Caros Blogueiros do ARQUIBANCADA COLORADA
No dia 28 de junho, tivemos a reunião ordinária do Conselho Deliberativo do SPORT CLUB INTERNACIONAL, onde foram analisadas as contas do exercício de 2009.
Antes de comentar os fatos ocorridos na sessão, cabe-me informar que nenhuma informação aqui contida está relacionada à quebra de sigilo junto àquela Casa, à qual eu honrosamente componho, POR SE TRATAREM DE FATOS JÁ ANALISADOS PELO PLENÁRIO E, PORTANTO, PÚBLICOS.
Também cabe-me repugnar a ação daqueles que, de maneira desrespeitosa à instituição INTERNACIONAL, vasam informações para a mídia antes de serem devidamente apreciadas por quem de direito. A busca de sucesso, de espaço em meios de comunicação não pode ser maior do que as obrigações para com o clube.
Soube-se, pelo jornal de maior circulação no RS, que havia erros nas Demonstrações Financeiras do INTER, e que o Conselho Fiscal iria sugerir a adição de ressalvas nos mesmos. Confesso que me senti desconfortável ao ver assunto de tamanha relevância sendo mencionado naquele jornal enquanto eu, Conselheiro do Clube, sequer havia recebido cópia do material prévio à reunião.
Ao receber o material e lê-lo, inconscientemente influenciado pelas declarações da mídia, fui para a reunião com a convicção de que, caso os pontos conflitantes não fossem devidamente esclarecidos, eu votaria pela reprovação.
Coube ao 2º Vice Presidente, Mário Sérgio, fazer a explanação do ocorrido, o que resumo a seguir:
1) O empresário Sonda possuía participação no passe do atleta Renteria. Na negociação daquele atleta, parte de sua parcela foi mantida no INTERNACIONAL, a pedido do clube.
2) A mesma situação ocorreu na venda do atleta CEARÁ.
3) A aquisição do atleta NILMAR ocorreu em 3 momentos distintos, nos percentuais de 30%, 30% e 40%. O empresário Sonda, no intuito de obter 30% deste atleta, fez um aporte que correspondia a cerca de 9%. Com os valores mencionados nos itens 1 e 2 (recursos que o INTER lhe devia), o investimento total de 30% seria completado.
De acordo com a explanação daquele Diretor do Clube, confirmado pela empresa de Auditoria Externa, todos os documentos referentes às transações encontram-se no clube e foram analisados. Desta forma, não restou dúvidas a nenhum dos Conselheiros presentes sobre o assunto. Uma eventual má utilização dos recursos do clube ou algo que o valha estava descartada.
No entanto, alguns procedimentos contábeis não foram devidamente respeitados, o que gerou o apontamento do Conselho Fiscal e que foi enviado no material prévio a todos os Conselheiros. Este posicionamento, associado ao atraso de mais de 60 dias para a apresentação das Demonstrações Financeiras ao Conselho, geraram este mal-estar, este desconforto para um grande número de Conselheiros, entre eles, eu.
Findas as explicações da Diretoria, assim como a assunção de que alguns procedimentos contábeis não foram devidamente executados, embora nenhum prejuízo ao Clube tenha sido detectado, tanto o Vice Presidente Mário Sérgio quanto o Presidente do Clube Vitório Píffero desculparam-se para com o Conselho Deliberativo, comprometendo-se a melhorar os processos formais relativos à Contabilidade do INTERNACIONAL, terminando, assim, a explanação.
Iniciaram-se, então, os debates orais entre os Conselheiros sobre o assunto que, como sempre, trouxeram novas informações, novas visões sobre o caso, etc. Partiu-se, então, para a votação. O Presidente do Conselho fez duas perguntas ao Plenário:
a) Quem fosse a favor da APROVAÇÃO das Demonstrações Financeiras, que ficasse sentado. Cerca de 40 Conselheiros se levantaram. A grande maioria votou pela APROVAÇÃO (inclusive eu)
b) Veio a segunda questão, onde foi solicitado aos que APROVASSEM COM RESSALVAS se levantassem. Por considerar que alguns pontos ainda mereceriam alguma discussão, foi este o meu voto. Este posicionamento contou com cerca de 70 votos. Os demais 130 Conselheiros votaram pela APROVAÇÃO SEM RESSALVAS.
