Entregar ou levantar o Caneco? Eis a questao


A janela de transferências se abrirá no meio do ano. Neste último fim de semana Leandro Damião e Dorival Jr. falaram abertamente de que o momento de partir do centroavante pode estar próximo. Vários fatores podem levar nosso time a ganhar ou perder um título, mas alguns motivos podem ser mais relevantes do que outros. Muitas vezes o detalhe faz a diferença. Sofremos deste mal num passado não tão distante quando batemos na trave ficando com o vice campeonato.

Primeiramente, gostaria de relembrar o ano de 2009. Tínhamos repatriado Nilmar e conquistado a Sulamericana em 2008. Fazíamos um bom Brasileirão até a metade do ano. Nilmar se foi em meio ao campeonato, nosso time ficou quase sem vencer por 60 dias e Tite acabou sendo demitido. Sem a mesma qualidade no ataque e buscando se readaptar durante a competição, o time perdeu o título por 2 míseros pontos. Será que a liberação do jogador mais importante daquele time durante a competição não nos tirou a chance do título? Será que o Nilmar não poderia ter decidido uma única partida que empatamos ou perdemos em favor do nosso Inter e então teríamos levantado o caneco?

A maioria dos torcedores entende a necessidade de manter um faturamento alto para que continuemos competitivos. O futebol hoje em dia gira e muito em torno dos fatores econômicos e sabemos que sem grandes receitas não teremos grandes times e, sem grandes times, dificilmente conquistaremos títulos. Como resolver esta equação? Será que a saída de 2 ou 3 antigos medalhões de baixa produção e com altos salários não economizariam quase 1 milhão de reais por mês, valor suficiente para bancar a permanência de um atleta de ponta? Será que existe a possibilidade de negociar a saída destes atletas importantes somente ao fim do campeonato e não na metade da competição?

Torço para que não aconteça, mas se esta possibilidade se concretizar, quais seriam as alternativas? No grupo do Internacional, não visualizo ninguém a altura do goleador Damião de 50 gols na temporada passada. Gilberto? Ele é esforçado, mas sempre que teve oportunidades, quase não marcou gols. No Brasil, temos alguns nomes que poderíamos citar: Rafael Moura (Fluminense): sempre que entra no time faz gols, é muito esforçado e entra em campo a mil. Está na reserva e poderia ser um incentivo para ele vir para o Sul. Liédson (Corinthians): Está em má fase, na reserva, e não terá contrato renovado. Tem técnica e já marcou muitos gols nos times que passou. Acho que poderia se encaixar no ataque Colorado com os meias habilidosos do Inter. Loco Abreu (Botafogo): foi para a reserva e não está feliz com o técnico e com a situação. Vem fazendo muitos gols nas últimas temporadas mas o time do Botafogo nunca chega. Disputar grandes títulos poderia ser um novo desafio ao jogador. E no Exterior, quais seriam os nomes. Luiz Adriano acabou de dizer que a ótima temporada que ele fez marcou 20 gols. Acho muito pouco. Nilmar?

Enfim, podemos ou não sermos campeões sem nosso goleador? E quem poderia suprir a vaga em caso de saída?

Grande abraço e saudações coloradas da terra do Tio Sam!

11 thoughts on “Entregar ou levantar o Caneco? Eis a questao

  1. COMEÇAMOS A ENTREGAR O CANECO COM ATITUDES DE TIME PEQUENO COMO SE VIU NO ENGENHAO CONTRA O FLAMENGO. O INTER COM 10 RESERVAS ERA MELHOR QUE AQUELE TIME DESORGANIZADO DO FLAMENGO. FOMOS COVARDES E ATITUDES COVARDES NOS TIRAM TAÇAS.

    1. Concordo Simone. Achei que ele (Dorival) fosse um cara inteligente, mas ele e tao teimoso qto o velho Celso Roth. Se nao mudar de comportamento, caira diante dos mais claros erros. Qdo se discursou que empate seria bom resultado, a vitoria nao poderia acontecer. E aquele Flamengo poderia ser batido pelos nossos juniores.Ele estava perdendo de 3 a 1 qdo mudou ara 4-4-2 e ai conseguiu o empate e na coletiva ele teve a cara de pau de dizer que se jogasse aberto e tomasse 3 ele nao conseguiria buscar, qdo a analise que deveria ser feita era: qdo joguei fechado eu chamei o Flamengo e tomei 3, qdo tive coragem eu consegui tirar a vantagem de 2 gols. Qdo ele discursou que o Neymar era impossivel de marcar, acabou ali a chance de parar o Neymar. Alguem viu o Neymar nos dois jogos contra o Velez? O Velez e um time fraquissimo, futebo pobre e jogou de igual para igual, aonde o Santos passou aperto para vencer nos penaltis. O que me assusta e que mesmo diante das provas ele nao esta admitindo, ele insiste em afirmar que esta certo mesmo qdo ficou provado o erro. Alguem precisa fazer um grande resumo da obra do Roth, de Libertadores ao efeito Mazembe para o Dorival. antecipo uma noticia no Blog: SE DORIVAL CONTINUAR COM A TEIMOSIA CELSO ROTHIANA (nas escalacoes, nos esquemas taticos, nos discursos apequenados), ELE NAO ACABA ESTE BRASILEIRAO.

