Retrospectiva Colorada – Brasileirão 2012

A Primeira Amostragem ainda preocupa!

Assim fomos, transcorridos um terço do Campeonato Brasileiro:

– Com o time quase completo no Gigante, até que iniciamos bem, com uma boa vitória sobre o Coritiba em uma atuação segura, com muito empenho de todos os jogadores  e o ataque 3D,  “Dagoberto, Dátalo e Damião” fazendo a diferença e dando uma boa perspectiva para o restante do campeonato.

– Contra um Flamengo, meio deteriorado  no Rio de Janeiro,  começamos o jogo sem 8 titulares e depois de estarmos perdendo por 3 x 1, o time buscou uma reação espetacular  e conseguimos empatar o jogo que acabou tendo sabor de vitória. A reação motivou o grupo e serviu para entusiasmar a todos que visualisavam naquele resultado, com vários reservas, um grupo forte para a competição nacional.  Na verdade, o Fla é que estava muito fraco.

 – Contra o São Paulo, novamente no Beira Rio, fomos a campo com três enormes desfalques mas dois grandes retornos. Oscar, Damião e Guiñazu não atuaram por convocações para as seleções brasileira e argentina. Mas, tivemos os retornos de D’Alessandro e Sandro Silva. E com D´Ale  ao lado do Dátolo, ditamos o ritmo da partida, principalmente na etapa final.

 – Contra o Fluminense, no Engenhão, fomos a campo com seis desfalques importantes: Kléber, D´Alessandro e Dátolo, lesionados; Guiñazu, Oscar e Damião, com as seleções argentina e brasileira. Dorival Júnior apostou em Jajá e Marcos Aurélio na articulação das jogadas ao lado de Dagoberto. Gilberto era o elemento mais avançado do time. Para sairmos com um ponto do Engenhão, contamos com uma atuação destacada da  retaguarda. Muriel fez defesas importantes, Moledo foi eficiente, enquanto Sandro Silva deu muita segurança ao sistema defensivo.

  Sofremos uma inesperada derrota para o Botafogo por 2 a 1, pela quinta rodada do brasileirão, em pleno Beira-Rio. Dagoberto abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo. Aos 12 minutos da etapa final, Andrezinho empatou para os cariocas, e aos 27 minutos, Fellype Gabriel virou. O resultado interrompeu uma sequência de duas vitórias em casa e a invencibilidade no campeonato, deixando nosso time na nona posição, com oito pontos. Começavam as invenções do DJ.

 – Vencemos o Sport por 2 a 0 em Recife,  pela sexta rodada do Brasileirão.  O time colorado comandado pelo técnico Dorival Júnior viajou para Recife pensando somente na vitória em busca da recuperação depois da derrota na última rodada. E a postura colorada em campo mostrou realmente qual era o objetivo do time. Desde o início da partida o Inter comandou as ações em campo, com maior posse de bola e mais chances de gols. Com o resultado subimos três posições e ficamos em sexto na tabela de classificação.

 – Em Salvador,  empatamos em 1 a 1 com o Bahia,  pela sétima rodada do Brasileirão. Sofrem um gol já nos acréscimos do primeiro tempo, mas Índio empatou na etapa final.  Somamos quatro pontos em seis disputados fora de casa. Tevemos uma novidade em relação à escalação que havia atuado contra o Sport. Sem poder contar com Dagoberto, suspenso pelo terceiro amarelo, o técnico Dorival Júnior optou pelo aproveitamento de Jajá ao lado de Leandro Damião no setor ofensivo. O resultado nos deixou  na sétima posição, com 12 pontos.

– Depois de dois jogos fora de casa, voltamos ao Gigante e vencemos o Cruzeiro por 2 a 1 no Beira-Rio, pela oitava rodada do Brasileirão. Oscar e Leandro Damião marcaram os gols no primeiro tempo. Léo descontou para os mineiros na etapa final. Antes da partida, Forlán, novo reforço do Inter,  passou pelo gramado do Beira-Rio e saudou a torcida colorada. O resultado nos deixou na quinta posição do campeonato, com 15 pontos e a quatro do líder Atlético-MG.

 – Empatamos em 0 x 0 com o Santos, no Beira-Rio, em partida válida pela nona rodada do Brasileirão. D.Jr apostou mais uma vez em jovens das categorias de base para suprir ausências no time titular. Sem poder contar com D’Alessandro,  Oscar e Damião, o técnico promoveu as entradas de Lucas Lima e Mike. No banco de reservas, outros três garotos da base ficaram à disposição: os meias Otávio e João Paulo e o atacante Maurides. O resultado nos deixou  na sexta posição, com 16 pontos.