Ficam apenas 2 pontos que macularam sobremaneira o grande momento democrático de nosso Clube, acontecido na noite do dia 28 de junho:
a) A postura inadequada de alguns Conselheiros ao vaiarem, ovacionarem e, em alguns casos, rirem de posicionamentos de colegas Conselheiros, numa postura arrogante de quem parece se sentir DONO DO CLUBE, DONO DA VERDADE;
b) A falta de civilidade de 2 Conselheiros que, antes de encerrar a reunião, se referiram mutuamente de maneira desrespeitosa, trazendo para dentro do plenário assuntos particulares, um contra o outro, partindo para agressões verbais de baixo calão, não indo às vias de fato pela ação da “turma do deixa disto”.
Ao retirar-me do local da reunião e entrar no meu carro, fui surpreendido com uma reportagem da rádio de maior audiência no RS informando que a reunião havia sido encerrada às 22:00h (equivocadamente, porque encerrou às 23:10h), e que havia havido uma votação confusa onde o Conselho Fiscal havia sido derrotado.
Vejam bem, caros bloguistas do ARQUIBANCADA COLORADA. Não pode um meio de comunicação com tamanho alcance equivocar-se em notícias tão simples, transformando-as em questões que, para quem não estava lá presente, pode gerar uma desconfiança indevida. Não houve derrota do Conselho Fiscal. Ele simplesmente cumpriu com a sua função de trazer à plenário a sua posição. Os Conselheiros é que decidiriam sobre o fato. Há que se ter respeito pelo público e pela instituição INTERNACIONAL e buscar a informação completa para, então, repassá-las aos ouvintes. Penso que a necessidade de apresentar um furo de reportagem, de ser a primeira emissora a relatar o fato, não permite que se busque a informação adequada, passando-a, então, de maneira incompleta. Não quero aqui acusar a emissora, mas sim o profissional que não se esmerou em obter a verdade plena. A busca por uma maior tiragem de jornais, um furo de reportagem, uma premiação por ser o primeiro a relatar os fatos, o sucesso independentemente de como foi alcançado, não pode passar impunemente. Está na hora da imprensa tomar medidas internas de regulação das informações. Sou um democrata e, por conseguinte, amplamente contrário à “mordaça” nos meios de comunicação. No entanto, há que se responsabilizar a todos que, investidos de representantes da mídia, externam meias verdades, seja por pressa na divulgação ou, pior ainda, se tiver o espírito de gerar notícias mais bombásticas, conflitantes.
Saudações Coloradas
Nolci Santos
Conselheiro do SPORT CLUB INTERNACIONAL (Independente)
Coordenador Político do blog ARQUIBANCADA COLORADA
Oi vi a reportagem na TV sobre a arquibancada colorada e seu esforço em reunir o maior numero possivel de colorados para levar para o mundial, parabens pela iniciativa, gostaria de saber como posso participar.
obrigado
Grande Colorado Renan, que bom que tenha gostado. Esteja convidado a fazer parte do nosso grupo. Nesta semana estaremos enviando maiores informações sobre o pacote. Fique atento que divulgaremos no blog. Já estamos com umas 60 pessoas interessadas.
Foge da minha compreensão, todo este melindre em terem sido divulgadas pelo Nolci, informações que já tínhamos na mídia, antes mesmo do Post dele, tortas e com nomes e valores, então não entendo os reclames.
E olha que eu sou apenas torcedor.
Parabenizo o Conselheiro Nolci, pelo relato simples e transparente que fez no Blog ARQUIBANCADA COLORADA, enriquecendo ainda mais a qualidade da informação que este nos proporciona, diferente de vários outros Blog e da própria mídia manipuladora.
Aprovar com ressalvas, na minha opinião é dizer “OK, tudo certo, houve apenas um problema técnico contábil, mas não vacilem, pois estamos todos atentos” e esta se me fosse dada a possibilidade, também seria o meu voto e portanto, como o Nolci, seria voto derrotado, mas isto é democracia.
O que me deixa mais contente, é que em meio a tudo isto, a atual Diretoria fez tudo corretamente, buscando sempre o melhor para o INTER e isto o Nolci deixa bem claro.
Nolci, parabéns e um grande abraço.
