Quem define as estratégias ?

Acredito que técnica e tática ganham jogos, mas estratégia ganha competições.
Há bastante tempo que tenho uma dúvida, quem define a estratégia dentro do nosso Clube?
É a comissão técnica, é um colegiado formado pelos que dirigem o futebol ou o Presidente, que é a última instância dentro do sistema de gerenciamento da instituição.

Essa dúvida reporta-me a tempos não tão distante quando por um ou três pontos não conquistamos os títulos nacionais, sendo que em vários momentos jogamos com times mistos ou totalmente descaracterizados em função de preservação do elenco e perdendo pontos que não foi possível recuperar e, em consequência, deixamos escapar entre os dedos uma conquista viável e que há bastante tempo perseguimos.

Como pior lembrança fica a temporada de 2010, quando notoriamente a estratégia empregada pela direção da época, foi totalmente equivocada, pois em nome não sei de que, o time titular praticamente não entrava em campo, somente treinava ou destreinava para enfrentar o Mundial de Clubes e, notoriamente, pensando no enfrentamento da final.  Isso era evidente, pois nas raras vezes que a equipe principal entrava em campo no Campeonato Brasileiro, era indiferente ao potencial do adversário, era um ferrolho defensivo, esquecendo que teria um adversário de menos potencial antes do enfrentamento principal, o resultado todos sabemos.

Feito essa análise de um passado longe do ideal, fica ainda hoje a minha angústia, pois a meu ver, continuamos fazendo uma leitura equivocada da situação. Sabidamente nosso principal adversário quer desesperadamente tomar um cafézinho, tendo em vista que está em uma dieta rigorosa faz cinco anos, à beira da inanição, porque facilitar? A cada partida um time diferente, sem a definição de esquema de jogo na esperança que a solução venha da técnica individual dos atletas, mesmo aceitando que embora o sofrimento, os resultados em números são bons e não estou pregando troca do técnico.

Como aceitar pacifica e educadamente insinuações de integrantes da crônica esportiva, torcedores identificados ou não, sem ser os ditos especialistas em arbitragem, insinuando favorecimento dos árbitros ao INTER ou, mais grave ainda, entrevista exaltada do Presidente do adversário criando suspeitas sobre tudo e todos, visando  ao condicionamento do meio esportivo, já  tentando obter vantagem em  possíveis greNAIS nas finais, sem sentirmos um contra-ataque com maior força e intensidade por parte dos nossos dirigentes, às vezes polidez tende a ser confundido com medo.

Pelo exposto, entendo ser de maior importância a estratégia adotada pelo Clube, as principais decisões  sobre a equipe a ser usada não deve ser uma definição exclusiva do técnico. Além disso, deve-se pensar como ocupar todos os espaços nas mídias para que ao fim da rodada, o torcedor não assista um programa de TV em que apareça um ou dois representantes de um clube que no momento está imensamente inferiorizado, sem conexão com a realidade fazendo uso de seu mundo paralelo, debochando do INTER, obtendo risinhos irônicos dos apresentadores e sem um representante colorado capacitado para contrapor a altura e colocá-los no devido lugar.

Que nossos dirigentes sejam iluminados e adotem sempre as melhores estratégias em todas as áreas do glorioso INTERNACIONAL.

Um abraço colorado.

Arioldo Roldan

One thought on “Quem define as estratégias ?

  1. Alô você Roldan!
    Pois bem eu acho que tudo o que acertadamente escrevestes quer dizer ORGANIZAÇÃO, e até planejamento. Uma unanimidade em críticas desceu sobre o Inter nos últimos anos porque resolveram “copiar” uma falácia de prioridade. Prioridade é ganhar jogo, isso falando no campo de jogo evidentemente. Fora dele, não se vê evolução no campo “resposta a mídia”, e olha que existem ferramentas capazes de informar o que se falou e aonde mas passa o tempo e isso não é utilizado deixando o neme do INTER a mercê das intenções de quem fala ou escreve.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.