  2. Mauren,
    Não restam dúvidas que o maior desejo dos colorados hoje é o título de Campeão Brasileiro, mas confesso alguma preocupação para alcançarmos este objetivo.
    Nesta semana saiu no Correio do Povo que o INTER nos últimos meses dispensou 40 jogadores de seu plantel. Em contrapartida, fez somente duas contratações de impacto (Dagoberto e Dátolo).
    De outra parte, o mesmo CP comentava o descontentamento do Treinador Dorival pela carência de jogadores para treinar, em função das lesões de alguns e convocação do Oscar e Damião. Para realizar o treinamento teve que chamar jogadores das categorias de base. Verifica-se, em decorrência, que possuímos um muito bom time quando todos podem atuar o que tem sido praticamente impraticável. Enquanto isso, o plantel ficou bastante reduzido com carências pontuais. Aí é que reside o perigo para atingirmos o nosso objetivo.
    Em razão da falta de articuladores para o sábado contra o Flamengo, nosso treinador pensa na escalação suicida de três volantes. Já vi esse filme contra o Santos na Vila. Deu no que deu.
    Junta-se a isso que o INTER poderá jogar todo de vermelho em virtude das cores do Flamengo. À exceção do jogo contra o S.Paulo (Libertadores 2006) você viu o INTER se dar bem alguma vez com tal uniforme. Por favor, leia meu antigo post “Síndrome do Uniforme todo Vermelho” depois me fale. Assim, não quero nem pensar no que dará no jogo de sábado, pois devíamos aproveitar a crise carioca de jogar para ganhar, mas com as condições que estão sendo postas, não sei não.
    Abraço e saudações coloradas

    1. Heleno
      Eu também acredito que temos um bom time, mas não temos um bom grupo.
      As reposições nao estao de acordo com nosso histórico recente.

  3. Mauren,
    Em meu 1º post “A Estratégia da Renúncia”, escrevi sobre a venda do Nilmar, que transcrevo a seguir parte do trecho:

    “Afinal, não foi essa a estratégia da venda do diferenciado Nilmar, no momento mais decisivo em que despontávamos rumo ao título do Campeonato Brasileiro? De lambuja a venda do Magrão e liberação do Álvaro que foi lá no Flamengo, ajudou a acertar a defesa (então14º colocado) e ainda sagrou-se campeão. Naquele ato de venda do Nilmar, segundo a imprensa e Colorados em geral, renunciávamos ao título de Campeão Brasileiro.”.

    E acrescento ainda, quando o Nilmar aqui estava, ganhamos o 1º turno do Campeonato daquele Brasileiro de 2009 e despontávamos, sim, rumo ao TETRA. Ele era o goleador, ou um dos goleadores daquela disputa. Foi o mesmo que fez aquele gol antológico driblando toda a defesa corinthiana no 1º jogo. Nilmar era o jogador diferenciado. Não tenho bola de cristal, mas com ele, ao que tudo indica, os dois pontos da diferença com o FLA teriam sido superados e seríamos campeões.
    Quanto ao treinador Tite, eu o considero, ao lado do Muricy, um dos melhores técnicos brasileiros da atualidade e foi com ele que ganhamos o Campeonato Gaúcho invicto de 2009 e a Sul-Americana invicta no ano anterior mesmo ano que tocamos a maior goleado em Grenais no presente século (4×1).
    Quanto ao aspecto dos lembrados que não estão sendo aproveitados na titularidade dos respectivos clubes, citaria o Borges do Santos. Acho que o cara é bom.
    Saudações coloradas

    1. Heleno
      Que pena que nao tive a oportunidade de ler este seu post! Ele traz ainda mais detalhes sobre os principais fatores que nos levaram a entregar o caneco! Eu concordo com voce que tudo isso contribuiu e muito para a perda daquele titulo. Foi acima de tudo, mal planejado e mal administrado! Otima analise.
      Quanto ao treinador (acredito que cada tem suas preferencias e respeito), acho que o Tite esta entre os melhores do Brazil, mas nao me agradou o estilo defensivo que ele adotou no Inter naquele momento. Acho que saimos vencedores da Sulamericana mais pelo talento e momento magico de Nilmar, Alex, Guinazu do que pela estrategia. Eu via mais retranca e balao para o Nilmar se virar do que aproximacao de ataque e defesa. Mas funcionou, com mais sofrimento, mas levantou o caneco. E se me perguntar o que prefiro, prefiro o caneco e o titulo, nao me interessa os meios. Contraditorio, nao?! Mas e isso mesmo, se puder ganhar jogando bem, se impondo em campo, fazendo muitos gols e levantando titulos, perfeito! Mas se nao der desta forma, que seja na retranca, no balao e na forca!
      Um grande abraco!