Caro Nolci,
Cada vez ufano-me mais em não ser conselheiro do meu amado Clube. Prefiro a condição de torcedor, de colaborador, de acompanhante sempre que posso. Digo ufanar-me porque sair de minha casa, deixar de estar com minha família, em noite fria ou chuvosa, para apreciar baixarias, ofensas mútuas, palavras de baixo calão, ameaças de vias de fato, daqui a pouco ser até atingido por bala perdida…, sinceramente, não me agradam, nem tenho estômago para tanto. Ademais, penso que assuntos de economia interna deveriam ser tratados internamente, sem transpirarem ou extravasarem para o público e para a imprensa. O fato de questões serem submetidas ao plenário, não autoriza, a meu juízo, com a devida vênia, tornarem-se públicas. Imagine-se se cada conselheiro vier a público dar sua versão, a confusão e a balbúrdia que causaria. Vejo-te como um grande Colorado, alguém, quem sabe, inclusive, poderá ocupar posto de relevo na direção do Clube, no amanhã, mas não concordo nem simpatizo quando as questões de economia interna que só interessam aos Conselhos Deliberativo e Fiscal vão para fora, alcançando a mídia. Grande abraço.
Grande Colorado Beck. Muito obrigado pela tua, sempre, brilhante participação. Eu concordo com diversas posições tuas e, também, entendo bem o teu sentimento, pois é um sentimento Colorado.
Quando fui convidado a participar do Conselho aceitei tal função por achar que poderia agregar algum valor ao meu clube do coração. E é nesta linha que navego.
Quanto ao sigilo das informações do Conselho, também estou ao teu lado. Principalmente porque existem pessoas que não podem ver luzes que imediatamente se postam para aparecerem. Não é o meu caso, e sei que sabes bem disto. Se fosse por aspectos de imagem e financeiros, o Conselho do INTER seria a minha última opção. Profissionalmente tenho mais destaques na mídia e, principalmente, um confortável posicionamento que permite gerar o sustendo de minha família. Pensei, ao escrever o post, minimizar o que a imprensa já estava fazendo, antecipadamente à reunião do Conselho. Vazaram informações que foram aproveitadas por alguns jornalistas. Após a reunião, ao invés de darem foco aos esclarecimentos plenos que a Diretoria deu plenamente, optaram em dar ênfase à votação contrária do Conselho Deliberativo em relação aos apontamentos do Conselho Fiscal e, pior ainda, sobre a discussão entre 2 Conselheiros. Em vista disto, e pensando nos Colorados espalhados pelo mundo, que apenas teriam informações do caso pela mídia, esclarecer. Tive o cuidado de não mencionar números e nem nomes. Apenas relatar, dar a minha posição (para não dizerem que fiquei em cima do muro….fui claro que meu voto foi derrotado).
Sei que me conheces. Por isto te respondo com o maior prazer.
Continue comentando nossos posts e participando de nossas festas. Fazes parte deste Blog.
Um abraço.
Nolci
Vou colocar a colher em uma discussão que não é minha, mas que me permito “palpitar”…
Concordo com a Janice e sua preocupação em “externar” o que acontece no Conselho. Este órgão sempre foi uma “caixa preta” como alguém colocou em um comentário anterior. E sempre que foi “vazado” alguma coisa que lá acontecia, sempre era com intuito de “bagunçar”, de prejudicar o Inter em sua “situação política”.
Mas desta vez, e através do Nolci, não foi isto que eu senti lendo o post e, principalmente, lendo os comentários.
Praticamente 99% dos comentários saudaram a iniciativa do Nolci em relatar, sem tomar partido, os acontecimentos da reunião do conselho. Foram esclarecidos pontos que a nossa “imprensa azul” procurou “nublar”, “sugerir” que haviam questões “escusas”. Limpar, bem dizendo, o nome da nossa direção. Crítica sobre “procedimento contábil” é “administração” . Crítica sobre “balanço” e “prestação de contas” é “levantar suspeita”.
A imprensa só relata “o que vaza” se for para levantar suspeita.
E acho muito legal que os sócios tenham acesso ao que acontece no conselho. Saber como votam nossos conselheiros. Como se comportam nestas reuniões.
Isto pode “pautar” nosso voto nas próximas eleições. Assim como acontece com os políticos em suas casas de trabalho (assembléia, câmara, etc).