– Fomos derrotados pelo Atlético-MG, em Belo Horizonte, pela 10ª rodada do brasileirão. Com muitos desfalques: Nei, suspenso, Damião e Oscar, servindo à Seleção Olímpica, além de Kleber e Dátolo, lesionados,  com isso, Edson Ratinho,  fez a sua estreia na lateral direita. D’Alessandro retornou ao meio-campo, enquanto que os garotos Lucas Lima, 22 anos, e Otávio, 17, ganharam nova chance entre os titulares.  Ficamos com um jogador a menos durante mais da metade da partida e o  O Galo mineiro fez 1 a 0 no finalzinho da etapa inicial e ampliou no segundo tempo. Ainda encontramos forças para descontar com Fred, mas os mineiros fizeram 3 a 1 nos acréscimos.  Já vai tarde Dorival Júnior!

 – Goleamos o Atlético-GO por 4 a 1, no Beira-Rio, na estréia do Fernandão como treinador do nosso “Campeão de Tudo”. O “Capitão do Mundo” teve que lidar com muitas ausências. D’Alesandro, suspenso, Nei, Kleber e Dátolo, lesionados, além de Oscar e Damião, convocados para a Seleção. Sem contar que os reforços Forlán e Juan ainda buscavam um melhor condicionamento físico. Com isso, o time teve novidades. O volante Ygor fez a sua estreia e o meia Fred ganhou chance entre os titulares.

Elton, que teve uma boa atuação aparecendo muito bem no ataque, abriu o placar no primeiro tempo, mas Reniê empatou, após um “mandrake” em nosso sistema defensivo depois de escanteio contra. Melhoramos na etapa final e com gols de  Dagoberto,  Jajá e com uma belísima atuação de Fred que marcou o quarto gol, garantimos uma boa vantagem em cima dos goianos. Depois de 11 rodadas do Brasileirão, passamos a ocupar a sétima posição, com 19 pontos.

 Vencemos o Figueirense por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Orlando Scarpelli, pela 12ª rodada do Brasileirão.  Não contamos mais uma vez com uma série de jogadores: Guiñazu, suspenso, Nei, Otávio, Dátolo e Kleber, lesionados e Leandro Damião, na Seleção Brasileira. Oscar foi negociado com o Chelsea da Inglaterra. Juan e Forlán ainda buscando uma melhor condição física. D’Alessandro reassumiu a titularidade depois de cumprir suspensão e o capitão colorado só faltou apanhar do Hélio dos Anjos, que de anjo não tem nada, estreiante treinador do Figueira. Fomos bem na primeira etapa, quando Dagoberto marcou o gol que garantiu nossa segunda vitória consecutiva, com Fernandão no comando da equipe. Chegamos aos 22 pontos e assumimos a quinta colocação. Todos ao Gigante amanhã, às 18h30, quando enfrentaremos o Vasco da Gama, no Beira-Rio. Ótima oportunidade para nos aproximarmos da ponta da tabela.

 Ainda precisamos de laterais/alas de melhor qualidade, mas com o ingresso dos novos contratados e “Sob nova direção”, com o “Capitão do Mundo” Fernandão no comando do vestiário, temos boas condições de corrigir nossos próprios erros e avançarmos  na tabela de classificação rumo ao nosso tão sonhado “Tetra Campeonato Brasileiro”!

Era isso!

 Saudações coloradas!

Claudio Saldanha

2 thoughts on “Retrospectiva Colorada – Brasileirão 2012

  1. Com certeza Melo, poderiamos estar bem melhor em relação a nós mesmos. Dei um pouco de razão ao DJ quando ponderou, várias vezes, sobre o time ter atuado na maioria dos jogos com muitos desfalques mas o problema principal dele foram as escolhas para as substituições e a falta de padrão de jogo depois de um ano a frente da equipe. Acho ainda, que precisamos firmar uma equipe titular o quanto antes e procurar alterá-la o mínimo possível sem falar em dar um padrão de jogo mais consistente. Penso que o Fernandão saberá resolver estas questões. Necessitamos também de dois laterais/alas! Continuemos orando e rezando! SC meu amigo!

  2. Alô você Saldanha!
    Pois é, se formos olhar tão somente para a pontuação isoladamente estamos bem. 5º lugar com uma das defesa menos vazadas (3ª) e um dos ataques mais positivos (6º). Mas o problema é que em relação ao nosso potencial estamos muito aquem., e se fizermos uma comparação com os clubes que estão à nossa frente veremos que poderíamos muito mais.
    SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.