Quem tem medo da verdade? Felipe Ximenes, não.

Posições firmes, a marca de F.Ximenes (Imagem: Yahoo)
Posições firmes, a marca de F.Ximenes (Imagem: Yahoo)

Luis Felipe Ximenes, homem de gestão de futebol, • Habilitado em Inglês nativo, Espanhol fluente e  Italiano básico, com Cursos específicos na área esportiva como Gestão Esportiva e Mestrado em Educação foi até a bem pouco tempo o Mega, ultra dirigente do Coritiba, tido pelo meio como uma das maiores autoridades do assunto futebol. Desempenhou idênticas ou semelhantes funções em grandes Clubes brasileiros como Atlético Mineiro, Cruzeiro e Fluminense.  Fiquei agradavelmente surpreso em perceber sua didática e  especialmente sua visão diferenciada de tudo o que se vê e se percebe hoje, quando por aproximadamente duas horas palestrou há algumase semanas atrás na Câmara de Vereadores de Porto Alegre  numa elogiável iniciativa do  Convergência Colorada, que teve a gentileza de me convidar a assistir. Na platéia dirigentes, ex-dirigentes, Conselheiros, gente de imprensa, diversificado, enfim.

Acompanhe algumas de considerações sobre diversos títulos

Abriu sua palestra dizendo que teria vindo até ali para chocar a todos e qua faria da primeira parte um monólogo.

Ele já chama a atenção quando na abertura solta uma frase: “A  coisa que mais falta faz no futebol é a verdade”

Os candidatos

 Todos os candidatos a diretor  tem solução pra tudo. Podemos incluir aqui o torcedor que todos somos. São literalmente  contra as contratações que deram errado. As que dão certo eles são a favor sempre. Jamais fariam nenhuma dessas dezesseis contratações realizadas pela direção e que não deram certo, certamente se estivessem no poder fariam outras dezesseis que na ótica de quem estivesse fora  não deveriam ter sido feitas. Ao final de seu mandato se dá conta de que aqueles a quem criticava não eram tão maus assim e que quase tudo que questionava tem explicação, normalmente dada por alguém com enorme respaldo de conhecimentos .

Dirigentes

Quando ouvir algum dirigente afirmar “ estou me doando e não ganho nada com isso”, não acredite isso é mentira, todos ganham e muito, talvez de formas diferentes mas GANHAM SIM.

Quem derruba dirigente, quem colabora para muita coisa não dê certo é sua própria vaidade.  Quaqndo não é por causa dela é consequencia dela. Quem quiser ter sucesso não pode apagar jamais isso da sua memória.

Dentro dos próprios grupos políticos surgem as divisões e subdivisões abastecidas de inveja, ciúme e prepotência

Relação

Ame seu clube quando mais ele necessitar, quando estiver bem não precisa.

Tres são os pilares de sustentação de uma direção: IMPRENSA, COMISÃO TÉCNICA E TORCIDA

As vezes a torcida não entende o porquê de um jogador não estar relacionado para um jogo porque não sabe que ele chegou atrazado, bêbado, ou as duas coisas.

Finalizando

O dirigente chega ao final de seu mandato e aí decide se vai pra casa ou se aproveita toda as sua experiênca para recomeçar. Terá sucesso se for mais humilde e fugir da arrogância. E por fim deduz que  só será vencedor quando souber reconhecer suas derrotas ou aceitar o futebol  e não explica-lo. Tem muita gente boa perdendo e muita gente ruim ganhando, isso também faz parte do futebol.

 Ao término da palestra Ximenes finalizou com essa pérola do jovem físico  carioca Marcelo Gleiser:

 “O conhecimento é como ilha que tem como fronteira o desconhecido. Quanto mais cresce o nosso conhecimento, maior fica a fronteira com aquilo que desconhecemos.”

Talvez tenha sido por tudo isso que o Fluminense abriu mão do festejado Rodrigo Caetano e o contratou.

Minha conclusão: Isso tudo colocado em prática, leva meu voto.
Tenho dito

4 thoughts on “Quem tem medo da verdade? Felipe Ximenes, não.

  1. Assim agem os executivos competentes, que não se prendem a este ou aquele grupo político, mas que direcionam todos os seus esforços e conhecimento para o bem comum. Em se tratando de futebol, para o sucesso do Clube que lhe paga. É claro que serviria ao INTER, assim como Aod Cunha serviria se tivesse condições de permanecer no Clube. SC

    1. Alô você Aquidaban!
      O jeito que as coisas tomaram parece que impedem que pessoas com esse “modo de ser” tenham espaço. Parece que a verdade não pode ser dita. Eu imaginava que ele pudesse ser constado mas quem estava presente, calou. Parece que aceitaram tudo que ele disse como a mais pura das verdades.
      SC

  2. Alô você Pauperio!
    No presente ano estive em diversas palestras versando sobre assuntos diversos, mas o predominante sem dúvida alguma foi Arenas. Em meio a tantas surge essa cujo palestrante surpreendeu por sua objetividade e por não fazer nenhum tipo de “proteção” a nada.Muitas dessas verdades nos conhecemos, o inusitado é que foi abordado em meio a dirigentes ex dirigentes e conselheiros sem que ninguém tenha lhe contestado, embora ele tenha se proposto ao debate. Diante disso minha conclusão foi de que ele está com a verdade. Levou minhas fichas.
    SC

  3. Melo, a sabedoria do conteúdo colocado em suas palavras, de maneira simples e de fácil entendimento, demonstram que as maiores qualidades desse tipo especial de profissional é o cohecimento específico, futebol/homem, a franqueza e a modéstia. Poderia ensinar muitos, a sairem de seus pedestais e se transformarem em gente… Não sei se o nosso Internacional vai aproveitá-lo, mas seria uma excelente contratação, principalmente para suprir as carências conhecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.