçá se consolide nossas aspirações: só alegria! Até.
Também nunca vou nessa onda de favoritismo. Já vi muitos gre-nais que levantaram um lado e derrubaram outro.
O que não quer dizer que não acredito que passamos levar esse. Na verdade acredito muito, acho nossa equipe bem melhor treinada.
Salve, Si. A idéia de “Favoritismo” , tem amparo legal com base no ” mando de campo ” e concomitante a presença da sua torcida. Dois fatores que concorrem diretamente para uma tendência subjetiva. Por outro lado, no folclore e superstições esportiva, o retrospecto somado com o desempenho atual, poderão dar também, um equilíbrio emocional, que somente após os quinze minutos iniciais, poderemos vislumbrar o possível final da partida. Abraço!
Excelente texto Jaldemir
Grande Jardim, onde florescem flores sem espinhos!
Não é o nosso caso que amamos o Inter: é Belo, é grande, e formoso como a Rosa; por isso há sete anos suportamos os espinhos. Quiçá hoje possamos ter a volta da alegria em uma vitória e mesmo que não ocorra, agirmos como “o Sândalo que perfuma o Machado que o fere!” Grande abraço!
ARENA DA OAS !
Longe de ser meu local preferido de assistir a uma partida de futebol,, principalmente a um greNAL, mas é o que o momento oferece !
Ano passado, um ano atípico, estive em diversos locais, para acompanhar o glorioso SPORT CLUB INTERNACIONAL, jogos em Caxias do Sul, e um memorável greNAL, no Estádio Couto Pereira , uma vitória, com um gol ” espirita”, mas o que realmente importa foi ter vencido.
Vendendo amanhã, e estaremos em aproximadamente dois mil colorados, com o apoio dos Consulados, do qual faço parte, estaremos encaminhando o tão sonhado TITULO DE CAMPEAO GAUCHO 2025 !
VENCER !
EM QUALQUER CHAO, SEMPRE MARAGATO E COLORADO !
Alô você Jaldemir!
Pra variar mais um texto com qualidade, com robustez. O greNAL é tudo isso que escrevestes com suas causas, consequencias e suas marcantes particularidades. O jornalista Ivo dos Santos com preguiça de escrever Grêmio x INTERNACIONAL, cunhou o greNAL, bem mais tarde o COLORADO governador Ildo Meneghetti lançou a máxima greNAL é greNAL , cuja autoria é contestada por parcela menor afirmando ser autoria do GREMISTA, jornalista, Carlos Nobre. De minha parte creio pelo que lu que a autoria seja do então governador, mas a simples discussão confirma a afirmação de que é greNAL.
Diretamente da Cavalhada Porto Alegre RS
Coloradamente
Melo
Salve, ilustríssimo! Agradeço sensibilizado! Nosso Estado, rico em tradição e Folclore, nosso futebol também não teria como “passar em branco”. Mais informações que nos enriquecem comprovando nunca ser tarde para “aprender”. Fica o registro do ou dos possíveis autores e seja quem for tem o reconhecimento público da aceitação da “Lei do Menor Esforço”! E vamos para a peleja em contagem regressiva na expectativa de uma sólida vitória rubra . Abraço!
Boa tarde! Concordo plenamente, apenas não considero um grenal como apenas “mais um”, e sim sempre considerarei o greNal como um jogo único, diferente de qualquer outro adversário. Um jogo que é capaz de levantar ou derrubar ainda mais a moral de um time. É um jogo de apaixonados. Por isso, amanhã estarei torcendo fervorosamente, esperando que a vitória seja do lado vermelho. Que vença o melhor, e eu realmente espero que seja o Inter.
Vamos, vamos Inter!
Salve Iza! Todo GRENAL, Sempre será GRENAL! E por “mais um” será sempre com a expectativa de somar ao número de vitórias que do nosso arquirrival grande COIRMÃO nos distância… Abraço!