VESTIÁRIO FECHADO

Após os recentes maus resultados alcançados pela equipe de Dunga, a expressão “vestiário fechado” tem sido muito pronunciada, tanto pelos jogadores e comissão técnica quanto pela Diretoria.

Mas o que exatamente significa isso? Do ponto de vista dos jogadores penso que há a clara intenção de proteger o técnico Dunga, ou seja, “estamos de acordo com as orientações passadas ao grupo pelo treinador, temos nossa parcela de culpa e vamos nos dedicar mais para conseguirmos vencer os jogos que iremos disputar”.

Do ponto de vista do treinador deve significar que “aqui mando eu, os jogadores estão realizando em campo aquilo que foi combinado, mas os maus resultados se devem à sorte dos adversários e às más atuações dos árbitros. Além do mais, só temo a morte”.

E para a Diretoria significa que o trabalho desenvolvido ao longo do ano, e já estamos quase em Outubro, é altamente positivo, não merecendo ser alterado: “a Comissão Técnica faz um trabalho excelente e os resultados deverão aparecer…”.
Pelo jeito nada irá mudar.

Pensando no elenco disponível, que é de boa qualidade, proponho que façamos uma reflexão acerca desse trabalho tão elogiado por jogadores e Diretoria, colocando algumas questões para as quais ainda não encontrei respostas:

1) O INTER de Dunga sofre muitos gols. Por quê o sistema defensivo não foi até hoje bem organizado pelo treinador, se o trabalho realizado é tão bom assim?
2) O INTER de Dunga não sabe sair jogando. O trabalho tão bem realizado não inclui esse fundamento do futebol?
3) O INTER de Dunga não tem velocidade para chegar ao ataque, permitindo que os adversários se reorganizem defensivamente com toda calma. Ao longo do ano não puderam treinar isso? Nem no período de recesso para a Copa das Confederações?
4) O INTER de Dunga tem o melhor preparador físico do Brasil, mas sempre que o time consegue fazer um gol no adversário, imediatamente recua tanto que dá a impressão de estar sem fôlego para tentar fazer mais gols!
5) O INTER de Dunga não tem jogadas ensaiadas, exceto os cruzamentos de escanteios e faltas próximas à área adversária procurando o cabeceio de Juan. E só!
6) O INTER de Dunga não tem sequer um time definido! E estamos quase em Outubro!

Mas o vestiário está fechado, e pelo andar da carroça a equipe não corre nenhum risco de melhorar. Como acredito em milagres, ainda não vou jogar a toalha, apesar de tudo. Então, OREMOS, como diz o mestre Melo!

Arquibadan Machado

8 thoughts on “VESTIÁRIO FECHADO

  1. Caro Flavio: suas ponderações são pertinentes, sem dúvida. Mas penso que o elenco colorado é de boa qualidade. Pode não ser “uma brastemp”, mas considerando que temos o preparador físico da Seleção Brasileira trabalhando no INTER, é possível afirmar que os veteranos estejam em boas condições de competição. A qualidade técnica penso que nem é discutível, exceto por algumas exceções, a meu ver, o Airton, por exemplo, está muito abaixo do nível técnico desejado para defender o escudo Colorado. Quanto ao Goleiro eu concordo muito com sua opinião. NÃO TEMOS GOLEIRO! Será preciso buscar fora, pois no plantel realmente não há goleiro confiável. A culpa da Diretoria, é por ter permitido que o Dunga corresse com todo mundo que gostaria de ajudá-lo, sob o pretexto de que “aqui quem manda sou eu”. Resultado disso: está isolado, e quem poderia socorrê-lo são dois inexperientes diretores de futebol. Não dá. Neste momento, não sei qual seria a melhor solução. Mas penso que Dunga deva sair IMEDIATAMENTE. SC

  2. “Pensando no elenco disponível, que é de boa qualidade”
    Caro blogueiro, a frase acima é a base de todos os problemas que vem nos afetando desde 2010, e continua sendo considerada como verdadeira, sem base nenhuma que a confirme.
    Qual o elenco de boa qualidade, que não dispõe de pelo menos um goleiro médio, pois o nosso, nem perto de médio consegue chegar.
    Qual o elenco de boa qualidade, tem os 4 defensores acima dos 30 anos.
    (Veja bem estou falando de lateral direito, Zagueiros, Lateral esquerdo),
    Qual o elenco de boa qualidade, não dispõe de ao menos 1 volante que tenha mínimo, condução de bola ou acerto de passe para a saída de jogo, evitando que os zagueiros invariavelmente, tenham que apelar para os chutões.
    E se a dita afirmação fosse verdadeira, e o nosso elenco fosse qualificado como a frase acima supõe, qual a razão para as críticas feitas a nossa direção?
    Que teria em última análise,sido eficiente nas contratações e vendas de jogadores, dando ao nosso técnico, material humano qualificado para poder cobrar melhor desempenho.

