Gauchão 2012 (Taça Piratini)

Prezado(a)s Colorado(a)s da Arquibancada Colorada:

Há tantas coisas para comentar sobre o nosso querido clube (Sport Club Internacional) no presente momento, que tentarei separar por assuntos. Como o título da coluna já diz, tentarei passar aqui a minha impressão sobre o Gauchão 2012 onde no primeiro turno, ou mais precisamente, Taça Piratini, começará a parte decisiva nesta quarta-feira de cinzas no estádio Beira-Rio com mais um clássico GreNal (número 391).

O nosso começo na disputa do campeonato foi bem instável. Depois de uma boa estréia com vitória sobre o Novo Hamburgo por 1 x 0 no estádio Santa Rosa, perdemos de virada (depois de estar ganhando de 2 x 0) para o Avenida em Santa Cruz por 2 x 3. E para completar o sofrimento perdemos em casa para o Cerâmica por 1 x 2! Olhando somente para a estatística fria parecia que o turno já estava perdido, afinal de contas o aproveitamento era somente de 33%… Entretanto, neste caso em particular, como torcedores apaixonados tivemos de ser pacientes pois o clube jogou três partidas com três times totalmente diferentes uns dos outros, ou seja: time titular, sub-23 e de reservas! Culpa da Comissão Técnica? Não, afinal de contas a prioridade eram os dois jogos da pré-Libertadores (comentarei sobre isso numa outra oportunidade) . Na minha humilde opinião, este problema de calendário de datas do Gauchão quase coincidentes com as datas da Taça Libertadores da América só será resolvido no dia em que a dupla GreNal se unir e pressionar a FGF na reunião dos clubes estaduais que ocorre todos os anos em relação ao Gauchão que será disputado no ano seguinte.

Menos mal que logo após as duas derrotas que tivemos conseguimos derrotar o Veranópolis por 3 x 1  no estádio Beira-Rio e o Caxias por 2 x 0 no estádio Centenário com um empate (com sabor de vitória) de 2 x 2 no GreNal realizado entre as duas vitórias. Na semana passada como sabemos, derrotamos o Cruzeiro-RS por 2 x 0 e o Pelotas por 3 x 1 em Porto Alegre e terminamos em primeiro lugar no nosso grupo. Entretanto ainda temos muita coisa pela frente se quisermos ganhar a Taça Piratini e classificar para as finais do Campeonato Gaúcho.

A impressão que tive aqui do Japão é que o time titular “sobra” no Gauchão 2012, o time reserva é mais ou menos (alternando entre boas e más partidas) e o time sub-23 ainda não tem condições de jogar contra os outros times do estadual (se eu estiver errado, corrijam-me por favor).

Não pude acompanhar todos os jogos dessa primeira fase (de fato eu consegui gravar e ouvir somente quatro jogos), por isso pergunto também aos Colorados(a)s aí da terra do Rio Grande se há algum(ns) jogador(es) da equipe sub-23 e reserva que se destacaram no início da temporada 2012.Por exemplo, como estão jogando Cláudio Winck (sobrinho do Luís Carlos Wincko “idolatrado” do Kenny Braga 🙂 e os zagueiros Jackson e Romário? Pergunto especificamente pela zaga porque já faz muito tempo que o nosso clube não revela um jogador de altíssima qualidade na zaga (e nas laterais também). Aquele Juan, que foi para a Europa recentemente, acho que não conta pois não teve uma boa passagem no time titular durante o ano passado…

É verdade que o Fred (meio-campista) está jogando acima da média se comparado com os outros garotos? E o hein? Será que finalmente desencantou? 🙂

Como eu estou bem longe do Rio Grande do Sul eu gostaria, se possível, que vocês me tirassem as seguintes dúvidas:

a) Com exceção da dupla GreNal, qual(quais) time(s) estão jogando um futebol decente neste ano?

b) É verdade que o Cruzeiro-RS fundado em Porto Alegre mudou-se para outra cidade?

c) O clube Canoas é o mesmo que se chamava Ulbra anteriormente?

d) Em relação aos estádios do interior, houve alguma mudança (para melhor ou pior) em termos de gramado, segurança e/ou conforto?

e) O time do Cerâmica é de que cidade? Gravataí?

f) Que fim levou o time do Porto Alegre? Caiu para a segunda-divisão do futebol gaúcho?

