Voltei a ser criança nessa noite de 31 de agosto. Lembrei de meus tempos de menino fazendo um castelinho de areia e de repente vinha àquele pessoal correndo e derrubava tudo. Eu ali impotente sem ter como reagir só podia me recolher e ficar triste.
Depois já adulto quando via uma criança fazendo um castelinho, lembrava de mim mesmo e sempre que possível eu gritava e alertava para quem inadvertidamente com os próximos passos pudesse, talvez, derrubar aquele sonho. Pois hoje estou vendo alguém prestes a derrubar meu castelo e vou gritar agora: ALÔ DFP DO SPORT CLUB INTERNACIONAL, a torcida exige que se tome uma providência quanto ao nosso miolo de zaga, especialmente nosso zagueiro central ou zagueiro pela direita, como queiram. Estou falando de Bolívar.
Ele que durante muito tempo foi um zagueiro seguro (sem jamais ser brilhante) deixou de ser, há algum tempo. Não estou falando de sua índole, nem duvidando de seu desejo de bem cumprir seu papel pelo polpudo salário que recebe. Estou falando de quem há muito não apresenta condições de empenhá-la, como nos bons tempos. É próprio do ser humano, vai existir um momento que não dá mais. Tudo que tem começo um dia tem que ter fim. Tem falhado costumeiramente em quase todos os jogos. Ontem abusou, falhou nos três gols do Santos.
No primeiro ignorou o centro-avante praiano às suas costas e ficou olhando para o lance ao invés de cuidá-lo. Resultado: Borges se antecipou cabeceou sem que o nosso zagueiro sequer disputasse a bola com ele. No segundo gol Borges mandou para a área e o Alan Kardec dominou e fuzilou Muriel sem que nosso zagueiro o incomodasse (falta de força e reflexo). No terceiro para coroar “sua atuação” errou em bola. Treinador, Vice de futebol, diretores de futebol, assessores, presidente, todos viram não é, e aí?
O jogo
Com a volta dos jogadores que não atuaram no gre-NAL, o Inter realizou um primeiro tempo notável. Articulado, dando a impressão que sua colocação no campeonato até então não espelhava a realidade de seu elenco. Os ótimos jogadores da equipe santista, não tinham vida boa. Marcação forte, contragolpes rápidos. Com sete minutos Bolívar sobe sem marcação atrás da zaga adversária e aproveitando um cruzamento de Elton abre o marcador, 1 x 0. Aos dezessete é a vez de Damião escorar um cruzamento, após uma excelente jogada de Nei (O melhor do Inter) e abrir 2 x 0. Ainda no primeiro tempo Damião, de novo, arremata com extremo perigo, quase fazendo o terceiro gol.
Na abertura do segundo tempo o homem de preto, “operou” o Inter, sonegando uma penalidade máxima aos 3 min. Guinae fora da área quase fez o terceiro, obrigando o goleiro da vila a fazer uma bonita defesa. Na seqüência, de tanto orbitar a área santista o Inter chegou ao terceiro gol, por Oscar cobrando um pênalti sofrido por Bolívar. Vejam que existe a participação decisiva do capitão do Inter em dois dos três gols consignados pelo Inter, mas o problema não é na área do adversário, é na nossa.
Daí para frente duas coisas ficaram evidentes:
1) Elton que fazia uma ótima partida, contendo as ações do Peixe em suas manobras pelo centro, cansou. Evidentemente cansou, pois passou a errar passes e chegar atrasado.
2) Com isso não aparecia mais para dar o primeiro combate aos atacantes e os deixava em confronto direto contra os defensores. Ficou evidente que falhou na origem dos dois primeiros gols. Com isso ele que era o anjo da guarda de nosso discutido miolo de zaga, permitiu o combate direto e o resultado todos conhecem. Borges duas vezes e Alan Kardec se aproveitaram de nossa fragilidade e incrivelmente empataram o jogo, 3 x 3, em 11 min .
Dorival ainda tentou um gás novo com Ilsinho e João Paulo. Discordei da entrada do Sandro Silva (volantomania, a recaída) pois para mim era evidente que chamaríamos o Santos definitivamente para cima. Não deu outra.
Vejam bem: O Inter tem o quinto melhor ataque da competição, já sua defesa só está à frente de cinco, ou seja, é a décima quinta colocada. Os números falam, é só ler. Não há Damião que dê jeito nisso.
Paulo Melo – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Vamo, Vamo INTER
Só tenho a declarar: “lamentável”. Ou como diz o Milton Leite, “Mas que desagradável!”.
