UM DEPOIMENTO PRECIOSO SOBRE O BEIRA-RIO

1653463_596334783788465_147163608_n2Estamos a menos de 45 dias da reabertura oficial do Beira-Rio, prevista para 5 e 6 de abril, e à medida que se aproxima o grande evento é cada vez maior a animação.

E esse entusiasmo cresce ainda mais, quando ouvimos de torcedores adversários impressões positivas sobre o Estádio, como ocorridas dias atrás.

Após assistir a uma peça infantil, estava eu com o filho e netos no café da Casa de Cultura Mário Quintana, quando encontrei uma antiga conhecida. Por sinal, ferrenha torcedora do rival da Arena e assídua freqüentadora dos jogos de seu time.

Após os cumprimentos, sentou-se a nossa mesa e entre outros assuntos, é claro, falamos de futebol, com destaque às obras do Beira-Rio.

Dado o conteúdo da conversa, pedi a ela permissão para publicar no BAC as suas impressões a respeito da obra do Estádio, especialmente por se tratar de torcedora adversária. Após minha insistência acabou consentindo, desde que preservasse o seu nome, a fim de evitar conflitos com torcedores de seu time, haja vista ser participante de grupo que vai a jogos e troca informações pela internet.

Em síntese, o diálogo assim aconteceu:

Ela: – E aí colorado, como vão as obras do Beira-Rio?

Eu: – Quase prontas e logo, logo, vamos reinaugurá-lo.

Ela:- Vocês devem estar orgulhosos, pois passo todas as semanas em frente ao Estádio a acho que está ficando lindo.

482573_656618891051616_2099724873_n

Eu: – Também acho e partindo de ti só posso me envaidecer ainda mais. Por acaso, não estás dizendo isso só para me agradar?

Ela: – Não! Sinceramente não! Não imaginei que iria ficar tão bonito, tendo um projeto tão moderno e arrojado.

Eu: – É impressão só tua ou os colegas g… também pensam assim?

Ela: Eu falo mais por mim. Mas já comentamos no grupo e a maioria pensa o mesmo que eu. Até imaginávamos que, com a Arena pronta, iríamos cornetear à vontade. Agora vejo que não vai dar. A obra está surpreendendo mesmo.

Mas para aí! Isso é de economia interna nossa. É claro que para fora não vamos admitir isso que estou dizendo.

 Sorrisos.

Eu: – E vocês não estão satisfeitos com a Arena?

Ela: – No início estávamos. Mas depois com todos os problemas havidos com a OAS, não sei não! Olha, tem até partes do estádio que não consegues ver direito a partida e os deslocamentos para lá, em dias de jogos, são bastante complicados.

Eu: – Queres dizer que a localização e o acesso não são bons. É isso?

Ela: – É isso mesmo! Vocês é que são privilegiados, pois estão a dois passos do centro.

Eu: – Também acho.

Ela: – Sinceramente, o Beira-Rio está se tornando um cartão-postal de Porto Alegre, ainda mais com a Copa do Mundo tendo partidas disputadas lá. Vai ficar na vitrine.

Eu: – Olha, não imaginava tanto, partindo de uma g… como eu sei que és.

1525519_643397779040394_2070946277_n

Ela: – Me conheces há bastante tempo e sabes que sou sincera. Falei em cartão-postal porque nele é a parte externa do Estádio que irá aparecer. E nisso o Beira-Rio está dando um show. Internamente, só o vi pelas fotos e TV e, pelo visto, também está muito bonito. 

 Foi aí que meu filho sugeriu em tom de gozação que se mudasse de assunto e se falasse em títulos.

A conversa simplesmente acabou.

O que vale destacar é o sincero depoimento prestado por uma adversária, traduzindo, segundo a própria admitiu, o pensamento de outros colegas do time rival.

Na verdade, não tenho ouvido críticas por parte deles e da própria mídia, salvo do entorno que não é de responsabilidade colorada, o que dá pra deduzir é que o nosso Beira-Rio está abafando mesmo, já havendo parte da mídia declarando como o mais belo entre aqueles da copa.

Para nós colorados, tudo isso não é novidade.

Estamos orgulhosos mesmo!

