Sonda, Luque, Aránguiz e cia

sonda
Á esquerda (camisa listrada) Delcir ?sonda, o benfeitor (Imagem: Google)

Há algum tempo atrás defendi a atuação de empresários no futebol por absoluta inércia ou mesmo incompetência dos dirigentes., aliás os mesmo que se escondem atrás dos jogadores para que resolvam questões que eles não tiveram competência para resolver , reunindo-se com dirigentes da CBF e até com a presidência da República enquanto eles ficam na espreita para ver o bicho que vai dar, mas isso é outra história, quero falar é dos empresários de futebol.

Esse negócio está confuso, a figura do empresário antigamente cuidava dos interesses de jogadores e até de seus contratos,elaboração, renovação etc. Agora mudou existe a figura do investidor (que não deixa de ser empresário). Esse profissional(?), via de regra , investe desde cedo em um menino que julga promissor dando-lhe casa, alimentação, e não raro assiste a seus

familiares inclusive com moradia. Evidente que esse Sr quer ser ressarcido dos investimentos feitos, é justo. Quantos meninos não dão resultado e o dinheiro investido se vai ribanceira abaixo? Alguns pegam o bonde andando, ou seja, um profissional abandonado por seu pareceiro /empresário. Nesse caso o recoloca no mercado, e em qualquer dos casos pode não dar certo. É um investimento de risco.

Delcir Sonda se aproximou do Inter com o seguinte pensamento: se

Príncipe Charles (imagem: Yahoo)
Príncipe Charles (imagem: Yahoo)

vou investir em jogadores para que eu e a “barriga de aluguel” ganhem algo (dinheiro, títulos, notoriedade, etc) que seja o meu clube a levar a maior fatia. Assim mesmo cuidando de suas finanças e investindo em grandes negócios como P.H. Ganso, ou mesmo o maior deles, Neimar casos em que não ganhou nada (1º caso) ou muito menos do que

esperava (2º caso),é aqui no INTER que ele investe e seguidamente seus investimentos viram doações,. Vejamos o caso de Cleber que à época era jogador de seleção e veio para disputar libertadores

Luque, a esperança do salto em qualidade (imagem: Yahoo)
Luque, a esperança do salto em qualidade (imagem: Yahoo)

torneios internacionais ser mais valorizado e posteriormente vendido com lucro para as três partes. O Talentoso Cleber , envelheceu, perdeu mercado e foi embora, deve ter largado o futebol. E o D’Ale? Investimento dele também, chegou em 2008 e está aí até hoje. Em ambos os casos , é evidente que ele no mínimo não teve o retorno que previa ao investir. Quando se pensava que nunca mais ele iria investir em futebol, olha ele aí de novo< pagou ao Cólon da Argentina US$ 3,5 milhões para que, contratualmente o Inter lhe devolva parcecentualmente o capital investido ao mesmo tempo em que aumenta seus direitos percentuais sobre o jogador Martím Luque. Negócio de pai para filho, disse ele . Será ele também o cofre forte para efetivar a compra do “principe Charles”. Bom retorno Sonda, fique sempre conosco, não nos abandone.

Tenho dito

13 thoughts on “Sonda, Luque, Aránguiz e cia

  1. Eu acho que para manter o ARANGUIZ no Inter só com uma parceria, ou seja um investidor, e nesse caso o Sr Delcir Sonda é a pessoa certa. O Aranguiz é um excelente investimento que com toda certeza trará retorno de capital investido, portanto, será um jogador de passagem curta pelo Inter. Quanto ao Luque não tenho opinião formada, pois muito pouco sei ao seu respeito, mas de acordo com a imprensa é uma boa promessa. Mas na minha opinão há a necessidade urgente de investir na defesa do Inter, iniciando pelo goleiro e laterais.

    1. Alô você, Gabe!
      Perfeito Gabe.É isso mesmo não temos opinião formada sobre o outro “reforço” ms quen o Delcir é cara, não temos mais dúvidas.
      Coloradamente,
      Melo

  2. Pois é mestre! Não é de hoje que os empresários são necessários para intermediação dos negócios no futebol e a parceria com o Sonda já foi bem sucedida em outras oportunidades. Sei que está muito longe disso mas sonho em ver um dia, o nosso Internacional gerir seus próprios negócios e não vejo isso tão longe de ser alcançado. Afinal, sonhar não custa nada! Saudações Coloradas! Rumo ao tetra!

    1. Alô você Saldanha!
      O ideal é que tivéssemos estrutura e capacitação para tal. Não é o caso. Tem muito o que andar para chegar lá.
      Coloradamente,
      Melo

  3. Paulo bom dia . Se possível fosse daria as boas vindas pessoalmente ao Sonda, pois sabemos que essa parceria foi já foi vitoriosa e agora retorna num momento importante da história do INTER pois com o Beira Rio modernizado estamos ansiosos por novos títulos e, vamos iniciar como o TETRA .
    Ter um investidor e, Colorado como o Sonda no atual Futebol inflacionado, é um privilégio!
    Saudações Coloradas!!!

  4. Bom dia, ilustre PM. Sempre vigilante. Bem, Como colorado, se investidor fosse, também buscaria fortalecer o que prezo. Como torcedor, doente racional, curvo-me ante a força dos fatos. Aplaudo de pé, quem mesmo ciente dos riscos e certezas consumadas ainda mantém acesa a chama da esperança no retorno maior que seria a presença do Internacional entre os maiores píncaros futebolísticos, de preferência, disputando mundiais… Mas quem sonda é espaçonave e estas orbitam por caminhos nunca antes navegados, infinitos distantes mas aproximados pelo amor e beleza das vitórias. Se temos um Mecenas, devemos louvá-lo, e que as direções clubísticas saibam dar a este o verdadeiro valor, porque as demonstrações de amor ao clube revelaram não ter preço! Forte abraço.

    1. Bom dia Jaldemir, que espetáculo de comentário, Parabéns.
      Você não gostaria de escrever um post eventualmente para o nosso blog ???
      Melo, contrata o cara…

      Abraço colorado.

      1. Alô você evandro!
        O Jaldemir já foi convidado por mim. eu acho que ele está querendo ser remunerado. Deve estar esperando abrir a janela. O car tem o dom de escrever mesmo. Vamos ver se agora ele se sensibiliza.
        Coloradamente,
        Melo

    2. Alô você Jaldemir!
      Já te convidei pessoalmente, agora estou sendo pressionado pelos meus pares. estás convidado, posso agendar postagem pra ti?
      Coloradamente,
      Melo

  5. caro amigo Paulo Melo, no momento atual do nosso futebol e especialmente do nosso clube, também saúdo o retorno do empreendedor, mas preocupa-me que nosso clube que arrecadou em torno de 250 e tantos milhões no ano passado necessite de apoio financeiro para contratar dois jogadores relativamente barato para um mercado tão inflacionado , o Aranguis já confirmado o Luque uma aposta.
    E os vários jogadores promissores campeões dos subis, que não são devidamente testados e logo a seguir descobre-se um Ricardo Gular no Cruzeiro fazendo muitos gols dispensado pelos nossos avaliadores de talentos, um abraço colorado.

    1. Alô você Arioldo!
      Há números que não são revelados por força de etratégia. Te asseguro que a inadimplência nesse período que o INTER ficou “sem estádio” foi muito maior que a anunciada. Talvez, tenha sido por essa razão que faltou ‘PILA NA GUAIACA”. Nossa expectativa é que as finanças se regularizem, mas a figura do investidor vai continuar existindo até porque é da cultura, não tem jeito.
      Coloradamente,
      Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.