Na edição do Correio do Povo de domingo último, dia 16/11, coluna do Jornalista Hilton Mombach, foi apresentado o quadro abaixo, contendo todos os grandes do nosso futebol, vencedores de títulos de expressão da Série A, em disputas nacionais e internacionais, a partir de 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos. No quadro foi incluído 1 (um) título da Sul-Americana, em favor do São Paulo, que deixara de constar no original.
Num primeiro momento, pode-se observar que somente 10 (dez) clubes estão relacionados, faltando alguns de expressão da 1ª linha do futebol brasileiro, a exemplo do Botafogo e do nosso vizinho rival da Arena do Humaitá. O motivo é simples, não estão contidos porque não ganharam nada no período.
A par disso, do somatório de 34 (trinta e quatro) troféus vencidos pelos clubes brasileiros, somente o SC INTERNACIONAL ganhou 6 (seis), que corresponde a 18% do total. Em outras palavras, poderíamos dizer que, de cada 6 títulos ganhos o colorado sozinho levantou 1 (um), ainda com margem de pouco mais.
O que é mais impressionante, de um total de 17 (dezessete) títulos internacionais ganhos por todos os clubes somados, só o INTER contribuiu com 6 (seis), correspondendo a pouco mais de 35%, ou levemente acima de 1/3 (um terço). Vale dizer que, a cada três títulos internacionais vencidos, 1 (um) e até um pouco mais, foi obra colorada.
Vejam bem, a comparação é de somente um clube, no caso o INTER, em relação todos os demais, juntos, do cenário futebolístico brasileiro.
No âmbito internacional, o colorado é o 1º colocado, distante de todos os outros. Esta performance é devida a tantas conquistas obtidas em tão pouco espaço de tempo. Só para se ter uma ideia, em 5 (cinco) anos (2006 a 2010), o INTER foi o único a obter troféus em disputas tidas com equipes fora do País.
Isto que não está computada a Dubai Cup, vencida em 2008, que não é considerada oficial, por não constar no calendário da FIFA. Em contrapartida, a Suruga Cup deveria ter sido considerada, porque faz parte do calendário da mesma entidade, tendo em vista que ao vencedor da Sul-Americana é dada a incumbência de disputá-la. E o INTER ganhou o título da Suruga Cup em 2009.
Pelos números contidos no quadro, pode-se concluir que somente o São Paulo e Corinthians podem ser admitidos em nível comparável ao colorado.
A preocupar, apenas, que o INTER desde 2011, quando venceu pela 2ª vez a Recopa, não tem ganho disputas do gabarito em análise. E no corrente ano, a expectativa era de um título a nível nacional. Mais uma vez ficou transferido para a próxima temporada.
Contudo, devemos retornar o quanto antes no caminho das conquistas expressivas para nos mantermos no topo dos Grandes Papões do Futebol Brasileiro, segundo foi sugerido no título deste comentário.
Enquanto isso, há outros que sequer constam na relação vista acima, em razão de não terem ganho nada no período em análise. Para eles a situação deve ser desesperadora.
Saudações Coloradas
Heleno Costi
Muito legal. Parabéns pelo esforço em chegar nesses dados.
Estimulante.
Melo,
Sim, a recomeçar pela Libertadores do ano que vem.
SC
Ali você Heleno!
Sem sombra de dúvidas nosso talentoso pesquisador. Achamos o jeitinho de “beliscar” títulos internacionais e parece que desaprendemos, mas p que está ganho foi contabilizado.Poderíamos rever essa receita, não?
Colorada mente,
Melo