Balanço geral

Juan recuperou sua forma e começa a dar resposta (Imagem: Site Yahoo)
Juan recuperou sua forma e começa a dar resposta (Imagem: Site Yahoo)

Como resumo simples e direto, em quinze (15) pontos disputados, o nosso Internacional somou apenas seis (6) pontos, com uma (1) vitória (Criciúma), e três (3) empates (Vitória, Portuguesa e Cruzeiro) e uma (1) derrota (Bahia), evidenciando que o aproveitamento foi muito abaixo do esperado. Considerando que três (3) jogos foram disputados fora do Rio Grande do Sul, podemos dizer hoje “nossa casa”, o resultado não foi tão ruim assim, pois não podemos deixar de considerar que a equipe principal teve vários desfalques com convocações e lesões nesse período.

De bom, voltou  o espírito de luta e a vontade de não aceitar facilmente os maus resultados, as recuperações do Juan e do futebol do Forlan, a consolidação do excelente desempenho do Fred, Caio se mostrou muito útil ao time e essa grata revelação nos profissionais do Otávio.

Ficou um sentimento de alerta e de certa frustração, pois esperávamos muito mais, pois sabemos que para disputar os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro esse desempenho, com certeza absoluta, nos deixará mais uma vez de fora.

 O alerta ficou evidenciado novamente pela constatação de carências (já conhecidas) no plantel e que devem ser solucionadas o mais rápido possível e, ao mesmo tempo, da necessidade de ações no sentido de refrear possíveis (quase impossíveis) venda dos melhores ou mais promissores jogadores. A venda desses jogadores, sem a imediata substituição qualificada (o que é muito difícil) terá sérias consequências para as aspirações Coloradas. A miopia gerencial não pode esquecer que o nosso grande ano será 2014 e que 2013 é, obrigatoriamente, o laboratório para montar uma grande equipe vencedora. Não passa pela cabeça de nenhum Colorado ver um time de média capacidade em 2014 quando estaremos retornando à nossa casa, o Beira Rio.

Em determinados momentos fico procurando entender a finalidade e as consequências de algumas informações, pois lendo no site de Zero Hora, (http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/inter/noticia/2013/06/david-coimbra-o-livro-do-inter-4166387.html), verifiquei a postagem Opinião, publicada dia 11/06/2013, as 04h46m, com o título: David Coimbra: “O livro do Inter”, trecho descrito abaixo, e não pude conter meu espanto e revolta.

“Não tenho nenhuma dúvida de que:

Vender Fred, Fabrício e Moledo para ficar com Damião não é um bom negócio: é ótimo. Defensores e meias de contenção você encontra pendurados aos cachos nos estádios. Centroavante goleador é um diamante raro”.

Penso que, no mínimo, se trata de uma injustiça e um despropósito, pois a valorização de uns não deve necessariamente passar pela diminuição da importância e qualidade de outros, principalmente quando pode ter consequências danosas, principalmente aos promissores jogadores citados. Por outro lado não consigo enxergar o objetivo ou raciocínio que leva um respeitado cronista fazer uma declaração com esse tipo de  comparação e de juízo de valores sobre venda e qualidade de jogadores do nosso Internacional.

Quanto ao Internacional, a frustração é mais motivada, principalmente, por excelentes atuações que a equipe titular vinha apresentando durante todo o Campeonato Gaúcho e que encheu o torcedor Colorado de grandes expectativas.

 Para encerrar, essa parada obrigatória devido a Copa das Confederações, é excelente e em boa hora, pois pode servir para recuperar totalmente os lesionados, melhor avaliar o que foi realizado, prós e contras, ajustar onde necessário e se preparar para um brilhante retorno à Copa do Brasil e ao Campeonato Brasileiro.

9 thoughts on “Balanço geral

  1. Pauperio,
    Primeiramente a ressaltar que o David Coimbra é do lado azul e presta serviços à RBS. A preocupação daquela equipe, exceção ao Guerrinha e Kenny Braga, é, ao que parece, desmobilizar e até desmontar a equipe colorada.
    Quanto ao Dunga, data vênia, também não faço coro às palavras da Simone. Entendo que, com ele, voltou o respeito, a disciplina e a seriedade no vestiário colorada, por sinal, muito ausentes no ano de 2012.
    SC

  2. Simone, graças a Deus que cada um pode emitir sua opinião livremente no BAC e por essa razão, apesar de respeitar teu ponto de vista, sinceramente eu não penso assim. O Dunga é um excelente treinador, respaldado por uma excelente comissão técnica, tem um plantel muito bom, claro que faltam algumas peças, mas seu trabalho é visto claramente nos jogos. Se os resultados ainda não espelham isso, o que nós estávamos esperando, o nosso Internacional está muito perto de dar muitas alegrias a todos nós. Penso que houve muita perda de tempo nos anos anteriores, o “estrago” foi muito grande e para “arrumar” leva um tempo. Eu continuo acreditando.

