Tenho conversado com várias pessoas e todas concordam que o Marketing do INTER é muito fraco, pouco inteligente.
Juntando várias coisas que ouvi, descrevo aqui algumas :
– Quem foi no Torneio da Copa Audi na Alemanha, no Alianza Arena, viu diversas barracas vendendo produtos dos outros 3 times que estavam disputando o torneio, com visibilidade mundial, o INTER não tinha absolutamente NADA exposto. Só o carro da AUDI tinha o nosso logo e nossas cores, e que faziam a nossa propaganda. Não deram a dimensão que o evento tinha. Ainda bem que o time não faz feio.
– Na decisão do mundial em Abu-Dabi, o grande, famoso e forte Mazenbe, distribui camisas e bandeiras do seu time para a sua fraca torcida, enquando que o INTER, que tinha a maioria esmagadora da torcida, não deu nem as horas para sua torcida.
– Lançar bonequinho de jogador que já foi, será uma boa estratégia para atrair torcedores ??
– Tem Consulado com telefones e contatos errados no proprio site do INTER. Tem consul que sorteia camisa do INTER, paga do seu próprio bolso, pois tem vergonha de dizer que o INTER não manda nada para os Consulados brindarem seu socios que PAGAM e raramente ou nunca vieram ao Beira-Rio. É amor sem reciprocidade.
Tem coisas boas, sim é claro, mas convenhamos, poderia ser infinitamente melhor. Já que gostam de gastar dinheiro, então que contratem empresas e pessoas profissionais que saibam fazer Marketing de verdade, que atraiam patrocínios e ações que revertam em dinheiro para o clube. Visitem ou consultem os grandes clubes Portugueses e aprendam um pouco de Marketing x Paixão, que tem em cidades espalhadas pelo País, lojas com materiais do clube e que são também um tipo de Consulado, onde o torcedor sente o apoio do clube e o ambiente. Se está longe do clube, então qual o melhor lugar para ver um bom jogo. Na loja do clube, na sua cidade, acompanhado de outros torcedores, bebendo, comendo, enfim, gastando e revertendo tudo para o clube.
Claro que não dá para ter isto em todos os lugares, mas é viável onde há grande concentração de COLORADOS e fora da Capital.
MAS O PRINCIPAL, não é só opinião minha, pois tenho escutado de grandes colorados (PM), que o INTER é burro em relação ao patrocinio que carrega no peito, mostrando para o mundo todo esta marca.
Até o BOCA JUNIORS, que quase caiu para a segunda divisão Argentina, trocou o antigo patrocínio da Cerveja Muller pela marca mundial da LG, porque o INTER não pode ???
Precisamos um patrocinador da altura do nosso clube, um patrocinado Mundial, que não nos equipare com outros timinhos regionais.
Tudo no Clube é reflexo da Direção : poucos Reforços, demora na definição do Técnico, Marketing fraco, Novela da Copa (que está virando um fiasco Nacional).
Esperamos que melhore, pois tem gente competente lá.
Enfim, fica a mensagem. A Direção precisa pensar o INTERNACIONAL como um dos melhores e mais bem estruturados clubes de Futebol do Mundo e não ficar agarrado as coisas regionais.
Adianta liderar Ranking da Conmebol, estar bem classificado na Fifa, ter um dos maiores quadros socias do Mundo, e receber a mesma cota de patrocínio que os “bananas de Pijama” ???
Alou Presidente, o INTER não é uma “Rodoviária” e sim um “AEROPORTO INTERNACIONAL”
Um patrocinador forte, mundial, da altura do INTER, já teria revertido muito em Marketing e ajudado financeiramente direta e indiretamente, pois todo torcedor gosta de ter seu clube associado com grandes marcas.
PARA PENSAR.
Evandro Milani – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
INTER – Nada vai nos separar!!!
Muito bom Evandro, fantástico. Eu não concordo nenhum um pouco com essa ideia de que um patrocinador tem que apoiar os dois clubes de POA. Isso é pensar pequeno de todas as partes, é realmente se “apequenar”, não valorizar a sua marca… vamos olhar o exemplo do times de SP, da Europa, pq só aqui alguma empresa iria falir se não investisse no outro clube? Acho esse um pensamento bairrista e pequeno.