Essa é a análise que faço até agora na participação do nosso clube no campeonato estadual. Não comentei aqui sobre o time titular porque farei isso numa outra coluna em breve. O importante é que todos nós, Colorado(a)s, incentivemos o nosso time em busca da vitória e posterior classificação para as semifinais da Taça Piratini (referente ao primeiro turno do Gauchão 2012) nesta quarta-feira de cinzas diante do nosso arqui-rival! É um jogo extremamente difícil não somente pelo fato de ser um dos clássicos mais tradicionais do futebol brasileiro, mas também porque os jogadores deles querem mostrar “serviço” para o técnico Vanderlei Luxemburgo. Por isso façamos uma corrente positiva para que o nosso técnico Dorival Junior consiga armar o time do Sport Club Internacional com uma defesa sólida, um meio-campo pegador e criativo e um ataque eficiente!

Saudações Coloradas daqui da Terra do Sol Nascente.

Wilson Pardi Junior – Numazu, Japão
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

2 thoughts on “Gauchão 2012 (Taça Piratini)

  1. Prezada Débora,

    Eu cheguei a pensar que o artigo acima não tinha despertado interesse no(a)s Colorado(a)s da Arquibancada Colorada já que até ontem não havia tido nenhum comentário por parte do pessoal…

    Eis que ao me logar na terça-feira pela manhã (horário local) dei de cara com o teu longo e detalhado comentário 🙂

    Agradeço muito pela tuas respostas já que, vivendo longe da terrinha, às vezes fica difícil ficar sabendo de tudo.

    Agora só falta alguém comentar sobre as minhas perguntas sobre os jogadores reservas e do time sub-23 (daqui do Japão eu só consigo vê-los quando passa um compacto dos jogos na Internet 😉

    Um grande abraço,

    PS. Foi na segunda xícara de café aqui no trabalho que fui me dar conta da tua frase: “nada como um dia após o outro”, hehehe” 🙂 Como eu ouvi a gravação do áudio do Gre-Nal somente no sábado à noite (domingo pela manhã aí em Porto Alegre) eu ainda não sabia do resultado deles contra o Caxias. Quando eu realmente me “antenei” na tua frase, fui “correndo” na página de esportes da Zero Hora! Muito obrigado por dar-me uma ótima notícia para começar o dia! 🙂

  2. Grande Wilson… o que dizer algo além do que “nada como um dia após o outro”, hehehe!
    Mas respondendo algumas de suas perguntas:

    a) não tenho acompanhado muitos jogos além do Colorado, mas acho que pelas campanhas, Novo Hamburgo, Caxias, Cruzeiro-POA e talvez o Juventude estão se destacando neste ano.

    b) Sim, é verdade que o Cruzeiro está saindo de Porto Alegre. Eles estão construindo uma arena, com capacidade para 15 mil pessoas em Cachoeirinha. A prefeitura doou o terreno em troca de alguns benefícios e por isso o Clube está se transferindo para lá. O Projeto prevê inauguração do novo estádio no final deste ano. Em 2013 o Clube completará 100 anos.

    c) Sim, é o mesmo que mudou de nome. Como a Ulbra quase faliu por causa da irregulariedades fiscais, pararam de investir no futebol. Parece que hj a Prefeitura local ajuda com um valor para o time se manter.

    d) Olha, a FGF diz que mandou tratar de todos os gramados para ter um campeonato melhor. Como não tenho viajado, não sei te confirmar isso. As instralações dos estádios variam muito de cidade para cidade, mas em geral, as instações são bem precárias. o Lajeadense inaugurou novo estádio, dizem ser muito bom, mas não o conheço ainda. Entretanto, muitos outros ainda estão de “meia-boca” a “sucatiados”, hehehe. Por exemplo, o Cruzeiro quando joga em POA (pois ainda está jogando no Estrelão, na Protásio Alves) só pode ser de dia, pq não tem iluminação. O Avenida tem iluminação, mas teve um jogo que parou três vezes pq a luz caiu… enfim, esse é o nosso Gauchão… melhorando aos poucos, mas com muita coisa ainda para evoluir.

    e) Sim, o Cerâmica é de Gravataí

    f) Em relação ao Porto Alegre, sabe como é… é o time da família Assis Moreira e tudo que parte deles é “escuro e sombrio”, se é que me entende, hehehe. O time caiu para a segundona, mas segundo o seu site oficial, não vão disputar nada no primeiro sementres de 2012 (http://www.poafc.com.br/poafc/noticias/1320-porto-alegre-fc-nao-disputara-nenhuma-competicao-da-fgf-no-primeiro-semestre-de-2012.html). Então sabe-se lá para que existe aquele clube… hehehe. O Inter queria fazer o novo CT na atual sede do Porto Alegre, só que parece que o Assis cresceu o olho e pediu o valor lá em cima e o Inter recuou. Tá esse imbróglio todo! 🙂

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.