Mundial Interclubes FIFA com a especial participação Colorada em 2006

E assim termina mais um Mundial Interclubes FIFA -2015.

Como era de se esperar, deu Barcelona mais uma vez, comprovando que ninguém tem sido páreo para os catalãs, a não ser o time brasileiro do S. C. INTERNACIONAL.

A equipe espanhola, deu mais um passeio contra o time argentino do River Plate (3×0), como fizera contra o Santos em 2011 (4×0), que ainda tinha Neymar, sumido naquela partida. Teve um pouco de trabalho contra o Estudiantes em 2009, vencendo-o por 2×1.

 Vê-se, assim, que o poderoso Barcelona esteve em 4 dos últimos 11 mundiais organizados pela FIFA. Não computamos o 1º de 2000, por ter sido uma tentativa sem êxito por parte da entidade, constituindo-se mais numa disputa de convidados, tanto que o time vencedor (Corinthians) sequer disputou a Libertadores. A prova daquela tentativa fracassada de disputa não se repetiu nos 4 anos seguintes, sendo retomada somente em 2005, mediante nova modalidade, que permanece até hoje.

Pelo histórico demonstrativo da competição, em anexo, nota-se que nas 4 decisões em que o Barcelona se fez presente, conforme já frisamos, somente encontrou um adversário que o venceu, o nosso INTER, aqui do rincão gaúcho. É possível que a partir daí o Barça aprendeu a lição e passou a não perder mais finais de mundiais. Neste particular o INTER fez escola. O clube catalão tivera oportunidade de ter aprendido antes a respeitar a jaqueta colorada, eis que em duas oportunidades anteriores o INTER o venceu, tanto no Torneio JOAN GAMPER, em 1984 (com Maradona e tudo), como no MUNDIAL DE FUTSAL FIFA, em 1997.

E não venham me dizer que aquela equipe do Barcelona no MUNDIAL de 2006 não tinha a força e poderio do time de hoje. Era uma verdadeira seleção internacional, só para lembrar, todos os 14 jogadores utilizados naquela memorável final contra o INTER, eram ou já haviam jogado na seleção de seus respectivos países, senão vejamos : Valdés, Puyol, Iniesta, Xavi e Ezquerro (seleção espanhola); Zambrotta e Motta (seleção italiana): Deco(seleção portuguesa); GudJohnsen (seleção islandesa); Marquéz (seleção mexicana); Giully (seleção francesa); Gio Van Bronckhorst (seleção holandesa); Belletti e Ronaldinho(seleção brasileira). Este último premiado como o melhor do mundo na época.

Curiosamente, no período a contar de 2005, o título ficou 8 vezes com times europeus e somente 3 brasileiros e únicos sul-americanos foram campeões: INTER, São Paulo e Corinthians. E nos 11 anos de disputa ainda ficaram entre os 4 finalistas, por uma vez, os seguintes brasileiros: INTER (3º), Santos (2º) e Atlético Mineiro (3º). Os argentinos amargaram 4 vices campeonatos.

E para finalizar, para nós colorados, impossível não lembrar daquele time que ficou na história ao vencer o Barcelona por 1×0, com o gol antológico do Gabiru, estava assim formado: Clemer, Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Alex, Fernandão, Alexandre Pato e Iarley. Entraram no decorrer da partida: Vargas, Luiz Adriano e Adriano Gabiru, o herói do jogo.

INTER_mundial

Portanto, só o colorado para vencer o Barcelona, só o colorado mesmo.

Saudações Coloradas

Heleno Costi

 

 

2 thoughts on “Mundial Interclubes FIFA com a especial participação Colorada em 2006

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.