Pois eu vejo a reunião do conselho mais como “uma reunião política”, do que uma reunião de direção de “empresa privada”. E eu penso que todos deveriam saber as idéias e como votam seus candidatos a deputado, senador, etc, antes de votar… assim como no clube, eu procuro conhecer as idéias, parceiros, companheiros, forma de votação, antes de escolher o grupo a votar. A Janice sabe como EU voto, o Nolci, também. E continuo 110% junto a quem eu acredito. E defendo acima de tudo minhas convicções.
Desde que seja “imparcial”, o relato da seção do Conselho é bem útil e saudável para o conhecimento das pessoas que iremos eleger no final deste ano. Útil para conhecer e entender realmente o que acontece no clube. Mas não deve “tomar partido”. Nem, muitas vezes, trazer a opinião de quem relata. Apenas RELATAR.
Se for o caso – 2 posts… um com o relato. Outro com a opinião.
Sr. Nolci, não conhecia este blog e achei ele bem interessante, sou sócia Colorada desde 94, e após os seus relatos e explicacações gostaria de saber efetivamente qual a sua contribuição para o Sport Club Internacional ? O que o senhor fez como conselheiro até hoje ? Por favor não me leve a mal mas ir em festas consulares não é ação efetiva em prol do clube, dentro do conselho o senhor já participou de uma comissão, deu alguma idéia , executou alguma ação em prol do clube ? EFETIVAMENTE ? Poderia nos relatar por favor, é importante este espaço de um conselheiro com os sócios. respeitosamente,
Cara Colorada Alexandra. Primeiramente, muito obrigado por visitar este Blog no qual participo junto com Colorados de diversas partes do mundo. És convidada a participar com comentários e, até, com algum post. Entre em contato.
Em relação à minha participação, fui eleito pela Chapa 1, SITUAÇÃO, tendo sido inserido na 45ª posição dentre 150 nominados. Esta classificação deve ser questionada a quem a fez. Não vou justificar isto, uma vez que não tinha ingerência alguma sobre a mesma. Desta forma, estou a 1 ano e meio, exatamente, na honrosa função de Conselheiro. Sou INDEPENDENTE. Não pertenço a nenhum Movimento ainda. Não sei se conheces os procedimentos e as tramitações, composições das Comissões do Conselho. Eu não conheço a pleno ainda, mas te adianto que tem um percentual de voluntariado por parte do Conselheiro e uma grande parcela administrada pelos Movimentos e pelos Conselheiros “mais antigos” na Casa. No entanto, agradeço a oportunidade de poder tornar pública a minha decisão de me apresentar ao Presidente do Conselho Fiscal, o Conselheiro Keller Dornelles Clós, que o fiz nesta última reunião do Conselho, para fazer parte daquela Comissão, uma vez que a minha experiência profissional me permite agregar algum valor ao time do meu coração.
No que questionas onde eu participo da vida do Clube, onde eu justifico minha presença como Conselheiro, te responderia que penso estar agregando valor ao INTER em diversas frentes. Seriam elas:
a) Dar VOZ e VEZ a Colorados do interior, do Brasil e até do mundo, participando de um blog democrático, comprometido com o engrandecimento do INTER;
b) Manter aceso o amor pelas nossas conquistas, comemorando mensalmente, nos dias 17 de cada mês, a grande conquista do INTER no Japão;
c) Intermediando demandas de Consulados junto à Diretoria do Clube;
d) Visitando Consulados do Brasil, por onde viajo profissionalmente (vide posts antigos);
e) Divulgando o clube em diversas mídias de Porto Alegre e do interior;
f) Levando demandas gerais de Sócios Colorados para os canais competentes, tentando agilizar soluções;
g) Reunindo-me com Colorados semanalmente, nas segundas-feiras, para discutir o INTER como um todo;
h) Viajando, SEMPRE COM RECURSOS PRÓPRIOS, em diversos eventos do INTER, prestigiando os Colorados distantes do Beira-Rio;
i) Participei ativamente da Campanha para angariar Sócios no Centenário, quando era Presidente e, após, Vice-Presidente de uma Confraria Colorada;
j) Mesmo tendo o direito de acesso às dependências do Clube, mantendo minhas duas associações (cadeira + Parque Gigante) em dia, contribuindo com as finanças do Clube;
Não sei se tais atividades são suficientes e, também, se estão no nível que pensas ser função de um Conselheiro. Mas, no estágio de vida em que me encontro, considerando a função profissional que exerço na iniciativa privada, estou no meu limite. Pretendo, quando avançar um pouco mais rumo a aposentadoria, com minha família mais protegida financeiramente, me dedicar a uma das minhas maiores paixões: o SPORT CLUB INTERNACIONAL.