Melo,
Realmente, acompanho nosso time há décadas e não me lembro ter deixado de ganhar um jogo depois de estrmos vencendo por 3×0. Inacreditável.
Mais uma análise racional do Grande Melo, apesar de toda a paixão pelo INTER. Passa da hora de renovar o miolo da zaga. Um dos “históricos”, pelo menos, deve deixar o time titular, e para nós, sócios e torcedores, essa definição já existe: é Bolivar quem deve sair. Penso que pode ser dada a oportunidade ao Índio de jogar na “sua”, ao lado do Nei, enquanto o zagueiro pela esquerda deve ser o Juan, que é canhoto. Ao lado do Índio aprenderá muito e usará todo o vigor físico da juventude. Quanto às substituições, pela primeira vez discordo do Treinador, pois acho que o Oscar deveria permanecer. Enão usaria no jogo de ontem nem Sandro Silva nem Wilsinho. Só os pratas da casa, que não se importariam de dar um bico para lateral, se necessário. Vi na jogada de Wilsinho, já nos acréscimos, um individualismo prejudicial ao INTER, pois ele poderia ter cruzado para o Damião, que estava livre na área, em vez de tentar a loteria em um chute quase sem ângulo. Pênalti sonegado e gol mal anulado até acontecem com frequencia no futebol, mas levar 3 gols em 11 minutos, já é assunto pra levar pro divã! A hora do Treinador agir é agora: Fora Bolivar! SC
Quero lhes dizer que tenho certeza, que dos altos do céu onde deve se encontrar, nossos ídolos que já se foram, nossos torcedores mais ilustres ou comuns, o fanático colorado que está sentado a direita de Deus pai todo poderoso devem de ter falado com o dito cujo ontem no final da partida e rezado junto: Que Deus nos proteja e feche a zaga porque o Bolívar resolveu abrir de vez!
Não tenho palavras Melo, que decpção.Em dez minutos um empate com gosto forte de derrota. A direção precisa fazer algo urgente!
Alô você!
Por mais que alguns errem, somos carentes também de lideranças que digam e sustentem que “AQUI NÃO SE PERDE JOGO NESSAS CIRCUSTÂNCIAS”. Mãe Santíssima, Oremos!
SC
Oi, Paulo! Ca’ estou eu novamente,para comentar o acontecido na noite de ontem no beira- rio. Fui ao jogo ontem,com aquela sensacao de desconforto,aquele que se tem quando tomamos uma atitude,mas no fundo achamos que esta’ errada. O jogo comecou,e tudo estava lindo,maravilhosooo. Eu at’e comentei,este time esta envolvente,inacredita’vel, o Bolivar,estava irreconhecivel,denovo falei,nem parece ele!!! Maldita hora em que falei isso,o primeiro tempo acabou e o time foi para o vestia’rio. Ao voltarem para o segundo tempo,CATASTROFE,ele tinha voltado ao normal,e a’i comecou a lambanca, o Peixe resolveu jogar,enfrentar a nossa zaga ( zaga ?) e para variar la estava o Bolivar, pronto para colaborar com eles. Realmente ,eu acho que a direcao tem que tomar uma atitude,ou sera’ que vao esperar o Inter estar beirando a zona do rebaixamento? Deste jeito,nao d’a para pedir o apoio Da torcida,nao ha’ coracao que aquente.
Alô você,Junara!
Impressionante. Lá em Viamão com 3 x 0 aos trinta do segundo tempo o “Seu Alvarino” teria dito: ” não tem mais jogo, fura a bola, senta em cima”, e a gente ganharia o jogo.
SC
Melo
Estou em campanha! Cansei de perder e entregar jogo com BOlivar! tJa criaram ate site:
http://www.forabolivar.com.
e tbm dossie:
http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DB4rA5fNBKxU%26feature%3Dautoshare&h=-AQBiOrpGAQDdwZRMTxynZHndUQobJcPchAYN5T5GLHItow
Estou enviando twitter e facebook, emails, meus dias serao assim ate ter o prazer de ver ele fora do clube, do time nao basta! Isso e um risco, ou nao vimos recentemente o Mathias voltar a vestor a camisa colorada? Fiz um baita esforco p/ ir a Abu Dhabi e esse cara foi uma vergonha.
Bolivar nao tem forca, nao tem tecnica, nao tem velociade nem impulsao! Entao como alguem assim ganha 250 mil por mes e ainda pode entregar jogo apos jogo sem sacarem do time?
Ele esta marcando o atacante e qdo este vai em direcao a bola ele trava, fica estatico! A bola vem por cima e o atacante sobe, Bolivar escora e nao sai 1 cm do chao! Qtos gols todas semanas? Sistematicamente falhando e entregando!
