O ano de 2013 parece que será bem mais positivo para nosso INTER do que o ano passado, que queremos esquecer. A contratação de Dunga e da nova Comissão Técnica, incluindo o experiente Paulo Paixão na preparação física, representou um passo muito importante no início da nova caminhada rumo à conquista de novos títulos. E já ganhamos o primeiro, a Taça Piratini.
Em relação ao ano passado é possível destacar a realização da pré-temporada em Gramado e Bento Gonçalves como grande diferencial. Em 2012, devido à participação na Pré-Libertadores, o tempo de preparação física e técnica foi muito exíguo. Já em 2013 a preparação realizada representa o marco inicial de um bom ano esportivo.
Mas um clube da grandeza do Sport Club Internacional não se prepara apenas para a disputa de uma competição regional, mas para desafios maiores que enfrentará durante o ano todo. E aí podemos ter algumas dificuldades para o alcance de maiores objetivos, devido às limitações qualitativas do atual plantel.
É preciso, portanto, reforçá-lo. Vamos ver o que já temos: no gol, Muriel é titular e há reservas em boa forma; Gabriel, que está atuando muito bem na lateral direita; Moledo e Juan estão em boa sintonia na zaga; Fabrício vem tendo boas atuações; no meio, temos o Igor e ao seu lado deve atuar o Williams, quando voltar de lesão, como volantes; os meias titulares são o D’Ale e o Fred e na frente Forlan e Damião.
Muito bem. Agora vejamos os substitutos imediatos: no gol estamos bem servidos. Helder, lateral direito, ainda é uma incógnita; na zaga, Índio, Ronaldo Alves e Jackson são bons substitutos; o lateral esquerdo Kleber, titular, deve voltar ao natural à equipe quando estiver recuperado de lesão; volantes? Agora chegou o Airton, temos também o Josimar, para quebrar o galho, mas é só. Alguém quer escalar o Elton? E quem substituirá D’Alessandro em uma partida importante quando não puder atuar? Temos o ótimo Dátolo, mas este possui outras características. É nesse setor que está nossa maior carência, pois é onde se criam as jogadas que alimentam o ataque colroado.
Na frente, o Caio pode ser um ótimo substituto para o Forlan, que irá se ausentar bastante neste ano, a serviço da seleção uruguaia. E Damião terá em Hi-Man um possível eficiente atacante, agora que superou as lesões.
Portanto, não se trata de contratar um time inteiro, mas buscar atletas que possam não apenas “quebrar o galho” na ausência dos titulares, mas substituí-los à altura, não deixando que a qualidade e a produção do time diminua.
A Copa do Brasil vem aí. É hora de qualificar o Campeão de Tudo. É hora de contratar.
Pois é, Simone! Mas talvez tenhamos em breve alguém com as características do Osvaldo. Que tal o Otavinho turbinado? SC
Bah, eu falei um ano atrás pra trazer o Osvaldo…olha aí ele na seleção..pelo SP….
Amigos Colorados, “Caraca”! Quem está do mesmo lado concorda em muitas coisas, não é mesmo? Por exemplo, amigo Melo, já escalei o Williams no quarto parágrafo, é titularíssimo. E o D’Ale, Rei da América, realmente é muito diferenciado e senhor da posição. A perspicácia do Paupério aponta preocupação com as laterais. Estamos acompanhando as boas atuações do Gabriel e do Fabrício (este um tanto instável emocionalmente), mas nada sabemos a respeito do que pode render o Helder. Já o Kleber, se quiser jogar, retomará a titularidade na esquerda. Ah! É brabo estar fora da LA 2013! O retorno de Giuliano, amigos Tramontini e Saldanha, seria fantástico! É jovem, craque e já com boa experiência. Vamos ficar de olho na Diretoria, com o senso de colaboração que norteia as ações do BAC. Embora estejamos disputando apenas o Gauchão, logo ali se vislumbram outras competições, com nível de dificuldade mais elevado. É preciso contratar para depois não lamentar. SC
Concordo plenamente Aquidaban! Ainda acho que precisamos de dois alas de qualidade pois o Fabrício e o Gabriel são medianos. Gostei da indicação do Carlos Tramontini, Juliano, meia pelo lado direito, já que desde a saida do Oscar ficamos meio que capengas nessa faixa do campo e temos muitos canhotos no time. Para o gauchão com este plantel penso que está de bom tamanho mas para as competições como Copa do Brasil e Brasileirão ainda é insuficiente. É preciso refoirçar o grupo sempre, problemas de lesões, convocações, cartões e outros, são uma constante nos últimos anos. Vamo Vamo Inter! Reforços sempre! Saudações Coloradas!
POR FALAR EM REFORÇOS, O DUNGA DIZ QUE QUER UM MEIA PELO LADO DIREITO, CERTO? E O JULIANO. QUEM SABE?
Sinceramente, não estou nem um pouco preocupado com a possibilidade de o D´Alessandro vir a ficar indisponível pelo terceiro cartão amarelo, expulsão ou pequena lesão (com tanto pontapé que leva), pois temos o Fred e o Dátolo que podem substituí-lo, com pouca perda de qualidade, mas a minha preocupação é as laterais. O lateral direito está dando conta do recado, mas não sei se tem algum reserva para dar continuidade a forma de jogar atual do nosso Internacional. O lateral esquerdo, que está jogando hoje, tem momentos que não destoa, mas em outros… A volta do titular lesionado é uma incógnita e não temos a certeza que vem “a fim de jogo”. Em nosso Internacional ainda está faltando um meia que jogue, preferencialmente, com o pé direito. Penso que o esquema ficará ainda mais rápido. Como ainda temos tempo, com o 2º turno do Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil (principalmente se chegarmos nas finais, quando os jogos serão contra adversários mais qualificados), acredito que até o Campeonato Brasileiro estaremos com o plantel completo. Triste, mas triste mesmo, é termos que “aguentar” o nosso Internacional fora da Libertadores desse ano e ter de acompanhar calado esse “carnaval” do centro do país. Como não sei “secar”, fico somente triste e, de vez em quando, percebo que estou com um pequeno sorriso no canto da boca.
Alô você Aquidaban!
Um belo apanhado, estamos mais ou menos tranquilos quanto ao plantel, acho que só negóco de ocasião não tem nada muito melhor no merecado. Me permita fazer apenas um lembrete. Para a volância ainda temos o Willian que está se recuperando junto com o Índio e o Dátolo. Quanto ao D’Ale , meu amigo, não tem substituto mesmo. Nenhum time que tenha um jogador da qualidade do “Cabezon” tem reserva à altura. Mais ou menos no mesmo patamar estão Ronaldinho, Zé Roberto., e Montillo nenhum tem substituto a altura. Jogadores dferenciados realmente nao tem. Messi, C Ronaldo são os exemplos extremos disso.
SC