Hoje, dando início aos preparativos da próxima festa do Blog ARQUIBANCADA COLORADA, tive a satisfação de almoçar com o nosso homenageado de 16 de Dezembro de 2015, o Sr Paulo Cesar Fonseca do Nascimento, conhecido mundialmente como “TINGA”.
Estiloso no vestir, com cabelos rastafari, fala mansa, tranquilo, sempre muito comemorado por torcedores Gaúchos, independente do time, TINGA mostra que preparou-se para parar de jogar futebol.
Estávamos eu e o Melo, questionando fatos para relatarmos na sua apresentação, quando do início da festa. Falou várias coisas de sua infância na Vila Restinga, onde criou-se e de lá saia para treinar no Beira-Rio, ainda muito jovem. As vezes não tinha dinheiro para pegar o ônibus para treinar, então ia em um bar, da mãe de um amigo e pedia o dinheiro emprestado. Ela sempre lhe dava, pois sabia que ele realmente ia treinar e o conhecia por ser um bom amigo do seu filho. Disse que tinha que treinar aos domingos, e o ônibus passava bem ao lado da praça, onde estavam todos os seus amigos e que geralmente tinha uma festa rolando, mesmo chateado, seu senso de compromisso lhe fazia seguir para o Beira-Rio.
Mas de tudo o que ele falou, o que mais me marcou, foi ele ter dito que teve várias e várias oportunidades para tomar o caminho errado, mas tendo sua mãe como referência, jamais pensou em não seguir o caminho do bem. Ele e sua irmã, viam sua mãe sair cedo todos os dias para trabalhar no Clube Teresópolis e ainda trabalhar nas festas de finais de semana. Como após as festas, ela sempre levava salgados e doces para casa, ele diz que associou o trabalho da mãe com momentos bons, que ele, ela e sua irmã tinham quando ela chegava em casa e a frase “isto é fruto de trabalho” sempre norteou os seus pensamentos.
Perguntei-lhe porque ele parou de jogar, pois ainda tem preparo físico para jogar em qualquer time do Brasil, pois continua fazendo atividades físicas e outros esportes. Falou que preferiu sair em um bom momento, por cima, do que sair em uma má fase, sem clubes interessados e mostrando que não tinha perspectivas, pelo contrário, disse que preparou-se para parar de jogar futebol e que tinha inúmeros planos, fora várias oportunidades que estavam chegando até ele agora.
Criou sua marca em torno do número 7 (sete) e vai criar projetos em torno disto.
Falamos de várias coisas e claro sobre futebol. O título deste post, refere-se sobre como ele se posiciona sobre as coisas, com muita calma e coerência, por ser um cara inteligente, sabe como colocar sua opinião sem atingir ninguém.
Claro que não posso dizer tudo o que ele nos falou, mas sobre liderança em um time, ele literalmente me fez mudar de opinião. Ter um astro e pseudo líder em um time, acaba por apagar os demais e até reprimir alguns jogadores que mesmo tendo condições para serem líderes, são sufocados pela imagem do líder, que as vezes nem é tudo isto, mas a imprensa trata de fazer que seja.
Um time se faz com união do grupo em busca de um objetivo. Diz ele que é preciso que um bom time tenha 5 a 6 líderes no grupo e que a Direção saiba buscas neles, as muitas respostas que geralmente decide sozinha em seu gabinete. Citou o time de 2006 como exemplo, onde ele, Fernandão, Clemer, Perdigão e Bolívar eram os líderes do grupo, junto ao treinador e direção.
Citou 3 exemplos de líderes (craques) que deixaram os clubes e os clubes cresceram e conquistaram títulos, pois os líderes sufocavam os novos talentos com sua imagem.
Disse ainda, que um bom Diretor de Futebol, tem que assistir de 3 a 4 treinos por semana e saber analisar quem serve e quem não serve, e claro, o cara tem que ser do meio e respirar futebol. Bem ai, não tem como não concordar com ele, pois sabemos que isto não existe no nosso INTER, embora ele estivesse sendo genérico.
Perguntei , como era jogar na neve do inverno alemão, ele disse que os gramados tem a grama aquecida e portanto, não tem neve sobre ele, o campo fica apenas molhado e a neve fica apenas na pista de fora do campo, mas o frio é brabo.
Enfim, foram 2 horas de um bom papo e foi um privilegio poder trocar umas ideias com um dos poucos jogadores que é uma unanimidade na dupla greNAL, pois todos gostam e admiram o atleta e profissional TINGA.
ENTÃO NÃO ESQUEÇAM : Dia 16 / 12 / 2015 às 20:30 hs o BAC fará a festa de homenagem ao TINGA e comemoração dos 9 anos da conquista do Mundial FIFA.
Um grande abraço Colorado.
Evandro Milani
Porto Alegre / RS
TINGA: ANTES DE TUDO, um cidadão!!!
Ótima escolha!
Imperdível!