O SONHO NÃO ACABOU!

 

POR  ADRIANO GARCIA – EL MAGO

O ressentimento por algo ou alguém é sempre mais dolorido, ate por que quando se sabe que, o sonho poderia ter dado certo, mas a certeza é sempre um prognostico perigoso ainda mais em futebol. Geralmente, quando as pessoas olham para o pêndulo de um relógio, pensam que ele vai e volta, mas na verdade o pêndulo somente vai, vai, vai,… Infinitamente! Não há como ele voltar, pois a terra gira sobre seu próprio eixo e em torno do sol, além de todos os movimentos do universo, o pêndulo somente vai, vai, vai… Confundimos nossa percepção com a realidade! O tempo é uma ilusão; na verdade não existe mais o passado, nem futuro aconteceu ainda, mas existe o presente. Você já viu alguém que respira no passado ou no futuro? Somente podemos respirar agora!

A noção em senso comum de tempo é inerente aoser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência doseventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, onde variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio – aparelho especificamente construído para medida de tempo – diga o contrário. Muitos vivem do passado ressentindo o que passou, querendo reviver paixões que se foram tentando resgatar algo que já não existe mais. Arrastar pela vida tamanho peso nos faz esquecer-se de nosso presente: o agora! Mas o tempo o que é isso? Esta pergunta tem intrigado estudiosos, matemáticosfísicosfilósofos e curiosos ao longo da história da humanidade. Contudo, dificilmente chegar-se-á a um consenso da definição absoluta e definitiva de tempo porque ele é, para o ser humano, em senso comum, apenas um evento psicológico, apenas uma sensação derivada da transição de um movimento. O tempo, apesar de estar vinculado a eventos externos ao indivíduo, sempre será definido de forma idiossincrática, tanto que estudiosos conceituados ousaram sentencia-lo.

“Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão.” (Albert Einstein)

 

O sonho de Ícaro

Dédalo era o melhor e mais conhecido dos artesãos e inventores da antigüidade.
Dédalo tinha um sobrinho chamado Talos. Ele aceitou Talos como aprendiz, e o garoto, apesar de ter só doze anos, logo mostraram sinais de ser mais esperto do que seu mestre!  A reputação de Talos se espalhou e as pessoas começaram a trazer seus problemas mais complicados para o garoto, e não para o mestre.
Consumido de ciúmes, Dédalo atraiu o garoto até o topo do templo de Atena e o empurrou para a morte.  e Dédalo, juntamente com seu filho, Ícaro  foram banidos da cidade de Atenas. Dédalo e Ícaro se refugiaram na ilha de Creta, onde Dédalo colocou sua habilidade e esperteza a serviço do rei Minos. Ícaro tinha um sonho de voar, então teve uma idéia, se ele fizesse coisas menores voar, depois ele conseguiria voar, ele juntou madeira, tecido, e uma corda bem forte, Ícaro foi até uma colina,quando seu brinquedo estava funcionando apareceu uma perdiz branca e estragou seu brinquedo, apavorada ele correu até seu pai, que lhe disse: ”a perdiz branca é Talos, fique em casa filho”. Poucos dias depois receberam a notícia de que Teseu matou o minotauro. Dédalo perdeu o favor do rei que furioso, jogou Dédalo e seu filho na prisão. Ícaro teve a idéia de construir dois pares de asas, tecendo as penas e juntando-as com cera. Quando as asas estavam prontas, Ícaro mostrou a seu pai, que disse: ”Com essas asas escaparemos daqui. Cuidado para não voar perto demais do sol, ou perto demais do mar.” Os dois levantaram vôo a partir de um rochedo alto e seguiram para o horizonte. Por muitos quilômetros o jovem Ícaro seguiu seu pai, mas, sentindo-se jovem e despreocupado, e desfrutando de vento, começou a subir para o céu, livre como um pássaro.

É hora de lamber feridas (imagem: Google)
É hora de lamber feridas (imagem: Google)

Bem meus amigos o que isso tudo tem haver com o futebol? E mais com os acontecimentos passados por uma torcida. Sonhou se um dia, e ainda se sonho, porque o desejo e muito forte. Não é por acaso que se denomina campeão de tudo há um escrete que chegou onde time nenhum tenha chegado. No entanto o sonho não findou naquela fatídica noite onde se sabia que era possível a concretização de uma certeza. Não obstante o futebol se mostra como há um professor ensinando a sua classe; não existe jogo jogado. E sim trabalho, trabalho e infinito trabalho. A derrota passou longe da atuação sucumbida dos laterais, o que aconteceu foi mais alem talvez Aguirre tenha subestimado o seu conhecimento no time e no esquema. Não que deveríamos ter feito um ferrolho, porem ele deveria ter previsto varias possibilidades, pois não tolos no futebol – mesmo o fabuloso Íbis é tão ingênuo. Vejo, ouço muitos comentários de decapitação da cabeça dele, como o fizeram com Maria Antonieta. A verdade é que o sonho não acabou, é preciso lamber as feridas, corrigir o percurso e focar novamente na competição continental. “Estas louco, como assim acabamos de ser eliminados da Libertadores”, foi o que ouvi de muitos. Vamos então a explicação. O Inter deve focar sua  atenções na competição a seguir, A Copa do Brasil ele esta há oito jogos da libertadores. E preciso se tornar uma fênix e renascer das cinzas, e isso começa a partir de agora se sabe que a torcida esta machucada, desconfiado, pronta para detonar o culpado, e sempre recai ou no treinador ou no capitão, desta vez nos dois. E só há um que poderá modificar isso, e esse individuo e o próprio  técnico, não esqueçamos que no principio dizíamos que ele não passaria da quinta rodada da Libertadores. Assim como o Ícaro e preciso tomar cuidado com os pequenos detalhes, e só o tempo cicatriza as feridas e corrige tudo. Se fossemos mestres do tempo saberíamos que na vida tudo é bom, perfeito e benéfico e tudo está exatamente onde deveria estar, saberíamos que não existe fracasso, e sim aprendizado. Muitos passam a vida, indecisos, não sabem o que querem e não procuram saber, deixam a vida os levarem como um barquinho de papel perdido no oceano. Não conseguem se encontrar. Se fossemos mestres do tempo saberíamos que o agora é o maior presente que temos. Viva o Agora! Pois o sonho não acabou!!!

 

3 thoughts on “O SONHO NÃO ACABOU!

  1. Bem, não quero ser o soldado de passinho certo, ou seja, mais realista do que o Rei, e respeitando todas as opiniões presentes, S.M.J, credito a derrota tão somente a nós mesmos. Já assisti por mais duas vezes e no primeiro gol o árbitro fez vistas grossas à falta cometida no William, e os outros dois a deficiência pessoal. Assim, dessa forma, não há esquema que preveja o raio cair duas vezes. Terra arrasada? Nada disso! As águas vão rolar!

  2. É claro que a cada ano temos novos sonhos e uma nova realidade. Mas é triste saber que nossos sonhos dependem da vontade ou dos sonhos de outras pessoas em fazer algo para si ou para o clube. É o dilema que vivemos com constância…

  3. Alô você Adriiano!

    É meu caro, é bíblico, é hora de lamber as feridas. Há que se ter muita paciência. Sigamos em frente, mas a primeira ação logo após a perda confessso que não me deixou confortável. Pelegrini que era o homem forte do futebol após o falecimento do Luis Fernando, ganhou agora a vice-pres de futebol. Isso na prática muda o que mesmo?
    Coloradamente
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.