Parabéns Aílton Corrêa Arruda

Manga, goleiro campeão na década de 70

É pessoal, ontem, dia 26, foi aniversário do Sr  Aílton Corrêa Arruda, mais conhecido como “MANGA“, que teve em sua homenagem e nesta data, decretado dia “26 de Abril, o Dia do Goleiro”

Parabéns : Assis, Gasperin, Bagatini, Schneider, Benitez, Manga, Gilmar, Tafarel, André, Clemer, Lauro, Renan, Muriel e tantos outros que com orgulho defenderam o gol Colorado.

A década de 70 também marcou a introdução do treinamento de goleiros no Brasil. Na preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1970, o preparador físico Admildo Chirol, levou para a concentração vídeos e fotos dos treinamentos específicos para arqueiros das seleções da Alemanha e da Iugoslávia. A partir deste episódio, gradativamente, essa modalidade começou a ser introduzida no país.

Na Copa do Mundo de 1974, pela primeira vez, a Seleção Brasileira contou com um preparador de goleiros na sua Comissão Técnica, o Tenente Raul Carlesso, professor de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro. Foi Carlesso, juntamente com o Capitão Reginaldo Pontes Bielinski, que criou em 1975 o “Dia do Goleiro”. No entanto, oficialmente a data foi introduzida no nosso calendário no dia 26 de abril de 1976 em homenagem ao grande goleiro Aílton Corrêa Arruda, o Manga, nascido no dia 26 de abril de 1937.

Manga no ano anterior havia sido campeão Brasileiro pelo Internacional aos 38 anos de idade. No ano seguinte, viria a tornar-se bicampeão brasileiro pelo colorado entrando definitivamente para a história como um dos maiores goleiros do Sport Club Internacional (Fonte : Site do INTER)

Clemer, campeão

PARABÉNS A TODOS OS GOLEIROS !!!
E em especial os COLORADOS e principalmente o nosso glorioso CLEMER, que foi o Goleiro dos maiores títulos no INTERNACIONAL.

Evandro Milani – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Vamo Vamo INTER!!!

4 thoughts on “Parabéns Aílton Corrêa Arruda

  1. Alô você Evandro!
    Faço coro as tuas palavras e enriqueço um pouco a tua lista com nomes destacados como os de Milton, Gainete e “Gato Fernandes”. A propósito: Não achas o maranhense Clemer um pouco parecido com o pernanbucano Manga?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.