  4. Alô você Mauren!
    Que bom tê-lo novamente participando ativamente do nosso querido BAC. Tua volta não poderia ser melhor, o tema é envolvente e nos faz pensar. Sabes que eu acho que no aspecto preservação de atleta não tem muita saída não. Tu abordas com muita propriedade o caso 2009 com a saída de Nilmar em meio ao campeonato e a consequente perda. Provavelmente com ele teíamos ganho. Mas vamos imaginar que ele ficasse e a gente ganhasse o campeonato, estaríamos classificados para a Libertaqdores e com o status de campeão, certo? O que diríamos se terminado o campeonato o Inter o vendesse? Provavelmente diríamos que não é possivel as vésperas da disputa dessa importante competição é hora de comprar e não de vender, ainda mais agora que acertamos o time e somos campeões . E duro amigo, decidir sobre qual o momento deixa sempre uma margem às críticas. E o curioso é que seja qual for o ângulo de visada encontraremos base em razões muito sólidas. é a vida, é o futebol.
    SC

    1. Paulo
      Eu entendo a necessidade de vender jogadores e acredito que a politica de reposicao vinha funcionando bem no Internacional. Simplificando minhas ideias, eu penso que a solucao deste equacao seria vender e repor (como ja o fazem), mas sempre ao fim das competicoes, nunca durante. Um grande abraco!

  5. Mauren:
    Belíssimo seu texto, pois faz uma análise da necessidade de avaliar o nosso elenco e a tentativa de buscar as prioridades para que conquistemos mais um título para nossa grande galeria de Troféus.
    Agora discordo de você, quando escreveste que a saída do Nilmar foi a responsável por perdemos o título em 2009 e que a saída deste provocou mais tarde a queda do Tite. Na disputa daquele campeonato, apesar de ter influenciado a saída do camisa “9”, existiram outros fatores para não alcançarmos o tão sonhado título naquele ano e um deles foi a manutenção daquele treinador por tanto tempo. E a prova está no ano anterior, pois o Inter não conseguiu nem chegar perto do sonho de estar na Libertadores no ano do seu centenário mesmo contando com o Nilmar no time e lembrando que o Alex, também, vivia uma grande fase.
    O ex-presidente Fernando Carvalho sempre defendeu que para melhorar o time e as finanças do clube era necessário negociar no mínimo um grande atleta por ano. Esta afirmação tinha dois motivos: o primeiro que clube tinha a possibilidade de ter um capital de giro maior e com isso honrar os seus compromissos (como salários em dia) e o outro era para que o elenco de jogadores do grupo principal não se acomodasse e os atletas tivessem sempre lutando pelo seu espaço, com isso dava condição de manter uma base de time forte e ao mesmo tempo ir renovando o elenco com o surgimento de novos atletas com potencial de titularidade.
    A mudança deste paradigma aliada a falta de renovação do elenco com a manutenção de alguns jogadores que não rendem faz tempo e outros que tentam nos iludir que sabem jogar é um dos problemas principais que o Inter tem enfrentado. A única saída para estes casos é que precisamos que a fila ande para que possamos melhorar, pois senão estes jogadores acabam jogando (só para citar dois atletas: Jô e Bolivar).
    Ao mesmo tempo, é preciso aprender a contratar e saber analisar o elenco. E este é o problema mais grave enfrentado por esta atual gestão (2011 a 2012), pois já foram contratados para o grupo principal 12 atletas (se eu não estiver enganado) e a maioria não deu resposta, ou seja: quatro deles já foram renegociados por não terem dado certo; três continuam sendo apenas apostas, pois ainda não deslancharam; um começou bem e se apagou; um ainda está se adaptando; um é bom jogador, mas deixou o futebol em Curitiba; e só dois aprovaram, sendo que um levou quase um ano para ter chance e a recebeu por acaso. Estes fatos só aconteceram por não existirem critérios bem definidos na hora de contratar, principalmente, a falta de visão de quais são as carências de verdade do elenco.
    Vejo com bons olhos a chegada de um novo dirigente para o Departamento de Futebol, pois suas declarações demonstraram possuir uma boa visão sobre este esporte bretão e também possui alguma experiência no Departamento das Categorias de Base do clube. Também acredito no trabalho do Fernandão e do Dorival Júnior, apesar deste último ter cometido alguns erros recentes. E o importante, neste momento, que eles consigam botar na prática o discurso e não deixem o trem passar sem entrar nele.
    Rumo ao Tetra-Campeonato Brasileiro Oficial.
    Saudações Coloradas.
    Cláudio R. Vidal

    1. Cláudio
      Concordo com você. Fizeste excelentes observações. Se tu observar no 1o parágrafo, eu afirmo acreditar que não há um fator único para o sucesso e para o fracasso. A soma de vários fatores é que irão influenciar nos resultados. Não acredito que a saída do Nilmar foi o que determinou a perda do campeonato, mas que isto contribuiu muito para não levantar a taça. Além disso, penso que o Tite saiu pela falta de resultados. A perda de jogadores qualificados sempre prejudica o desempenho do time, mas também nao foi a única causa.
      Parabéns pelos tópicos abordados, sua análise acrescentou e qualificou a discussão.
      Grande abraço, saudações coloradas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.