  3. Caro Moacir, como é bom ouvir alguém otimista neste momento de grande aflição! A solução, a meu ver, é trocar o Dunga por um treinador de verdade. Mas se der tudo certp a partir do retorno a Caxias do Sul, voltarei a ser feliz, assim como todos os Colorados, e vou aliviar a pressão sobre o treinador. Vamos ver! OREMOS! SC

  4. Professor
    Graças a deus a água mole em pedra dura tanto bate até que fura….agora nós vamos treinar no campo em que vamos jogar, pois nós só estava treinando no Parque Gigante e depois ía jogar mano a mano com os adversários em Novo Hamburgo…é claro pegava jogadores novos em campo pequeno..( como o santos e o centro avante do atlético Pr) rsrsrsrsrsrsrsr voavam em cima da nossa zaga de veteranos…. o Dunga só empatava quando colocava um ataque rápido…..Agora a coisa vai mudar..tomara que eu não morda a lingua….rsrsrsr Abração

  5. Meus amigos Colorados! Também concordo que a Diretoria tenha parcela de culpa pela campanha realizada pelo INTER no decorrer de 2013. Poderíamos estar disputando o título do Campeonato Brasileiro se não houvéssemos tropeçado em alguns confrontos, como é do conhecimento de todos. Mas é exatamente em relação ao rendimento da equipe que tenho feito as maiores críticas. Na minha opinião, os resultados positivos até aqui alcançados se devem mais às individualidades (D’Alessandro é o destaque) do que ao desempenho coletivo. Ou seja, como equipe o INTER está deixando muito a desejar. E quando as vitórias são construídas pela categoria individual de um jogador, fica claro que o treinador não está sabendo montar a equipe! O CAP é um bom exemplo: não possui nenhum craque e vem alcançando resultados até surpreendentes! A Portuguesa de Guto Ferreira é mais um exemplo. Vejam só, alguém discorda dos problemas acima enumerados? Cada jogo tem sido um verdadeiro filme de terror, pessoal! Não se pode negar que DUNGA está perdido! Ele depende das individualidades, eis a razão de tantas trocas na equipe. Quer ver se este ou aquele ou ainda aquele outro pode resolver! O que resolve mesmo é ter um sistema defensivo bem montado, uma saída de bola com qualidade, velocidade, jogadas ensaiadas, etc. E o Dunga, repito, até hoje não resolveu isso, que para mim é o básico. Posso estar equivocado, mas penso que um sangue novo na casamata, um treinador com experiência, iria organizar a equipe e conseguir um melhor desempenho nestes meses que antecedem o final do ano. SC

  6. Aquidaban, esqueci um detalhe que considero também importante. Fui atleta do Internacional, está certo que no basquete, mas “vestiário fechado” também acontecia na minha época e isso só se explica, quando a comissão técnica e os jogadores sentem que não tem o apoio da direção do clube. Nessas horas é melhor se unir, ficar fechados, de boca calada, trabalhar “pesado” e ter a companhia somente dos “amigos”.

  7. Aquidaban, nenhum treinador tem garantia de permanência em um grande clube se não apresentar resultados positivos. Assim como penso também, que nenhum jogador tem lugar garantido somente pela sua fama, pelo seu nome, mas sim se estiver em forma e rendendo conforme suas reais qualidades. A questão do atual treinador, assim como de toda a excelente comissão técnica, é de difícil entendimento, pois essa estória do “melhor time ou plantel no papel” já é velha, não é novidade para ninguém, e os resultados estão inquestionáveis nos últimos anos. A única observação que faço é que o trabalho dessa comissão técnica foi e está sendo muito comprometido por ações equivocadas da atual diretoria. A venda do Moledo e do Fred foi em hora totalmente inadequada, trouxe sério comprometimento ao trabalho que havia sido executado, mesmo que isso tenha trazido lucros (não sei para quem). A aceitação passiva desse “rosário” interminável de jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, em ritmo desumano e, de certa forma, sem a devida responsabilidade, quando se trata da integridade física dos atletas e do respeito ao tempo necessário para desenvolver um bom trabalho de preparação (hoje, só recuperação), inclusive com alteração de datas para favorecer clubes de São Paulo, pesa também sobre os atuais maus resultados. A não reposição de atletas de qualidade para suprir as carências do plantel, a aceitação com a hipótese de “venda” de jogadores, como se fossem simples mercadorias disponíveis, a passividade frente a divulgação de um contato (se realmente aconteceu) com outro treinador em pleno momento de crise, mais parecendo uma “fuga” às responsabilidades, são outras razões influenciando negativamente nos resultados atuais. Como já afirmei em postagem anterior, nenhum treinador vai fazer um jogador profissional aprender a jogar futebol, dar qualidade a um atleta, isso é tarefa da base, não no time profissional titular. O problema maior do plantel do Internacional é que temos grandes nomes, jogando muito aquém do esperado e, outros atletas, que é muito difícil entender como são escalados no time principal, pois não deveriam nem fazer parte do plantel Colorado. É muito fácil cobrar, mas é importante que nos olhemos no espelho e vejamos onde também estamos errando. Sinceramente, com tudo isso que está acontecendo, penso que o caso não é mudar o treinador, a comissão técnica, pois isso já foi feito inúmeras vezes, sem resultados positivos, mas sim, mudar essa diretoria, pois, caso contrário, iremos continuar “amargando” esse e o próximo ano.

  8. Prezado Aquidaban
    Por todos os motivos acima exposto por você, acredito que as portas do vestiário estão escancaradas para não dizer somente abertas. Infelizmente fechado esta apenas os olhos desta diretoria que não quer assumir seus erros e sem uma postura definida do que quer, esta mesma diretoria que por muito menos fez mudanças radicais na sua própria gestão, nos levando a aventuras perigosas. Hoje vivemos novamente as incertezas de um time que já contesta seus principais jogadores e isto como se sabe não é bom e tende a piorar cada vez mais. Lamentável que estejamos passando por isto por absoluta imperícia e total falta de planejamento de um clube com a estrutura do Internacional. Enfim só nos resta torcer e muito para que as coisas fiquem assim e não piorem.
    Grande abraço !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.