Treinadores feitos em casa

Só Caudião levantou caneco

Ao longo se sua história, o Inter deve ter tido talvez, algumas dezenas de jogadores profissionais que se tornaram treinadores do próprio Clube imediatamente após terem encerado a carreira ou algum tempo depois. Os primórdios registram casos de funções acumuladas como o de um de seus fundadores, José Poppe Leão ou mesmo Carlos Kluwe. Há casos em que o treinador tenha passado pelas categorias de base como jogador, nesse caso se inclui, por exemplo, Ernesto Guedes, mas vamos nos reportar aos atletas profissionais de uma era contemporânea que se tornaram treinadores ou que voltaram ao Inter na condição de treinador.

Antes vamos citar uma curiosidade: Em 1963 o Inter estabelece um Record, utiizando em sequência com cinco treinadores. Abelard Jaques Noronha, João Carlos Cunha, Fernando Brunelle, Mendes Ribeiro e novamente João Carlos Cunha ocuparam o comando da “casa mata”., todos sem sucesso. Larry Pinto de Faria e Paulo de Almeida Ribeiro, inauguram essa nova era em 1965 e 1966 respectivamente. Gainete em 1977 torna-se o primeiro atleta do Inter da era Beira-Rio a ser treinador  do Clube do Povo. Cláudio Duarte, em 1978, torna-se o primeiro treinador ex-boleiro a sagrar-se campeão, repetindo o feito em 1981. Em 1988 Gainete retorna ao Inter. Em 1989 o Inter iguala o recorde negativo de 1963 com  Abel Braga, Paulo César Capeggiani, Cláudio Duarte, Bráulio e Carbone. Dessa última relação, sómente Abel Braga não foi jogador aqui da casa.

Em 1991 Cláudio volta ao Inter. Em 1993, Falcão assume pela primeira vez o comando do elenco Colorado. Em 1994 e 1995, Cláudio retorna ao Inter. Em 1996 é a vez do eterno capitão Elias Figueroa. Em 1999  Valmir Louruz é chamado. Em 2002 Claúdio mais uma vez assume. Em 2009, Mário Sérgio é o comandante, para em 2011 PR.Falcão assumir. O Detalhe é que somente nos anos de 1978, 1981 e 1991 o Inter conseguiu o título do campeonato Gaúcho, todos sob o comando do Cláudio  Roberto Pires Duarte, o Claudião. Agora é a vez do PR.Falcão.

Paulo Melo – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Colorado, CAMPEÃO DE TUDO

3 thoughts on “Treinadores feitos em casa

  1. Melopédia, a nova enciclopédia do futebol gaúcho.
    Beleza Melo, pelo menos não há uma maldição envolvendo ex-jogadores que voltam como treinadores, pois se havia o Claudião quebou a regra e abriu as portas para o Falcão.
    Então, que venham os Títulos.
    Abç.

  2. Muito enriquecedor este teu post de hoje Melo. Algo que eu nem fazia ideia de quem como jogador e treinador conseguiu ser campeão. Altamente cultural o teu texto sobre a história Colorada, parabéns! 😉

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.