Fico à disposição para outros questionamentos, assim como renovo o convite para continuares acompanhando o blog ARQUIBANCADA COLORADA.
Saudações Coloradas
Nolci Santos
Parabéns Nolci pela tua postura e pelo teu voto és um exemplo como torcedor e conselheiro do nosso INTER.
Esse conflito reflete a polarização politica que está se encaminhando no Conselho do Inter. E eu embora nem sócio seja (por opção), fico extremamente preocupado com esse setor politico representado pelo Claudio Bier. Basta ver que na eleição de 2008 ele era muito elogiado pelo Pedro Denardim e que certa enquete da RBS o considerava o “o preferido da torcida” (de enquente e pesquisas calhordas eles conhecem) para compreender o que se passa por trás disso tudo. Sabemos que o conselho do co-irmao é submisso à esses interesses e querem fazer o mesmo no Inter.
Parabéns Nolci. Tanto pela posição como pela informação. Estás abrindo a “caixa preta” do Conselho de forma técnica, transparente e profissionalmente.
Sr Nolci
Vou acreditar nas suas palavras pq confio nelas pois tenho
ao Sr um respeito muito grande.É fato que estas informacões vazaram e estou preocupadíssima com esta
situacão e me pergunto, será que estão colocando a mão grande no nosso Colorado?Lute pelos nossos interesses
e não deixe isso acontecer!
Sou sócia com direito a voto e no final do ano temos que mudar muitas coisas no Clube e rever esta situacão do SONDA!
Mas a “rádio de maior audiência” tem essa prática contumaz de mentir, criar crises e intrigas no que tange ao SC Internacional.
Façamos um exercício metafórico:
Digamos que eu seja sócia em uma empresa familiar junto aos meus três irmãos. Um é presidente e os outros diretores de áreas diversas. A empresa cresceu, tornou-se uma sociedade anônima com ações na bolsa. Então, em uma reunião de diretoria, um dos sócios pauta um desconto de 20% em nossas lojas no Liquida Porto Alegre, o outro quer que seja apenas 10%. Não há acordo, brigam feio, vem à discussão assuntos pessoais, rusgas familiares. No outro dia eu, através de comunidades sociais, relato toda a reunião e discussão. E o que acontece? No dia seguinte as ações da empresa caem e o maior concorrente estampa no maior jornal uma publicidade dizendo: “na nossa loja não tem briga, tem desconto de 30%”. É assim que eu vejo. Seja antes ou seja depois, os assuntos de reunião, são assuntos de economia interna. Tanto as sociedades anônimas quanto os clubes de futebol publicam seus balanços patrimoniais. E mais, o Sport Club Internacional tem a disposição os últimos balanços no seu site para serem acessados a qualquer hora. Quem de nós já acessou? E, se acessou e discordou ou não entendeu, quem buscou informações através da ouvidoria? Então, a quem interessa essa exposição? E procurem buscar informações sobre os balanços patrimoniais antes de 2002! Mas enfim, vai da consciência e responsabilidade de cada um. Essas exposições desnecessárias podem prejudicar e muito uma empresa, uma família, uma paixão. Pensem nisso!
Sds coloradas
Janice.
Concordo com a tua preocupação. Como te conheço e sei da tua forte atuação junto ao INTERNACIONAL, te admiro. Também admiro teu pai, pelos anos de dedicação ao nosso Clube. Em vista destes dois pontos, sou levado a crer que conheças os fatos que circulam pelo Beira-Rio de maneira muito diferenciada, comparativamente à grande maioria da Nação Colorada. Em vista disto, tens informações suficientes que te fazem ficar tranquila com o que estás presenciando, vivenciando. Mas, agora, te pergunto: E aqueles que só sabem da vida do nosso clube através de jornais e televisão? Aqueles que, como podes ver no nosso blog, são sócios e moram em Erechim, Panambi, São Sepé, Faxinal do Soturno? E os que moram em Campo Grande, Cuiabá, Manaus? E mais ainda, os que moram nos Estados Unidos, Canadá, Libia, Japão? Leia os comentários deste post (e tem muitos emails também) e veja a importância para eles de saber, de maneira transparente, mais coisas de nosso time do coração.
