Cenário após a realização da 12ª rodada

As projeções tidas até a parada da Copa (9ª rodada) eram de chegar aos 20 pontos. Embora o realizado tivesse ficado aquém (16 pontos), a distância era de apenas 3 (três) pontos do líder Cruzeiro.

Com a preparação durante a parada da Copa, esperava-se que a recuperação colorada viesse logo a seguir. Com a retomada e realização de mais três rodadas, houve uma reação se compararmos ao que vinha apresentando. Viu-se que dos 9 (nove) pontos disputados (10ª, 11ª e 12º rodadas) o INTER conseguiu 6 (seis), com um índice de 66,67% de aproveitamento, aquém do desejado para reduzir sua diferença em relação ao líder. Embora o título seja viável, nota-se que outros pretendes estão acirrados na disputa, especialmente o Cruzeiro que dispara na liderança e alastrou ainda mais a distância tida até a parada do Mundial. Agora são 6 (seis)pontos.

Para uma análise do desempenho do INTER até o momento (12ª rodada), comparado com as últimas disputas (desde 2010) temos o seguinte quadro:

Hele_1

Com base dos dados acima, é apresentado abaixo um gráfico ilustrativo do desempenho percentual do INTER (em vermelho) após a realização da 12ª rodada, comparado com o 1º colocado (em verde).

Hele_2

Pelo   que pode ser visualizado, o INTER nesses últimos 5 (cinco) anos, incluindo o corrente 2014, após a realização da 12ª rodada, esteve abaixo do 1º colocado, na média, em pouco mais de 7 (sete) pontos. Isto corresponde  a um diferencial de aproveitamento aproximado de 21%. A variação no período tem ficado entre 50 e 61%, com média em torno de 56%.

Portanto, no corrente ano, encontra-se no melhor índice de aproveitamento dos últimos períodos até a 12ª rodada. Contudo, este mesmo percentual está abaixo do necessário para ganhar o título, se comparado com o valor chegado pelos que o venceram, de acordo com o quadro acima.

A tendência tem se mantido para o restante do campeonato, ao menos para o colorado. É só verificar no gráfico abaixo, que apresenta o cenário final de anos anteriores (2010 a 2013), entre o INTER e o campeão. Os aproveitamentos caem em ambas as situações, quando cotejados à 12ª rodada, porém a tendência permanece. O diferencial médio é um pouco menor do visto acima (21%), que agora fica em (17%). E nos anos em referência, o campeão acabou sendo o mesmo que estava na 1ª posição, após a realização da 12ª rodada, à exceção de apenas 2012, quando esta era ocupada pelo Atlético Mineiro, mas o vencedor acabou sendo o Fluminense.

Hele_3

De qualquer maneira fica evidenciado que, para pensar no título deste ano, estando em consonância com as projeções feitas pela própria Direção, deveríamos a esta altura estar com  pontuação mais alta. Embora tenhamos o melhor aproveitamento em casa, até agora, ganhamos somente uma fora de nosso estádio, justamente nesta 12ª rodada contra o Bahia. E isto tem pesado bastante. É só ver o caso do Cruzeiro, que ponteia a competição, vencendo tanto em casa como fora.

É claro que tudo pode mudar e esperamos que aconteça daqui para frente. Afinal, estamos tão somente chegando a um 1/3 (um terço) do campeonato.

Devemos admitir que a tendência demonstrada é apenas um sinalizador, porque, se quisermos atingir o tão sonhado tetra, teremos que modificar o comportamento dos últimos anos. Para tanto, é fundamental manter a atual performance dentro de casa e melhorar bastante o que temos apresentado fora de nossos domínios, recuperando, com isso, o terreno perdido e, sobretudo, superar o desempenho de nossos adversários.

É difícil? É, mas não impossível.

Saudações coloradas

Heleno Costi

 

4 thoughts on “Cenário após a realização da 12ª rodada

  1. Melo,
    E isso aí.
    Já começamos a ganhar fora de casa, quem sabe, já neste ano, as coisas não sejam diferentes em relação aos anteriores!
    Sc

  2. Alô você Heleno!
    Veja bem que a melhor colocação nossa foi o quinto lugar em 2001, justamente quando ocupamos a por colocação na 12ª comparativamente com os últimos campeonatos. Isso pode ser um lenitivo, bom presságio, bom agouro (???) bem, pensar positivo a partir daí tem respaldo. Mas fica mais uma vez comprovado que que tendência é uma coisa real, embora não signifique verdade absoluta. enfim mais um trabalho brilhante do nosso pesquisador, Heleno Costi.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.