Prepara!

Prepara o coração, a paciência …
Isso é o que quer dizer aquele áudio  que ouvimos em todo final de partida, no Beira Rio, ao ser anunciado o próximo jogo em arte exposta nos telões? É isso né?
Vitinho: Autor do golColorado (imagem: Clic RBS)
Vitinho: Autor do golColorado (imagem: Clic RBS)

Porque esta é a única motivação atual para voltarmos à nossa casa. O exercício do auto controle.

Em meio a muitas selfies,gente se olhando no telão e animadamente faceira, enquanto o time leva um rodeão em campo. Em meio a todos os tipos de camisetas e cores, do azul ao verde, ao preto e branco, ao rosa, o laranja e grená, menos a camiseta do Inter… assim me vi no jogo contra a Ponte Preta. Havia definido que não iria.Marquei compromisso para as 16h30 (assim não vai me dar aquele sentimento de culpa-não vou nem pensar no caso). Mas não adiantou.
Cheguei e já fazia 15 minutos que os colorados (creio quer que ali na inferior sul  eram todos colorados) estavam a sofrer. Eu ajudei a incorporar a massa. Mas como já sabia do sofrimento e a decisão foi ir (esta incansável paixão que nos fanatiza) calei-me e apenas observei. E não vou comentar detalhes do jogo, pois já o fizeram. Apenas me dou o trabalho de dizer que faz tempo que o ano terminou para os nossos jogadores, que estão em campo apenas no sopro da torcida.E por isso, vencem a fórceps e só no Beira Rio, testemunha, desta vez, de uma luz fantástica a se por no Guaíba.
Mas quero sim descrever, com surpresa total o que presenciei no intervalo. Minha gente, minha gente, minha gente. Pois não é que me adentram no gramado meia duzia ou oito moçoilas de shorts e camisetas chamativas para a promoção do Gigante de Descontos (é este o nome do tal plano de vantagens?) qual é a minha indignação? Pois bem, anos atrás, mais precisamente em 2009, quando criamos e apresentamos ao clube a FFC, torcida feminina organizada, levamos ao conhecimento da direção que estariamos na arquibancada com uma faixa de dizeres simples e objetivos. Mulher: força feminina e paz no futebol!. Pois a tal faixa foi vedada. “!não vamos entrar nesta coisa. Muito difícil lidar com isso no estádio.Não vamos chamar atenção “. Ok. A faixa não pode mais ser usada. Mas o corpo das mulheres, serem usados como motivação para vendas, aí pode? Sim, os personagens desta diretoria, são em sua maioria os mesmo de 2009. No meio de tanta polêmica a favor das mulheres, da igualdade de gênero, contra qualquer coisa que possa motivar a violência e o descaso com as mulheres, o INTER não se preocupa em fazer tal ação deste modo?
Sim. Elas permitem que tal uso seja feito é uma pena.Porque tal atitude só reafirma o machismo no futebol, coisa que eu não posso admitir em um time ligado ao povo, historicamente, como o Internacional. Se lutamos contra o racismo, (e o fizemos em tantas manifestações quando nosso pseudo rival se viu emaranhado numa situação destas no ano passado) como vamos ser machistas? qualquer tipo de preconceito deve ser afastado do clube. Mulheres não podem servir como objeto de venda, do seu próprio corpo, ou de qualquer outro produto que seja.
Não satisfeitos com o que estavam propondo, toda a promoção culminou com as garotas tirando a camiseta e jogado para os torcedores.Num ato provocativo das mais diferentes manifestações, que constrangeu a todas mulheres e pais que estavam a minha volta. Nitidamente procuram não mostrar a cena e tentaram desviar a atenção das crianças e mulheres para qualquer outra coisa que não fosse a torcida em si. ” olha lá que legal o placar” “Ta ouvindo a musica” Presta atenção aqui no pai” “olha pra mim querido!”….e por aí vai. Durante o tempo todo que frequento o Beira Rio, vi por muitas vezes, que este tipo de coisa acaba por motivar brigas e o desrespeito com a mulher, em geral , no estádio.
Não. Não é exagero pessoas. É uma observação, que até os mais ignorantes dos valores em  processos de construção, na atualidade, notaram.
Então deixo aqui dois apelos: que a próxima promoção deste tipo não se utilize deste expediente.Mas se ficar impossível não usar seres humanos para vender necessidades, que utilizem corpos másculos, bonitos como o do Alisson, e já sem camisa.Que tragam os presentinhos na mão e mostrem toda sua pegada ao atira-los para nós torcedoras mulheres, que hoje representamos, até onde sei, cerca de 30 por cento do quadro social do clube, e que nunca somos contempladas com tais agrados.
O segundo pedido, por favor, é que sejam claros na mensagem final. É que muita gente pode não fazer a interpretação correta e não por isso não vão fazer tambem  aqueles exames de prevenção necessários, já que o próximo jogo é o greNAL, e mais cinco ou quem sabe 8 a zero se avizinham

— .

Por favor senhores, estejam atentos as questões discutidas socialmente. Preocupem-se mais com o arremedo de time que colocam em campo em vez de distribuirem presentinhos para a torcida.
Ainda, saudações coloradas!

Adriana Paranhos

Adriana Paranhos

3 thoughts on “Prepara!

  1. E então dormimos com a notícia de dois jogadores do Inter pegos no dopping. Bom o tal contrato de direito de imagem pode ser rescindido então, certo? Q vergonha. Q bagunça que virou este clube. Quanto tempo fazia que não tinhamos uma notícia como esta no clube?

    1. Alô você Adri!
      Muito bem observado. Podem até nãos rescindir mas certamente o contrato não é unilateral e mais certamente ainda quando há prejuízo à imagem do empregador será aplicada multa contratual. É isso?
      Coloradamente,
      Melo

  2. Alô você Adri!
    Eu entendo que de certa forma o departamento ou diretoria responsável fez sua parte, que pode evidentemente sofrer críticas ou elogios. Nosso problema em meu entendimento não reside aí. Muita coisa periférica mas de importância vai bem e parece que todos querem salvar o FUTEBOL e acabam cometendo equívocos. Mas o que está mal mesmo é o futebol onde a competência administrativa passa longe.
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.