As Tintas Renner faliu pq patrocinou o outro lado por anos? A Sulvinil faliu por ter patrocinado o “timão”? Não, então não é por aí que se deve pensar em fazer mkt. Hora de revermos conceitos! 😉
Abraço
Eu assino onde? Sempre com idéias bem colocadas….
-A partir de 1999 passamos a ter o patrocínio do Banrisul e até ali não tinhamos nenhum grande título internacional o que veio nos últimos 12 anos sempre com o Banrisul junto a nós, espero é claro, que venham os grandes patrocinadores internacionais e com eles mais dinheiro para o clube mas espero tambem que daqui a uma década estes mesmos investidores nao passem a serem donos do Inter e até quem sabem não venham a declarar que nós não passamos de torcedorezinhos regionais mediocres.
Olha pessoal, se voltarmos um pouco no passado a parceria com o Banrisul teve, num primeiro momento, também por objetivo equacionar dívidas que os dois Clubes da Capital tinham com aquela instituição. Tudo bem, para a época foi um bom e necessário negócio. Mas convenhamos que a situação mudou, a envergadura do INTERNACIONAL hoje não justifica manter um patrocínio regionalizado como estamos dizendo. Não quero dizer que não possamos ter contratos com o nosso Banco Estadual, há espaço para patrocínio em categorias de base, eventos, outras modalidades, etc. O que precisamos sim é mirar mais alto do que contentar interesses regionais. Quem disse que precisamos agradar com equilíbrio um estado dualista em termos futebolísticos? Temos que respeitar todos, mas temos a nossa história, os nossos projetos, as nossas ambições. Isto requer pensar diferente, agir diferente. Todas as sugestões já apresentadas neste espaço de debate e mais muitas outras são bem vindas, mas será que os nossos gestores do Clube estão abertos a debatê-las internamente e com os associados?
É isso ai Evandro! Concordo com todo o teu comentário! “Pense grande e serás grande!” Gostaria de acrescentar apenas que o investimento maior ainda deva ser no futebol: Fica Damião! Vêm Dagoberto! Tragam um zagueiro (Tipo Célio Silva)! Reforço nas alas! E um treinador competente! Acredito que, com um time vencedor e uma torcida apaixonada como a que temos, tudo fica mais fácil! Saudações Coloradas meu amigo!
Evandro:
A importância do teu texto deveria ser um norte para o debate de qual o futuro que queremos para o clube. Já escutei de várias pessoas ligadas ao Marketing que o cordão umbilical que une o nosso clube e o nosso arquirrival deverá se romper, mas não sabem o momento e que é perigoso. Na minha opinião se tivessemos em uma situação inversa (bati na madeira) eles já teriam rompido, pois eles estão indo a reboque do nosso sucesso.
Na minha ótica, a visão das pessoas de alguns setores do clube é pequena e posso dar vários exemplos disto, como: o padrão da Reebok para o nosso emblema na camisa, pois não souberam se impor e aceitaram o modelo proposto e a resposta que nos deram que era moderno e era do centenário, comentando que o antigo ninguém identificava o seu significado (que é mentira, pois o que faz ser conhecido é a tradição e o trabalho de marketing e não o que está escrito ou a maioria não conhece o Barcelona, Benfica, Boca Juniors, Independiente ou Peñarol, lembrando que nenhum deles tem escrito em seu escudo o nome); a mudança do slogan e da razão existencial do clube, pois alguns trabalham para uma elitização do mesmo e o afastamento das camadas mais baixas achando que se ganha mais dinheiro se transformar o clube dos ricos e não do povo; o modelo estreito como foi pensado as obras do Beira-Rio (disputa bairrista para ver quem vai sediar a Copa do Mundo em vez de discutir qual era a melhor forma para ter um estádio moderno, sem endividar o clube e nem entregar a uma empreiteira qualquer); que o clube não sabe e nem pode gerenciar mais nada além do futebol, pois não sabe fazer outra coisa do que cuidar deste esporte e no passado quando tinha outras atividades não sob administrar (cuidar do futebol é o principal, pois é o carro chefe, mas não saber cuidar de outras atividades é sinal de incompetência, por que não criar uma empresa para cuidar do patrimônio, os licenciamentos e a marca do clube, nesta empresa poderia servir para administrar o Complexo Beira-Rio e esta teria a finalidade fundamental de buscar recursos para fortalecer ainda mais o clube); o projeto de obter os duzentos mil sócios (que é possível) está baseada em fórmula antiga de poucos resultados, porque atrai pelo presentinho ou pelos descontos e vantagens, ao invés de buscar o sócio com atrativos sérios baseados na paixão pelo clube e da inserção do mesmo na vida do clube, entre outras medidas.
