Prezado(a)s amigo(a)s Colorado(a)s,
Faltando pouco menos de um mês para a grande final do Mundial Interclubes 2010 temos várias questões pendentes neste limbo temporal em que se encontramos. Por exemplo:
1) Quem deve ser o goleiro titular?
Acho que a grande maioria do pessoal que escreve e/ou comenta aqui na Arquibancada Colorada reconhece que o Renan não estava passando por uma boa fase e que precisava ser substituído. Mas será que este é o melhor momento para fazer um rodízio de goleiros? Tudo bem que o Pato Abbondanzieri, o Lauro e o Muriel merecem uma chance de jogar já que o Renan falhou em alguns lances capitais (e o que é pior, duas ou três vezes cometendo a mesma falha). Contudo, na minha humilde opinião, fazer um rodízio de goleiros faltando somente algumas semanas para a nossa estréia no Mundial Interclubes atrapalha (e muito) o entrosamento dos nossos zagueiros com o goleiro que estiver jogando (o primeiro gol do Atlético–GO há alguns dias atrás é um exemplo disso). Acho que apenas um goleiro deveria estar jogando nesse período que antecede a viagem para Abu Dhabi, pois assim teríamos tempo de sobra para entrosar a zaga com o novo titular…
2) Quem deve ser o Presidente do Sport Club Internacional para 2011 e 2012?
Acho que essa é a primeira vez em que somente candidatos da Situação passam para o segundo turno. 🙂
Eu pessoalmente não consigo entender porque o Giovanni Luigi e o Pedro Afattato não conseguiram chegar a um acordo para escolher somente um candidato da Situação. Se tivessem feito isso provavelmente já teríamos um novo Presidente eleito e não precisaríamos se preocupar com isso nestas semanas que antecedem os jogos do Mundial Interclubes (dessa maneira poderíamos agora estar mais focados no que realmente importa). Puxa era tão fácil chegar a um acordo, bastava um deles ceder e o candidato que fosse eleito agora apoiaria o outro daqui a dois anos. Pessoalmente acho que o Giovanni Luigi deveria ser eleito agora para o Pedro Affatato ficar ocupado somente com a remodelação do estádio Beira-Rio visando a Copa do Mundo 2014. Dessa maneira durante a Copa do Mundo 2014 o Pedro Affatato seria então o Presidente (um candidato da Oposição sendo eleito daqui a dois anos somente será possível se ficarmos mais de dois anos sem ganhar nenhum título nacional ou internacional, caso contrário provavelmente um candidato da Situação será vencedor novamente). A impressão que fica é que ambos pensam ser eleitos e reeleitos daqui a dois anos (por isso ninguém quis desistir da candidatura no presente momento)…
3) Remodelação do estádio Beira-Rio:
Daqui do outro lado do mundo tenho a impressão que está havendo muita desinformação aí em relação à capacidade do estádio Beira-Rio de sediar jogos da próxima Copa do Mundo. Não estou a par de vários detalhes, mas acho estranho que somente agora foram dizer que temos que rebaixar a altura do gramado, pois está muito alta segundo a FIFA e que, além disso temos de buscar um maior financiamento na aréa privada para provarmos que seremos capazes de fazer todas as reformas necessárias antes de julho de 2014. Puxa levaram mais de um ano para chegar a essas conclusões? Nosso estádio deve ser reformado (e já começou isso bem antes do nosso país ser escolhido) visando exclusivamente o conforto e a segurança dos sócios torcedores Colorados e não conforme os interesses da FIFA. O que vale mais a pena: fazer uma reforma estrutural aos poucos com um orçamento plausível OU bem rápida com um custo além do necessário? Eu prefiro a primeira opção…
4) Time e tática a serem usados no Mundial Interclubes 2010:
Aqui eu confesso que não estou muito preocupado com quais jogadores iremos jogar a semifinal do Mundial Interclubes, e se Deus quiser, a grande final também. A minha dúvida é com a tática e a mecânica de jogo que iremos usar. Se olharmos as estatísticas do nosso desempenho no Brasileirão 2010 veremos que temos a quarta melhor defesa do campeonato com 39 gols sofridos em 35 jogos (uma média de 1,1 gol por partida, ou seja um pouco alta) e o nono melhor ataque com 42 gols feitos em 35 jogos (uma média de 1,2 gol por partida, ou seja muito baixa para quem pretendia ser campeão…). Não é a toa que estamos atualmente na oitava posição. Acredito que se melhorarmos um pouquinho a nossa defesa e bastante a capacidade de fazer gols, teremos um ótimo desempenho em Abu Dhabi…
Enfim, vamos torcer para que daqui a um mes a minha próxima coluna seja para parabenizar-nos como Bicampeões Mundiais. É uma façanha muito difícil pois se notarem é quase sempre um Davi (clube sul-americano com poucos recursos) x Golias (clube europeu “nadando em dinheiro”). Entretanto eu ACREDITO E TENHO FÉ que lutaremos bravamente para reconquistar o Planeta Terra!
Aproveito a oportunidade também para desejar uma boa viagem para todo(a)s o(a)s torcedores Colorados aqui da Arquibancada Colorada que irão a Abu Dhabi torcer e vibrar intensamente pelo nosso amado clube, Sport Club Internacional. Eu, como sempre, terei que gravar os jogos (pelo menos irão transmitir pela TV) pois será madrugada aqui no Japão e ver (sem acessar a Internet ou receber ligações telefônicas do Brasil) na manhã seguinte. Por favor pessoal, tragam a Taça de Campeão do Mundial Interclubes de volta para o Beira-Rio!
Vamos Colorado, rumo à reconquista do Mundo!
Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.
Wilson Pardi Junior – Numazu/Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Grande Wilson, para mim o goleiro tem que ser o Pato, pela experiência e segurança. Em jogos assim, precisamos de alguém com maturidade suficiente para suportar o “rojão”. Além do mais, para mim, ele nunca teve uma grande falha comprometedora, o gol contra o Atlético GO não foi só culpa dele e naquele gol pela LA, o juiz acabou anulado, desta forma, eu acho que ele tem todos os créditos.
Presidente, não vejo ninguém melhor que o Luigi. Para mim o Pedro rasgou estatuto, acordo de cavalheiros entre os movimentos políticos e passou por cima de todos pq ele queria ser o presidente AGORA, pq ele queria… tudo para ser o presidente da reforma do Beira-Rio… pq será???? ($?)
Já a reforma, sou a favor de fazè-la da forma em que não precisamos endividar o clube. Se isso significa abrir mão do estádio da Copa, ok, quero time campeão anualmente, com títulos importantes e não ter estádio moderno para jogar série B.
Sobre tática, deixo para o Roth, pois admito que não sou tão boa assim nisso! Hehehehe.
Grande abraço Colorado “nipônico”, teus textos são sempre muito reflexivos!
Respondendo suas perguntas:
1) Pato
2) Giovani Luigi por um simples conceito de continuidade do que está dando certo
3) Sim a remodelação mas sem “parceiros” que se aproveitam de um lobby para ganhar o seu quinhão
4) A mesma da Libertadores com o Mathias centralizado e com Sóbis no lugar do Taison