Ontem no almoço em restaurante próximo de casa, saudei o proprietário, o grande Colorado de apelido Xiru (com x mesmo, como ele escreve) e lhe perguntei: – E aí vamos conseguir uma vaguinha para a Libertadores ? Ele então me respondeu: – Mais do que isso, eu ainda acredito no título. E concluí: – Isto já delírio, meu amigo.
Durante o almoço me pus a pensar em tal possibilidade e concluí (desculpem os otimistas) ser praticamente impossível tal façanha, eis que uma simples projeção sinaliza que para manter a performance dos atuais líderes (Corinthians e Vasco) e chegarmos no final com 69 pontos, considerando o atual aproveitamento de ambos (60,42%), teríamos que vencer os 6 (seis) jogos que nos faltam. Portanto, atingirmos o percentual de 100% de aproveitamento, de vez que se ganharmos cinco e empatarmos um já não atingiremos o número previsto. É claro que a projeção pode mudar, mas com provável exigência ainda maior, eis que os atuais líderes citados, já contam com 58 pontos cada um. Uma tarefa hercúlea, admitindo-se que nesses 6 (seis) jogos teremos pela frente três adversários diretos por vagas na Libertadores (Fluminense, Botafogo e Flamengo) e que ainda pensam no título, e dois desesperados para evitar o rebaixamento (Cruzeiro e Bahia), sem falarmos no GreNal. Em suma, se mantidos os números atuais, teríamos que fazer 100% nos 6 (seis) jogos que nos restam e ainda torcemos para que os líderes não excedam o percentual obtido até agora (60,42%).
Dentro de puro realismo e não pessimismo, eu particularmente não me iludo, pois entendo que o sonho para este ano acabou em relação ao título, embora matematicamente ainda exista a tão minguada e quase inexistente possibilidade para tal. Para aqueles excessivamente otimistas, como meu amigo Xiru (com x mesmo, como ele escreve), o nosso INTER ainda poderá chegar lá, lembrando de façanhas quase impossíveis já acontecidas, a exemplo da conquista do Mundial FIFA, quando enfrentamos o poderoso Barcelona, uma verdadeira seleção mundial de futebol, formada por jogadores pertencentes às seleções de seus respectivos países. Era jogo jogado e a festa já estava preparada para eles. Mas, estragamos tudo para dissabor dos espanhóis e desespero agonizante (até hoje) dos nossos vizinhos azulados, vencemos. Foi demais!
Dentro desse propósito poderíamos enumerar uma série de outras façanhas, a exemplo do único título de Campeão Brasileiro Invicto em 1979, em mais de 40 (quarenta) edições disputadas até hoje.
Bem, neste domingo frente ao Fluminense recomeça a luta para o que ainda nos resta, ou seja, uma vaga para a Libertadores do próximo ano, o que já não é pouco. É claro que andamos saudosos de um Brasileirão, mas esta tarefa deverá ser adiada mais uma vez. Quem sabe iniciemos o 2012 embalados com a vaga da Libertadores, na busca do também tão sonhado Tri e mostremos mais uma vez ao Brasil que no cenário INTERNACIONAL continuamos soberanos.
Afinal, no presente século, com juízes neutros (lá de fora) temos exagerado nas conquistas. Como é bom!
E depois, de lambuja, vamos na busca do tão sonhado título de Tetra Campeão Brasileiro.
Heleno Costi – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Colorado é a minha paixão!
Onde podemos chegar? Veja o America..não é mais lanterna e é capaz de escapar….sem um elenco de notáveis, venceu o Corinthians e o Fluminense fora de casa, coisa que nós não conseguimos. Podemos chegar…chegar…podemos assim ser o primeiro clube classificado para a sulamericana se algo não for feito já!
Por partes:
Oi Débora,
Não adianta, temos que ser realistas. Nesta semana um outro colorado, me disse: – São só 7(sete) pontos a diferença. Aí respondi: -Acorda Alexandre, faltam só 6 (seis) rodadas. E achas que os outros vão ficar onde estão?
Para mim, a esta altura a vaga para a Libertadores será de bom tamanho.
Abraço
Oi Evandro,
Na rodada passada já demos um passo, depois de 2 (dois) meses saimos da 7ª posição. Acho que agora vai. Só depende da gente
Abraço
Oi Melo,
Confesso que invejo o teu otimismo. Guardadas as proporções, foste um dos poucos que acreditou naquela virada no Grenal do Gauchão, um título que eles já contavam ganho. E deu INTER na cabeça.
Mas, no caso específico deste Brasileirão, só um milagre. Se assim for, é de pagar promessa e ir a pé até o Santuário do Pe. Reus em S.Leopoldo. Topas?
Amanhã estaremos no Beira-Rio na busca da vaga, requisito essencial para o TRI da Libertadores no ano que vem.
Abraço
Heleno
Alô você Heleno!
Se o Inter passou um campeonato inteiro (1979) sem perder, porque não pode ficar seis partidas?
Se o São Paulo abriu o campeonato com cinco vitórias, por que o Inter não pode fechar com seis?
Só me entrego quanto a matemática me desmentir, assim mesmo quero prova dos nove, prova real. Nesse caso sou que nem mocinho de filme de bang bang.Vou morrer atirando.
Da-lhe INTER
É isso ai Heleno, no fundo todos queremos, mas na realidade no título não acreditamos mais, já a Libertadores, contra o FLU é para entrar e não sair mais.
Abç.
Pois é Heleno, até duas ou três rodadas atrás eu acreditava muito no título, hj estou como você, mas realista e achando que só um milagre salva. No futebol acho que tudo é possível, mas o título eu acho mais distante… principalmente depois do empate contra o Corinthians!