Para iniciar um debate, vou largar uma sugestão, se você me permite Evandro, o Benfica (Portugal) é o clube que possui mais sócios no mundo com mais de 160 mil adeptos cadastrados e tem espalhado pelo mundo as “Casas do Benfica” e filiais do clube. Hoje este clube busca trezentos mil sócios com contribuição em dia ou com uma baixa inadimplência. Para isso, ele investe cada vez em mais ações sociais através destas estruturas mencionadas para potencializar esta campanha. Neste intuito, o clube usa estes espaços para implementar os seus projetos institucionais conforme a estrutura que a comunidade comporte, ou seja, eles unificam as campanhas promocionais do clube e trazem para a realidade da comunidade. Por exemplo, como mencionastes quando os torcedores do clube não podem ir ao estádio da Luz, em Lisboa, ou onde o clube está jogando os adeptos vão a sede da “Casa” para assistir as partidas, ali consomem vários produtos seja do restaurante ou da loja, outro exemplo quando o torcedor quer comprar algo do clube este vai a estas sedes que sabe que encontraram o que querem, quando querem colocar os seus filhos em uma atividade esportiva ou cultural procuram a sede que controla as atividades desta prática (o “Genoma Colorado” deles ou o “DTG Lenço Colorado” deles). Qual a minha sugestão, que se debata com os sócios e consulados como podemos avançar e se não existe a possibilidade de criar este espaço onde o clube pode crescer, pois sabemos da importância dos consulados para vida do clube e sabemos ser um forte aliado desde que saibamos fortalecê-lo para que possamos chegar a um novo patamar e que o “Clube do Povo e Campeão de Tudo” dispute a supremacia com os outros gigantes do futebol, pois quando você é grande e sabe usar o seu potencial ao máximo a tendência é você virar um gigante, agora quando você é grande e não sabe usar a sua potencialidade as dificuldades para avançar aparecem e quando consegue algum resultado positivo aí alguns acham que tudo está bom e nesse momento que a comodidade e a arrogância atrasa o progresso.
Saudações Coloradas!
Cláudio R. Vidal
Concordo, Claudio…E desde já, minha solidariedade! Lendo seu manifesto me lembrei do começo dos anos 2000 até 2007 de um bar na Zona Norte (Passo D’Areia) que transmitia os jogos do Inter..era todo personalizado com bandeiras, flamulas, posters, camisetas e outros artigos colorados…se a gente ia de camiseta do Inter ver o jogo tinha 10% de desconto na conta…baita iniciativa do Seu Marcão…e ainda tinha uns artigos do Inter feitos pela esposa e irmã dele que eram colocados à venda (bandeiras, chaveiros, toucas de lã). Era um espaço pequeno (umas 30 pessoas sentadas) mas um exemplo para esse marketing que dá para fazer muito mais em prol do nosso Colorado. Mais um exemplo: durante a Libertadores 2010 recebi convites de 2 grupos colorados (Tambores de Yokohama e Meninas da Mureta) organizando locais (2 restaurantes de ótimo nível) para se assistir aos jogos confraternizando com muitos colorados…Ora então, porque o Inter não explora melhor essas atividades?? E olha que esses são só 2 exemplos do que pode ser feito…Isso mobiliza a torcida, agrega pessoas. É duro conviver com um presidente inoperante e fraco e que neste momento temos de dar graças à Deus por não estarmos lutando contra um rebaixamento.
Fica aqui minha indignação e minha esperança de que num futuro próximo consigamos seguir nosso senda de vitórias…
Um Abraço Vermelho
Leo Roberto
Um 50tão de 1ª
Valeu Evandro..
