Bem, com certeza minha filha de 8 anos, ficaria surpresa ao ver no Natal um Papai Noel de uns 20 anos, porque para esta função, é comum que tenhamos uma pessoa idosa para este personagem, o que não é normal no esporte e principalmente no futebol, visto que é necessário força e vitalidade para aguentar correndo os 90 minutos. Li nesta semana que o INTER tem o segundo plantel mais velho do Brasil, perdendo apenas para o Atlético de Minas Gerais ou Ceará, não lembro agora, mas que tem a segunda maior médio de idade do campeonato Brasileiro.
O que é melhor num time? Um time velho e experiente ou time formado por jovens na sua maioria ? Nem um nem outro. Bem sabemos todos, que o ideal é mesclar a experiência com a juventude, onde os mais experientes são menos afoitos e fazem a bola rolar, deixando aos mais jovens, a correria e a bola de velocidade, tentando surpreender o adversário. Ao INTER acho que falta esta mescla. Estamos com muitos jogadores experiêntes sendo surpreendidos por jovens adversários, onde o reflexo e preparo físico, superam a técnica dos digamos “mais vividos”.
Precisamos do Muriel, que no Couto Pereira, contra o Coritiba, me fez pensar naquela saída do Renan na Libertadores contra o São Paulo, na final do Mundial, nos golpes de vista do Renan, enfim, se o Muriel já estivesse no gol, muita coisa teria sido diferente. O Oscar, mesmo sem o porte físico que o Falcão acha que ele deveria ter, não pode ficar no banco. Tudo bem que ele ficou em Curitiba e o Glaydson entrou e deu conta do recado, mas então que joguem Oscar e Glaydson e que o Tinga fique no banco. O Juan, com todo o péssimo humor dele, pois dizem ser muito genioso, ainda é melhor que o Rodrigo e o Índio.
Li que alguns garotos estão se destacando no sub17 e sub20, então está na hora do INTER apostar no que tem tanto orgulho, “a gurizada de base”. Claro que é necessário manter jogadores experientes e habilidosos, como D´Alessandro, pois faz a gurizada correr com lançamentos precisos, o Zé Roberto, que atua com disposição e é atacante agudo, o Guinãzu que corre parelho com qualquer time de sub17, porém muitas vezes tem que fazer a sua função e cobrir a dos outros e é mau interpretado, como no último Domingo, o pessoal do SporTv, dizer que ele já deveria ter se aposentado.
Certos devem ser eles, com comentaristas como Casagrande e Müller que só dizem bobagem e o óbvio. O Falcão, torço para que ele dê muito certo no INTER, e como ele mesmo disse, que seja o técnico que mais tempo ficou no comando do time e que também mais títulos ganhou. Vejam o Carpegiani no São Paulo, perdeu o Paulistão, teve conflitos com o jogadores, mas a direção do São Paulo, sustentou e apoiou o treinador e estamos vendo o São Paulo com 100% de aproveitamento no Brasileiro e líder absoluto.
Mas então, técnico por técnico, INTER e São Paulo estão iguais, a direção apoiando os técnicos, INTER e São Paulo estão iguais, então onde está a diferença ? Sim, na juventude do plantel. Carpegiani apostou na velocidade e técnica de Lucas e Casemiro, dois jovens talentos. Algumas posições ainda carecem de jovens talentos, mas é difícil achá-los.
Gostaria apenas que o Falcao, não faça como técnicos tradicionais e mantenha os jogadores mais velhos no time para não queimá-los em fim de carreira, bloqueando a passagem de jovens talentos, ou então colocando os caras para jogar, aos 40 min do segundo tempo.
Enfim, acho que o Falcão devia dar mais espaço aos mais jovens, aumentado a vitalidade e disposição do time.
Evandro Milani – Porto Alegre – RIO GRANDE DO SUL
INTER – Nada vai nos separar!
Alô voce Evandro!
Muriel é uma boa resposta a uma solicitação nossa, no pré mundial 2010, ainda. E não é só por essa partida ou por sua participação na Portuguesa. Nós todos tivemos a oportunidade de ve-lo no campeonato Nacional sub 23 vencido pelo Inter , no ano passado. Não se afirma que ele seja a solução, mas sem jogar não vamos saber. Testado e aprovado (acho que sim), fica. Não aprovado que dê espaço. Mas a pauta é velhinhos e garotos. O exemplo esta aí para quem quiser ver. O bernardinho faz essa mescla com muita competência a mais de dez anos e os resultados todos conhecem.
SC
E aí Evandro!
Acho que a questão é saber mesclar, medir a experiência com a juventude… vamos ver o que está acontecendo com o SP, meninos que só qualificaram o elenco e desbancaram ídolos como nosso querido Fernandão. A questão, na minha opinião, é que se não colocar a gurizada para jogar, nunca terão a experiência necessária, desta forma é precisar ousar e deixarem de ser conservadores. 😉
Abraço