Ao presidente

ILMO SR. GIOVANNI LUIGI

M.D. PRESIDENTE DO S. C. INTERNACIONAL

 

Senhor Presidente,

Primeiramente, meus parabéns pela sua reeleição.

E com ela o respaldo e a oportunidade de reiniciar um novo ciclo vitorioso dentro do S. C. Internacional.

Iniciamos um novo ano e com ele as esperanças se renovam. E nós colorados, como não poderia deixar de ser, esperamos um 2013 repleto de vitórias.

Para encetar um bom planejamento nada como avaliar as situações do passado. E neste particular, confesso-me inteiramente insatisfeito com o que aconteceu no futebol em 2012.  Acredito que o mesmo sentimento de insatisfação esteja presente na Direção do INTER.

Devemos admitir que a campanha colorada na Copa Libertadores e no Campeonato Brasileiro foi decepcionante, muito aquém da grandeza do S. C. Internacional.

Sua reeleição e conseqüente alteração do Depto. de Futebol, atendendo o clamor da torcida colorada, já foi um grande passo e alento. Especialmente pela contratação do Dunga no comando técnico e de Paulo Paixão na preparação física dos atletas, talvez o maior problema enfrentado em 2012. O retorno de Newton Drummond, o chumbinho, e demais integrantes também é saudado pelos torcedores.

Neste momento em que o grupo retorna de férias já vimos algumas rescisões de contratos de jogadores que aparentemente não davam resposta à altura de continuarem no INTER.

É bem verdade que se via em campo alguns com aparente ciclo acabado no Clube. Outros, mesmo com condições de prestarem bom rendimento, não corresponderam tecnicamente.

E por falarmos em encerramento de um ciclo, causa-nos tristeza a não permanência do ídolo Guiñazu, ante as circunstâncias do próprio desejar sua saída por entender encerrada sua contribuição ao Clube. Esperamos, todavia, que seu espírito guerreiro e grande dedicação, que sempre estiveram presentes no atleta, possam permanecer arraigados no elenco, sob o comando de outro abnegado quando jogador, o agora treinador Dunga.

O que nos causa preocupação é que não houve nenhuma nova contratação até o momento e todos os integrantes que ora se apresentam para a temporada 2013, já compunham o grupo no ano recém findo.

Não vamos falar em nomes, mas a carência de jogadores em determinadas posições, a começar pela lateral direita já é motivo de preocupação. Iniciar o ano nestas condições parece-nos temerário, especialmente quando se observam rápidas providências por parte dos adversários com o fim de reforçarem suas equipes.

Sabemos que o ano ainda está começando e o INTER dispõe de tempo para iniciar as competições de maior expressão no 1º semestre, a destacar a Copa do Brasil. Nunca esquecendo que a prudência pode ser bom procedimento de avaliação, mas o excesso de espera pode-nos causar danos irrecuperáveis no transcorrer da temporada.

Alia-se a tudo isso o fator das obras de remodelação do Beira-Rio, que deixará o Clube sem estádio próprio para jogar em praticamente todo o ano. Um fato inédito na história do INTER, que poderá acarretar resultados  imprevisíveis no andamento do trabalho da equipe.

Minha preocupação como dos demais torcedores colorados já deve ser do domínio da Direção. As ações a serem tomadas por certo  já estão em pauta. Frisamos, mais uma vez, que o primeiro passo dado quanto às mudanças na Comissão Técnica foram bastante positivas pelo que pudemos observar entre os inúmeros torcedores. Pesquisa apresentada pela mídia, por si só, responde neste sentido.

Entrementes, Sr. Presidente, reiteramos neste momento a grande expectativa da torcida em mudanças e reforços na equipe para que venha a ser melhorada, considerando que o mesmo grupo não deu a resposta que era esperado durante o ano que passou.

E a partir de sua segunda gestão, desafiadora consoante sua própria manifestação na Revista do INTER, se nos afigura ser a grande oportunidade de recolocar nosso Clube no patamar das grandes vitórias, que estiveram ausentes no último ano, no qual depositávamos tantas esperanças em títulos de expressão.

Quem sabe tenha chegado o momento do Sr. Presidente Giovanni Luigi retomar a sina das grandes conquistas coloradas.

Sinceramente é o que nós colorados almejamos e esperamos

Saudações Coloradas

Heleno Luís Costi

Sócio nº 002401.00

Nota da Coordenação: O presente post foi redigido

8 thoughts on “Ao presidente

  1. É isso Simone!

