“Os Protagonistas”
Será o momento de reencontro da torcida com o Novo Beira Rio.
Por duas vezes a direção abriu o estádio para jogos do gauchão, mas foram momentos em que o estádio não estava completamente pronto. O gigante ainda se recuperava de um longo período de reformas, destruição e reconstrução. Sabe-se hoje, que a construtora fez a proposta de implodir o estádio e construir um novo. O INTERNACIONAL sabiamente negou-se a queimar sua própria história. A reforma foi mais dolorosa, mais custosa em todos os sentidos. Mas, desta forma, foi mantido nas paredes do estádio os diversos tijolos, diferentes entre sí, ofertados pelas milhares de famílias coloradas que ajudaram a construir, na década de 60, o Gigante da Beira Rio. Foi mantido o amor da torcida pela sua casa, a força de uma paixão que passa de pai para filho. Qual torcedor do país pode dizer que seu avô ajudou a construir o lugar onde batalhas são travadas e vencidas para o orgulho de uma nação? O colorado pode.
Nesta reforma o Beira Rio ficou de cara nova, mas a alma é a mesma. Assim como também é a mesma confiança que todo o colorado tem nos seus guerreiros, quando pisando o melhor gramado de futebol do país, defende as cores da camisa que tanto amamos. Nosso gigante vai urrar daqui alguns dias e podemos cantar tranquilos, que ele nos espera para começar a festa, pois nós o conhecemos. Nós vivemos com ele momentos incríveis, de alegria ou de dor.
E o despertar deste gigante deve acontecer neste sábado, na festa “os Protagonistas”.
Sugiro que em nome desta ligação forte entre a torcida e seu estádio, possamos esquecer todo e qualquer desafeto causado pela política interna do clube, todo e qualquer incomodo decorrente de derrotas e resultados nem tão bons. Vamos nos permitir apenas vivenciar o momento em que, para comemorar a reabertura da nossa casa, vamos recordar o que passamos juntos no Beira Rio, nas últimas quatro décadas.
E aí, atenção, amigo colorado. Não vamos ver uma retrospectiva da vida do Internacional. Mas recordar a história do Beira Rio. Será uma festa que lembra o passado e nos remete ao futuro. Teremos surpresas tecnológicas, atrações musicais, teatro, cinema. Teremos a oportunidade de reviver momentos de felicidade total, de tristezas, de ouvir nossos ídolos. Vamos brindar a volta pra casa e celebrar a tradição do clube que queremos deixar para as próximas gerações. Efeitos especiais são apenas uma parte do espetáculo que nos trará um show do nível de abertura de olímpiadas nunca visto antes no Brasil.
Mas para tudo isso ficar realmente bonito, falta a nossa paixão. A festa vai nos incluir no espetáculo. Ela tem 360 graus, assim como o Gigante. Então, vamos gritar, pular, cantar, vibrar com os gols, rir, chorar. Seja parte deste momento.
É preciso prestar muita atenção. As mensagens estão por toda a parte, no que vamos ouvir e ver. São muitos detalhes que precisam ser percebidos, tudo ao mesmo tempo. Mas são mensagens importantes, apesar de sutis. E tem recados muito fortes para todos: direção, torcedor, atleta.
Eu convido a todos a se deixarem levar pelo espetáculo. Não importa, neste momento, quem fez a festa, porque fez a festa, se deveria ser A ou B. Afinal somos milhares de colorados e certamente milhares de receitas diferentes para uma festa como esta.
Convido a todos apenas a viverem um pouco mais da nossa história e se apaixonar novamente. Aprende-la, para quem não a conhece. É assim, que daqui pra frente devemos entrar neste maravilhoso estádio de futebol: apaixonados pela nossa tradição, com a força que sempre tivemos, para acordar este Gigante e fazer do nosso COLORADO, um clube cada vez mais INTERNACIONAL.
Adriana Paranhos – Porto Alegre – RS
Minha emoção está sendo muito grande tambem Paupério. Na primeira inauguração eu estava com meu pai, e amanhã estarei com meus filhos! Vai ser demais!
Adriana, não desmerecendo outras postagens, penso que essa sua é uma das melhores e de uma sensibilidade ímpar já colocadas no site do BAC. Só em pensar no assunto que abordas, meus olhos já se enchem de lágrimas, pois trazes, com maestria e sensibilidade, o que toma conta de todos os corações Colorados. Penso que o majestoso é e será orgulho de todos os esportistas de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil, independente de suas escolhas clubísticas. Você não imagina o orgulho que vem aos nossos corações quando colocamos nossos olhos no majestoso Beira Rio e nos deixamos levar para o passado, da luta e na crença da construção da nossa Bóia Cativa e, agora, para o futuro, com a certeza da realização de todos os sonhos da Massa Colorada. Tenhas certeza absoluta que todos os Colorados, em todas as partes desse “mundão” se sentem mais leves, mais realizados, mais “cheios de moral” e orgulhosos de nosso Internacional. Ao “Patrão lá de cima”, muito obrigado e, por favor, continue protegendo nosso Internacional e guiando nossos passos Colorados no futuro. Nesse sábado (05/04/14) e nesse domingo (05/04/14) será muito difícil ver um Colorado de boca fechada, sem estar sorrindo e feliz, pois tenhas certeza que serão dias memoráveis em nossos corações.
Alô você Adri!
o momento é por demais emocionante para todos nós. Particularmente cada um de nós deve ter uma história para linckar com o acontecimento. É evidente que o valor maior é o INTERNACIONAL, razão pela qual pode-se afirmar, sem dúvidas que faltarão lenços num raio de 125.000km. Pois é despojado de tudo que devemos adentrar a nossa nova casa e depois de estarmos lá dentro deixemos só nosso coração agir. Ele será nossos olhos, nossa fala, nossas ações enfim. “ATÉ O GIGANTE COLORADOS”
Coloradamente,
Melo