Nos preparamos para o pior, para o fracasso. Esperamos que a cidade parasse, que o caos invadisse o aeroporto, que o sistema falhasse, que os bandidos tomassem conta da cidade, que a saúde ficasse doente. Esperamos que os protestos quebrassem a cidade.
Esperamos que o transporte coletivo nos fizesse passar vergonha, que os taxistas ficassem incomunicáveis sem dominar outro idioma.
Achamos que a mobilidade urbana não daria vazão ao aumento de veículos. Acreditamos que seria uma dura missão chegar ao Beira Rio, estádio que não estaria pronto… Pensamos no fiasco que seria receber o mundo em nossa casa que mal tinha um piso na entrada.
A cidade seria invadida por barras bravas, bandidos disfarçados de torcedores, prontos a destruir, roubar e vandalizar.
Diante de todos os fatos apresentados pela mídia, comentados na rua, no mercadinho da esquina, na padaria, fomos obrigados a pensar e chegar à conclusão: Imagina na Copa?!
Cerca de 7 anos se passaram e a Copa chegou…
Os jogos iniciaram em outras cidades-sede mas ainda teríamos alguns dias para aprontar o cenário, esperar o mundo desfilar no nosso quintal.
Agora é chegada a hora, não tem para onde fugir…
A espera pelo fracasso foi dando lugar à surpresa! O sistema funcionou!
Sobre a saúde, nada soubemos, o aeroporto parece ter se saído bem.
Quanto aos bandidos, onde estão? Ninguém os viu! Não lembro de já ter sentido tamanha sensação de segurança! A segurança foi eficaz inclusive com a coibição de protestos em dias de jogos próximos aos locais oficiais da Copa.
A linguagem universal dos sinais e gestos, resolveu, com louvores, a falta de domínio de outra língua! O futebol consegue coisas que até Deus duvida!
Por falar nisso, foi bom demais ver colorados e gremistas juntos, lado a lado, aproveitando a melhor invenção da Copa: o Caminho do Gol! Que ideia simples e genial!!! Poder andar lado a lado com rivais dos gramados, compartilhando a emoção que só este esporte proporciona, aprendendo novas culturas, costumes e conhecendo novas pessoas! Tudo na maior paz, na maior segurança!
O Beira Rio deu show de cores, de luzes, de união, de organização! Foi perfeita a recepção a diferentes povos, diferentes cores! Tudo ficou pronto de forma satisfatória. Nosso Gigante ficou lindo!!!! A orla do Guaíba ficou ainda mais deslumbrante! Entre os 4 finalistas, 3 pisaram no nosso gramado!
A invasão de Hermanos foi surpreendente! Capaz de mudar todos os paradigmas de torcedor apaixonado, sem medir esforços para estar perto da sua seleção, dos seus heróis de chuteiras. Assim como a recepção gaúcha aos visitantes! Soubemos receber, agradar! Soubemos ser anfitriões!
Tudo foi perfeito! Impecável!
Mudou nossa perspectiva de torcer, ir ao estádio, se relacionar com os adversários.
Mas acabou… E agora me pergunto: Imagina sem a Copa!
Como poderei me livrar da sensação de que poderei estar lado a lado com meu adversário, sem vê-lo como rival? Como poderei ir ao estádio em dia de clássico, sem imaginar estar ao lado de meus amigos que torcem para o time azul? Como me acostumar com a divisão da torcida no deslocamento para o estádio? Como achar normal ficar separada de parentes e amigos por grades, seguranças e policiais?
Como lidar com a realidade de voltar a não sentir-se segura nas ruas da cidade?
Como voltar à realidade?
E agora, a pergunta que fica é: Imagina sem a Copa?!
Mas o lado bom de tudo isso, é que teremos nosso Inter de volta! E logo de início vem uma pedreira pela frente… Mas que seja bem vindo de volta o nosso Brasileirão! A Copa do Brasil! E vamos em frente, mais do que nunca, vamos com tudo! Vamos lutar pelo título! Vamos lutar para honrar nosso eterno Capitão Planeta!
Vamo, vamo Inter!!!
Oi Melo! Obrigada!
Sinto que teremos esta tentativa… espero que seja o passo definitivo para dar fim à selvageria!
Alô voce Cris!
Perfeito teu post. Os dirigentes do Inter e do Grêmio deveriam aproveitar o legado e tal qual um boxeador em vantagem golpear, golpear até nocautear os insanos,vândalos e sua trupe. Go,lpear é não dar mais espaço para essa gente. Eles sabem como fazer tenho certeza disso. Que comece agora a planejar o Caminho do gol para o próximo greNAL, sem medo, com confiança em ação conjunta. Pode até não dar certo, mas tem que tentar. Eu acho que bem planejado, dá.
Parabéns pelo texto.
Coloradamente,