PRÉ JOGO – INTER x São Paulo

Nesta quarta, estaremos no Beira-Rio para conferir o INTER. Pensamos ser um jogo enigmático, que irá nos mostrar se, efetivamente, o colorado tem bala na agulha para a disputa do título, haja vista que nos confrontos tidos com os outros melhores posicionados na tabela (Cruzeiro, Corinthians e Fluminense) não venceu.

É bem verdade que de todos os participantes do campeonato, é o INTER que apresenta o melhor desempenho do após copa, vindo de 5 (cinco) vitórias consecutivas, sem tomar gol. Isto sinaliza que nosso treinador encontrou o setor defensivo ideal, com a dupla de zaga Juan e Ernando e nas laterais Cláudio Winck e Fabrício. Gostaríamos de ter visto em mais jogos o Alan Ruschel, que nos pareceu ser bom lateral. Porém, o Fabrício deste ano está mais eficiente, especialmente em cruzamentos e participação nos gols.

Um dos maiores méritos de não termos sofrido gols, no nosso entender, tem sido a entrada do Wellington no meio de campo, fazendo companhia a Willians, que estava só e sobrecarregado na proteção da defesa. Embora o mesmo não tenha jogado contra o Goiás, deu para sentir sua falta. E aí é que começa a preocupação de logo mais, tendo em vista que nem um dos dois estará presente. A entrada do Igor causou sobressaltos no jogo anterior, tendo que ser substituído. Está longe daquele 1º volante que aqui chegou. E assim, preocupa-nos o S. Paulo, justamente por apresentar jogadores de alta criatividade no meio, como Kaká e Ganso. Não será fácil detê-los. É possível que Abel também utilize o recuo do Aránguiz e Alan Patrick, no auxílio ao Igor, ficando D’Alessandro e Alex na armação de jogadas e mais uma vez o Rafael Moura isolado lá na frente, cujo resultado tem sido inócuo. Como o Abel tem lá suas preferências também deverá entrar com Jorge Henrique de volante.

Quanto ao ataque, é outra de nossas preocupações. O time quase não cria situações de gol. Não podemos esquecer que os dois feitos fora de casa, contra o Bahia e Goiás, foram mais por falhas do adversário (goleiro e zaga) e até no Grenal o INTER aproveitou as duas grandes chances que apareceram.

No que diz respeito ao nosso centroavante Rafael Moura, tem o mesmo deixado a desejar. Está destoando dos demais jogadores da equipe. Como disse o comentarista Guerrinha, só faz gol de dentro pequena área, daqueles prontos ou praticamente feitos. Geralmente quando é lançado, encontra-se de costas para o gol, praticando falta ou estando em posição de impedimento. Muito pouco arremata e está longe daquele centroavante de ofício, que parte para cima dos zagueiros na busca do gol. Não dá para tirar a razão de comentaristas, que dizem estar o INTER atuando com 10 jogadores. E daí surge uma indagação: Por que o Abel insiste com ele e não dá mais oportunidade a outros como Wellingotn Paulista? A nosso ver, este se desloca mais, tabela melhor e tem mais agressividade. Vejam que a maioria dos ataques colorados terminam em cruzamentos altos para a área, na busca da cabeçada de Rafael Moura, o qual, por sinal, não os tem aproveitado. A sorte é que temos tido bastante eficiência nos últimos jogos, aproveitando as escassas chances de gol que apareceram.

Afora isso, a lentidão da equipe, por vezes, chega a irritar. É bom ter a posse de bola, mas aqueles toques laterais e recuos excessivos parece-nos exagerados. E quase sempre nos lentos contra-ataques, quando a bola chega lá na frente, a defesa adversária já está toda arrumada, razão pela qual são poucas as chances criadas para marcar. Ainda bem que as temos aproveitado.

Os motivos alegados na contratação do argentino Luque, eram de dar maior rapidez à equipe, que também conta com o dinâmico Valdívia, surgido das categorias base. Porém, até o momento, quase não se tem visto o aproveitamento de ambos.

Bem, em nosso comentário abordamos mais os problemas constatados, sem nos atermos mais na atual posição colorada na tabela, a dois pontos do líder Cruzeiro. Talvez é porque ainda não estejamos convencidos com o futebol apresentado, que lhe possa credenciar a um certo favoritismo ao título, como vem acontecendo atualmente com o time mineiro.

Quem sabe, no jogo de logo mais, frente ao São Paulo, um dos grandes do futebol brasileiro, seja a oportunidade do INTER dar a resposta e convencer o seu torcedor, de uma vez por todas, que tem bala na agulha como citado no início e que a atual posição na tabela não seja meramente ocasional e, acima de tudo, que possa reunir as reais condições de terminar o ano com o tão sonhado título de TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO.

 

Saudações Coloradas

Heleno Costi

3 thoughts on “PRÉ JOGO – INTER x São Paulo

  1. Melo,
    Desculpa, mas ontem contei uns 20 cruzamentos altos para a área em direção do Rafael Moura. Sabes quantos aproveitou, nenhum!
    Aí entra o Wellington Paulista e no 1º cruzamento alto para a área cabeceia na trave. Em 30 segundos, fez muito mais do que o Rafael Moura em todo o jogo.
    Como falei, está na hora do Abel largar um pouco o seu bruxo e apostar mais no Wellington Paulista.
    SC

  2. Alô você Heleno!
    Sou dos que acreditam que quem tem R Moura como Centro avante, tem que produzir jogadas para ele aí sim se pode avalia-lo. Produzir para ele é chover cruzamentos e isso não ocorre. Não o estou defendendo, só afirmando que o tensão produz pra ele

    Colorada mente
    Melo

  3. O principal problema era a defesa, que agora está mesmo acertada, com Ernando em grande fase e Juan mostrando tudo o que sabe e o que aprendeu na sua vitoriosa carreira. A preocupação com o meio de campo tinha se dissipado com a adoção de um sistema com dois volantes de ofício, Williams e Wellington. Só que ambos não jogarão hoje à noite. Um deles será substituído por Igor, que apavorou a torcida com péssimas atuações recentemente. Espero que jogando no Beira-Rio ele consiga render melhor, fazer o básico com eficiência, marcar e passar a bola para quem sabe mais. Assim teremos chances de encoordoar a 6ª consecutiva. Que o He-man acorde hoje! SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.