O Rei voltou!

Apresentação do novo técnico no estádio Beira-Rio (Imagem: Site Inter)

É impressionante a emoção da torcida Colorada. Não sei se a festa é maior pela saída do Roth ou pela chegada do ídolo eterno.

Desde dezembro passado eu vinha ouvindo os comentários do comentarista esportivo Paulo Roberto Falcão no programa Hoje dos Esportes, da Rádio Gaúcha, com mais atenção e pensava: “Puxa, ele tem uma visão tão clara de jogo, de estrutura de equipe, de tática. Como pode estar fora do comando há tantos anos?”. Ao mesmo tempo em que via a euforia no tradicional rival com seu ídolo máximo levar a equipe a uma vaga na Libertadores da América, me questionava “Será que Falcão poderia voltar ao Inter? No passado não teve muito sucesso, será que hoje teria melhores resultados com o atual elenco, jogadores de alto nível mundial?”. Ao mesmo tempo em que era um desejo que isso acontecesse, havia um pequeno receio do torcedor misturar as histórias e no primeiro tropeço, vaiar um dos mais Colorados jogadores da nossa história. Sabem como é, no futebol o torcedor só espera a vitória e esquece o passado!

Eis que para minha surpresa (?) o Rei de Roma retornou a sua casa… aquela que lhe deu três títulos nacionais e outros tantos Gauchões. Falcão voltou ao Beira-Rio não mais somente como ídolo, mas também como o “salvador da pátria”, aquele que irá colocar ordem na casa. O futebol tem uma história de glória muito recente no mesmo estilo com o que irá se escrever no Gigante da beira do rio. Pepe Guardiola, craque do Barcelona, assumiu o clube espanhol em um momento de renovação, nunca tinha sido técnico, deu nova cara ao time, trocou o que precisava trocar, virou campeão da Champions League, conquistou o mundo e há três temporadas mostra a todos um dos melhores futebóis dos últimos tempos.

Falcão já teve a experiência de como é sentar na casamata e comandar uma equipe, inclusive de comandar a seleção mais campeã do planeta. Ficou afastado por alguns anos e esse período serviu para adquirir experiência e usar, com a mesma inteligência que tinha nos gramados, a seu favor tudo que aprendeu, o que viu dar certo e o que deu errado e a evolução do futebol mundial. O Bola Bola me parece muito bem preparado na teoria e na prática, muito atento aos acontecimentos e aos estilos de jogos. Não me parece alguém que gosta de dar “soco em ponta de faca”, como diz o ditado popular, de ser cabeçudo e não querer mudar para não dar o braço a torcer, ele me parece alguém que tem tudo para inovar no Brasil, sair desse circulo vicioso dos técnicos que a cada dia hiperinflacionam o mercado e fazem os clubes pagarem mais para tê-los do que para contratar um grande craque. Sem desmerecer a profissão, mas para mim o jogador é quem deve dar o espetáculo, não o técnico.

Enfim, desejo ao nosso querido Paulo Roberto Falcão todo o sucesso do mundo e que possa levar o nosso Colorado ao topo mais alto no final deste. Seja bem vindo Rei do Beira-Rio, ruma ao tri e a uma América TRI Vermelha!

Débora Silveira – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
INTER, para sempre eu vou te amar!

15 thoughts on “O Rei voltou!

  1. Olá Débora…Leio sempre seus coments pela clareza e paixão com que tu te expressas.
    Mas não poderia deixar de falar do Falcão: Sou sócio desde 1962 (nasci em 61) e ajudei a construir o Beira Rio junto com meu pai levando tijolos e cimento..e vi toda a trajetória vencedora do Falcão. Sempre sonhei com o dia da volta dele ao Inter! Afinal, ele tem o mesmo carinho e amor pelo Inter que nós, e vai se dedicar de corpo e alma para eternizar e agigantar ainda mais sua história. Ele tem o perfil e a inteligência dos vencedores e é tudo o que nós queríamos: DEDICAÇÃO E AMOR AO INTER. E, para concluir, que toda o POVO COLORADO apoie cada vez mais para, sempre mais, mostrar ao mundo quem é o grande INTERNACIONAL, democrático mas sob a monárquia do REI DE ROMA!!!
    Um Cordial Abraço!
    Leo R Fernandes
    102 anos na 1ª Divisão

    1. Grande contribuição Leo, fecho em todas contigo. Acho que o nosso Rei tem tudo para dar certo, confio nisso.
      Acho que a união de paixão pelo clube, conhecimento técnico e tático com a experiência vivida por Falcão tem tudo par nos fazer vibrar por muitos anos!