Como entraste na minha área, pois trabalho no mercado de capitais, fico absolutamente tranquilo para te responder. É obrigação de uma empresa responder os questionamentos levantados por sócios. No teu exemplo, a briga entre dois irmãos, devido a uma estratégia da Companhia, pode colocar a empresa em risco sim. Mas não pelo fato dos outros saberem, mas pela briga propriamente dita. Portanto, na minha opinião, não podemos tratar a febre e não dar a devida atenção ao que originou a febre. Deixar os meios de comunicação expressarem o que querem é um equívoco que pode ter reflexos inimagináveis, irreversíveis. Deixar a grande Nação Colorada com informações distorcidas, equivocadas, pode gerar uma interpretação totalmente distorcida junto à esta Gestão, que vem fazendo um trabalho estupendo, na sua grande parte. Voltando à questão de Governança Corporativa, todo acionista tem direito a ter informações da empresa onde investe. Caso não seja atendido a contento, tem a CVM que acolhe a todas as demandas dos investidores e, achando base para tal, questiona formalmente a empresa de capital aberto. Este procedimento é complicado e gera um desgaste na imagem da Companhia, por esta não estar sendo transparente. E este fato refletirá no preço da sua ação (ninguém investe em quem esconde informações).
Enfim, penso que devamos ser muito cuidadosos com as coisas do nosso INTERNACIONAL. Eu, pela minha formação e experiência, penso que contribui com o nosso Clube “limpando” informações veiculadas equivocadamente na mídia, não mencionando valores, nomes, etc. Apenas demonstrei para os blogueiros do ARQUIBANCADA COLORADA que o nosso INTER tem uma gestão profissional, gabaritada e que nenhuma conta contábil pode colocar em risco a saúde financeira do Clube.
Voltando à questão da febre e sua razão, penso que, caso tenhas um bom relacionamento com o Cláudio Bier e com o Roberto Siegmann (agora posso mencionar seus nomes, pois toda a mídia sabe), tu tenhas enviado alguma mensagem para eles. Suas posturas em plenário foram muito prejudiciais ao nosso INTERNACIONAL. E deram uma grande oportunidade para a mídia desfocar da razão principal da reunião para transformar a reunião do nosso Conselho num boteco de esquina, onde torcedores se ofendem e se esbofeteiam. Eu não tenho intimidade com eles, por isso não o fiz.
Janice, gostaria que, em havendo disponibilidade, tu faças um post sobre o teu posicionamento em relação às informações do INTER para os seus torcedores. Os canais de comunicação, o que deve e o que não deve ir a público, e por que. Acho que estaríamos contribuindo para o clube como um todo. As portas estão abertas. Tua posição é legítima e Colorada. Apói-te sempre que estiveres nesta linha. Agora, não abro mão de defender o meu, o nosso INTER. Um grande abraço. Nolci
Nolci e demais blogueiros,
Recebo sempre o carinhoso convite para postar mas não tenho tido tempo. Hoje mesmo com tempo exíguo, escrevo para opinar sobre o assunto da reunião do CD do SCI. Não quero opinar sobre a discussão pessoal entre dois conselheiros (foi pessoal, apesar de dispensavel), não quero opinar sobre a votação (foi democratica, uns contra outros a favor), não quero opinar sobre as contas (afinal aprovadas em plenário). Quero opinar sobre a divulgação do conteúdo.Todo sócio pode participar da reunião se referendado por um conselheiro, portanto basta se interessar. Divulgar o conteúdo, pra mim, independente de código de ética, é totalmente reprovável. A imprensa azul se abastece dos nossos assuntos de economia interna através de nós mesmos, e usa de maneira parcial, pra criar crises e, especialmente, para reverter a gangorra no futebol gaúcho. Estamos dando munição aos pijamistas. Isso é fato. Eles tem eleições esse ano, e isso quase não é falado na imprensa. As brigas políticas que obviamente eles também tem, nós não ficamos sabendo. Então me decepciona e muito, ver colorados, conselheiros ou não, divulgando as nossas vicissitudes. Temos foruns adequados para reclamar, sugerir e opinar. No caso de conselheiros, a reunião do CD, no caso de sócios, a ouvidoria. Nossos blogs, comunidades e sites NÃO devem ser instrumentos de abastecimento de informações internas. Desculpem se me alonguei, mas desde que saí daquela reunião de segunda, estou bastante decepcionada pela exposição desnecessária de assuntos que podem, em algum momento, acabar interferindo no futebol, que é a nossa grande paixão, colocando em risco um título almejado que está tão próximo. Foco no futebol gente! Corneta na azenha que perdeu o atacante sonhado para o Vasco, e que tem o privilégio de contar com a parcimônia da imprensa gaúcha. Era isso.