Ele nunca foi meu capitao nem general, sempre foi mediocre q teve a sorte de estar no Inter! Ate banco era! O Roth, alem de fazer o fiasco contra MAZEMBE nos deixou essa heranca maldita, arrancando a faixa do Guinazu e passando p esse pereba!
BOLIVAR< NAO te aguento mais!
Alô você Mauren!
Impressionante, impressionante, não encontro outro vocábulo para definir o que está acontecendo sem que nenhuma providência seja tomada. Bolívar jogou com todos os zagueiros e continuamos a tomar gols iguais aos que tomamos ontem. A lógica diz que se o fato repetido é ele então que se retire o jogador do time. Se a apreciação conjunta não bastar faça-se a avaliação individual aí a coisa é escancarada. Impressionante, impressionante.
Melo,
Concordo com Cláudio Cabral. O INTER realizou os melhores 1ºs 45 min do ano. Data Venia, Paupério, mas nada falhava no time até os 25min do 2º tempo. Aí cansaço e O Ex- General, agora rebaixado a soldado (e olhe lá) entrega o jogo. Incrível.
Nunca tinha visto um jogo tão perfeito e estarmos ganhando de 3 x 0 e entregarmos a rapatura em 15 min. Alguém se lembra?
Estamos fazendo uma pesquisa para mediar a emoção colorada. Responda:
VOCE FICARIA MAIS TRISTE COM A VENDA DO DAMIÃO, OU ALEGRE COM A VENDA DO BOLÍVAR?
Alô você, Heleno!
Impossivel mensurar, são da mesma grandeza!
SC
Grande Melo. Não sei se vou agradar, mas penso que os 3 x 0 iniciais eram enganadores, pois o nosso INTERNACIONAL alternava bons e maus momentos, não mantinha um comportamento contínuo. Não é possível, mais uma vez, um gigante se apequenar dentro do Beira Rio. Nossa zaga é lenta e já não tem gás suficiente para aguentar 90 minutos. O grande capitão (general para alguns) mais uma vez falhou nas horas decisivas. Também penso que a zaga não precisa de “muletas”, precisa é ser composta de bons jogadores..Nosso meio de campo novamente “fez água” , como nos dois últimos jogos. Não sou treinador, mas está mal definido. Tem que definir quem defende e quem ataca e seus respectivos substitutos. Não entendo a escalação de Andrezinho, pois para mim já devia estar longe, mas já que permanece, é jogador para entrar, como opção e olhe lá. Sinceramente não sei o que falta para essa direção do INTERNACIONAL acordar. O Oscar não pode jogar junto a linha lateral do campo e ficar sem opção de servir o ataque.Damião não pode atacar e defender de área a área. Não tem jogador que aguente isso. As alterações, principalmente a do Delatorre (quem mais incomodava a defesa do adversário) ao meu modo de ver foram equivocadas e tardias. Quando o nosso INTERNACIONAL “começou a fazer água”, naquele momento era hora de reforçar a frente da zaga, pois concordo plenamente contigo, o Elton já mostrava sinais de cansaço. De bom, só o chute do Guinazu. Já é um começo.
Alô você Pauperio!
As tuas observações são procedentes e corrigiveis mas as atuações do Bolívar vem se repetindo com uma regularidade extraordinária.
Já estou achando que dese jeito estão expondo o cidadão. Não precisa isso. Arrumem uma lesão e encostem o homem.
SC
É Melo, estamos emperrados num grupo intermediário da competição. Por absoluta eficiência do Leandro Damião (03 gols em dois jogos) trouxemos para o Beira-Rio a RECOPA 2011. Mas um campeonato como o nosso Brasileirão requer uma coisa básica que está na cartilha de qualquer time que ambiciona o título ou ao menos a tão cobiçada vaga na Libertadores: REGULARIDADE. Essa regularidade é traduzida em equilíbrio especialmente nas tarefas de marcar e atacar ou vice-versa. Estamos pecando muito no quesito defesa e isso está nos custando a alvancada para o grupo de cima. Não sei se as alternativas do grupo serão suficientes em qualidade, mas pelo menos em VELOCIDADE podemos ter uma defesa melhor. Só espero que não “queimem” a defesa Moledo-Juan em um jogo isolado com vários outros desfalques no time. Quero com eles a mesma “compreensão” que estão tendo com os nossos zagueiros mais vitoriosos, mas já desgastados pelo tempo.
Alô você Luciano!
Procedem as tuas observações, procedem. Aguardemos, enquanto isso os líeres tropeçam e o Inter…também.
Oremos
SC