      Abraço

  2. Assim como Fábio, e aqui ja manifestei minha opinião, tambem fiquei receosa. Mas Falcão foi, é o ídolo do INTER que mais me orgulhou em todo este tempo de torcida apaixonada. meio egoista que sou, só não quero que este ídolo apague este brilho. E torço muito, muito para que ele acerte e fique 10 anos a frente do INTER, acumulando vitórias, títulos e mais paixão. Estou com o coração apertado,até que tudo isso comece a se realizar…

    1. Quer que ele seja o nosso Alex Ferguson fos pampas! 😉
      Hoje ouvi um comentário que faz muito sentido… Falcão não esperou todo esse tempo para se queimar, ele quer voltar a ser técnico e se preparou para isso. Os anos de estudo como comentarista fizeram ele perceber a evolução do futebol, coisa que muito treinador da atualidade não percebe. Ele tem visão, já jogou e já viu de tudo, o que deu certo e o que deu errado.

      Tenho muita esperança que ele voltou para ganhar, para ser campeão por onde passar. Falcão é muito esperto, nunca entrou para perder, não vai ser agora. Sorte ao nosso Falcão!!!

  3. Débora,
    Alegria, esta é a expressão que tenho visto estampada no rosto dos colorados nos últimos dias.
    E por estrema coincidência, FUTEBOL ALEGRIA foi o termo enfatizado pelo Falcão na palestra de apresentação.
    Vivemos num novo astral. Assim como a grande maioria dos colorados (80%) voltei a acreditar e a sonhar de permanecer no topo.
    Abraço

  4. Alô você, Débora!
    Ao contrário do que aquela conhecida parcela da imprensa fala, PR.Falcão teve destacada participação nos clubes que dirigiu, se não vejamos: 1) No início da década de 1990 recebeu um convite para treinar a Seleção Brasileira de Futebol, era o inicio de sua carreira como treinador, obteve o vice campeonato da Copa America e revelou para a seleção desconhecidos valores, até então, como: Mauro Silva, Cafú, Roberto Carlos e Marcio Santos entre outros. 2) Como treinador do América do México (Primeiro clube que treinou), conquistou a Copa Interamericana em 1991 e a Copa dos Campeões da CONCACAF em 1992. 3) Em 1993 assumiu pela primeira vez o comando do Internacional, e fruto do seu trabalho recebeu um convite para ir treinar a Seleção Japonesa de Futebol entre 1994 e 1995 e deixando o Inter para ir trabalhar na Terra do Sol Nascente.

  5. ELE É O CARA !!!!
    Incontestável.
    Os azuis de plantão já disseram que na outra vez não deu certo. É claro, e nem podia, não tinha time, clube com dividas, sem estrutura. Hoje é tudo muuuuuito diferente. Além do INTER ser um multi-campeão o Falcão está recebendo um plantel quase pronto, é só empregar o conhecimento dele, que NINGUEM NOS SEGURA, e é disto que eles tem medo.
    DÁ-LHE INTER

  6. Como crítico contumaz do treinador anterior (que nunca mais treine o INTER) agora passo a apoiador e torcedor do nosso Paulo Roberto Falcão. Ele já tem aceitação e apoio natural e tem uma excelente estrutura de trabalho. Quanto ao grupo de jogadores, certamente ele é de boa qualidade, o que não quer dizer que não tenhamos carências e as temos. Algumas individualidades já não podem mais dar o retorno exigível às ambições do Clube. Por isso, caberá ao nosso técnico remanejar algumas peças e, por que não, solicitar contratações à altura do que necessitamos, pois as chamadas “contratações para grupo” são invariavelmente repetições de erros de avaliação, com raríssimas exceções. Ao trabalho Falcão, estamos contigo. E muito boa sorte.

  7. Olá Débora!

    Confesso que fiquei receoso com a contratação do Falcão, já que há tempo ele não comanda ninguém a beira do campo. É um excelente comentarista, teve uma história no futebol digna dos mais altos craques mundiais e uma passagem pela casamata não tão interessante. Como colocaste, espero que esses anos longe do gramado serviram para muito estudo tático. O que realmente importa agora é darmos confiança total a ele, incentivar o time ao máximo, costumeiro aos COLORADOS.

    Bom trabalho Falcão. Que tuas glórias como jogador se repitam agora no teu retorno!

    1. Com certeza Fábio, a torcida Colorada toda, tem que apoiar o Falcão. Ele chega em meio a decisões e pouco tempo para treinar, por isso a nossa força no Gigante tem que ser enorme. Vamos em busca de novos títulos!

      Abraço

  8. Acompanhei a entrevista dele na apresentação. Pareceu decidido. Chamou a responsabilidade dos jogadores. Acho que se alguem se revoltar ou destoar ali no grupo de Falcão deve ser um verdadeiro “laranja podre”, seja quem for. O que eu falou é muito dificil de cumprir, mas ele parece ter uma certeza… vamos apoia-lo,né…é a pessoa que todos queriam….

    1. Para mim ele tem o que chamam “linguagem do boleiro”, entende o jogador. Acho que a combinação disso com a experiência de campo e de tática dos últimos anos, tem tudo para dar certo. Vamos apoiar o nosso rei em busca dos novos títulos!

  9. Minha esperança é que ele inove sim Débora, no futebol do INTER e do Brasil. Para que a gent enão dependa só da malicia, da ginga e da diferença do futebol brasileiro.Mas que tenhamos um marco como foi a S eleção do ^Tele Santana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.