Gaúchos fora do Rio Grande

Nós que moramos fora do Rio Grande, eu por exemplo já residi em vários Estados por força da profissão, sentimos como existe preconceito contra a gauchada. Somos tachados de prepotentes, separatistas, e outros adjetivos mais.            Saibam que causa espanto quando tratamos alguém normalmente e respeitamos as suas tradições. Logo dizem que você não é gaucho.

Onde quero chegar! Esperei para ver a reação da nossa imprensa sobre o episodio acontecido no jogo em São Paulo “deles” contra o Santos. Não consegui ver comentário algum, mas o resto do país ficou sabendo que enquanto era entoado o hino nacional brasileiro o bando que torcia pelo aglomerado da azenha começou a cantar o hino Riograndense, desrespeitando um símbolo da pátria. Não foi a primeira vez, em jogos anteriores também apresentaram esta soberba.

Também a atitude do Pedro Ernesto ao narrar o jogo de Porto Alegre, foi lamentável. Debochou da equipe santista, provocando a raiva do adversário. Ainda bem que serviu de motivação para o Santos.     Mas este mesmo locutor já havia nos aprontado uma no jogo com o São Paulo em 2006, dizendo que o Inter rasgava a camisa daquele clube.

Quem mora no Rio Grande pode até achar lindo e não sofrer ou escutar nada, mas nós que moramos fora sofremos diversas demonstrações de animosidades. Não queiram saber.

Portanto, para encerrar gostaríamos que algumas manifestações fossem contestadas por nossos dirigentes e governantes para que o nome do Rio Grande do Sul não seja maculado por consequência de atitudes nojentas como estas. Obrigado pela atenção!!!!!  

Celso Guimarães Gollo – Natal/RIO GRANDE DO NORTE
Cônsul Colorado em Natal

6 thoughts on “Gaúchos fora do Rio Grande

  1. celso , estou indo para natal bem na epoca do mundial, queria saber se tem algum bar onde vai reunir os colorados no dia 18 para ver o bimundial!
    aguardo teu email! obrigado!
    da-le colorado!!

  2. AMIGA! ACHEI NECESSÁRIO FAZER ESTE ESCLARECIMENTO APÓS A LEITURA DE ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A MINHA CRONICA “GAUCHOS FORA DO RIO GRANDE”. NOSSA TRISTEZA NÃO TEM TAMANHO TANTO PELA DERROTA DE ONTEM COMO POR ALGUMAS MANIFESTAÇÕES QUE RECEBI ATRVÉS DE EMAIL. PELO MENOS ACABO DE SER INFORMADO QUE O FOSSATI CAIU. AGORA TORÇO PARA QUE O ALECSANDRO E O ELER QUEBREM UMA PERNA POIS
    SÓ ASSIM NOS LIVRARIAMOS DELES. UM FORTE E SAUDOSO ABRAÇO COLORADO

  3. Uma das mais belas narrações do Pedro Ernesto foi aquela de 2006 de rasgar a camisa do São Paulo e depois lá em Yokohama de rasgar os cabelos do Puyol. Isso é a emoção do momento. Emoção de ver um time do RS chegando e conquistando a América e o Mundo. Se os paulistas não gostaram, problema deles. Eles que narrem o contrário quando vencerem um time do RS numa final de Libertadores. Coisa normal da emoção do futebol.
    Nelson R Frantz, gaúcho e colorado com muito orgulho.

  4. Celso, compartilho dos mesmos sentimentos que vc.
    Mas quero respeito também. Imagino que se agirmos de forma mais civilizada, seremos tambem tratados de forma mais civilizada.
    Se assim não acontecer, como percebemos em várias outras áreas, e não só no futebol, que possamos com dignidade demonstrar a força e a educação do Rio Grande do Sul.

  5. Meu amigo GOLLO não foi o PEDRO ERNESTO( e por sinal nem gostod esse cara narrando jogo do meu time) que disse aquelas baboseiras bem ditas, que por sinal ppodem ter servidode motivação para os santistas. O que foi muito bom.

  6. Da mesma forma que, como eh publico e notorio, no centro do estado, mais especifico, no RJ e SP, os gauchos sofrem muito no ambito do futebol, tanto na imprensa escrita e falada. Não acho isso grave, e que seje motivo para a diretoria tomar partido.
    Pelo contrario, vcs da região nordeste do estado, deveriam estar muito mais indignados pela torcida azul ter cantado e xingado a torcida Santista de filhos de nordestinos por muito tempo apos o jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.