  3. Aquidaban, vou na mesma linha e continuo acreditando em dias melhores (melhorando a cada dia, em degraus, nada que não seja conquista definitiva). Ainda não está da maneira que gostamos, mas vejo que estamos no caminho certo, sem atropelos, dentro da realidade atual e sem fantasias ou falsas promessas. Quanto aos jogadores citados, como disse em comentário anterior, tem determinados momentos que estão faltando experiência (coisa de “macaco velho”) e “jogo de cintura” para o nosso time se impor em campo.

  4. Adriana, também penso muito parecido. Em comentário anterior havia colocado que minhas esperanças eram semelhantes as tuas: conseguir uma classificação para a Libertadores de 2014 e montar um “grande” time à altura do nosso Internacional, do novo Beira Rio e dessa torcida maravilhosa. Apenas um detalhe, vendo as demais equipes do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, tirando a costumeira “poeira” resultado de jogo de interesses, o nosso Internacional tem todas as condições de “brigar” por esses títulos.

  5. Melo, as tuas preocupações são as mesmas de toda a imensa torcida Colorada. Não acredito em “passo a trás” e penso que essa diretoria sabe a responsabilidade que pesa em suas costas. Seria irracional demais acreditar em desmanche do grupo de alta qualidade hoje já montado e que demonstra apenas as carências de algumas peças. 2014 é um ano muito importante para o nosso Internacional e para sua imensa torcida, Deus queira que esses dirigentes cumpram com seu dever, da melhor maneira possível. Quanto as aquisições citadas, penso que em determinados momentos falta ao nosso Internacional um pouco de experiência e “jogo de cintura” para impor respeito.

  6. Sabe Paupério, eu acho que fazendo um balanço..o Dunga só não caiu com esses joguinhos mixurucas que o time fez porque ele é o Dunga. Se fosse qualquer outro anão (atchim, feliz ou soneca, por exemplo) tava na fila do sine junto com a Jorginho, papai Joel, Silas, ETC…
    A boca tá feia e os dentes estão todos tortos…

  7. Oi! Sou um pouco mais otimista que você, mas tambem estou só na espreita. Gostei da vinda do PHenrique e não gostaria de ver o tal imperador por aqui. Que o título era mais do que difícil eu já sabia. Para este ano não queria esta exigencia. Queria garantir a libertadores do ano que vem e explodir o Gigante pra sempre com o nosso canto. Tenho saudades….

  8. Confio no INTER, Paupério, pois também estou entre os otimistas. Gostei da contratação do Jorge Henrique, é um baita jogador e lá de onde veio estava desmotivado. Atrás de outros preferidos pelo treinador. Aqui deverá jogar tudo o que sabe. O Otávio é ótimo! Já demonstrou que não tem medo do pau e de partir prá cima dos zagueiros adversários. E gosta de chutar em gol. O excelente Caio está voltando. Quanto às contratações e vendas, a imprensa errebessiana sempre faz dessas. Ora, vender Moledo, Fred e Fabrício é um bom negócio? Um deles, tudo bem, mas os três? Sem falar na contratação do Adriano Imperador. É brincadeira. E o tal de Julio Batista, que fique por lá pelo centro do país. Tá “se achando” demais. SC

  9. Alô você Pauperio!
    Sou um incorrigível otimista. Depois do forçado intervalo o Inter decola. Otávio, Caio, J.Henrique e quem sabe Dátolo não desperta. E a cozinha? Com a quase definida saída de Moledo não poderemos voltar aos tempos de dois veteraníssimos na zaga (Indio e Juan). Não se discute a qualidade de ambos mas os dois juntos, não. E aí vamos apostar ou trazer alguém confirmado? E a imprensa? bem a imprensa é a mesma de sempre. As considerações de determinados jornalistas sempre nos põe a pensar que algo de podre existe no reino.
    SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.