Assino embaixo tudo que escreveste…Já comentei aqui no AC que o INTER é muito maior que essa diretoria medíocre que aí está! Vide pelos fatos da reforma do estádio…Patrocínios pífios e parcerias medíocres que não resultam em nada..É um absurdo comprar uma camisa oficial por R$ 200,00 e sair na rua como se fossemos um porta-estandarte de um banquinho regional medíocre! Vejamos que a nível mundial a Adidas (que está batendo na porta do INTER a tempos) tem os melhores produtos e um marketing altamente atuante…mas nós continuamos na contra-mão com essa infame reebook..Ora, temos que mais uma vez nos mobilizar e combater esse péssimo administrador Luigi (é só ver como anda a rodoviária) e impedir com a nossa “força economica” de sócios que esse cara nos afunde ainda mais!!! Tem gente competente no INTER sim…é só deixarem eles trabalharem e não atrapalharem…
Força INTER…Nós somos muito grandes e batalhamos muito para chegar onde estamos!!!
Um Abraço a todos
Leo Roberto
Um 50tão de 1ª
É isto mesmo Leo, o INTER é grande porque tem uma grande torcida.
Sou partidário que cada um tem a sua competência e então que contratem uma empresa de Marketing que ela sabe o que faz, mas não adianta contratar e não dar autonomia. Também acho que o tempo da Reebok já passou. A ADIDAS é minha preferida também, mas ainda assim precisamos um patrocínio Mundial, que insvista no clube dando retorno não só com patrocínio de camisas, mas com toda uma linha voltada para o esporte.
Acho um absurdo aquela última camisa do INTER, que é toda branca e tem uma facha vermelha em todo o peito com o Banrisul em branco, dando destaque absoluto. Parece time de empresa. O pior de tudo é o INTER sentar na mesa do Banrisul e aceitar o mesmo valor do grêmio que não traz visibilidade nenhuma. Somos nacionalmente o maior vencedor da década e o INTER negociou com o Banrisul no inicio deste ano SEM VALORIZAR ISTO, aceitando o mesmo valor dos Smurfs da azenha. Falta de inteligência.
Fora Banrisul.
Grande sacada, Evandro! A gente vai se acostumando, porque a marca é gaúcha. Mas tu tens toda razão. Um Campeão Mundial FIFA deve estampar uma marca mundial em sua gloriosa camisa. Vamos espalhar a idéia! SC
É isso ai Arquidaban, temos que espalhar esta idéia. O INTER precisa ser uma grande empresa, dar-se mais valor, valorizar os sócios e não sócios, estimular os Consulados enfim, basear as ações na grandeza do clube e não atrelar tudo aos resultados de campo, pois parece que quando há uma derrota, as idéias retrocedem 1 ano.
Um patrocinador MUNDIAL valoriza a marca do clube, algo que o INTER alcançou mas não buscou mais com a saída do AOD como pensador.
Pois é Evandro, o Aod já dizia isso, temos que internacionalizar a marca. Mas vc tem plena razão ao analisar as falhas na exploração da marca. Acrescento a isto a falta de interatividade com o sócio / torcedor. Já faz umas 3 semanas que mandei um email para o MKT do nosso Clube fazendo uma sugestão para a produção de algum material novo, explorando essa condição mencionada também por vc de primeiro colocado no ranking da Conmebol. Sequer recebi aquele mensagem do tipo “Agradecemos o seu contato”, muito menos algum retorno mais atencioso. Estamos ainda a mercê dos resultados de campo e como a visão dos dirigentes acerca disso é um tanto quanto conformada na minha opinião, erradamente o MKT acompanha esse comportamento amornado se posso dizer assim. Falta mesmo maiores ambições, nem a nossa OBRA conseguimos fazer deslanchar. Colocamos no mercado uma camiseta que dizia “A COPA DO MUNDO É NOSSA” e não conseguimos sequer dar uma resposta transparente aos torcedores e ao público em geral. Vejo muitas teorias, conspirações, tentativas de pressões, mas também visualizo um certo amadorismo em alguns setores do Clube. Não pertenço a nenhum grupo político do Clube, minha militância é pelo SPORT CLUB INTERNACIONAL. Não misturo meus interesses.
Pois é Luciano, mas a virada de mesa tem que vir da torcida, o clube não é nada sem ela.
Já mandei alguns e-mails para o INTER e obtive resposta, mas foi na gestão anterior. Na atual, como tu usaste bem, é um AMORNADO de ações que não estimulam ninguém. O nosso presidente parece que trata o INTER como administra a Rodoviária de Porto Alegre.
O AC também não tem nenhum vinculo político com ninguém, pois neste quesito acho que cada um puxa para um lado, em vez de todos erguerem o clube.
O INTER precisa pensar grande e não limitar todas as ações aos resultados de campo.
Abç.