Saudações Coloradas
Grande Colorada Janice. O convite sempre estará de pé. Este blog tem como objetivo dar VOZ e VEZ a todos os Colorados.
No que te referes às informações das reuniões do Conselho Deliberativo de nosso clube, penso que o sigilo deva ser total antes da análise em plenário. Posteriormente, excetuando-se assuntos que sejam sigilosos, a transparência deve reger nossas ações. A análise de Demonstrações Financeiras de qualquer empresa no mundo é instrumento rotineiro para que toda a comunidade econômico-financeira saiba o que acontece. Sou totalmente contrário a Conselheiros vasarem informações para a mídia antes da análise do Plenário. A isto chamo, inclusive, de traição.
O assunto da reunião de ontem já estava na mídia. Nossa torcida tinha pouca informação e, pior, a tinha distorcida. Penso que caberia ao Clube ser mais transparente e não dar espaço para jornalistas tendenciosos, que visam desestabilizar o Beira-Rio às vésperas de uma grande decisão.
Sei que diversos blogs comentaram o que ocorreu lá. Não posso definir se o fizeram adequadamente ou não. Eu o fiz, sob a solicitação de um grande número de blogueiros, que estavam preocupados com recursos mau usados pela atual Diretoria e, após a reunião, para fofoquearem sobre quem brigou com quem. Para evitar isto e prestar o meu apoio à Gestão na qual confio plenamente, procurei ser sintético, direto, acadêmico e evitando falar em nomes e valores. Acho que fui bem-sucedido pelo feedback que recebi.
Mas concordo contigo que devemos ter um cuidado imenso com o que externamos, uma vez que existem forças azuis nos perseguindo.
Ratifico o convite para, quando puideres, escreveres um post neste blog que é nosso….
Saudações Coloradas
Nolci
Oi Nolci!
Valeu pelo retorno. É sempre bom saber o que rola nas internas. Gostaria de saber qual a diferença de Aprovar normal e Aprovar com Ressalvas? Que atitudes serão tomadas para que seja aprovado sem Ressalvas na próxima vez? Quais foram as Ressalvas?
Abraço!
OK, Colorado Everton. Sempre que puder, que o assunto não for estratégico, que eu pense que meu pronunciamento possa vir a clarear situações cinzentas relacionadas ao clube do nosso coração, estarei fazendo isto.
Saudações Coloradas
Nolci
Obrigado, Colorado Everton. Saibas que sempre estaremos ao lado do torcedor Colorado, uma vez que criamos este blog para dar VOZ e VEZ a todo torcedor do nosso INTERNACIONAL. Não somos favoráveis a Oposição e nem a Situação. O momento é de foco total na busca do BI CAMPEONATO da LIBERTADORES. Depois disto, como seres políticos que somos, poderemos nos posicionar. Não somos “vaquinhas de presépio” e nem “atiradores de pedras no telhados dos outros”. Amamos o INTERNACIONAL e trabalharemos sempre para o melhor do Clube. Continue participando.
Saudações Coloradas
Nolci
Concordo com a posição que tomaste na reunião, foi coerente com a importância dos fatos, Nolci. E coerência acima de tudo é o que se espera de um conselheiro, seja ele deliberativo, seja ele investido na função de fiscal. O Conselho Fiscal fez o seu trabalho, fez o que um conselho deve fazer, que é analisar a documentação e destacar as situações que ensejem alguma dúvida. Essa de apregoar que o Conselho Fiscal foi derrotado na reunião é de quem não conhece nada sobre o trabalho que lhe é pertinente. Conselho Fiscal não julga, faz os apontamentos e apresenta o seu relatório a quem de direto, no caso, o Conselho Deliberativo. Louve-se a ação dos conselheiros fiscais, o seu trabalho evidencia que no Internacional os assuntos estão sendo tratados com a seriedade que se espera de uma instituição do porte do nosso clube.