    Arquidaban,
    Por esses e outros motivos que citaste é que devemos dar crédito à Direção, que tem tudo para uma grande recuperação no novo biêncio recém iniciado.
    Saudações Coloradas

  2. Pessoal,

    Apenas para lembrar que o presente post foi redigido no início do ano, devido minha saída de POA, e postado somente na data prevista de 15 de janeiro. Desta forma, quando foi escrito algumas providências de contratações ainda não tinham sido tomadas. Agora, sim, sendo a maioria apostas que podem dar certo, sim. Às vezes, como no ano passado, que aqui desembarcaram figurões, deu no que deu. É bem verdade que outros fatores como lesões e convocações prejudicaram, em muito, o trabalho da temporada. Mesmo assim, não poderia ter sido tão negativo como aconteceu.
    Acho que agora vai. Como bem frisaram o Melo e o Luciano vamos dar crédito ao trabalho, notadamente da nova Comissão Técnica.
    Saudações Coloradas

  3. Ótimas as tuas ponderações, Heleno! Poucos colorados teriam passado pelas tempestades que assolaram o Clube em 2012 e conseguido sair delas com o prestígio do Presidente Giovanni Luigi. Em meio à novela em que se transformou a negociação com a AG, ainda vimos desembarcar em Porto Alegre nomes como Dagoberto, Dátolo, Forlan e Juan, não esquecendo da luta da Diretoria para manter D’Alessandro, assediado pelo futebol chinês e Damião, pretendido por clubes ingleses, principalmente. Em todos esses momentos de crise enfrentados vividos em 2012, vimos um Presidente atuante, nunca omisso e sempre equilibrado procurando as soluções que julgava adequadas. Assim, se as coisas não deram certo foram por razões outras, a meu ver. Identificados os maiores problemas, o INTER inicia nova fase, com Dunga no comando de profissionais qualificados. A volta do Chumbinho, como salientas, é um grande reforço. Sinto que a tempestade passou e agora virão tempos melhores. SC

  4. Acho que faltou a presidente meter o pé na jaca, no futebol. De resto até acho que ele foi bem, mas como o clube é de futebol a avaliação final não foi satisfatória. ganhou legitimamente crédito para se recuperar. Tem tempo e começou bem, vamos ver.

  5. Heleno, excelente texto e ponderações importantes para alguém que tenha a coragem, inteligência e a humildade de pensar a respeito, principalmente dos equívocos irreparáveis da última gestão, e tomar todas as decisões no sentido de corrigiro que não correspondeu as expectativas naquele momento e de forma a trazer de volta a alegria à Nação Colorada. Para nós Colorados, o inicio de uma gestão, independente de ser uma reeleição, carrega toda a nossa confiança e a certeza de apoio irrestrito, pois todos queremos o melhor para nosso Internacional.

  6. Heleno e Melo, o “crédito” do Presidente depende, é claro, de quem avalia. No meu caso, não faço a mesma conta e não vejo o resultado positivo final da primeira gestão do Presidente, em especial no futebol. Prefiro usar a expressão “crédito” no sentido de tudo bem, vamos de novo, apoiando o Clube, se mantendo em dia com nossas contribuições sociais e prestigiando o time nas competições em que ele estiver envolvido. Então, o meu “crédito” não é ao Presidente, nem aos demais dirigentes, e sim ao Clube do qual orgulhosamente faço parte e ajudo a manter sua história viva. Ao Presidente e aos seus apoiadores eu asseguro a minha parcela de contribuição e de confiança, para que eles exerçam o seu trabalho com dignidade e dedicação à instituição para qual dedicam boa parte do seu tempo. No mais, todos desejam um ano vitorioso, mas sobretudo de muita luta em campo. É o que esperamos do Presidente, passando pelos jogadores, funcionários, sócios e torcedores.

  7. Alô você Heleno!
    Talvez o maior índice de insatisfação no presente ano tenha sido a saída de Guiñazú. Circunstancialmente, sabemos, mas triste como afirmas. A chegada de jogadores que diferentemente dos que saíram vão aliviar a folha de pagamento, mostram claramente a mudança de estratégia. Tua carta é muito ponderada e educada ms sobretudo equilibrada. Por fim, prós e contras o presidente continua com crédito e nós cada vez mais colorados.
    SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.