Saudações Coloradas

Heleno Costi

9 thoughts on “UM DEPOIMENTO PRECIOSO SOBRE O BEIRA-RIO

  1. Thais,
    Quem sabe que, com consciência e equilíbrio, como disseste, a rivalidade não volte a ser como era antes. Recordo dos tempos em que ia com a turma aos jogos e, até em Grenais, tendo alguns torcedores rivais. Dividia-nos para depois do jogo nos encontrar e tomar uma cervejinha com flauta e tudo, sem qualquer agressividade. Isso era salutar e não o que se vê com alguns torcedores que brigam e até destroem o que vem pela frente. Veja o triste exemplo que a torcida corinthiana está nos dando.
    SC

  2. Saldanha,
    Pois é, a anônima leu o depoimento mas não quis escrever no Blog porque teria que ser identificada. Telefonou-me e parabenizou a forma com que o nosso pessoal considerou suas impressões, sem qualquer menosprezo ou comparações ao estádio adversário.
    Afinal, precisamos do mesmo para continuarmos nosso regozijo e sabor nas vitórias. Senão não teria graça.
    SC

  3. Isso é consciência, equilíbrio. Uma amostra de que nem tudo está perdido nesse mundo. Parabéns pela iniciativa, Heleno e parabéns para a anônima pela postura.

  4. Que belo depoimento e que sensibilidade dessa moça, em Heleno? Deixou, pelo menos por alguns momentos, a rivalidade de lado e reconheceu a magnitude do nosso majestoso estádio. Parabéns a ela! O que nos enche cada vez mais de orgulho, ainda mais , se levarmos em consideração que com o novo Beira-Rio não perdemos nada de nossa identidade e história, muito antes pelo contrário, elas se eternizam em nossas vidas e em nossas almas coloradas! SC! Gigante Para Sempre!

  5. Adriana,
    Como diz um dito: “Contra a verdade nao ha contestacao” (meu tablet nao tem sinais. Ao menos nao consegui configura-lo).
    Depois de toda a beleza apresentada e divulgacao da midia, como reconheceu minha amiga torcedora do rival, quase impossivel nao enaltecer a beleza do Beira-Rio.
    Tambem entendo que a flauta e valida, mantendo os limites da civilidade e coerencia. Dentro do espirito daquele cartaz do BAC, que afixamos nos eventos, “Adversarios sim, inimigos jamais”.
    SC

  6. Essa greNALização dos estádios é inevitável e na medida certa saudável. Eles estão utilizando um estádio novo, mas mudaram de endereço e não têm a propriedade da Arena e nem identidade com a região em que o novo estádio se encontra. Nós temos um estádio e acessos sendo radicalmente modernizados e adaptados para o presente e futuro. As vantagens são maiores, pois mantivemos nossa localização, nossas raízes e o uso do estádio é de nossa completa autonomia, ressalvados os eventos e interesses da parceira. O fato de ser o estádio da Copa e estar sendo reconhecido pela mídia e pela FIFA diminuiu bastante o menosprezo de alguns pelo novo Beira-Rio. SC.

  7. Tenho amigos g…..de bom censo também, que deixam a flauta de lado por alguns minutos para olhar e admirar o Beira Rio e admitir que sim, Porto Alegre ganhou um cartão postal. Mas o que isso me revela é um novo posicionamento diante da flauta e disso meu pai me falou um tempo atrás. Flauta não é isso, disse ele.Você não pode tocar flauta sobre algo que não é verdadeiro. A flauta pode estar presente numa derrota.É incontestável. Numa frase de um dirigente, jogador. Num ato de um adversário famoso e tals. Mas inventar coisas e ofender ultrapassa os limites da flauta.Passa a ser chatice e doença.
    Tenho que confessar que isso retiraria do face e outras redes sociais a maior parte das brincadeiras.Mas tornaria a rivalidade mais sadia. E a revalidade mais coerente com o esporte e a educação.

  8. Melo,
    Pois é, o depoimento da antiga conhecida foi sincero mesmo. Mandei a postagem para ela, mas ainda não respondeu.
    Como podes ver, a preocupação maior foi somente destacar o elogio ao Novo Beira-Rio. Embora seus breves comentários sobre a Arena, também evitei comparações.
    Engraçado que ela comentou sobre rachaduras vistas na Arena (acho que são as que estão aparecendo agora na internet). Evitei comentar para não caracterizar menosprezo, ainda mais depois dos elogios feitos ao nosso Estádio.
    SC

  9. Alô você Heleno!
    Fantástico depoimento. Com sinceridade entendo que a maioria das manifestações especialmente em redes sociais, são motivadas pela paixão clubística. se perguntado fosse de maneira muito equilibrada, mesmo não tendo entrado na Arena OAS(tem que ter uma cornetinha), diria que o que conheço (por fora) me dá a impressão de ser uma edificação muito bonita. Com seriedade não gosto de comparar posso até julgar separadamente e a comparação vir no contexto. Enfim, meus cumprimentos pela sinceridade da “anônima” e pela tua sensibilidade em catar a matéria para nos informar.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.