Falando nisso, alguém já ouviu falar em Conselho Fiscal valorizado em algum outro clube?
Abraço do amigo Cláudio Ely.
É isso aí, Colorado Cláudio. Tentei esclarecer os pontos que a mídia tratou de acinzentar. Espero ter atingido o objetivo. Te aguardamos nas nossas festas, assim como escrevendo posts e comentários neste blog que é nosso.
Saudações Coloradas
Nolci
Alô você!
Perfeito Nolci. Considero inclusive que o SCI, poderia ou deveria se posicionar, utilizando o próprio veículo que tornou poúblico equivocadamente (?)algumas resoluções , solicitando publicação clara dos fatos acontecidos, conhecidos por nós hoje, graças as tuas informações e que lamentavelmente não são de conhecimento da torcida colorada.
Mais uma vez,parabéns pelo teu posicionamento.
SC
MELO
Em um Colegiado, especialmente quando se trata do nosso INTERNACIONAL, é preciso ter equilíbrio nas manifestações. Questionar, divergir, buscar esclarecer faz parte do trabalho de Conselheiro, e isso fizestes muito bem, caro Nolci.
Muito obrigado, Aquidaban. Tentei ser transparente ao máximo para dar informações aos blogueiros do ARQUIBANCADA COLORADA sem quebrar o sigilo de nosso clube. Conte sempre conosco e, principalmente, apóie sempre o nosso INTERNACIONAL. Continue nos prestigiando com os teus comentários.
Parabéns. Tuas palavras contemplam a realidade atual e a participação positiva esclarece as dúvidas implantadas pela imprensa. Parabéns também a Diretoria do Inter que busca sempre o melhoramento das atividades contábeis em busca da clareza e da honestidade de seus atos.
Continuando assim, sempre seremos o Clube número 1 da América Latina.
Beleza, Alex. Penso ser importante deixar nossos torcedores com uma informação correta, ao invés do que alguns jornalistas o fazem. Divulgue este posts aos grandes Colorados de Campo Grande. assim não daremos espaço para azuis tentarem jogar lixo no nosso clube.
Obrigado Nolci e parabens pela sua posicao. Com certeza, voce representa, e muito bem, uma imensa legiao de colorados espalhados pelo mundo inteiro. Colorados estes que, devido a distancia, nao podem acompanhar mais de perto nosso clube do coracao. The Arquibancada Colorada blog for sure is a great connection between colorados from all over the world and the most loved soccer team in the world.
Grande “abraço”
Oi. Bom relato.
O conselheiro que fez o relato para a Gaucha foi o Claudio Brito. Será que nao é ele que vaza as coisas para rbs, afinal ele trabalha lá.
Muita benevolência tua(certamente não inocência)imaginar que seja iniciativa só do profissional e não da empresa,fomentar fofocas contra nossa Instituição.Eles já possuem um vasto histórico nesse sentido.
Parabéns Nolci.
Apesar de conhece-lo há tão pouco tempo, eis que algumas vezes temos o prazer do convívio em Panambi, tenho a certeza que és uma pessoa exemplar nas atitudes e ações. Se tudo se deu como tu relataste, acredito piamente no que disseste. Acho que finalmente temos alguem dentro do Conselho do Internacional, que relatará corretamente o que se passa naquela plenário, e isto é positivo tanto para a imagem da instituição, quanto para o torcedor que passará a confiar mais ainda em seu Clube do coração. Quanto ao episódio da emissora de rádio, digo que são por estas coisas que as informações chegam na torcida de forma distorcida. Parabéns pela postura e pelos esclarecimentos.
Marinho
Excelente sua posição Nolci referente a prestações de contas do nosso querido Internacional, cumpriu com sua função de estar sempre atento a tudo o que acontece nos bastidores, o INTERNACIONAL é uma instituição do povo e não tem dono. Abração do amigo Chui.
Continuo mantendo minha posição anterior NOLCI: PARABENS pelo teu voto; votaste, tenhas certeza, por mim e por todos os teus amigos e companheiros da Arquibancada.